• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

Cláudia

New Member
Conheço bem o local do acidente. Zona de muita velocidade...
Bolas para isto, tem sido notícias destas atrás umas das outras :(
 

Speças

New Member
Bom, mas que "cacetadão"!
Devem ser os efeitos colaterais do Verão e das férias... ou então da falta delas!!
Triste e lamentável!

O que ainda mais me impressiona - a julgar pelas fotos do acidente - é que a estrada ainda tem uma berma considerável...
Acho que a minha teoria do "ah! aqui há uma berma porreira!" (= a + segurança) acabou de ir por água abaixo.
 

RTC

Moderador
Staff member
:(
Tanta coisa que pode ter acontecido/potenciado o acidente.
Uma coisa é certa, nesta altura evito por completo estradas mais movimentadas (acesso a praias, centros urbanos, etc). Se quero ir a um sitio em concreto que seja fácil lá chegar por uma estrada que nesta altura ainda tem mais trânsito do que o habitual, procuro alternativas. Nem que vá faça mais 10, 15 ou 20 kms e/ou tenha que subir paredes.
 

Ganfas

Well-Known Member
Já agora por curiosidade. Numa estrada com uma berma como aquela vocês andam na estrada ou vão na berma?
 

GMQ

Well-Known Member
Eu por aqui vou dando mais destaque às estradas secundárias. Para quem venha para esta zona acesso para a praia de faro aeroporto esqueçam e não se metam por aí muito perigoso porque temos muitos acessos e os carros não nos dão prioridade...
 

Rapido

Well-Known Member
Já agora por curiosidade. Numa estrada com uma berma como aquela vocês andam na estrada ou vão na berma?

Berma, sem duvida....alias, só não ando na berma se ela não existir ou estiver em mau estado. N10 entre Azeitão e Setúbal vou sempre na berma.
 

grouk

Active Member
Já agora por curiosidade. Numa estrada com uma berma como aquela vocês andam na estrada ou vão na berma?[/QUOTE


sempre na estrada mesmo com bermas largas, vão refilar mas é mais seguro pelo menos na minha opinião, só me desvio para facilitar quando tenho a noção que o condutor já tem noção da minha presença
 

Ganfas

Well-Known Member
Eu também prefiro andar na estrada mesmo tendo uma berma larga.

Prefiro ir na estrada pois se for na berma e tiver de me desviar de alguma coisa que lá esteja, ou lixo, ou se a berma acabar assim do nada tenho de voltar à estrada e se tiverem muitos carros a passar de certeza que nenhum deles se vai desviar para me dar espaço.

Claro que indo na estrada, não vou no meio, vou sempre colado à linha.
 

jocarreira

Well-Known Member
Com a nova revisão do código da estrada, abriu-se uma excepção para os velocípedes poderem circular nas bermas desde que não coloquem em risco os peões que estejam a circular por lá.

Artigo 17.º

Bermas e passeios

1 - Os veículos só podem circular nas bermas ou nos passeios desde que o acesso aos prédios o exija, salvo as exceções previstas em regulamento local.

2 - Sem prejuízo do disposto no número anterior, os velocípedes podem circular nas bermas fora das situações previstas, desde que não ponham em perigo ou perturbem os peões que nelas circulem.
 

Morg

Well-Known Member
não é uma questão de gostar mais ou menos. somos obrigados, por código, a ir na estrada

Fiquei com ideia de que na última revisão da lei ficámos com opção de circular na berma, o mesmo acontece na existência de ciclovia onde inicialmente tínhamos que lá circular e depois passámos a ter opção estrada ou ciclovia.

Gostaria de saber como está a lei actual.

Obrigado jocarreira pela informação, estava a escrever quando fizeste post.
 

lgass

Well-Known Member
tinha a ideia contrária... pensava que essa opção tinha sido eliminada na nova revisão... mea culpa
 

Carlosafcosta

New Member
eu entre azeito/Setubal/casal do marco etc quando dou por mim tou na berma. Não é que eu queira. eu acho que devia andar na estrada, mas as razias são tantas que o corpo já se desvia para lá sozinho.. é que já ouvi alguns iluminados de automobilistas em fóruns, a dizer que se vai na berma, não se pode meter na estrada quando quer. Tem que esperar que lhe cedam a passagem..Ora..se eu tou na estrada...e saio para a berma para a segurança, para voltar à estrada perco prioridade. Certo.
 

Mhrs

Member
O número de acidentes graves com ciclistas tem vindo a aumentar e essa tendência há-de continuar porque cada vez há mais ciclistas nas estradas. Para além da explicação estatística, há também um problema de habituação dos automobilistas às bicicletas. Vai demorar tempo e temos de estar preparados para isso. Cada vez é mais aconselhável praticar ciclismo defensivo, na escolha das estradas, dos horários, dos grupos, das velocidades e de tudo o mais. Num acidente que envolva ciclistas e automóveis, a probabilidade de morrer ou ficar seriamente ferido é muito grande. Com isso não se pode brincar.
 

lgass

Well-Known Member
há muitos abusos de parte a parte. erros de parte a parte.

generalizações são sempre perigosas, mas o que mais me tem desiludido são os motociclistas. são os que me fazem maiores razias!

ainda este domingo, ia marginal fora e acabou por ocorrer uma cena triste:
junto ao casino Estoril, nos semáforos, parei atrás de 3 motociclistas que falavam uns com os outros. parados no sinal, só percebi que se elogiavam mutuamente (acho que não se conheciam) e deviam ir na brincadeira pois um questionou se os outros não se importavam que ele fosse a filmar. arrancaram com o sinal por ficar verde e a grande velocidade
mais tarde, a chegar ao guincho, estavam esses mesmos 3 e mais 1 ou 2 à conversa. motas paradas, eles em amena cavaqueira.
parei pouco mais à frente para comer e eles retomaram caminho (calculo que ao habitual destino domingueiro que é o cabo da roca). barulhentos e a tentar dar show lá foram a fora. carros e bikes eram meros obstáculos que não deveriam lá estar.
alguns minutos depois (poucos porque eu sou muito rápido :p) a meio do guincho, um dos rapazes estava na berma contrária estendido no chão, imóvel. um carro amolgado de lado estava praticamente em sentido contrário... não faço ideia de como foi o acidente e não parei visto já estar demasiada gente à volta... mas aquilo não correu bem... espero que seja maior o susto, mas quando estamos na estrada, convém pensarmos em nós e nos outros.
 
Concordo com o Mhrs em que devemos começar a praticar um ciclismo defensivo.
Para além das regras de transito que devemos respeitar( exemplo parar em semáforos..deixar passar os peões nas passadeiras, não pedalar em cima de passeios...etc.) para ficarmos bem vistos na sociedade ainda devemos na minha opinião praticar condução defensiva, isto é, com exemplos:
-ter o máximo de cuidado nos cruzamentos/entroncamentos mesmo tendo prioridade para ver se realmente os outros nos estão a ver( muitas vezes os condutores não sabem que uma bicicleta pode andar a 50km e não calculam os tempos de arranque..
-quando pedalamos e se possível ajudar/facilitar os outros veículos na ultrapassagem " erguendo a mão " como sinal de ajuda..

Acima de tudo cada vez somos mais a pedalar, o "boom" nas estradas foi exponencial e tudo leva o seu tempo para nos habituarmos a coabitar na faixa de rodagem . ( um aparte: reparem que existem localidades em que tem passeios e os peões andam nas estradas...ou do lado contrário, porque o "povo" ainda não está habitado ao passeio! ) ;)

Eu por mim falo como condutor, motociclista, ciclista ...vou tentar ser melhor e respeitar o próximo e acima de tudo passar a mensagem a todos os meus amigos condutores...motociclistas...ciclistas e peões ;)
 

fernandes_85

Well-Known Member
Ponto prévio: Eu concordo que os ciclistas devem praticar uma condução o mais defensiva possível e dar o exemplo nas estradas conforme vocês dizem.

Mas confesso que por mais que tente não consigo perceber a ligação a esta situação concreta. Perdoem-me a analogia: vocês parecem aquela mulher que leva porrada do marido e as amigas/familiares a seguir dizem-lhe épa tu tem calma, nao podes irrirtar o teu marido, tens de ter paciência com ele...

Isto querendo dizer: o centro da questão e o que mais me assusta quando me monto na bicicleta não é o MEU comportamento (que isso 99% sou EU que controlo). O que me assusta são os outros, neste caso os automobilistas. Porque eu posso ir a fazer tudo certo e bastar ir um senhor num automóvel que ou vai com pressa, ou detesta ciclistas, ou vai ao telemóvel, ou bebeu demasiado ou almoço, ou vem da discoteca e quer ir durmir, ou vai a fazer uma corrida, ou acha que deve colocar o ciclista no seu lugar...ou whatever

Enquanto não nos mentalizarmos que quando estamos a conduzir um automóvel estamos a conduzir uma "arma" de 2ton não vamos lá....O ano passado morreram cerca de 500 pessoas em Portugal resultantes de acidentes de viação sejam estas peões, ciclistas, passageiros ou condutores de automóveis, desde 2000 foram cerca de 15.000 pessoas que perderam a vida (e já não falo de feridos graves)...ora isto é mais do que morreram de americanos no Iraque e ai estamos a falar de uma Guerra.

Soluções fáceis??!! obviamente que não há e haverão sempre acidentes e mortes na estrada. Agora se têm nas maos uma "coisa" de 2ton, devia-se ter a noção do perigo e responsabilidade que isso é não só para o próprio mas e sobretudo para os outros.

O que me entristece é a tolerância que todos nós temos para alguns comportamentos criminosos que todos os dias existem na estrada, dos quais destaco: excesso de velocidade em meio urbano, conduzir ao telemóvel e condução com alcool.
 
Top