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La Vuelta 2019

Bipbip

Well-Known Member
Na minha opinião quedas, avarias, furos ...etc fazem parte desta e de qualquer corrida e portanto ao nível desportivo faz parte do jogo, quanto ao aspecto do fairplay..bem cada um tera certamente a sua opinião.
Contundo incompreensível é, a ser verdade, a atitude da UCI, na minha opinião é o mesmo que o arbito marcar um penalty porque a equipa adversária marcou um golo pq o guarda redes caiu, ou seja o jogo passa a ter um elemento de equilibrio externo que não faz sentido.
 

Tourmalet

Well-Known Member
Sem ver nada digo só isto, se a UCI ajudou o Primo de forma inequivoca, amanhã a Movistar não devia sair pra estrada. Uma coisa é usares um azar de um adversário em teu proveito, que embora seja moralmente discutível, não é contra as regras do ciclismo, outra coisa é a própria entidade reguladora infringir as regras em detrimento de um determinado atleta/equipa.
 

Tourmalet

Well-Known Member
Quando o Dumoulin teve de arrear o calhau também ninguém no pelotão esperou que ele acabasse o serviço... mas ele também cagou completamente no assunto e ganhou o Giro na mesma :D

Um gajo cair ou ter uma avaria merece mais respeito que borrar-se todo ?
 

NULL

Moderador
Staff member
Lollllll

A Movistar ainda sai mais ridicularizada... iam a puxar na frente porque fizeram um reconhecimento top do percurso! MEGA LOLLLLLL

Afinal a queda deu-se mesmo na frente e apanha os Visma quase todos...
 

Bruso

Well-Known Member
Não existe regra sobre este assunto mas é daquelas regras que não precisam ser escritas.
Quando o líder da CG cai ou tem uma avaria ninguém ataca ou muda o ritmo na frente do pelotão (isto é exclusivo ao líder da CG).
A Movistar tentou claramente se aproveitar da situação mas não há regra que os impeça de fazer. A UCI não tem nada que intervir.
 

qwerAC

Well-Known Member
Vamos lá ser objetivos, a corrida não estava nem pouco mais ou menos lançada. Segundo a queda deu-se na frente do pelotão portanto essas teorias de que as equipas que iam na frente foram prejudicadas, é logo uma treta.
Terceiro, segundo o código moral do ciclismo, o que a movistar fez foi nojento.
Quarto, ainda mais grave é aquilo que a jumbo e outras dezenas de ciclistas fizeram, visto que fizeram uns bons 10 km a serem ajudados pelos carros, e isso não está errado apenas no código moral (serem 10 km obviamente), está errado no REGULAMENTO! Dá direito a PENALIZAÇÃO!
Quinto, apenas uma curiosidade, por que é que a movistar parou após uns 15 km a fundo?
 

qwerAC

Well-Known Member
Se ninguém parasse não havia estas discussões. São situações de corrida, paciência.
Não concordo, porque depois o bom senso vai desaparecer do pelotão. E sabes o que irá acontecer no futuro? Vão gajos dar uma mijadela, e os chicos espertos começam a puxar. É a zona de abastecimento, e lá estão os chicos espertos a atacar. E o problema é que em todas as etapas um gajo tem de mijar e comer. Portanto situações de anti fairplay iam ser o prato do dia no ciclismo.
Ainda para mais todos sabemos quando uma corrida está lançada ou não está. O que eles vêm dizer depois... isso é outra história.
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Na minha opinião quedas, avarias, furos ...etc fazem parte desta e de qualquer corrida e portanto ao nível desportivo faz parte do jogo, quanto ao aspecto do fairplay..bem cada um tera certamente a sua opinião.
Contundo incompreensível é, a ser verdade, a atitude da UCI, na minha opinião é o mesmo que o arbito marcar um penalty porque a equipa adversária marcou um golo pq o guarda redes caiu, ou seja o jogo passa a ter um elemento de equilibrio externo que não faz sentido.

As quedas fazem parte da modalidade. Podem ter diversas causas, o simples azar, falta de destreza, correr um risco que não foi bem medido...
Isto é um desporto profissional, onde há um grande investimento por parte dos patrocinadores...Existe regras que devem ser cumpridas por todos. Essas regras estão escritas para todos terem conhecimento delas. O moral ou o falso moralismo, qual virgens ofendidas...já não há paciência. Se querem que a corrida pare quando um líder caí escrevam essa regra. Só o líder??? E se for o segundo se estiver a 1 segundo do líder, e o terceiro se ainda tiver hipótese de lutar pelo primeiro lugar? Isso de regras não escritas num desporto profissional. Não havendo perigo para a integridade física, a corrida não deve parar, na minha humilde opinião
 

cutkiller

Well-Known Member
Mas a UCI mandou claramente a malta abrandar?
E já agora qual era o tempo de vantagem de ambos os grupos quando isso aconteceu?
Pelo que percebi os poneis da Movistar já estavam a acabar.. E lá atrás... Jumbo + Astana vinham com homens a trabalhar?

Eu sinceramente em nome do fairplay acho que a Movistar esteve péssima tal como a UCI. Isto era tão bonito se a Movistar não tivesse feito o que fez e agora ninguém estava a falar sobre isto..
 

pratoni

Well-Known Member
Não concordo, porque depois o bom senso vai desaparecer do pelotão. E sabes o que irá acontecer no futuro? Vão gajos dar uma mijadela, e os chicos espertos começam a puxar. É a zona de abastecimento, e lá estão os chicos espertos a atacar. E o problema é que em todas as etapas um gajo tem de mijar e comer. Portanto situações de anti fairplay iam ser o prato do dia no ciclismo.
Ainda para mais todos sabemos quando uma corrida está lançada ou não está. O que eles vêm dizer depois... isso é outra história.
Pelos relatos de antigos ciclistas sempre foi assim até aos anos 90.

Até os Hinaults e afins faziam isso. Só quando o Lance Armstrong se tornou o dono disso tudo é que se começou a falar nesse tipo de "fair play" que só se aplica ao lider da prova.

Ou seja há dois pesos e duas medidas.

Alguém esperou pelo chavez quando ele estava no chão e teve de trocar 3x de bicicleta? E se fosse o MAL ou o Quintana? Todos diziam "temos pena"... né?

Sinceramente esta história deste pseudo fair play em relação apenas ao líder já me mete nojo....
 
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