• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Historias e dicas para andar na Estrada no Inverno

nogueira.nuno

New Member
Boas,

A minha experiencia em Estrada especialmente no Inverno e pouca mas gostaria de saber episodios e dicas que me possam dar sobre o andar na Estrada com chuva ou na altura do Inverno.

Sei que o vento pode ser um factor, o frio outro, mas esse ja estou protegido ou preparado e a chuva?? Voces andam neste dias com chuva minima ou nao ou nem por isso saem de casa com a Bike de estrada?
Convem andar apenas com um grupo que ajuda a nivel de seguranca?


O resto ou sobre depois vamos desenvolvendo, obrigado de qualquer maneira.
 

Tremoço

Member
Bem eu nesta altura dedico-me sempre ao BTT, porque em comparação com a estrada é mais seguro...

Mas assim de perigo tens de ter cuidado com o piso escorregadio nas curvas, os travões convem de tempos a tempo fazer a pastilha encostar para tirar a agua e travar melhor quando realmente necessario e vento tem de se ir sempre com atenção as rajadas mais fortes.
De resto equipamento para o ciclista é o tipico de inverno...
 

Burning Dogma

New Member
Como disse o Tremoço, via dando umas travadelas para os aros andarem +/- limpos. Travar antecipadamente ajuda muito, para evitar bloquear as rodas e ir ao chão. Não abusar nas curvas, cuidado com o paralelo e os carris do eléctrico, as rotundas que costumam ter óleo e areia, etc.

Andar em grupo é mais visível para os outros carros, mas também há mais risco de queda.
 

Nolimits

Member
boas pra todos,ora aqui está um excelente tópico.....tb nao tenho experiencia nenhuma em bikes de estrada,mas assim que estiver melhor,é voltar ás bikes o mais depressa possivel,mas já tinha ouvido uns zuns zuns,que é muito perigoso,debitem lá esses anos de experiencia e partilhem cuidados e precauçoes a ter........................cumps
 

ALNM

Member
Actualmente não vou para a estrada com chuva e opto pela btt. (Bem, hoje foi porque a Bianchi aina não voltou casa...:(). A principal razão é a segurança: piso escorregadio, tanto para mim como para os automóveis, já que não há o hábito de os automóveis e as bicicletas conviverem na estrada.

Mas houve alturas em que treinava “a sério” e o planeamento não podia ser interrompido por semanas consecutivas de chuva, principalmente os treinos longos do fim-de-semana. Contudo, nunca saía de casa com chuva forte e, nessas alturas, optava pelos rolos. Várias vezes fiz 6 horas de rolos :eek:

Mas com frequência ia preparado e apanhei chuva no caminho. Nessas alturas observava sempre um conjunto de regras, tais como:
1 – escolhia percursos seguros, com pouco trânsito e sem grandes descidas. Nem que tivesse de ir de carro até um lugar apropriado.
2 – Nesses dias não fazia treino de qualidade (séries, rampas, etc.) e optava por contínuo em endurance.
3 – como tinha 2 bicicletas levava sempre a pior e montava as piores rodas (Nuno: nesses dias deixa as Zipp 404 em casa…). Em princípio os quadros não sofrem muito com a chuva (sobretudo os de carbono) mas a transmissão sim: corrente, eixo pedaleiro, caixa da direcção. Assim como os calços de travão, e o cabeçote do espigão de selim e os carris do selim. Nada que não seja normal numa btt mas não numa bicicleta de estrada. Esta questão é relevante quando se precisa ter uma bicicleta sempre preparada para um bom desempenho.
4 – usava umas luvas e umas “peseiras” bem impermeáveis. As mãos e os pés vão arrefecer muito, sobretudo quando secam. As mãos geladas tiram a sensibilidade, sobretudo nos dedos. Com os pés acontece o mesmo, embora neste caso seja mais uma questão de conforto. Apesar de tudo levava os sapatos piores.
5 – Manter o corpo quente. Quanto mais molhado mais frio se sente. E o corpo molhado é meio caminho para ficar doente. Sobretudo em alturas de treino muito intenso. Por isso o impermeável é absolutamente necessário. Mas também roupa interior quente e confortável. Mas cuidado: a roupa e o impermeável dever ser respiráveis. Caso contrário fica-se encharcado em suor.
6 – Há quem use óculos com lentes incolores. Eu prefiro não usar óculos porque me fazem confusão as lentes molhadas.

Outros cuidados: evitar passar em poças de água, sobretudo quando não se conhece o caminho pois nunca se sabe o que pode estar submerso. Cuidado com as curvas a alta velocidade. Muitas vezes os aros precisam ser “limpos” pelos calços antes de começarem a travar.

Não me lembro de mais nada :rolleyes:

Agora podem ir para a chuva;)
 

patrick pires

Well-Known Member
Eu no inverno é muito simples.. dias de chuva nem pensar saio com a bike!!!!
Não arrisco a apanhar um frio absurdo e sujeitar-me a quedas por um dia. O que faço é subir para a bike que tenho nos rolos e "pa frente"..
 

nunotrepa

New Member
Nesta altura do ano parece incrivel mas é a altura que todos os meus amigos que não tinha uma fininha resolveram comprar, porque no verão andava com roda fina e uns com btt com roda de estrada, mas os andamentos não são iguais.
Só na semana anterior 3 rodas finas, assim toca a apadrinhar as novas fininhas,2ª3ª4ª5ª6ª fizemos treino de 50 e 60 kms á noite sabado e hoje 80kms, apanhamos chuva todos os dias os gajos não se esgotam,(pela primeira vez tive alturas de muito medo, pois os carros não nos respeitam minimamente e todos nos levamos muita sinalização) mas por outro lado adorei a experiencia, ficamos mais cansados pois a atenção tem de ser a dobrar e a adrenalina é muito maior.
 

amaru

New Member
Tudo depende da chuva, se chover pouco torna-se muito mais perigoso andar na rua, pois o chão parece manteiga, quando chove muuuito e o chão está encharcado à horas, arrisco tudo sem problema.
Convem levar sempre termicos impermiaveis e capas impermiaveis que é o mais importante, ao contrario do que muitas pessoas pensam, evito levar calças em dias de chuva, porque é só mais um peso que vai ficar encharcado e gelado.
Cuidado com os oculos que levam que a visão é dos factores que mais fica influenciado e a andar na roda de outros ciclistas passa a ser tarefa dificil.
 

Burning Dogma

New Member
Meias, sapatos, saco de plástico e capa impermeável por cima. Por esta ordem, não há água que entre lá dentro. Convém também tapar o topo das capas dos sapatos para não escorrer água pela perna. Ou levas pernitos e metes a ponta por cima da capa ou usas fita cola daquela larga usada nas caixas de cartão.

Para quem usa sapatos brancos como eu, isto é primordial para eles não ficarem cinzentos depois de um dia de chuva.
 

patrick pires

Well-Known Member
Burning isso resulta para dias de pouca chuva... :D porque se for num treino longo não ha nada que resulte para conseguir ter os pezinhos secos.. ehehe
Eu costumo utilizar tambem capas para os pés de Neopreno..
 

nogueira.nuno

New Member
Resulta sim!!

Meias á prova de Agua da SealSkinz que já testei e mesmo cheias na torneira nem uma gota deitam fora por isso acontece o mesmo ao contrario, não entra nada!!
Além de que ainda utilizo as Capas Windtex da Sidi para ajudar!!
 

Burning Dogma

New Member
Com o saco de plástico não entra água, a menos que esteja furado. Há, no entanto, quem se dê mal porque o pé não respira. A mim não me faz diferença, portanto é essa a minha solução. Mas geralmente não costumo ir para a estrada quando está a chover, mais vale ficar a xonar:D
 

felizardo

New Member
Meias á prova de Agua da SealSkinz que já testei e mesmo cheias na torneira nem uma gota deitam fora por isso acontece o mesmo ao contrario, não entra nada!!

Também tenho umas. Dos melhores investimentos que já fiz. Há umas semanas fiz 90 km debaixo de chuva e sempre com os pés quentinhos. Vou encomendar um segundo par quando apanhar um preço jeitoso.
 

pedrofeijo

New Member
Quando está a chover não saio ,porém estou sempre à espera que haja uma abertura no tempo.Porque o bichinho de andar na rua ,especialmente ao fim-de-semana, é bem forte.Enfim, sempre tenho o rolo para mitigar a fome.
Quanto à roupa,impermeável e coberturas para os sapatos,bem como óculos para proteger a visão da água que é projectada do chão , são essenciais para mim.
Apesar de tudo evito andar nos 1ª dias de chuva ,pois vá la saber-se porquê aquela água da chuva com óleo de carro à mistura ,provoca-me alergia nas pernas e deixa-me cá com uma comichão.:D:D:D Assim para evitar andar a coçar-me todo, fico em casa.:D:D
 

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Também tenho umas. Dos melhores investimentos que já fiz. Há umas semanas fiz 90 km debaixo de chuva e sempre com os pés quentinhos. Vou encomendar um segundo par quando apanhar um preço jeitoso.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////



Eu vi isso na Festibike em Santarém

Um tipo dentro de uma banheira e com os pés estavam secos.
 
boas

onde se pode encomendar essas meias ??

em dias de chuva, o melhor sitio para se estar, é em casa, junto da namorada/esposa, com os pés tapados com uma manta, e fazer TRUCA TRUCA
 
Top