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Portugaliana de aço

Plobo

New Member
Pessoal, um pequeno aviso à navegação... Eu tenho o gosto de contabilizar o thebuny na minha lista de amigos, mas muito cuidado. Quando ele diz " Tu podes definir se a bike é rápida a curvar ou não, direção molengona ou não.... e por aí fora...", é preciso ter noção que esse "tu" é cheio de boas intenções, mas não se aplica a todos nós. Ele pode, até porque percebe do assunto, de um ponto de vista técnico. Acredito que mais alguns também poderão.... Agora eu não generalizava muito.

Pronto, eu também posso, porque tenho um engenheiro amigo que faria isso por mim, não é thebuny?
 

pratoni

Well-Known Member
Acho que o processo de encontrar o quadro ideal para nós não passará apenas pelos conhecimentos que nós temos de ter acerca de geometrias, materiais e afins, mas sim por um processo de avaliação, afinação e de verdadeiro "parte-pedra" por parte do construtor e/ou desenhador do quadro. O thebuny (Rodrigo, certo?) poderá confirmar isso bem melhor do que eu, mas quando se parte para a criação de um quadro custom teremos de ter sempre o suporte técnico de quem percebe real do assunto e nos poder aconselhar devidamente.

Quanto à questão da ferrugem, normalmente o aço de melhor qualidade já traz um tratamento de fábrica para evitar (ou pelo menos retardar) a oxidação. Mas lá está, o thebuny que se pronuncie. :) Mas acho que se dramatiza demasiado a relação aço/ferrugem. Mesmo sem tratamento adequado e mesmo sem ser aço de qualidade superior, um quadro não enferruja por apanhar uma chuvada. Portugal não é um bom exemplo, mas pensem numa qualquer praça de Amesterdão, de Londres ou de Bruxelas (onde a chuva e a humidade são uma constante) e nos milhares de bicicletas que por lá andam à chuva dia após dia, ano após ano.

Skyforger, claro que não é qualquer que decide os tamanhos dos tubos e percebe o porquê mas, até como o Plobo referiu, parece que o thebuny tem realmente conhecimentos na área e apenas quis dizer que, embora ache muita piada à conversa técnica, eu não conseguiria ter esse tipo de interacção com o fabricante/desenhador/construtor do quadro.

Agora que gostaria, sem dúvidas que gostaria.... :D

Quanto às bikes de Amesterdão e afins, 99,9% dessas bikes são meras bikes utilitárias em que, para os donos, quanto mais ferrugentas melhor, porque assim é menor a probabilidade de roubo/vandalismo...
 

GMQ

Well-Known Member
Plobo ele é simpático ao dizer isso. Eu pouco percebo de geometrias para além do básico. Mas a forma como ele escreveu visou acima de tudo transmitir a ideia de que ao "fazeres" o teu próprio quadro defines a bike adaptando-o ao pretendido. É bem diferente de adquirir um quadro standard.

Gosto de montagens de bikes... isto é acompanhar os projectos. Montar uma bike, não é para mim.;)
 

thebuny

New Member
Thanks Plobo! :D

Sim ele tem razão, sempre gostei de bicicletas e desde o meu primeiro emprego até onde estou sempre estive ligado à parte de soldaduras, aços, tratamentos térmicos, e em especial bicicletas. Pode parecer que é fácil para mim falar mas nem por isso o é.... os artigos dizem que o carbono pode-se modificar a nós nos quadros quando criamos camadas sobrespostas e alinhadas em direções diferentes e pro aí mas o aço também tem as suas manhas :)

Os tubos já vêm com as espessuras interiores definidas e onde podemos variar é na espessura da zona de ligação ou como são feitas as transições (single, double, triple butted...) e depois claro há a forma de união dos quadros (tig, brazagem ou lugs) que também interfere, o tratamento térmico no fim e por aí fora. OU seja isto tem alguma ciência mas também não é 100% exata nem há muito na internet / livros sobre isso até porque cada construtor acaba por seguir um rumo e aperfeiçoa esse tipo de solução á sua maneira. Por estas coisas todas e pelo tema do projeto é que a bike me é tão querida :D

Mas mesmo sem entenderem disto ou aquilo podem fazer quadros custom e o que não falta na europa são lojas que o fazem. Com isto quero dizer que o custom pode ser desde a pintura até à forma / geometria do quadro ou algum detalhe de construção que gostem de ter... A mote de exemplo para mim a rodina poderia evoluir para algo com discos e red etap, sem passa cabos mas com as escuras superiores onduladas para dar mais algum conforto..

Tratamento antí corrosão tem um que foi dado no Valdemiro mas que não sei bem o que contém.

De tudo o que li durante este tempo a melhor frase que encontrei foi: "um bom construtor só o é quando um quadro soldado por si faz 10 000 km sem qualquer problema". Ainda me faltam alguns mas ao que já passou acho que vai correr bem :D

Quem sabe um dia não me dedico a isto do aço hehe
 

Skyforger

Active Member
Quanto às bikes de Amesterdão e afins, 99,9% dessas bikes são meras bikes utilitárias em que, para os donos, quanto mais ferrugentas melhor, porque assim é menor a probabilidade de roubo/vandalismo...


Sim, eu sei disso e precisamente por se tratarem, na sua esmagadora maioria, de bicicletas vulgares é que mencionei como exemplo. Onde quero chegar é que encontras facilmente bicicletas com quadros em aço com 15, 20 e 30 anos de uso despreocupado sem estarem envoltas em ferrugem...principalmente se não houver problemas com a pintura, que confere bastante protecção à oxidação.
 

pratoni

Well-Known Member
Sim claro Skyforger o grande problema da ferrugem nos quadros não é tanto pela parte de fora, mas sim, pela parte de dentro onde não há a pintura a proteger o aço da oxidação...

Lembro-me de ver no forumbtt um quadro kona jake the sanke (ou algo do género em aço) que passado poucos meses, quando o gajo o desmontou, o tubo do do selim e o eixo pedaleiro já tinham bastantes manchas de ferrugem porque não tinha levado o tal tratamento...
 

thebuny

New Member
Pequena adição para completar o conjunto.

Os xpresso 4 serão para a caad.
Resta esperar que sejam melhores que os 4!

IMG_20160126_212210_01.jpg
 

loudiogo

Member
Estas rodas tiram me do serio... Se tivesse a garantia que as pistas de travagem ficam pretas durante anos, ai meu deus... :D

A unica coisa e primeira que faria era retirar os autocolantes lol
 

thebuny

New Member
@ loudiogo, os autocolantes passam bem despercebidos. As pistas não me importo muito com a perda de cor.

@mBTT, o negócio foi feito através aqui do forum por isso vou deixar o preço como mistério. Foi um bom negócio para ambas as partes digo eu. Para mim foram as mais em conta que já vi e entre estas neste estado e umas shamal novas (sem ser as mille) mais caras este foi o negócio certo.
 

thebuny

New Member
IMG_20160416_120152.jpg


Dou por terminado o projeto com a inclusão das rodas.
A ultima alteração foram as shamal mille com uns continental gp4000 s2 25c. Rolam imenso e torção minima. Para já fizeram a nacional 2 até com chuva e a cor das pistas mantém-se igual. Gastam calços a bom ritmo mas travam que se fartam.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
IMG_20160416_120152.jpg


Dou por terminado o projeto com a inclusão das rodas.
A ultima alteração foram as shamal mille com uns continental gp4000 s2 25c. Rolam imenso e torção minima. Para já fizeram a nacional 2 até com chuva e a cor das pistas mantém-se igual. Gastam calços a bom ritmo mas travam que se fartam.

Esta bonita...;)

Isso era de a meter toda vermelhinha...sem autocolantes sem nada...

E com estas grades...

http://www.tredz.co.uk/.Elite-Ciuss...aign=Adwords&gclid=CLKtrJnvrswCFeIp0woduK0AZw

Metia-lhe aí uma fita de guiador toda marada, para desviar um pouco a atenção aos olhos e dar um pouco de pop colour...

Tipo...

http://www.fatbirds.co.uk/1773100/p...currency=GBP&gclid=CKfApdfvrswCFTUz0wodrFcGuQ

Ou qualquer coisa do género...etc... E voila!!!

Quanto as rodas... Eu sei que Sao boas!!! :)

Quero comisao!! Lol...

Grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu acho que está óptima, tal e qual como está...

As minhas desculpas!!! Lol...;)

Sei que o nome tem um significado para o amigo the bunny!!;) E um toque pessoal, que deu a mesma... Retiro o que disse dos autocolantes...

Mas quanto ao resto eu digo o mesmo!!!! E então na parte das fitas e que entrava mesmo a matar!!! Lol...;)

Grande abraço..
 

pratoni

Well-Known Member
Olhando 2 ou 3 vezes, talvez concordasse que as grades de bidon poderiam ser mais discretas, mas isso quando vai lá o bidon vai dar ao mesmo...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Olhando 2 ou 3 vezes, talvez concordasse que as grades de bidon poderiam ser mais discretas, mas isso quando vai lá o bidon vai dar ao mesmo...

Offtopic:
Nananana!!! Não venhas agora com o olhando 2 ou 3 vezes...lol...

Para ti fica assim!!! E acabou!! Lol

E não copias o que eu digo!!! Lol.

Se visses uma pegoretti Marcelo que eu tenho aqui tu entendias logo o que eu quero dizer :) as Shamall que estavam na viúva foram para lá...;) As grades estão as que eu recomendei, mas em preto e a fita, e ainda mais maradona!! Lol... Pode ser que um dia se eu estiver bem disposto eu mostre, para por outros mal dispostos!! Mas ultimamente não ando com muita vontade de mostrar nada!!!

E também não vou mostrar aqui que este tópico e do thebunny e também já não tenho tópico meu...

Mas isso quando eu tiver vontade é fácil de resolver...lol

Agora para ti fica assim e acabou!!lol... Também está bonita... Sem duvida...

Grande abraço...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Opa as grades deveriam ser umas arundel..... mas o preço é proibitivo! :D

Que arundel? As mandible?

Para Isso deixa estar essas... Esteticamente,Sao praticamente iguais...E guardas o dinheiro, das mandible em carbono, tambem as ha em plastico, mais baratas.... Mas eu nao metia...

Na... Ai Sao as elite que eu te meti... Vai Por mim... ;)

Grande abraco...
 
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