• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu começo a ler e a meio deixo de ler, já foi dita tanta parvoíce que deixa de ter sentido para mim ler, até ao fim deve de ser a mesma coisa
Eu nunca percebi o que é que tem o uso do capacete a ver com a conversa, eu uso e não acho que deve ser obrigatório, só serve para proteger o próprio, o que é que adianta aos condutores dos automóveis um gajo/a usar ou não o capacete, os únicos interessados são os utilizadores e as companhias de seguro
Nunca viu ninguém parar no vermelho, neste caso o utilizador da bicicleta, oh fdx, eu vejo tantos gajos de carro não pararem nos vermelhos, já nem menciono o que fazem ao amarelo que é como se não existisse para a maioria e não é por isso que digo que é a maioria que não para, eu desde que deixei de andar de carro constantemente comecei a ver a coisa de outra forma, porque comecei a sentir no pelo
Já agora eu também não sou a favor da obrigatoriedade do uso do sinto de segurança, eu uso, já usava antes de ser obrigatório e continuarei a usar, porque me protege e o resto é historias
Faz-me lembrar aquela conversa dos pelos nos lavatórios, é só gajas, mulheres, miúdas, o que se queira, a partilharem merdas dessas como se todos fossem assim, o que tenho a dizer é que escolheram mal, divorciem-se, eu não deixo pelos no lavatório, acho estupido e porco não se limpar o que se suja

Eu nem gosto de me fazer de vitima, dou-me bem com a maioria dos utilizadores das estradas, alguns não deviam mesmo de conduzir e não interessa se têm carta ou não, não deviam de conduzir e ponto, eu já vi alguns a andar em sentido contrario e era porque queriam ir por ali, não era por se enganarem, tal como a maioria e são muitos os que usam o telemóvel o usam porque querem
A maioria comenta assuntos de utilizadores de bicicleta como se os utilizadores das bicicleta fossem uns homens das cavernas, acham que andam de bicicleta porque nunca conseguiram tirar a carta, basta ler a quantidade de comentários que o menciona, acham que pagam muito de seguro mas acham que os outros o deviam pagar, ou seja, os argumento são do tipo, eu tenho uma pistola e obrigam-me a fazer assim, tu tens um corta unhas e deves fazer o que me obrigam a fazer por ter uma pistola

Acaba por ser uma conversa para a maioria de um sentido só, por isso comecei a deixar e comentar tanto porque o pessoal não quer conversar, discutir o que está errado e certo, quer ter razão
 

elchocollat

Well-Known Member
Subscrevo @GuilhermeOliveira !
Há animais nos 2 lados.
Hoje numa estrada que está em obras e limitada a uma faixa, passei no verde. Estava verde e passei.
A meio do meu trajeto o sinal abre do outro lado. Felizmente resolvi a situação (não dava para mudar de faixa porque estava a ser alcatroada e não podia ir para lá) ficando parado na berma. O trânsito vinha devagar, a situação resolveu-se e vem um grunho bem burro, para o carro, abre o vidro e diz "depois querem os mesmos direitos não é?"
Uma vez mais fiquei a pensar que o que falta é civismo. Eu estive correto, fiz tudo correto. Lá passei no pouco tempo do verde que restava e lixei-me. Ainda para mais um trajeto bem longo (que eu desconhecia).

Enfim. E na minha câmara apanhei 2 outros grunhos a passar o vermelho.
Mais uma vez, falta de bom senso e sequer de raciocínio.

Por outro lado, muita gente a respeitar, dar distância, respeitar o meu abrandamento, sem stress.

Atenção qie muitas vezes o problema é dentro das cidades.
 

Bernalve

Well-Known Member

{the_crow}

Well-Known Member
7:20.... naquela circular.. onde da para por o pezinho no acelador..... solzinho a bater mesmo de chapa na vistas.... tasse mesmo a ver o filme.... enfim.... RIP :( :( :(
 

nunorfa

Member
Se esta gente que causa estas coisas fosse presa por homicídio uns 10 anos ficar sem carta não a podendo tirar mais, e isso passasse nas televisões iam ver como os condutores começavam a respeitar quem vai na estrada.
 

cutkiller

Well-Known Member
Eu continuo a achar que é completamente surreal um país como o nosso não promover mais o uso da bicicleta e principalmente não promover campanhas de segurança às "carradas"!

Provavelmente os €s que ganham com a fantástica taxa carbónica nos combustíveis, é um bom inimigo ao que disse anteriormente..
 

cconst

Well-Known Member
Campanhas de sensibilização, fiscalização e multas pesadas.
Acredito que fazer campanhas de educação/sensibilização sobre as regras de trânsito, acompanhado de um reforço de fiscalização das mesmas (apenas para o pessoal não se queixar que não estava avisado) seja o único caminho.

MAS para todos! Para isso seria necessário dar mais poder aos PSPs e Policias municipais para - p.e. - poderem autuar em estacionamentos, respeito dos semáforos, passagem em passadeiras, circulação no passeio, sentidos contrários (a quantidade de Ubers e Glovos que vejo a fazer isto de scooter, moto e trotinete).

Eu não me lembro de ver um Outdoor a sensibilizar para o C.E. num passado recente. Mas tenho bem presente que na minha infância havia muita campanha nesse sentido - nomeadamente para o uso do sinto de segurança e do capacete. Porque não começar por aqui?!
 

elchocollat

Well-Known Member
Fui ver os comentários, e a malta fala lá da ciclovia. E de facto ela está lá. Bastante longe da estrada, parece larga e segura. Se o é não sei, porque não sei onde foi o acidente, nem sequer conheço a estrada.

Ora, eu gostava de saber (se alguém me conseguir responder) se será impossível de utilizá-la de forma paralela à estrada.
Sim malta, eu sei que é deplorável a atitude do condutor. Basta ver o vidro, não é?
Até aqui estamos todos de acordo, mas eu queria focar-me noutro lado.

Passo a explicar:
a ciclovia existe, o que por si só é um motivo de indignação que infelizmente se sobrepõe ao mais importante: à perda de uma vida - "mas porque raio ia a pessoa na estrada se tem a ciclovia ao lado?!" é esta a pergunta que mais confunde quem não compreende, e que eu queria que me ajudassem a perceber.
Alguém tem o link do google maps desta estrada/do sítio?
 

cconst

Well-Known Member
Andei a explorar o site da ANSR (à conta do inquérito) e dei com esta estatística:

(disponível aqui)

O único a subir foram os velocípedes. Tendo em conta que - normalmente - um incidente entre duas bicicletas não é grave logo não é reportado ou entre uma bicicleta e um peão não é grave nem reportado, deduzo que (posso estar a generalizar em demasia...) este aumento se deve a colisões entre velocipedes e veículos a motor.

@elchocollat procura no google maps por "Via Circular Externa, Montijo". Efetivamente existe ciclovia e pelo horário, não deveria haver muitos peões a ocupar a ciclovia... Possivelmente também não haveria muito transito automóvel. O porquê dessa decisão só um poderia responder.

Na N10 existe um troço com ciclovia (no meio dos passeios) que EU nunca fiz. Não considero seguro para mim, nem para os restantes utentes do passeio. Não sei se ali seria o caso ou não (conheço o local, mas nunca lá passei de bici).
 

card0so

Well-Known Member
Fui ver os comentários, e a malta fala lá da ciclovia. E de facto ela está lá. Bastante longe da estrada, parece larga e segura. Se o é não sei, porque não sei onde foi o acidente, nem sequer conheço a estrada.

Ora, eu gostava de saber (se alguém me conseguir responder) se será impossível de utilizá-la de forma paralela à estrada.
Sim malta, eu sei que é deplorável a atitude do condutor. Basta ver o vidro, não é?
Até aqui estamos todos de acordo, mas eu queria focar-me noutro lado.

Passo a explicar:
a ciclovia existe, o que por si só é um motivo de indignação que infelizmente se sobrepõe ao mais importante: à perda de uma vida - "mas porque raio ia a pessoa na estrada se tem a ciclovia ao lado?!" é esta a pergunta que mais confunde quem não compreende, e que eu queria que me ajudassem a perceber.
Alguém tem o link do google maps desta estrada/do sítio?
Não sei o local, mas a circular é esta:
https://goo.gl/maps/mNYjfQ6DCK8mwtGq6
 

elchocollat

Well-Known Member
Não vamos adiantar nada, infelizmente perdeu-se uma vida.

Estive a ver e a ciclovia percorre essa circular externa toda e vai até à N5 onde continua a existir. Do pouco que vi até parecia ser bastante boa comparada com muitas que andam por aí.
Pelo que entendi o senhor ia para o trabalho e iria fazer esse mesmo percurso, mas a meio do percurso a ciclovia deixava de existir para ele e aí já teria que optar por ir na estrada.

Volto a frisar que sempre que pudermos devemos ir visíveis e utilizar a ciclovia sempre que possível. Vamos a 20km/h? Que se lixe. São menos uns metros que deixamos de correr risco.
Infelizmente, +1vítima-1vida.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
O pensamento está errado, tal como achar que a ciclovia é para todos
Não é por acaso que existe muitos acidentes entre carros eles também acham que, por existir uma estrada vale tudo, inclusive cagar para os limites de velocidade, cada vez mais, acho que o limite de 30 dentro das localidades faz mais falta e sentido, era contra até achar que não aprendem porque não querem, não são burros logo não tem desculpa
 

bullspot

Well-Known Member
Sinceramente e pela quantidade absurda de comentários que se podem ler a "apontar" para a ciclovia, começo a achar que a existência das mesmas só veio criar um problema ainda maior para os ciclistas, sobretudo para aqueles com bicicletas de estrada que circulam a velocidades mais altas.
Usar a não utilização da ciclovia como desculpa para estes acidentes é uma aberração da sociedade cívica. Mais valia deixarem as ciclovias para os peões e a bicicleta passava a ter que circular obrigatoriamente na faixa de rodagem. Já era assim antes de existirem ciclovias, não havia metade dos acidentes e não se via tanta estupidez como se vê hoje. Os velocípedes estão contemplados no código de estrada há muito tempo, não percebo esta tendência recente de considerar que a bicicleta está mais equiparada a um peão do que a um veículo. Se calhar os ciclistas que andam em cima dos passeios é que têm razão... :rolleyes:
 

{the_crow}

Well-Known Member
E lá voltamos a questao das ciclovias.... e lá volto eu a ter o mesmo pensamento que sempre tive relativo as mesmas: evitar tudo o que seja estrada (prinicipalmente vias rapidas ) que tenham ciclovia

E pq é que tenho esse pensamento? precisamente pelo facto de que é mais um foco de confusão e discórdia..

Pelo que entendi o senhor ia para o trabalho e iria fazer esse mesmo percurso, mas a meio do percurso a ciclovia deixava de existir para ele e aí já teria que optar por ir na estrada

Acho que estas a entender mal.. essa ciclovia esta em toda a extensão da via rápida..
 

RSilva

Well-Known Member
O facto de existir ali uma ciclovia (que também serve para passear, correr, andar com carrinhos de bebé e cães) não obriga nenhum ciclista a utilizá-la, tal como está plasmado no código da estrada, portanto a ciclovia é uma falsa questão que serve apenas para desculpar o automobilista e culpar a vítima.

É até mais seguro para quem está a passear na ciclovia não levar com um ou mais ciclistas que se deslocam por exemplo a 30kmh, ou mais, a essas velocidades o lugar do ciclista é na estrada e por isso tem de ser respeitado. Nem todos os que andam de bicicleta andam a passear, e já nem vou falar dos atletas que tem por obrigação treinar diariamente.

A estrada em questão tem dupla faixa em cada sentido, logo só um cego é que se vai espetar na traseira de um ciclista, se tem dificuldade em ver, ou está encadeado pelo Sol mais uma razão para redobrar os cuidados diminuindo a velocidade. Se tivesse sido numa estrada sem ciclovia (como a recente morte em Lisboa) qual era a desculpa?

Não vale a pena... sem bom senso há mortes, mas é na pele de ciclistas que morremos nunca é na pele de automobilistas (refiro-me ao confronto carro/bicicleta). Fica a dica porque muitos de nós também somos automobilistas.
 

elchocollat

Well-Known Member
Acho que estas a entender mal.. essa ciclovia esta em toda a extensão da via rápida..
Lá nos comentários é dito onde o senhor trabalha.
Para ir para lá, tendo em conta que levava essa estrada, o percurso que o google maps dá, a meio corta-se para a esquerda, e é nesse momento que a ciclovia deixa de existir porque se corta à esquerda. Ela continua na extensão da estrada. É necessário sair dela para fazer o corte. Não sei se me fiz entender agora :p em teoria, daria para ir na ciclovia até ao momento do corte à esquerda.

E lá voltamos a questao das ciclovias.... e lá volto eu a ter o mesmo pensamento que sempre tive relativo as mesmas: evitar tudo o que seja estrada (prinicipalmente vias rapidas ) que tenham ciclovia
E pq é que tenho esse pensamento? precisamente pelo facto de que é mais um foco de confusão e discórdia..
Concordo a 100%. É que nem acrescento mais nada.

Eu vou dizer-vos o que penso das ciclovias:
Está em nós humanos andarmos sempre a comparar-nos. Em Portugal frequentemente é enaltecida a posição dos países nórdicos que têm uma qualidade de vida excelente e bla bla bla. Para as bicicletas, a comparação é a Holanda.
Na Holanda as ciclovias existem e são respeitadas, seja por peões seja por automobilistas ou ciclistas.
Na Holanda se a ciclovia existe, as pessoas vão lá.

Ora, neste caso em específico não adianta nada discutir de quem é a culpa ou de quem estava certo.
O que é preciso perceber para situações como esta é porque razão é que causa aversão ir para uma ciclovia.
Sim eu já sei: há obstáculos, há carros, pessoas a passear etc etc.
Mas se a ciclovia está lá é para permitir que lá se possa circular fora do contexto da estrada.
Do meu lado, por onde ando não tenho ciclovias logo ando na estrada e aí é uma atitude diferente.
Mas se há a ciclovia porque razão é tão difícil fazer um desvio e ir para lá? Mesmo que devagar, consegue ser mais seguro que ir partilhar a estrada.

O problema, segundo me tenho vindo a aperceber é só um mas quem leva com as consequências é sempre o mesmo.
O problema é que falta consciência de velocidade, vida, não usar o telemóvel enquanto se conduz, não andar nas ciclovias porque são para ciclistas. Entre outros que sabemos.
Nessa em específico, nem sei se é uma via partilhada ou não.

Não acredito que as ciclovias estejam sempre e todas obstruídas.
No meu caso, quando apanho uma ciclovia vou para lá (que só apanhei em Torres Vedras). baixei a velocidade e por acaso não apanhei ninguém a pé porque o passei estava ao lado.

Falta consciencialização de todos os lados, não só de um. Se há um problema, não é só de um lado.
Mas a lamentação é sempre de uma pessoa, e muito provavelmente daquela que vai na bicicleta.
 
Top