• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

fogueteiro

Active Member
Objectivo cumprido!!!!!

A última grande volta de 2010 já foi feita na 2ª feira passada. Confesso que estava com um pouco de receio em fazer na tirada a que me tinha proposto, sobretudo pelas duas grandes dificuldades que existiriam a meio do percurso.

No final do tabuleiro inferior da ponte D. Luís, virei à direita e entrei na estrada que me iria levar até à Régua, e aí lembrei-me que dos fracos não reza a história, portanto decidi que eu não iria ser um desses fracos. Pedalada moderada mas seguida, lá fui eu com uma esperança de encontrar companhia. Na subida que da para a srª do Salto, passou por mim a primeira e única possibilidade de eu ter companhia durante o dia todo, visto não ter avistado mais ninguém. Só que passou por mim com tanta velocidade que eu até abanei, e nem sequer me disse “bom dia”. Pelo estilo via-se que era profissional…

1ª grande dificuldade do dia: A Pala. Como ainda ia fresco não senti grande dificuldade transpô-la. Daqui e até ao Peso da Régua, o terreno é muito irregular, mas com tendência para a subida.

Passada a cidade da Régua atravessei o rio e segui pela N222, num terreno por mim já conhecido. São cerca de 25 kms até ao Pinhão sem dificuldades, em que facilmente rodava nos 33/35 kms/h o que fez subir a média para quase 25kms/h.

Só que o rebuçado depressa terminou e então começou o verdadeiro degredo. Uma subida não muito acentuada, na casa dos 4 – 5% mas durante 16 kms. Já com cerca de 160 kms nas pernas não é assim tão fácil. Mas ao contrário do que eu pensava, até consegui manter uma velocidade a rondar os 12 -14 kms/h, o que para mim já é bom. Pena é o piso estar tão degradado. É uma pena a beleza da paisagem ter que ser desprezada para não cair numa das milhentas irregularidades que só servem para estragar o material. Mas neste contexto a coisa ainda ficou pior quando comecei a descer de s. João da Pesqueira para a barragem da Valeira. Felizmente que o troço de estrada em mau estado prolongou-se por apenas cerca de 3 kms. Aquilo mais parecia o interior do Afeganistão, com as estradas destruídas pelos obuses. Como disse os 6 kms restantes até ao rio foram feitos em alta velocidade, e ainda bem porque é sinal que a estrada está excelente.

Na barragem da Valeira fiz uma breve paragem, porque é obrigatório não perder a paisagem deslumbrante. Só que depois duma barragem geralmente sobe-se, e esta não foi excepção. E que subida!!!!! Foram mais ou menos 8 kms sempre a 8, 9, 10 e 13%. Se já vinha cansado imaginem como estava lá em cima, e ainda faltavam cerca de 80 kms. Mas, o nosso corpo tem capacidades que nós nem sequer imaginamos, e muitas vezes é a nossa moral que deita tudo a perder. Com este pensamento jurei não desistir, e podem crer que as forças vieram não de onde. É certo que não descorei a hidratação nem a alimentação, mas ao fim de 180kms parece que rejuvenesci.

Até Carrazeda de Anciães o terreno é sempre em carrossel, não havendo um plano, com tendência para a subida, mas felizmente a paisagem é do melhor e igualmente o piso. Finalmente Vila Flor,e uma longa descida, de 5 kms em direcção ao Cachão, sendo em sobe e desce até Mirandela. Aqui eu comecei a ver a minha vida a perigar, pela hora avançada e o sol a esconder-se. Mirandela, e mais uma longa subida para sair desta cidade em direcção a Valpaços. Devido à hora já avançada optei por ir na estrada nova, evitando assim a maior distância da velha. É uma variante nova, cheia de… tédio, como diz o Duchene. Loooooongas rectas com aquele cansaço já não vinham nada a calhar. Finalmente Valpaços!!! Já a noite tinha caído há pelo menos ½ hora, o que obrigou a ter mais cuidado para ver e ser visto. Um dia muitíssimo bem passado, na companhia da minha “amante”, e por locais deste Portugal que aconselho uma visita.

Embora não aprecie tirar fotos, e tivesse que pedir emprestado um telemóvel com câmara lá fiz a minha reportagem fotográfica. Peço desculpas pela fraca qualidade (em todos os aspectos) das mesmas, mas esforcei-me, ok? Em Vila Flor acabou-se a bateria e não pude tirar mais….

Distância percorrida: 259 kms
Media: 23,00 kms/h
Tempo: 11:15 horas
Tempo parado: cerca de 1 hora
Acumulado: 3850
Inclinação média: 3%
Inclinação Máxima: 13%

Percurso

Altimetria
altimetria.png


photo0001i.jpg


Ponte de Entre-os-Rios
photo0002z.jpg


Eu...
photo0003ks.jpg


photo0004j.jpg


photo0006e.jpg


Alto Douro vinhateiro
photo0011yt.jpg


Peso da Régua
photo0014n.jpg


Rio Douro
photo0013du.jpg


A ponte mais espectacular para mim
photo0015g.jpg


Subida para s. João da Pesqueira
photo0020e.jpg


Barragem da Valeira
photo0022pz.jpg
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
Parabéns pela Aventura!!!

Eu sou da opinião se um homem consegue fazer o outro também consegue..., mas tenho que reconhecer 260Km e ainda por cima sózinho para mim neste momento ainda tenho que comer muita açorda para chegar a esses números é realmente impressionante o que o corpo humano aguenta com algum treino...
 

pantani

Member
Boas Fogueteiro!
Sabes que gosto de fazer grandes tiradas e, ainda sabado fiz 230 kms acompanhado.
Agora fazer 260 kms a solo, não é para todos, este ano o meu maximo numa tirada foi de 351 kms, mas mesmo assim nem te chego aos calcanhares.

Parabéns
 

fogueteiro

Active Member
Olá Figueiredo,

obrigado pelos parabéns. Sabes, eu pensava como tu, até fazer a minha 1ª grande volta. Hoje tenho uma ideia totalmente contrária. O nosso receio é que condiciona tudo. Se te alimentares e hidratares como deve de ser, e sobretudo não entrares em ilusões de grandes médias, tudo se faz. É certo que é exigido um minimo, mas penso que esse minimo é muito menos que por vezes se julga.

Pantani,

repito as palavras que disse ao Figueiredo...

Está caladinho que fazer Porto/Lisboa com média de 30... e tal, também é de louvar. E tu, o SuperByke e o Nikes, fizeram-no. O facto de ir acompanhado ou não para mim é irrelevante. Se calhar se fosse acompanhado iria mais stressado, porque não acompanhava o ritmo do outro, ou ele o meu.... enfim assim mando eu.
 
Last edited:

osicran

New Member
Bom...palavras para quê?!...É o Fogueteiro e mais uma ganda foguetada, é preciso ter muita pólvora nas canetas (e na cabeça...) para fazer isso tudo de enfiada...:)
 

Lyp

Active Member
Grande maluco! E estou a falar meio a brincar, meio a sério ;)

Parabéns pela força nas canetas e na vontade. Eu também vou andando sozinho em grande parte das minhas voltas maiores, mas estão a léguas das tuas, quer em km´s quer em dificuldade.

Deve saber bem chegar ao fim, olhar para trás e pensar nesses km´s todos que percorres-te em cima da fininha... Brutal!
 

Mabcosta

Member
Raramente intervenho aqui no forum, talvez por não ter muito a acrescentar ao que de bem se vai dizendo...No entanto depois de ver esta aventura tenho mesmo que te dar os parabens fogueteiro...Que coragem...
Se me sai-se o euromilhões este fim de semana podem crer que daqui para a frente só parava quando conhecesse Portugal de lés a lés, todos os cantos e recantos :), são aventuras deste genero que nos fazem sentir realmente vivos!
Abraço e fica aqui o desafio de fazer portugal desde a costa até à fronteira interior de Portugal xD
 

NiKES

New Member
Vindo do Fogueteiro, ja não ha nada que me possa impressionar :D

Tens uma força de vontade... continua assim, um dia hei de ir ctg fazer uma volta assim... se aguentar !!!

Grande Abraço ;)
 

NCIS

New Member
Boas Fogueteiro, é preciso muita determinação para fazer tanto kilómetro e com grandes dificuldades. Os meus parabéns.
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

Na verdade a sensação de missão cumprida, é muito recompensadora. Fascina-me ver a ultra resistência que o nosso corpo tem, e que muitas vezes nem nos aprecebemos.

Na verdade este Portugal, como alguém disse mais atrás, tem recantos que é uma pena passarem despercebidos. Tenho um amigo que conhece vários países e não conhece nada de Portugal, porque diz que nada presta por cá. Lá é que existem as paisagens deslumbrantes, lá é que é tudo bom... santa ignorância!!!! Penso que se quisermos até de carro podemos usufruír deste bem que temos, mas nada é mais gratificante do que caminhar ou andar de bicicleta por estes locais. Os que ainda não o fizeram e que se limitam a andar por estradas cheias de carros (não é uma critica), façam uma só vez a experiência. Não vão querer outra, disso eu vos garanto.

Realmente a subida para Carrazeda é muito, muito dura. Era mesmo dessa que eu tinha medo, e foi ela que me partiu todo. O resto do percurso teve que ser a dosear o esforço, porque na verdade eu cheguei ao topo de rastos. Embora sendo aos altos e baixos a estrada Carrazeda - Vila Flor - Mirandela, dá para se atingir boas médias.... se não tivermos já 180 kms nas pernas.
 
Last edited:

super.byke

New Member
Boas fogueteiro, que grande volta que fizeste :), pena e não dispormos de mais tempo para fazer ums maluqueiras destas... quem sabe se para 2011...
Um di deste voltamos a juntar para uma volta.
Grande abraço
 

fogueteiro

Active Member
Hoje mais uma voltinha, desta feita fui a Entre-os-Rios pela Marginal e voltei pela N222. Foram 103 kms com média de 25,20 kms/h. Senti-me cansado, talvez ainda resquícios da grande volta que fiz na 2ª. Já deu foi para ver que o pessoal das fininhas, está mais arredado de voltas mais complicadas. Só vi 3 ou 4 companheiros. Terão todos ido para o Fuadouro? Imagino que aquilo mais parecesse Benidorm em pleno Verão;);)
 

fogueteiro

Active Member
Pessoal,

Domingo quero rolar e fazer kms para manter o ritmo por isso vou fazer este percurso, só que não me apetece ir sózinho, por isso coloco aqui o convite.

É um percurso nada difícil, e básicamente a rolar. Não me está a apetecer subir, por isso farei o percurso pela N1 e depois descerei à N109, porque ao contrário é mais difícil. Geralmente não faço paragens mas se alguém vier comigo, não terei problema em parar. Saírei por volta das 8 horas porque quero estar em casa entre as 12,15 e 12,30, o que não é nada de outro mundo visto o terreno ser muito plano e conseguir-se médias mais elevadas. Se houver alguém para me acompanhar, pode utlizar o nº 936988786 (eu sei que não devia colocar o meu nº, mas quero lá saber!!! Quero é companhia:):):)) para combinarmos as coisas, ou então pelo fórum...
 
Last edited:

duchene

Well-Known Member
Fogueteiro, foi galo porque este domingo é a maratona de BTT cá no burgo e estou de serviço senão fazia-te companhia... Na primeira semana de novembro tenho 1 semana de férias, pode ser que dê para combinar aí algo engraçado.

Amanhã já tenho a tarde bloqueada também e por isso tenho de fazer algo rápido de manhã. Vou-me perder ali para os lados do interior de Castelo de Paiva, neste percurso: http://bikeroutetoaster.com/Course.aspx?course=185485.

E lá vou ter eu que fazer aquele bocado fantástico (NOT! :mad:) até à barragem, similar ao que fiz quando regressei de Arouca.

Vamos ver se ainda sei andar de roda fina...

Boas pedaladas!
 

NCIS

New Member
Fogueteiro, se eu tivesse mais pernas podia-lhe fazer companhia : X.

Ainda tou a pensar se vou amanhã ou Domingo dar uma pequena volta neste percurso, porque amanhã a noite tenho o jantar da UDR da Formiga e é quase certo que vou chegar muitissimo tarde a casa, o que significa que vou ter poucas ou quase nenhuma horas de sono. Vou ver se começo la para as 8:00.
 

duchene

Well-Known Member
NCIS, somos quase vizinhos! E moras ao lado de um amigo meu, o Pedro Amigaman (electricista Saab), que mora ao lado do campo de futebol dos Montes da Costa.

-----

Não leves a mal, mas fiquei assim um bocado a olhar para o teu percurso... Tu vais fazer dezenas de quilómetros para chegar ao cruzamento em Lever, dar meia volta e regressar pelo mesmo caminho? Eu sei que há colegas que gostam de fazer este tipo de jornadas, mas deixa-me lançar o desafio de fazeres algo diferente: http://bikeroutetoaster.com/Course.aspx?course=185535

Com o mesmo número de quilómetros, fazes dois percursos muito interessantes. Se tiveres força para acrescentar mais quilómetros à lista, podes sempre descer pelo Seixo e fazer a N108 logo a partir do Freixo.

Espero que não leves a mal a sugestão.
 
Last edited:

Tremoço

Member
Bem fogueteiro os meus parabens pela bela aventura, é algo que ja ando a pensar fazer a ja alguns anos so que a ir sempre pela estrada antiga ate mirandela, subindo o marão...O tempo é que nao tem dado para fazer isso...

Mas os meus parabens pela bela aventura...
 

NCIS

New Member
duchne, se esse seu amigo parar no Café dos Montes da Costa talvez eu o conheça, porque por nome não tou a ver quem é.

O único motivo pela qual faço normalmente faço ida e volta pelo mesmo caminho, é por causa de eu ser muito novo e não ser o grande conhecedor das estradas. O percurso que me sugeriu a partir de Broalhos até chegar a Campo não o conheço, mas estou disposto a fazê-lo amanhã. Claro que não levo a mal a sugestão, eu registei-me no fórum para aprender mais, e é com agrado que recebo sugestões como a sua.
 
Top Bottom