• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dores a pedalar "em pé"

Bruso

Well-Known Member
Pois isso também é verdade. Em subidas com declive baixo (<5%) também não vejo grande necessidade de me levantar!
 

jpacheco

Well-Known Member
o problema é quando te levantas a pensar que vais dar mais ritmo a bicla e voltas a sentar-te porque ... não ha :D Honestamente, deve ser por ainda estar verdinho, mas todas as subidinhas foram sentadinho...levantava-me mesmo quando não podia mais das pernas para mudar a maneira de pedalar e sinto-me todo desengonçado sem força lol...isto sentadinho para já é que é. Controlo bem melhor a energia para toda a subida.
 

rfcarvalho

Active Member
Eu sempre pensei que para dar o melhor numa subida ingreme, teria de ser de pé. Numa rampa aqui perto de casa, que demora 1 minuto e pouco a fazer, há umas semanas experimentei faze-la de pé, esforçei-me imenso, e quando cheguei a casa vi que não tinha melhorado o meu tempo. Fiquei sem perceber o que tinha acontecido.

Da vez seguinte, fiz tudo sentado. Tirei alguns segundos ao meu melhor tempo. Aí percebi então que, embora pedalando de pé possa por vezes ter a ideia de estar a ir mais rápido, nem sempre isso é verdade.

Atenção que nao estou a querer generalizar que pedalar de pé não é útil, claro que é!
 

metalrider

New Member
Depende.

É sempre preferível "atacar" uma subida mantendo uma cadência que te permita respirar confortavelmente e que te impeça de começares a entrar em consumo energético. Gajos leves provavelmente tem mais facilidade em "bailar" em cima da bicicleta, ou seja, tipo Contador. Com uma pedalada que lhes permita manter um ritmo constante.

Para o pessoal mais pesado, sem duvida que subir sentado é melhor, não há aquele "choque" de peso, e normalmente não há tanta flexibilidade e facilidade em fazer aquele jogo de pernas ao pedalar em pé. Também mover uma massa de músculo enorme ajuda no gasto energético, é por isso que por norma os sprinters não se dão bem na alta montanha, ou quando o terreno começa a subir.

Eu não subo grande coisa, ou assim eu acho (também não tenho termo de comparação, porque costumo andar sozinho), mas gosto de alternar a pedalada e impor um ritmo constante, embora de vez em quando goste de simular "ataques" e mandar um pequeno sprint pela estrada acima. Tenho um físico estranho, sou MUITO magro em cima, no tronco, mas tenho algum volume muscular nas pernas. 1.72m e 65 Kg. Acho que devo mandar umas corridinhas para reduzir a massa gorda nas pernas e queimar o excesso de músculo para ver se me aguento melhor nas grandes paredes.

Quando as partes traseiras começam a doer de estar tanto tempo sentado, tenho de pedalar em pé.
 

metalrider

New Member
Depois também há o problema da cadência ou falta dela.

Andar com um 42T e um 28T atrás não ajuda muito. Embora seja uma relação mais acessível do que o 21T que tinha originalmente na bicicleta! :D
 

jpacheco

Well-Known Member
Eu para meter dw pé precisaria de descer uma mudança endurecer a passada a pedalada para me levantar. A verdade é quando vais perto dos limites e as pernas parecem dois pepinos duros não ha gota para ensurecer a pedalada. Quem pedala mais em cadencia por norma deve ir mais sentadinho quem pedala mais em potencia podera andar em pé mais tempo. Mas isto tb sou eu a falar con os nervos ;)
 

metalrider

New Member
#edit: sempre fui assim, algo afunilado, é como se tivessem cortado o corpo de duas pessoas a meio e trocado as pernas com o tronco do outro! haha

Efectivamente os tempos mudaram muito.

Agora o foco é todo em cadência (que é melhor para o cárdio e para uma gestão de esforço superior), antigamente era na força.

Olha aqui o canibal.
http://www.youtube.com/watch?v=T8p-wDm5Wbc
 

Janas

New Member
é tudo tecnica, tenho conversado com pessoal mais Pro e tem-me explicado umas coisas e resulta....eu primeiro dava umas vinte pedaladas e tinha de me sentar de novo, agora faço subidas tipo as necessidades aqui em a chegar a azeitao sempre de pé, e faço a secil em 3 vezes, sento-me durante umminuto para beber agua....
 

Janas

New Member
mas sim algo muito importante sao as relações, so se sobe de pe em relaçoes mais pesadas, com cadencia elevada so mesmo alguem com pulmao do tamanho de elefante....
 
Acho que nos estamos a afastar um pouco do foco desta discussão. Isto não tem a ver com a eficiência ou não de pedalar de pé, por oposição a pedalar sentado.
Aqui a questão é que, para mudanças de ritmo ou para explosões curtas, recomenda-se sair do selim.
Sucede que o meu colega, tentou, ainda em plano, e sentiu dores ao fim de poucas pedaladas (muito poucas, mesmo) numa zona em que não é costume doer quando se pedala em pé. Em vez disso sentiu-as numa zona onde normalmente se sente dor quando se faz carga sentado, e quando se faz isso numa inclinação mais forte.
 

jpacheco

Well-Known Member
Isso cheira-me a necessidade de ir a um especialista. MuiTo tempo a pedalar numa posição errada?! E uma possivel necessidade de um bike fit?
 
Isso cheira-me a necessidade de ir a um especialista. MuiTo tempo a pedalar numa posição errada?! E uma possivel necessidade de um bike fit?

Pois é jpacheco: Eu inclinando-me para isso, procurava outras possíveis causas para o problema, para despistar antes de enveredar por recomendar a ida ao especialista ao meu amigo
 

Janas

New Member
eu nao acho, ele tinha uma vida sedentaria,quando eu comecei tambem nao dava pedaladas em pé, aliaz eu quase nem conseguia pedalar em pé porque ao "gingar" a bicicleta ia todo desengonçado.....com o tempo foram-me explicando coisas, ensinando, aprendi com duas pessoas que foram profissionais de ciclismo, um deles andou mesmo numa escola desde novo, aquilo que eu pensava que era uma incapacidade para um desporto afinal veio a revelar-se apenas uma perguiça enorme de musculos que nem eu sabia que tinha, que nunca tinham sido esforçados, que nao trabalham nem mesmo quando corres ou andas.

a mim doiam-me as canela literalmente, e o raboe um pouco acima do rabo a chegar as costas, agora como disse ja pedalo minutos minutos seguidos de pé, eu por exemplo agora mexo as canelas (sim as canelas nao sao os gemeos) e aparecem os musculos todos, ate a minha mulher mete comfusão.

a primeira coisa é a medida da bike, quando estas em pé o teu joelho de bater quase no volante, e isso sera ficar a um centimetro, se forçares tem de bater, dai a medida da bike ser extremamente importante.

ao começar o treino de pedalar em pé tens de tirar uns tempos e esquecer tempos e kilometros, vais para uma subidanao muito inclinada, o mais longa possivel e tens de começar numa cadencia muito,mas mesmo muito baixa, e tens decriar armonia com a bike para adequares a posiçãode pé, tens de tentar manter o troco direito e tentar retirar ao maximo peso dos braços e coloca~los no rabo e na parte do fundo das costas,sei que parece complicado mas nao sentiras exforço, pois tens de sentir que vai ali tudo como numa balança com peso certo em todos os lados e os braços so ajudam no gingar da bike, nao é para ir deitado em cima do guiador, como disse o meu amigo "saberas que estas pronto quando o teu corpo e a tua bike sentirem que nao precisam dos braços e das maos para nada" parece quase filosofico, mas ele depois disse, "mesmo que aches isso nao as tires porque iras cair.

Ora o segredo depois é manter a cadencia muito devagarinhao, cansas sentas, voltas a levantar, e sempre assim, depois de ter o avontade em cima da bike então ai estaras pronto para aumentar a cadencia, mas isso é outra historia, pois ainda nem eu consigo ir la, pois mal a cadencia aumenta, tens de meter mais mudanças a velocidade aumenta sim senhor mas aofin de um minuto ou dois no maximo comigo o relogio apita logo que as pulsações vao quase a 200, ora foi ai tambem que me explicaram, que so o consegue fazer durante muito tempo e com muita cadencia quem tem uma grande capacidade para oxigenar bem, alguns conseguem os campeões, é genetico, outros tambem conseguem, chama-se EPO, so quando se conhece realmente o nosso corpo se consegue perceber vantagens, de ir a 200 ou a 180 pulsações, eu continuo nas 200.....

uma coisa que depois se nota, é que depois de vir muito tempo sentado as costas começam a ficar desconfortaveis, e com umas pedaladas em pé tudo desaparece, e antes nao desaparecia, porque como bem me explicaram a minha má posição apenas retirava o esforço desadequado de um sitio para outro, que ao fim de algum tempo se iria apoderar de tudo e seria bem mais doloroso. tem tudo a ver com a postura.

Mas pronto para quem nao que perder tempo leia so isto,eu tinha dores nas pernas que pareciam facas, quando pedalava em pé, dores musculares, nao era por exemplo como um amigo que lhe doem os joelhos isso é outra coisa, e depois de umas correcçõesde postura e um treinito agora pedalo muito bem em pé ate eu fiquei impressionado.
 

pratoni

Well-Known Member
Obrigado, Janas!

O que escreveste faz-me lembrar as aulas de spinning, só que aí a bike não mexe.... hehehehehe

:)
 
Top