[DIário de Treino] - CConst

cconst

Well-Known Member
Com estas confusões todas de quedas, recuperação e outra cenas que afectaram negativamente a disponibilidade para treinar, consegui uma semana sem um único verde!

Após a semana passada com todo o contributo por aqui neste tópico, e como sou cabeça dura, decidi desafiar o meu irmão mais novo (7 anos mais novo!!!) que faz BTT com regularidade e que pesa 62kg, para me acompanhar pela Serra D'Aire em estrada. Foram 105 km e 1556m de acumulado por alcatrão na serra, com um tempo espetacular, subidas para todos os gostos, e descidas... Bem... descidas CURTAS!
https://www.strava.com/activities/2343631796
O melhor de tudo?! Fugi ao homem da marreta durante as 4h28 que demorámos a fazer a volta pela Serra :cool: (mas cheguei na reserva)

Esta semana vou fazer por ser mais consistente, apesar de já ter um treino de natação comprometido :oops::

Vamos a ver como está o joelho... Será que já aguenta umas corridas!?
 

cconst

Well-Known Member
Com o meu joelho ainda a ressentir-se na corrida, os vermelhos abundam. Mas é assim. Tenho que me adaptar e seguir em frente.

O primeiro treino da semana ficou na "gaveta". Não estava preparado psicologicamente para ir para o trainer após os 105km no PNSAC, mesmo sabendo que uma meia horita apenas a rolar não me teriam feito nada mal.
O resto da semana, foi a tentar cumprir com o plano tendo em conta o próximo evento desportivo: triatlo em Peniche na distancia sprint, mas com dificuldades, quer pelo joelho, quer pela "falta" de tempo.

Esta semana já começou mal. Começou mal porque me portei "mal" :cool: durante o fim de semana. Mas um gajo também tem direito, né!?:p

Vou tentar cumprir, sabendo que será difícil. Esta semana além do trabalho terei formação no final do dia. Tem tudo para correr bem!.

Bons treinos malta!
 

DMA

Well-Known Member
E depois do 70.3 e do Sprint, tens algum objectivo em concreto? (se não tiveres é claro que é tão válido como não teres; ninguém nos paga para treinar).
Road warrior?
Outro 70.3?
Pedalar sem grandes preocupações?
 

DMA

Well-Known Member
@DMA Acertas em muito, senão mesmo em tudo.

Na realidade no 70.3 em Setúbal tentei mesmo recuperar os 10 minutos na bike. Estava a sentir-me muito bem e acho que paguei por isso mesmo (notei logo nas primeiras subidas para a Arrábida).

Mais de 15km de corrida, já os fiz várias vezes, tendo inclusivamente este ano feito a minha melhor marca, um modesto 1h46 na meia maratona da ponte 25 abril.

O peso irá ser tratado. Em toda a minha vida tive o peso no limite superior do aceitável. Aliás, isso até aos 18 anos. A partir daí sempre tive excesso de peso.

O ano passado em Cascais no meu primeiro 70.3, esqueci-me do Garmin... e fiz a prova apenas por sensações, o que acabou por ser bom, pois fui sempre conservador. Fiz a meia maratona em Run+Walk (o andar apenas nos abastecimentos) mas acabei com uma média de 6'05'', o que após 90km de bike, não achei nada mau.

Tem sido uma experiência e muitas aprendizagens. E espero que com este feedback todo a coisa melhore. Há muita coisa escrita por aqui que me faz sentido. Vamos a ver como serão os próximos desafios.
Só não acerto no Euromilhões :D

A tentativa de recuperação foi kamikaze. 10 min é muito tempo :)

Em relação à corrida e os 15k, a questão é que para estares à vontade tens que ter feito várias vezes a distância durante esse bloco de preparação (1 vez a cada 7-10 dias). Fazer esporadicamente não será o ideal.
Tens ideia dos teus splits (planeado vs concretizado)?
 

cconst

Well-Known Member
Em relação à corrida e os 15k, a questão é que para estares à vontade tens que ter feito várias vezes a distância durante esse bloco de preparação (1 vez a cada 7-10 dias). Fazer esporadicamente não será o ideal.
A cada 7 a 10 dias não faço os 15, mas tipicamente entre 12 a 13km.

Tens ideia dos teus splits (planeado vs concretizado)?
Como assim? Em Setúbal?

Para Setúbal tinha estimado o seguinte:
  1. Natação: 39minutos
  2. Bike: 3h27
  3. Corrida: 2h01
Ia com o objectivo:
  1. Natação: 36
  2. Bike: 3h13
  3. Corrida: 1h54
Consegui:
  1. Natação: 38'31
  2. Bike: 3h25'47''
  3. Corrida: 2h26'23''
Ou seja, acabou por "apenas" me ter corrido mal o segmento da corrida... Que me parece que foi provocado por uma má estratégia na bike... Digo eu...

@DMA era isto que querias saber?

E depois do 70.3 e do Sprint, tens algum objectivo em concreto? (se não tiveres é claro que é tão válido como não teres; ninguém nos paga para treinar).
Road warrior?
Outro 70.3?
Pedalar sem grandes preocupações?
Não. Para já não tenho objectivos para esta época. Pelo menos provas.
Tenho sim previsto ir falar e começar a ser acompanhado por nutricionista (não apenas por sentir lacunas em prova, mas porque o peso teima em não descer... assim como o colesterol. E penso que nem como assim tão mal quanto isso). A par desta decisão, estou a ponderar também encontrar um treinador ou um clube que consiga conciliar as minhas restrições de horário/calendário de modo a conseguir chegar nos 70.3 ao middle of the pack, com tempos a rondar as 5h30.
 

cconst

Well-Known Member
Ando a ficar perito em arranjar desculpas. E tenho que parar com isto.

É verdade que tive em formação em horário pós-laboral. É ainda verdade que tive outros afazeres... MAS bolas. Tenho que parar com as desculpas.

Desde que senti que tenho tido dificuldades em distancias maiores/mais tempo de exercício, tenho-me focado em aproveitar as abertas que tenho em meter horas e Km em cima do selim. Este fim de semana "perdi-me" ali para os lados da Serra de Montejunto.
Tinha previsto sair de Lisboa e subir a Montejunto, mas não fiz tudo como queria. Não preparei bem o percurso e acabei por andar um bocado perdido (pretendia subir pela Abrigada, mas duvidei da minha capacidade de orientação e acabei por não o fazer). Mas fui a Montejunto, fazendo quase 137km em quase 6hrs de bike, em que tive que parar algumas vezes para ver que caminho seguir e para me abrigar da chuva. O vento fez a sua parte em dificultar um pouco a tarefa:
https://www.strava.com/activities/2377626237
Fisicamente a coisa correu relativamente bem. Ali pelas 5hrs o corpo começou a dar sinal... mas acho que nem correu assim tão mal para uma volta a "solo" (apenas tive companhia em cerca de 7km, na maior subida a Montejunto. Mas foi uma bela companhia. Evitou que cabeça levasse a melhor!).
Não conhecia ali a zona. E o que eu tenho andado a perder! Estradas espetaculares, com pouco trânsito e vistas magníficas. Pena são os 50km secantes que tenho que fazer para lá chegar.

Todas estas desculpas levam a que o plano que estou a seguir seja difícil, pois este faz conta com uma evolução que não tenho porque não treino.
Entretanto, para esta semana, terei isto:
.
Mais do que cumprir com o treino exatamente como "prescrito" irei focar-me em conseguir voltar à regularidade do treino.
Esta semana já espero que o joelho não me cause dores, nem espero ter grandes constrangimentos de treino.
 
Para as distancias de ligação de casa ao que queremos ou gostamos, temos sempre a hipótese do carro ou comboio, se a coisa for planeada com alguma antecedência até se torna rápido e barato (comboio)
Por exemplo, vim de Fátima para baixo em btt, bilhete de comboio de Santa Apolónia ate estação de Fátima, 8.50€, com 1 hora e pouco de deslocação
Para mim foram duas semanas com algum trabalho e ronha a mistura, vamos lá ver como corre esta que entra e para hoje parece que tenho de falhar treino e ir trabalhar


Boa continuação