• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Dores a pedalar "em pé"

Boas a todos:

Abro este tópico para procurar ajuda na resolução do problema de um companheiro de pedaladas,
Sucede que o meu amigo Tony, após uma paragem de cerca de dois anos, voltou a pedalar comigo e outro amigo. Ele tem cerca de 1,75 de altura e neste momento, ostenta uns "descuidados" 79 kg's de peso.
Ora este meu amigo nunca pedalou de pé, por razões que ele próprio não sabe apontar muito bem. No último treino, tentamos pô-lo a experimentar essa forma pedalar, em plano, com vista a em subidas futuras ele ter mais desenvoltura.
Sucede que o Tony apenas conseguiu fazer 3 ou 4 pedaladas, queixando-se imediatamente de dores agudas na zona de ligação entre o quadrícepe e a rótula (Face posterior da perna).
Há alguns anos, ele teve problemas com os ligamentos cruzados (parte anterior da perna), mas apesar deste problema, acho que seria estranho que esta fosse a causa das dores que sentiu ao tentar por-se nas cranques.
Há aqui alguém que tenha o mesmo problema, ou o tenha resolvido? Alguém me pode dar algum tipo de orientação acerca de qual possa ser a causa, até mesmo, eventualmente algum tipo de problema no equipamento (cleats mal instalados) que possa estar por trás desta maleita.
Muito obrigado desde já pela vossa eventual ajuda
 

jmourao

New Member
Confesso que desconheço, nunca tive tais problemas, mas não será a técnica dele a pedalar em pé que leva a essas dores? Ou até poderá ser o ângulo que o pé tem no pedal de encaixe que quando pedale em pé lhe faça um ângulo menos saudável à perna
 

Karne

Active Member
Confesso que desconheço, nunca tive tais problemas, mas não será a técnica dele a pedalar em pé que leva a essas dores? Ou até poderá ser o ângulo que o pé tem no pedal de encaixe que quando pedale em pé lhe faça um ângulo menos saudável à perna

Pois, mas três ou quatro pedaladas???´É no minimo estranho. Não querendo meter a foice em ceara alheia, uma vez que não sou médico ou "derivado", o meu conselho aqui seria precisamente a consulta de um médico ortopedista ou eventual fisioterapeuta. São conhecidas dores ligadas com a rotula e seu desgaste, inclusive eu já sofri de tal, mas três ou quatro pedaladas é que acho estranho.
 

metalrider

New Member
Pois, mas três ou quatro pedaladas???´É no minimo estranho. Não querendo meter a foice em ceara alheia, uma vez que não sou médico ou "derivado", o meu conselho aqui seria precisamente a consulta de um médico ortopedista ou eventual fisioterapeuta. São conhecidas dores ligadas com a rotula e seu desgaste, nomeadamente nessa zona, inclusive eu já sofri de tal, mas três ou quatro pedaladas é que acho estranho.

Isto.

Adiante, pedalar em pé tem técnica, é preciso encontrar um "pace" e conseguir manter esse pace sem que te venham dores ou cançaso acumulado. Devo admitir que esta semana tenho tido problemas identicos na perna esquerda, embora consiga pedalar em pé, é mais uma dor estranha, poderá estar relacionado com o facto de andar a pedalar com pedais antigos + toeclips em vez dos SPD-SL + sapatos de ciclismo. Tenho tomado ibuprofen pois parecia ser uma inflamação e hoje não me doeu tanto.
 

Karne

Active Member
Isto.

Adiante

Não percebi esta, mas tudo bem. Eu não disse que não poderia ser problemas de cleats posição do pé. O que eu acho estranho é em três ou quatro pedaladas, não três ou quatro horas. E neste caso poderá ser problema de saúde, digo eu.
 
...E neste caso poderá ser problema de saúde, digo eu.

Pois, a minha linha de pensamento aponta precisamente para isso tambem, Karne. Eu quero é ver se aqui alguém me pode apontar outra causa plausível que possa investigar antes de aconselhar o meu amigo a procurar ajuda médica. A minha alternativa vai para os cleats mal colocados, mas lá está... foram mesmo 3 0u 4 pedaladas... meia-dúzia no máximo, vamos...
 

ruifnl

New Member
Tenho a solução.... voltar a pedalar sentado!

Estou a brincar, o melhor é ir ver disso a um médico. porque essas pequenas coisas por vezes acabam em algo bem pior, devido ao pessoal achar que passa ou não é nada.
 

metalrider

New Member
Não percebi esta, mas tudo bem. Eu não disse que não poderia ser problemas de cleats posição do pé. O que eu acho estranho é em três ou quatro pedaladas, não três ou quatro horas. E neste caso poderá ser problema de saúde, digo eu.

LoL, peço desculpa, não tinha intenções de te ofender. Passo a explicar:

O "isto" era para concordar a 100% com a tua afirmação.

O "Adiante" é para começar a minha conversa após (logo o "adiante") ter concordado contigo.
 

rfcarvalho

Active Member
Pela descrição da situação, parece-me "demasiado esforço, demasiado cedo".

Realmente dar 3 ou 4 pedaladas de pé e ter tamanha dor é estranho, mas pode bem estar relacionado com facto de ele ter estado parado muito tempo. Já agora uma questão que pode parecer óbvia, mas nunca se sabe: isso não terão sido caimbras??

Desde que pratico ciclismo já tive caimbras nuns 3 ou 4 sitios diferentes das pernas, e todas elas estiveram relacionadas com esforço extra. Parece que é como o corpo a avisar que está a chegar aos limites.

Numa das vezes aconteceu-me exactamente isso, vinha sentado há bastante tempo, passo num cruzamento na estrada e para despachar dou 3 pedaladas de pé, jesus... até tive de parar. Uma dor que só visto, em ambos os gémeos.

E eu não tenho peso extra e treino regularmente. Uma dor aguda como descreves não será isso?
 
@rfcarvalho

Hmmm... Tenho dúvidas. Sim, é certo que ele esteve muito tempo sem pedalar. Mas esta já era a nossa terceira saída, toda ela plana, de apenas 60 km's no total à semelhança das duas anteriores. Mas como disse, este meu amigo, que antes da sua paragem de dois anos chegou a fazer voltas com quilometragem de 3 dígitos e com acumulados significativos, sem nunca, repito, nunca pedalar em pé (...o que é em si mesmo todo um mistério).
Além disso, seria normal levar um "esticão" desses nos gémeos por esforço a mais sem preparaçao... Mas naquela zona é que eu acho mais estranho, para ser muito honesto
 

rfcarvalho

Active Member
3 saídas, considero pouco. E 60 kms, não acho pouco, para quem esteve 2 anos parado. Mesmo sendo plano, 60 kms são 60 kms. Para teres uma ideia, já tive 2 amigos que foram pela primeira vez experimentar ciclismo em estrada - depois de estarem parados imenso tempo - e que passados 15 kms estavam encostados à beira da estrada estafados a dizer que iam voltar para trás... isto com uma média de uns 15 km/h e com uns 50 metros de acumulado! Nem toda a gente consegue sair do sedentarismo e fazer 30 ou 40 kms de ânimo leve!

Em relação ao facto de não pedalar de pé, sinceramente não me choca muito, já que ando com várias pessoas que nunca vejo a pedalar de pé.

A zona que descreves realmente não é muito comum para caimbras, mas quem sabe... eu já tive caimbras e rigidez muscular nos treinos em sítios das pernas onde nunca tinha tido - provavalmente por estar a exercitar músculos que nunca tinham levado tanto desgaste claro.

Uma coisa que posso recomendar, e da qual só percebi o valor depois de ter passado por uma lesão, é o reforço muscular em ginásio. Principalmente para quem esteve parado muito tempo, é algo excelente para complementar as voltas de bike e para mais rapidamente chegarmos a uma melhor forma física, prevenindo lesões.
 

Karne

Active Member
LoL, peço desculpa, não tinha intenções de te ofender. Passo a explicar:

O "isto" era para concordar a 100% com a tua afirmação.

O "Adiante" é para começar a minha conversa após (logo o "adiante") ter concordado contigo.

Upps... eu é que peço desculpa. Amigos como antes ;)
 

Morg

Well-Known Member
Eu raramente pedalo em pé. Posso fazer 4 horas e não me levantar para pedalar. Mesmo quando a inclinação chega aos 15% continuo sentado.
Quando me levanto aguento pouco tempo e começa a doer-me os músculos que não são usados quando estamos sentados.
Mas aguento uns metros, ele só aguentar 4/5 pedaladas é que acho estranho.

É engraçado ver os outros a levantar no final das subidas e eu sempre sentado :)
O único problema que vejo é no selim, como estou muito tempo sentado o selim tem que ser mesmo muito bom.
 

pratoni

Well-Known Member
tu és como eu, é raro levantar o rabinho do selim, é que é mesmo raro...

Mais facilmente levanto o rabo numa descida para me chegar para trás do que numa subida...
 

Bruso

Well-Known Member
Eu adoro pedalar em pé. Claro que a maior parte das minhas voltas é sentado, mas nunca penso duas vezes em me por em pé.

E em pé aguento imenso tempo. Não sinto qualquer tipo de dores. Mas também não uso sapatos de encaixe (compra está para breve).

Outra das motivações para andar de pé é a fraca qualidade do meu selim.
 

Morg

Well-Known Member
Deixei de sentir qualquer pressão nas pernas ou próstata quando comprei o SMP.
Se quisesse trabalhar todos os músculos tinha que fazer outro desporto, por exemplo natação.

Já houve uma altura em que forcei o andar mais tempo levantado mas depois disse cá para mim: "se eu ando sem problemas sentado porque é que tenho que andar de pé só para parecer um PRO".
Por isso actualmente não ligo, se o corpo pedir que me levante tudo bem, agora levantar só para fazer o jeito deixei-me disso.
Por acaso há 2 semanas fiz uma subida em que me levantei e voltei a sentar várias vezes. Das poucas vezes.
 

Bruso

Well-Known Member
É rara a subida em que não me levanto. Mas também há aqui um factor muito importante: eu gosto de me desafiar a mim próprio e tentar o melhor tempo possivel por causa dos segmentos do Strava.
Para quem pura e simplesmente passeia concordo que não há grande necessidade de se levantar.
 
Top