• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

PIF*Ultra :: Versão obsoleta

Status
Not open for further replies.

fogueteiro

Active Member
//// ESTE TÓPICO É OBSOLETO////

Por motivos de força maior, relacionados com o transporte até à Régua, já não será este o destino do PIF*U.

Consulta toda a informação actualizada neste tópico ---> AQUI

//// ////

-----

Boas pessoal...

... há já uns tempos que se se fala em fazer o Régua-Porto, e depois de uns alinhavos cá sai o coelho da cartola:


rua00m.jpg


//// PIF*U ////

O QUE É?
O PIF*Ultra é, como o nome indica, é um Passeio Informal do ForumCiclismo em versão Ultra. Neste caso ultra é uma palavra bonita para dizer longa distância, ou seja, superior a 150Km.

No seguimento do êxito dos primeiros Passeios Informais do Fórum e das opiniões que fomos recolhendo junto de alguns companheiros que também partilhavam este nosso gosto pelas longas distâncias, decidimos justar esforços, pegar nos mapas e pensar num primeiro passeio que desse o mote para o que esperamos ser uma série de PIF's com uma configuração um pouco diferente do habitual mas em que os espírito animado de quem participa se mantenha.

COMO FUNCIONA?
A ideia é juntar um grupo de companheiros que tenha interesse em experimentar (ou relembrar) uma forma diferente de pedalar, sem pressas, sem pressões, sem pensamento nas médias e nos esquemas de pelotão e, sobretudo, sem qualquer espírito competitivo.

Só com essa predisposição será possível começarmos e acabarmos todos juntos e, fundamentalmente, manter a cabeça desligada de tudo o resto que nos apoquenta no dia-a-dia, concentrando-nos apenas e só em apreciar o percurso, a viagem e a companhia.

Com isto em mente queremos reunir alguns amigos para pedalar grandes distâncias em estradas menos conhecidas onde cada quilómetro possa ser uma surpresa, e tudo isto longe dos circuitos e itinerários mais comuns nos passeios tradicionais.

QUEM SE PODE JUNTAR AO PIF*U?
Com esta primeira edição pretendemos criar as condições para quem estiver disposto a arriscar sair da sua zona de conforto, num ambiente mais controlado, possa atrever-se a experimentar algo diferente. Naturalmente que fazer 150Km exige alguma preparação mas quem já conseguiu fazer 100 ou 120Km antes, conseguirá fazer certamente este PIF-U. O ritmo será agradável, sem correrias e o perfil do percurso permite uma boa gestão do esforço, alternando subidas exigentes mas relativamente curtas, com diversas zonas de descanso.

No entanto 150Km são sempre 150Km e por isso cada um deverá autoavaliar-se no sentido de perceber se estará em condições de realizar a totalidade do percurso sem sofrimento desnecessário, que deitaria por terra um dos pilares destes PIF*U que é pedalar por e com prazer.

Ao juntar-se a esta aventura cada um deverá interiorizar que não estamos numa corrida e que esta não será a tradicional volta de fim-de-semana onde se "picam" com os amigos na subida X ou simulam metas volantes na recta Z. É um dia exclusivamente para passear pelo puro prazer de o fazer. Utilizando a gíria dos ciclistas, é um dia para andar exclusivamente a Gasóleo.

Os horários são tudo menos convencionais, mas quem tiver a coragem de fugir à rotina garantidamente que não ficará desapontado.


//// 1º PIF*ULTRA :: 1 MAIO 2011 ////

O PERCURSO
O percurso neste momento encontra-se já praticamente fechado. Para iniciar esta série de longas aventuras, este primeiro PIF*U terá uma distância de 155Km que se desenrolarão ao longo da margem sul do Rio Douro, com saída da cidade de Peso da Régua, passagem por localidades mais conhecidas como Resende, Caldas de Aregos, Cinfães ou Castelo de Paiva. Mas irá também passar por pequenos tesouros que normalmente passam despercebidos quando usamos as estradas principais. Estes pedaços de alcatrão mais esquecidos vão nos levar até estradas secundárias quer ao longo do Douro quer depois pelas zonas menos conhecidas de Castelo de Paiva e Vila Nova de Gaia numa viagem seguramente diferente do habitual que terminará na estação de Campanhã, na cidade do Porto.

O andamento será o mais regular possível, com pontos de paragem definidos e reagrupamento sempre que necessário após as dificuldades mais acentuadas. Haverá ainda uma paragem um pouco maior perto da hora de almoço para que se possa comer algo mais substancial.

Iremos pedalar em nada mais nada menos do que 4 distritos! As estradas dos distritos de Vila Real, Viseu, Aveiro e Porto serão o palco deste dia de bom turismo sobre rodas.

A altimetria total ficará perto dos 2500m de acumulado positivo para um percurso cujo ponto mais alto não ultrapassará os 440m mas onde teremos sempre a companhia vigilante de alguns dos maciços mais importantes do Douro Litoral. O perfil longitudinal é acessível a todos os que tenham um mínimo de preparação e não haverá necessidade de fazer gestão de esforço elaborada já que o ritmo será estável ao longo do percurso. O que importa é manter um andamento constante e as dificuldades serão vencidas com naturalidade.

O percurso é 99% em asfalto de média, boa ou excelente qualidade sendo de contar com algumas centenas de metros em paralelo sensivelmente a meio do percurso.

Não haverá um mapa detalhado do percurso uma vez que queremos manter algum suspense e também para não estragar algumas das surpresas que temos reservadas ao longo do caminho.


//// DATA, HORÁRIOS e LOGÍSTICA ////

DATA
O PIF*U irá realizar-se no próximo dia 1 de Maio de 2011.

HORA DE PARTIDA
A hora de partida terá de ser rigorosamente cumprida sob pena de ficarem apeados. Haverá bastante tempo para colocar a conversa em dia e até recuperar algum do sono perdido durante a viagem de comboio. A viagem demora cerca de duas horas sendo que a chegada à Régua será às 09h15.

LOGÍSTICA DE PARTIDA
O passeio arranca às 9h30 da cidade da Régua. A nossa proposta vai no sentido de se deslocarem de comboio para lá, aproveitando a enorme vantagem que este meio de transporte proporciona. A viagem é extremamente interessante, as paisagens são magníficas e poderão observar de um ponto de vista privilegiado grande parte do percurso que depois irão realizar.

Cada um terá de gerir o ponto de embarque no comboio que melhor lhe convier. Dado que o percurso termina na estação de Campanhã, no Porto, quem se quiser deslocar de automóvel até lá, na manhã do passeio, terá depois uma bela visão à chegada, uma vez que pode colocar tudo dentro do carro e abalar de imediato. Quem embarcar noutra estação terá que realizar o restante percurso, ao final da tarde, até ao local de partida se esse for o caso.

Por exemplo: No final da volta quem embarcou nas Devesas, em V.N. de Gaia rapidamente se coloca lá a pedalar. Se alguém quis embarcar em Paredes, por exemplo, poderá apanhar um comboio urbano desde Campanhã até lá. Há opções para todos os gostos.

O COMBOIO
O comboio que efectivamente nos levará até à Régua é o InterRegional No.861. Este comboio faz serviço a partir da estação de Porto São Bento. Para quem não apanhe o comboio no seu trajecto directo, terá de utilizar primeiro um comboio urbano para se deslocar da estação ou apeadeiro de origem, até uma estação de transbordo.

Assim sendo, há várias hipóteses de saída de quem nos quiser acompanhar. Entre outras temos:

7h10 - Saída da estação das Devesas, em V.N. Gaia
Viagem em urbano até Campanhã e depois transbordo para o InterRegional)

7h18 - Saída do apeadeiro do Susão
(Urbano até Penafiel e depois transbordo para o InterRegional)

7h25 - Saída da estação de Campanhã
(Entrada directa no InterRegional)

7h36 - Saída da estação de Ermesinde
(Entrada directa no InterRegional)

8h01- Saída da estação de Penafiel
(Entrada directa no InterRegional)

Recomendamos que estejam na estação respectiva pelo menos 15 minutos antes da hora indicada para comprar o bilhete e procurar a plataforma correcta. Nas opções em que existe transbordo, há pelo menos 5 minutos de margem entre os dois comboios.

Entretanto qualquer dúvida sobre a questão do comboio poderá ser colocada aqui no tópico.

O BILHETE
Nas estações principais terão de adquirir o bilhete na bilheteira ou numa máquina de venda automática de bilhetes. Não obter o título de transporte válido antes de embarcar pode causar sério embaraço e a coima correspondente. Não esquecer de referir que viajam com a bicicleta. Isto não implica um acréscimo de preço mas são emitidos dois bilhetes: um para o passageiro e outro para a bicicleta.

A título de exemplo o bilhete combinado (urbano + interregional) das Devesas até à Régua custa 9,40€.

Quem se quiser juntar a nós tratará do seu bilhete pessoalmente, quer no próprio dia quer, caso seja possível, nos dias anteriores.

LOGÍSTICA DO CICLISTA
A menos que queiram carregar com uma mochila durante 155Km ou que as roupas "à cívil" sejam descartáveis, já iremos completamente equipados na viagem de comboio. Especial cuidado ao circular nas estações: As travessas dos sapatos escorregam bastante... De igual forma não vale saltar directamente do comboio para a plataforma. Uma simples travessa partida pode estragar um belo dia de passeio!

Lembrem-se que só o percurso de comboio demora duas horas e, por isso, deverão levar comida extra para reforçar o pequeno almoço que já lá vai longe. Essa comida não deverá fazer parte das contas de nutrição para a efectiva jornada de ciclismo, assim sendo convém preparar comida e bebida de acordo com a longa jornada que teremos pela frente. É claro que pelo caminho poderemos reabastecer num café ou numa mercearia. Mas a hora de saída deverá ser cumprida e isto implica que temos cerca de 10 minutos depois de chegar à estação do Peso da Régua.

Levar algum dinheiro será naturalmente aconselhável bem como um pequeno cartão com os dados pessoais mais relevantes.

HORA DE CHEGADA
Não há uma hora de chegada definida. Existe a convicção de que no máximo às 18h30 devemos estar todos a chegar ao local de chegada, a estação de Campanhã. Neste tempo estão contabilizadas 02h00 para paragens de recuperação, reabastecimento e eventuais problemas mecânicos. Nestas contas está considerada uma média de 21km/h que não será em nenhuma altura controlada durante o passeio (daí ser um passeio!) mas que serve como referencial. Da experiência que temos em passeios bem mais complicados não será nada de extraordinário cumprir com este horário.

Se participarem, por favor reservem o vosso dia exclusivamente para este passeio. Irão causar stress em vocês e nos outros caso tentem forçar o andamento para a chegada ser mais rápida. O ritmo será sempre o do mais lento. Se chegarmos mais cedo às Devesas óptimo, ainda podem lanchar em casa. Caso contrário, o jantar ninguém vos tira. Compromissos nesse dia, só depois das 19h00!


//// O REPTO ////

Ficam então lançadas as bases deste 1º PIF*U. Gostaríamos de ter a companhia de alguns companheiros de pedal que se identifiquem com este espírito ou que gostassem de experimentar uma forma diferente de fazer ciclismo de estrada.

A confirmação é importante para resolvermos algumas questões logísticas e também para perceber no dia, se falta alguém na chamada.

Vamos adicionando as confirmações à medida que forem surgindo.

Qualquer dúvida que surja não hesitem em colocar, já que teremos todo o gosto em responder

Um abraço e boas pedaladas!
André Carvalho & José Almeida


**** NOTA ****
Não será demais relembrar que este é um convite para se juntarem a dois amigos do pedal para um dia a pedalar, não existe a figura da "organização" nem haverá naturalmente um seguro para quem se quiser juntar a nós. Por isso cada um deverá ser responsável pelo seu comportamento na estrada e consequências que daí resultarem.


//// BILHETES JÁ EMITIDOS ////
Fogueteiro
Duchene
mr.al
Pantani
Mikka_1
pedrolobo7
J.P.
el gato
Roger
mariz
SoR
happymeal
 
Last edited by a moderator:
Ainda não tenho a certeza se vou ter esse dia livre mas digo-te fogueteiro que acho a ideia sensacional! Que grande passeio! ....
 

J.P.

New Member
Ora até que enfim que surge uma proposta interessante (na minha opinião é claro). Provavelmente nessa data não vou estar em Portugal, mas se estiver não vou faltar a este passeio. Distancias longas sem paneleirices de médias é mesmo a minha onda:)
 

mariz

Member
Antes de mais, parbéns pela iniciativa. Gostava imenso de fazer este passeio não só pela paisagem mas pelo teste a mim mesmo. Se tiver esse dia livre vou pensar sériamente em ir.
 

Figueiredo

Active Member
Para passeio informal esta muito bem apresentado, tomara 90% dos passeios organizados chegarem a esse detalhe de informação e organização, parabéns ao duchene e ao fogueteiro pela iniciativa, mais uma vez devido a distancia dificilmente estarei presente com alguma pena... desejo uma excelente jornada ciclistica a todos os aventureiros!
 

hmbe

New Member
Figueiredo, bem pensado era organizar um PIFL (Lisboa) cá por baixo... mas eu não disse nada...
 

Tiago Cunha

New Member
Boas
2001??:confused:
Excelente iniciativa e logo de quem vem.
A mim só uma coisa que faz confusão, um domingo todo dia andar de bike:confused: é muito complicado, ainda pensei que o dia 1 era há 2ª feira para mim era o ideal, mas não se pode agradar a todos...
Vamos lá ver como corre até lá, adorava participar pelo menos para passar a barreira dos 100km:eek:

Cumps
 

Cancellara

New Member
É com grande tristeza que digo que não estarei presente nesse fantástico evento.
Se tudo correr como previsto, nesse dia estarei a regressar de Santiago, depois de fazer o Caminho Francês.

Força aí com a iniciativa.
Abraço!
 

mikka_1

Member
Olá boa noite...!!!

Fogueteiro e demais organizadores: Estou sem palavras!!! :cool:

Acho que me identifiquei em cada linha de apresentação desta "ultra" aventura.

Mais uma iniciativa "condenada" ao SUCESSO.

Contem comigo!

mikka
 

James_T

New Member
Fogueteiro,

parabéns pela iniciativa, vejo que já pensaste ao detalhe o percurso.
Sobre a viagem de comboio para a Régua deixo o alerta sobre o transporte de bicicletas, se houver muita adesão correm o risco de o revisor levantar entraves.

http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=ffc33f9c1cee5010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD#6
Posso transportar a minha bicicleta no comboio?


O transporte de bicicletas é permitido nos comboios Urbanos de Lisboa, do Porto e de Coimbra, nos comboios Regionais e Interregionais. O Transporte de Bicicletas é gratuito.

Devem, no entanto, ser respeitadas as seguintes condições de transporte:

Cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta.
A CP não se responsabiliza pelos danos causados às bicicletas e/ou, a terceiros durante o respectivo transporte.
As entradas e saídas das bicicletas são da responsabilidade do Cliente
As bicicletas devem ser transportadas de forma a não obstruírem as portas e a não dificultarem a entrada e saída dos Clientes.
Os Clientes não podem circular de bicicleta nas estações, átrios e passagens desniveladas ou inferiores.

Nos comboios Regionais, para poder transportar a sua bicicleta deve dirigir-se ao Operador de Revisão a quem competirá sempre emitir o seu título de transporte (do cliente) e garantir, ou não, o transporte do respectivo velocípede uma vez que o mesmo está sujeito a limitações do espaço disponível e da tipologia do material circulante que é utilizado.
*
Nos comboios Urbanos, o transporte é autorizado exclusivamente nas carruagens identificadas para o efeito.


Parabens por mais uma iniciativa

Abraço
 

Tremoço

Member
Bem agora a ler isto so tenho uma coisa a dizer: Parabens aos organizadores...

Uma ideia muito boa e tal como sabes fogueteiro eu sou um dos ateletas que se identifica bastante com este tipo de aventura mas para mim vai ser impossivel de participar nesta pois o Domingo é dia dedicado para a familia, ficando assim impedido de participar.

Mas desejo que tudo corra bem e aqui espero pelo track ;)
 

patrick pires

Well-Known Member
Fantastico!!!! por fim algo de grande se começa a fazer...
Uma pena que seja no mesmo fim de semana que o encontro em Vinhais..
Mas excelente iniciativa, muito bem.. parabens Fogueteiro..
 

salpicão

Member
Boas,
Parabéns pela iniciativa.
Ao domingo é muito complicado... quero muito participar, vamos ver o que se pode arranjar...
Abraço.
 

fogueteiro

Active Member
Pois Altino... eu já contava contigo.;);)

Pessoal, sabem qual era o meu veradeiro desejo, e que já foi aflorado por aqui? Era que este PIF*U fosse nacional. Não quero com isto dizer que o pessoal se juntasse todo no Norte, mas que fossem feitos vários ao mesmo tempo.

O Figueiredo e amigos já colocaram essa hipótese, e por que não outros também fazê-lo? No Algarve (Trepadores vamos lá), na zona de Lisboa (Figueiredo e compª), Leiria e arredores (Tranquilo, RJLA, e compª), lá mais para cima o Patrick, zona de Bragança (James_T, PLX e compª), Covilhã, Guarda... Como podem ver há pessoal em todas as zonas que podem igualmente organizar.:D:D:D:D

Coloquem as vossas ideias. Se já andam em grupo 70 kms, organizem-se para fazerem os 150.

O facto de ser num Domingo pode trazer algumas condicionantes familiares mas não há nada como coordenar as coisas. Esta data já andava no meu imaginário há uns dias, e também é complicado, para mim, tirar um Domingo todo à familia. Mas tive que fazer ajustes. No fim-de-semana anterior é prolongado (para mim) e vou sair com a família. Nesse período irei esquecer (isso é que era bom!!:D:D:D) a minha amante de duas rodas.

Por tudo que disse e não disse penso que existem milhões de razões para se fazer algo a nível nacional. Vamos a isso pessoal. Seria interessante ver não um banner Peso da Régua/Gaia mas sim "NACIONAL".

Salpicão...

... de bicicleta...:D:D:D:D
 
Last edited:
Antes de mais, muitos parabéns Fogueteiro, e muito obrigado por esta iniciativa. Já ando a salivar por participar.

No entanto, vejo já 3 problemas (pessoais, note-se) que podem complicar:

1 - Nunca fiz uma distância tão grande
2- Nunca fiz um acumulado tão grande... Creio que o meu máximo está uns 1000 metros abaixo deste
3 - (...e se calhar, mais complicado de resolver) Eu ao Domingo trabalho das 16 até às 24.

Não sei como e se conseguirei sacar esse dia, mas nunca digas nunca, e deixem lá ver como se desenrolam as coisas.

Grande abraço e mais uma vez, parabéns e obrigado pela excelente iniciativa, Fogueteiro
 
Status
Not open for further replies.
Top