Gravel: em busca da Aventura

Carvalhon

Well-Known Member
No espectro das gravel, existem as mais "relaxadas" nas geometrias, ideais para pneus BTT, bikepacking e easyrolling onde o objectivo não é eficácia/velocidade em estradão/alcatrão mas numa vertente à antiga de BTT rígida com drop, como a nordest acima referida.
Depois também tens os lobos camuflados em pele de ovelha, que, na essência são quase bikes com geometrias de estrada/endurance com um pouco mais de espaçamento para os pneus. Nestas o ideal é ter dois pares de rodas (com as mesmas cassetes, cubos e discos para facilitar a troca). Umas para terra e outras para estrada e ir intercalando conforme o tipo de percurso. Nestas bikes, como a cervelo áspero, 3T exploro, Ridley Noah, Open Up, entre outras, a eficácia nas voltas de estrada será mais limitada pelas relações pedaleiro/cassete (e pernas) que outra coisa ;)
Sim, claro... mas isso já é levado mais a sério.
Para mim, o gravel seria um pouco como um prolongamento da estrada, para estradões e terreno em mau estado, nada de muito técnico, mas sempre mantendo a relação de uma bike de estrada. Se é para manter mais que um par de rodas e andar a trocar e perder na transmissão, então quando for para ir para fora da estrada, leva-se a BTT :).
 
Sim, claro... mas isso já é levado mais a sério.
Para mim, o gravel seria um pouco como um prolongamento da estrada, para estradões e terreno em mau estado, nada de muito técnico, mas sempre mantendo a relação de uma bike de estrada. Se é para manter mais que um par de rodas e andar a trocar e perder na transmissão, então quando for para ir para fora da estrada, leva-se a BTT :).
Sim, esse aspecto já depende do tipo e necessidades do utilizador. A questão dos dois set de rodas, um 650b com pneus largos para terra/trilhos e outro 700c com 28mm e pedaleiro sub compact, já cobre um largo espectro de situações/pisos, limpa o estábulo e N+0 :)
Lá está, qualquer coisa de muito técnico, uma rígida com drops já requer mais calma e técnica mas apura bastante o kit de unhas ;)
A chatice disto tudo é que quando vamos para velhos e "Mamils" as suspensões ganham mais relevância :D
 

Jazz

Well-Known Member
Eu uso só um set de rodas.

650b com pneus de 47mm. Slicks. Adoro. Mas é de loucos, no inverno. Nos trilhos, cuidado. Mas na estrada, ui, super rápidos.

Não sei se no próximo inverno não trocarei o da frente por um com mais tacos, logo verei.


Ando a usar os WTB ByWay, vinham com a bicla.

Uso 30 psi atrás e 22 à frente.

 
Eu uso só um set de rodas.

650b com pneus de 47mm. Slicks. Adoro. Mas é de loucos, no inverno. Nos trilhos, cuidado. Mas na estrada, ui, super rápidos.

Não sei se no próximo inverno não trocarei o da frente por um com mais tacos, logo verei.


Ando a usar os WTB ByWay, vinham com a bicla.

Uso 30 psi atrás e 22 à frente.

I know the feeling :cool:

 

mussulo

Well-Known Member
Na 1a Nordest que tive, montei com 650B e andava com uns WTB Horizon em 47C
Surpreenderam em estradão e eram bastante confortáveis.

Para quem conhece a zona da Arrábida, decidi fazer da zona de Sesimbra (onde moro) até ao Moinho do Cucu, a passar pelo Chico das Saias, num domingo, após quase 1 semana seguida a chover ...

É fixe travar com o travão de trás numa descida, e ver a roda traseira quase ao lado da roda da frente.

Ainda estou para perceber como não fui ao tapete nessa volta :eek:
 

RTC

Moderador
Staff member
Vi essas rodas na R2 com um preço estrondoso.
Aguentam bem a porrada?

A bike está excelente ;)
Obrigado. Dá-me bastante gozo pedalar nesta bicicleta. Acho que este quadro tem muita qualidade.
Quanto às rodas, estas vieram da Bike Components.
Tenho-as à uns meses e estou a gostar bastante. Tive apenas que tirar o excesso de massa que tinham no cubo traseiro. Um abuso! De resto, por 300 e tal paus...olarila!
 
Obrigado. Dá-me bastante gozo pedalar nesta bicicleta. Acho que este quadro tem muita qualidade.
Quanto às rodas, estas vieram da Bike Components.
Tenho-as à uns meses e estou a gostar bastante. Tive apenas que tirar o excesso de massa que tinham no cubo traseiro. Um abuso! De resto, por 300 e tal paus...olarila!
Era esse valor sim. Quase sempre esgotadas claro :oops:
 

joseruivo

Well-Known Member
Eu uso só um set de rodas.

650b com pneus de 47mm. Slicks. Adoro. Mas é de loucos, no inverno. Nos trilhos, cuidado. Mas na estrada, ui, super rápidos.

Não sei se no próximo inverno não trocarei o da frente por um com mais tacos, logo verei.


Ando a usar os WTB ByWay, vinham com a bicla.

Uso 30 psi atrás e 22 à frente.

Super rápidos comparando com o quê/quais?
 

Jazz

Well-Known Member
Super rápidos comparando com o quê/quais?
Com uns Specialized Fat Track, por exemplo.

Não ficam atrás duns slicks de 19mm. A diferença são as pressões. Ando com 30 psi atrás, na de estrada andava com 90psi.
Se metesse este a 45psi era igual a um pneu de estrada. O que conta é o piso que contacta com a estrada, a largura não tem influência nenhuma.