Actualmente não vou para a estrada com chuva e opto pela btt. (Bem, hoje foi porque a Bianchi aina não voltou casa...
). A principal razão é a segurança: piso escorregadio, tanto para mim como para os automóveis, já que não há o hábito de os automóveis e as bicicletas conviverem na estrada.
Mas houve alturas em que treinava “a sério” e o planeamento não podia ser interrompido por semanas consecutivas de chuva, principalmente os treinos longos do fim-de-semana. Contudo, nunca saía de casa com chuva forte e, nessas alturas, optava pelos rolos. Várias vezes fiz 6 horas de rolos
Mas com frequência ia preparado e apanhei chuva no caminho. Nessas alturas observava sempre um conjunto de regras, tais como:
1 – escolhia percursos seguros, com pouco trânsito e sem grandes descidas. Nem que tivesse de ir de carro até um lugar apropriado.
2 – Nesses dias não fazia treino de qualidade (séries, rampas, etc.) e optava por contínuo em endurance.
3 – como tinha 2 bicicletas levava sempre a pior e montava as piores rodas (Nuno: nesses dias deixa as Zipp 404 em casa…). Em princípio os quadros não sofrem muito com a chuva (sobretudo os de carbono) mas a transmissão sim: corrente, eixo pedaleiro, caixa da direcção. Assim como os calços de travão, e o cabeçote do espigão de selim e os carris do selim. Nada que não seja normal numa btt mas não numa bicicleta de estrada. Esta questão é relevante quando se precisa ter uma bicicleta sempre preparada para um bom desempenho.
4 – usava umas luvas e umas “peseiras” bem impermeáveis. As mãos e os pés vão arrefecer muito, sobretudo quando secam. As mãos geladas tiram a sensibilidade, sobretudo nos dedos. Com os pés acontece o mesmo, embora neste caso seja mais uma questão de conforto. Apesar de tudo levava os sapatos piores.
5 – Manter o corpo quente. Quanto mais molhado mais frio se sente. E o corpo molhado é meio caminho para ficar doente. Sobretudo em alturas de treino muito intenso. Por isso o impermeável é absolutamente necessário. Mas também roupa interior quente e confortável. Mas cuidado:
a roupa e o impermeável dever ser respiráveis. Caso contrário fica-se encharcado em suor.
6 – Há quem use óculos com lentes incolores. Eu prefiro não usar óculos porque me fazem confusão as lentes molhadas.
Outros cuidados: evitar passar em poças de água, sobretudo quando não se conhece o caminho pois nunca se sabe o que pode estar submerso. Cuidado com as curvas a alta velocidade. Muitas vezes os aros precisam ser “limpos” pelos calços antes de começarem a travar.
Não me lembro de mais nada
…
Agora podem ir para a chuva