• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Percursos no Porto.

pantani

Member
Boas Super.byke!
Quando cheguei á carriça dei dois berros e tu nem olhas-te, como eu ia todo nas lonas, fui direitinho para casa.
Agora e durante 15 dias só vou andar de roda larga, para treinar para o Porto / Fátima.
Arranja um dia na tua agenda, para ir a Santiago de Compostela, como companhia já me tens a mim e ao Nikes.
 

fogueteiro

Active Member
Boas pessoal,

ontém tinha combinado mais uma saída com os Gaiabikes, mas à última da hora as coisas alterarão-se eu acabei por não ir com eles. Tive a companhia de um colega, que me deu água pela barba: 21 anos 60kgs de peso e já competiu. A minha sorte foi que ele está em baixo de forma... ou a pena dele por mim.

Bom, lá fomos nós fazer este percurso. Mais uma vez na tentativa de fugir da confusão e do dióxido de carbono, em parte conseguido. Percurso muito bem conhecido por mim, mas nunca me canso de o fazer. Andamos nos contrafortes da serra da Freita, e de vez em quando olhava pelo canto do olho lá para cima, numa de me mentalizar que um dia deste aventuro-me outra vez a fazer aquele calvário. Gostei muito do ritmo imposto, da excelente companhia... cheguei a casa satisfeito, com a camisola molhada, e com mais uma etapa ultrapssada.

Distância: 95 kms
Média: 25
Tempo: 3:45
Acumulado: 1483
Incl.Máxima: 8%
Incl.Média: 3%

Hoje fui fazer o percurso proposto para o Livestrong Day Event. Acabei por me perder pois foi a primeira vez que pedalei para a "Margem Sul". A primeira rampa depois da barragem até se faz muito bem (pensei que ia ser pior). A seguinte é que me matou Chegava a haver alturas em que ia a 10km/h :s

Fui atento às setas e às estradas algo que apontasse para Grijó S.Félix da Marinha ou até mesmo Espinho mas nada. Acabei por seguir na N222 na esperança que aparecesse algum cruzamento em que a opção da esquerda tivesse bom aspecto. Penso que o erro foi no fim de uma das subidas em que temos um stand de automóveis usados e uma saída à direita que passa posteriormente por cima da N222 e segue pela esquerda.

Mesmo a andar a 10km/h fiz este trajecto a média de 27km/h (o que para mim é muito bom)

Amigo Valente,

é isso mesmo. Bem lá em cima, quando encontras o tal stand de automóveis (atenção que há outro antes, junto duns semáforos, não é esse), viras à direita e depois passas por cima da estrada em que estava. Tenham em conta que após esse cruzamento a "coisa" complica-se um pouco em termos de corte e recortes, mas se forem com pessoal conhecedor da zona irás reparar que é "sempre recto". Esqueci-me de vos dizer mas em Grijó, vão encontrar cerca de 500 metros em paralelo, mas existe um passeio em cimento, que poderão utilizar com o devido cuidado. É assim que eu faço.

Abraço
 

fogueteiro

Active Member
Pessoal, talvez me possam esclarecer.
Já passei muitas vezes em Felgueiras mas nunca calhou subir a Sta. Quitéria, apesar de ser uma subida muito conhecida. Pelo que vejo no mapa, existem várias alternativas até lá acima, certo?
Qual a versão mais interessante? Costumam subir e descer pelo mesmo lado?
A quem quiser mandar uns bitaites, agradeço.

Indy

a única possibilidade que utilizei para subir à santa Quitéria foi a que começa na estrada que vai de Felgueiras para Guimarães. Segundo dizem é a mais complicada, e eu que o diga. Embora não sendo muito longa, a inclinação é muita. É a única que eu conheço e já fiz, mas já deu para ficar satisfeito.

Abraço
 

Mingus

Member
É uma boa média sim. E já agora gostaste do percurso?

Hoje a minha volta foi por outros lados. O ponto de encontro foi no Freixo onde seguimos pela marginal até Entre os Rios e aí seguimos para Alpendorada onde paramos um bocado pra beber uma cola :) Após a pausa foi altura de subir a serra de Aragão (que foi a "dificuldade" do dia), descemos para Paredes e seguimos pra Baltar, seguindo-se Valongo, subir até ao Alto da Serra e descer até casa. Foram 108.09km a uma média de 27,65km/h

Boas,

No sábado também fiz matosinhos-alpendorada mas vim pelo mesmo caminho (marginal do rio douro). A serra de aragão é onde? É possível colocar o percurso no google?

Obrigado
 

Man_In_Blue

New Member
Hum... eu adorava fazer isso mas tenho medo de te enganar :(
É que eu ia atraz do pessoal e eles é que conhecem aquilo... Mas basicamente é seguir quase sempre em frente...
 

Mingus

Member
Ok. Obrigado de qualquer forma.
Estive a ver no googlemaps e há uma localidade chamada Abragão, depois de se passar o outro lado do rio tâmega e perto da zona de alpendorada. Talvez seja isso.
 

Man_In_Blue

New Member
É essa mesmo. Se seguires pela estrada principal começas a subir a serra. Depois quando começas a descer vais pra perto de Paredes.
A subida dessa serra nao é nada de especial, faz-se bem. São 10km
 

duchene

Well-Known Member
É ciclável, mas trata-se de uma variante/via rápida pelo que não aconselho a ida por aí, muito menos a subir. Mais vale gastares mais alguns quilómetros e utilizar a via tradicional por aqui.
 

fogueteiro

Active Member
Eu já a desci, e como é mais ou menos recta, torna-se aborrecida para quem sobe. A alternativa do Duchene é capaz de não subir tanto e a monotonia dá lugar à beleza. Também aconselho.
 

duchene

Well-Known Member
O meu conselho é até mais por uma questão de segurança. Pelo menos eu nunca me sinto 100% descansado quando circulo nestas vias/variantes dada a elevada velocidade a que os automóveis lá circulam. Ainda estes dias fui fazer novamente a volta das minas do pejão e fiquei todo contente em ter usado a antiga estrada que passa em frente à mina, ao invés de ir pela nova, mais a direito.
 

Mingus

Member
Já não passo aí há algum tempo e tinha ideia que era uma variante com separador a meio. Também prefiro, de longe, as estradas mais secundárias. Normalmente têm vistas melhores e é mais seguro. Vou seguir o vosso conselho e optar pela estrada antiga.
Obrigado aos dois.

Já agora, estou a pensar subir a serra de montemuro (até às portas de montemuro) passando por cinfães e penso precisar de seguir 3 nacionais - a 224, 222 e 321. Já algum de vocês por lá andou? É fácil a gente perder-se no trajecto?
 

fogueteiro

Active Member
Mingus

eu já fiz o Montemuro mas em sentido contrário, que em termos de orientção vai dar ao mesmo. Pouco após a saída de Castelo de Paiva vais ter uma "dificuldadezinha" que concerteza a farás na boa. Terás que subir durante uns kms, mas aconselho-te a não olhares para a estrada mas sim para a paisagem. Sinceramente não é nada de especial. Até Cinfães é um carrossel (sobe e desce) constante mas nada de especial. À entrada de Cinfães o paralelo aparece durante 1000 ou 1500 metros, em subida para ti. Depois apanhas a N321. Não te perdes, porque é fácil, mas quem tem boca...

A subida do Montemuro, acho-a bem mais complicada pelo lado Sul. A vertente Norte é longa, mas relativamente pouco inclinada, nunca ultrapassando os 7%, e só em curtos espaços. Eu desci e por vezes tive que dar aos pedais senão não avançava.

Aconselho-te a parares, mais ou menos a meio, e ver a paisagem deslumbrande dum vale profundo que vais ter ao teu lado esquerdo. Aliás todo o passeio é lindíssimo. Aproveita, mesmo.

Já agora e depois chegado ao topo, voltas por onde?
 

Mingus

Member
Boas Fogueteiro.

Obrigado pelas indicações. Vou levar alguns pontos de referência escritos para não me perder, e é mesmo isso, que tem boca... :)
Conheço mais ou menos a subida até Espadanedo. Vou fazer isso com calma dada a pouca experiência e também para desfrutar da paisagem.

Devido a compromissos familiares vou ter de fazer isso numa manhã, portanto estou a pensar sair de perto da ponte de entre os rios (de manhã cedo) e chegado ao topo voltar pelo mesmo sítio. Dá cerca de 100kms. Deve haver outras estradas muito interessantes para regressar - eventualmente por gralheira / lamego - mas não me parece que vá ter tempo disponível para fazer uma volta maior. Gosto mais de ir e voltar por sítios diferentes, mas às vezes tenho mesmo de fazer assim.
 

maust

Well-Known Member
Deixo aqui os tracks das vertentes até ao ponto mais alto da serra do Montemuro.


Vertentes norte:
Começo na Barragem do Carrapatelo, passando por Cinfães.
São 28,8km a 4,5%.
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=7D4E7D1679B266DBF211ECB011004E38?fileId=ybxxlxraonjgbsgn


Começo em Porto Antigo.
São 24km a 5,4%.
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=7D4E7D1679B266DBF211ECB011004E38?fileId=esyskvqwlpmfmkfp



Vertentes Sul:
Começo em Ester.
São 15km a 7,2%.
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=7D4E7D1679B266DBF211ECB011004E38?fileId=pvmqhzsuhtndplhj


Começo em Sobradinho.
São 13,3km a 7,5%.
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=7D4E7D1679B266DBF211ECB011004E38?fileId=nujynywkaeijaayc


As vertentes norte são mais longas mas muito menos íngremes que as vertentes sul.

P.S.: Na quilometragem de todas as vertentes estão incluidos 2,5km no estradão do parque eólico situado no cume do Montemuro.
Os tracks são até à altitude máxima ciclável do Distrito de Viseu.


Também na serra do Montemuro, há a subida até Gralheira. São 25km a 5%.
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=7D4E7D1679B266DBF211ECB011004E38?fileId=snplzdrsfernaltx
 

Mingus

Member
Também já ponderei deixar o carro no torrão e fazer a subida pela barragem do carrapatelo e descer por espadanedo.
Pelo lado sul deve ser bem durinho, como aliás o fogueteiro já tinha dito.
 

fogueteiro

Active Member
Na quilometragem de todas as vertentes estão incluidos 2,5km no estradão do parque eólico situado no cume do Montemuro.
http://www.gpsies.com/map.do;jsessionid=7D4E7D1679B266DBF211ECB011004E38?fileId=snplzdrsfernaltx

De finhinha não dará muito jeito. Não é obrigatório que se vá pelo estradão. A estrada nacional 321 sobe e desce o Montemuro, e o piso está em óptimas condições.

Também já ponderei deixar o carro no torrão e fazer a subida pela barragem do carrapatelo e descer por espadanedo.

De bike nunca fiz, do Carrapatelo para cima (Cinfães), mas de carro sim, e posso dizer-te que não é nenhum rebuçado. Aquilo é inclinado, e lembra-te que tens cerca de 25kms à tua frente de subida constante.
 

Mingus

Member
A ideia é chegar lá acima e parar ali numa daquelas povoações no topo - Alhões, Faifa, Carvalhosa. Não é necessário ir às eólicas.

Esse caminho do Carrapatelo também já fiz de carro há algum tempo atrás e lembro-me que realmente subia bem, mas como na altura ia mais atento à paisagem não devo estar a ver bem a dificuldade. De qualquer forma é melhor ficar pelo plano inicial que já é bem complicado.
 

duchene

Well-Known Member
Podes sempre subir por Carrapatelo ou Castelo de Paiva, descer por Porto Antigo e regressas pela 108 via Pala e Alpendurada até Torrão.
 

Mingus

Member
Também deve ser bem interessante vir por esse lado. Penso que a passagem para a 108 é feita perto da estalagem Porto Antigo.
Essa volta ficará para um dia que tenha mais tempo disponível.
 
Top