• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cadencia

MigC77

Well-Known Member
Olá Mr. T,

Prometo que vou tentar ser o mais sucinto possível de forma a evitar a “demonstração excessiva de conhecimento” caso contrário ainda alguém me vem chamar a atenção ou passar-me uma multa! LOLOLOLOL ;)

Agora a sério. Pouco tenho a acrescentar ao que foi dito pelo Scalatore e os outros users que deram o seu contributo. Atenção que não sou nenhum expert no que toca ao treino especifico de ciclismo. As dicas que te vou dar são sobretudo conselhos gerais para uma pessoa que quer iniciar-se ou evoluir numa modalidade partindo de uma condição física “pobre”.

A informação que colocaste é algo escassa, o excel confirma apenas que a velocidade média é baixa e que a cadência média poderia estar mais alta… A cadência pode dever-se aos pratos que tens ou a uma utilização da transmissão “menos eficiente”… Para poder ter uma ideia mais precisa da tua performance, o melhor seria ver os dados num gráfico onde pudéssemos ver o perfil (elevação), a cadencia, a velocidade, o HR ao longo do percurso.

Ainda assim aventuraria-me a dizer que provavelmente nos últimos tempos levaste uma vida mais bem sedentária ou que a pratica de desporto não foi continuada. Afirmo isto porque disseste que o teu ritmo cardíaco aumenta muito rapidamente quando tentas aumentar a cadencia. Posto isto a primeira recomendação que te daria é que treines com frequência para ires ganhando capacidade cardiovascular, respiratória e muscular. Se te mantiveres na senda de “treinares” ou dares umas voltas com os amigos apenas ao fim‑de‑semana, a tua progressão será mais lenta ou quase inexistente.

Para notares evolução, tens que ter uma rotina de treino e descanso regular. Isto vai-te exigir alguma disciplina e programação do teu tempo para cumprires com os teus objectivos. Numa primeira fase, não negligencies o descanso, pois é nessa altura em que o teu organismo se regenera e “absorve” o treino. É um erro bastante comum que muitas pessoas comentem ao principio, e que ao contrário daquilo que pensam em vez de acelerar a sua progressão na maioria das vezes atrasa… entre outras coisas porque os riscos de lesão aumentam. Aquilo que te recomendaria inicialmente é que treinasses com a bicicleta (na estrada ou em casa) umas 3x por semana (ou no máximo dia sim, dia não), tendo sempre pelo menos 24h de descanso entre treinos. À medida que fores ganhando capacidade, recomendo-te que vás aumentando a duração dos treinos em vez da frequência. Ou seja se por exemplo no turbo trainer fizeres sessões de 20-30min vai aumentado para 45min, 1h e assim sucessivamente em vez de começares logo a treinar mais vezes por semana. Tal como já foi dito, treinar com qualidade não significa obrigatoriamente muito tempo nem muitos kms. Essa evolução em termos de volume virá naturalmente com o passar do tempo.

Outra questão muito importante para qualquer pessoa que pratica desporto é a alimentação em geral e em particular no pré e pós treino. Não vou aprofundar esse questão agora porque tens bastante informação aqui no fórum e na internet acerca desse tema.

Turbo trainer vs estrada… A minha recomendação será que de inicio te dediques mais o turbo trainer e aos treinos estruturados que podes fazer nele precisamente para poderes construir a tal base que precisas para estares mais à vontade com os vários desafios que a estrada te irá colocar: subidas, rolar contra o vento, etc… Na estrada, por norma para o comum mortal que treine sozinho, é mais difícil manter a disciplina e a estrutura dos treinos sobretudo nesta primeira fase em que os teus treinos serão de mais curta duração pode ser frustrante ao fim de 30-45min já estares “rebentado” e pronto para ir para casa. Eu diria-te que quando saísses para a estrada desfrutasses o mais possível ainda assim mantendo um ritmo o mais “vivo” possível para que não seja um simples passeio e, tal como o Scalatore disse, faz voltas mais longas para habituares o corpo a um esforço mais prolongado mas menos intenso.

Por último deixo-te uma playlist do Youtube de treinos indoor:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLUdAMlZtaV13e3-rJq1W0O1kf2DVlslmC

Colocas o video, num tablet o numa TV, e segues o treino. Sempre vais ouvindo o instrutor e provavelmente ao inicio dar-te-á alguma motivação para seguires os exercícios do treino. O interessante desta playlist é que tens uma diversidade de treinos com diferentes focos que te irão ajudar a desenvolver as tuas capacidades físicas na bicicleta. Aconselho-te que durante a semana vás alternando os diferentes treinos e não repitas treinos. Nesta fase, aumento da tua cadencia media será o resultado da melhoria de vários aspectos pois as tuas carências e dificuldades serão a vários níveis. Se no inicio não conseguires concluir alguns treinos, a meio tiveres que fazer uma pausa, ou chegares ao fim completamente esgotado… é normal, não te frustres com isso, com tempo, disciplina e persistência vais começar a melhorar.

Ahhh e não te esqueças de ir sempre alongando… idealmente a seguir aos treinos (tens os músculos “quentes” e é mais fácil) mas se não puderes por questões de tempo, aproveita os dias de descanso e antes de deitar faz uma sessão de 20-30min de alongamentos. Com uma rápida pesquisa no google ou youtube encontrarás facilmente os exercícios de alongamento específicos para a prática do ciclismo.

Só me resta desejar-te que boa sorte e força nos treinos. Qualquer questão que vás tendo, tenho a certeza que encontrarás ajuda aqui no fórum.

My 2cents
 

Mr. T

Active Member
Boa tarde a todos! Deixem-me iniciar por agradecer o nível de detalhe, as dicas, opiniões e claro, o vosso tempo para partilhar aqui no fórum. Vou tentar reponder o melhor que posso a todos.


Acho que mesmo antes de pensares em grandes esquemas para o rolo, tens que fazer um reset mental. Tens que meter a cadência bem visível no teu GPS e mesmo nas voltas em estrada ir fazendo um esforço mental para corrigir a questão. Vês um valor de cadência nos "60 baixos" e nem pensas ... é logo uma desmultiplicação mais leve. Nem que seja por uns minutos. Mas indo de forma consciente, tentando aos poucos formatar o teu cérebro e o teu físico que os dias de cadência "quase parada" acabaram :)

SIM, tive a prova disso hoje. Saí de casa esta manhã com uma palavra na cabeça - Cadência. Escolhi um percurso com quase 90 km e pouco mais de 800m de elevação no intuito de ter espaço de manobra para rodar as pernas. A conclusão que cheguei é que mentalmente, sempre que a minha cadência sobe a mais de 85, a minha reação é para colocar uma mudança mais pesada. Penei os primeiros 20 km, porque mentalmente parecia que estava a “conduzir um carro em terceira numa descida”. A minha zona de conforto situa-se entre 70/75 cadência mas se desmultiplicar uma mudança atrás sobe logo para os 80/85. Notei que tenho tendência também para usar relativamente pouco o prato 39. A partir do km 50 já me começava a sentir melhor com cadência alta e mesmo assim, meia volta, inconscientemente lá ia eu colocar uma mais pesada. Mas depois voltava a reduzir....
A experiencia de hoje leva-me a crer que isto com treino vai mesmo lá. Tenho de me re-educar em termos da utilização das mudanças para evitar andamentos pesados. Tenho a certeza que mais tempo no trainer vai ajudar substancialmente.

Volta de hoje: 89kms; tempo em movimento 3:25, cadência media – 80 ☺


Outra coisa. Confere se tens uma posição correcta. Se não há joelhos para o lado, altura do selim, coisas desse tipo. Não vá a cadência baixa ser uma defesa inconsciente do teu organismo contra algo desse gênero.

Relativamente a posições, tenho ajustado varias vezes o selim e guiador ate chegar a posição mais confortável e aerodinâmica. Nesse aspecto acho que está tudo bem


Boas Mr. T!!.
A tua ( espero que não leve a mal o meu "tu")
Claro que sim, sou um rapazola ainda :D

Dito isso que parece um raciocinio confuso e desligado da tua pergunta eu digo que: 3000 Kms em dois anos são mesmo poucos e acho que tu nem devia estar a preocupar-te com treinos especificos, tabelas esquemas etc porqué antes de começar a fazer isso , eu acho que tu devia construir uma boa base aerobica onde depois começar a pensar em função dos teus objetivos. Deves abituar o teu sistema cardiocirculatorio a fatiga prolungata e com o tempo aumentar o teu limiar aerobico..isso nos primeiros meses é rapido porqué um subjeto sem treino responde mais rapidamente nos primeiros tempos..ok não vamos complicar:).

Conselho: tente de dedicar mais tempo a bicicleta sem fazer demasiados esforços de subida mas sim escolher percursos com pequenos sobe e desce...2 horitas bem feitas pelo meno 2 vezes cada semana sem parar ( não há cafesinhos no meio!) e depois disso começas a preoccupar-te da cadencia e ver como dar mais Watts nas canetas:).

Ando de bicicleta mais activamente à dois anos. Perdi 15 kg, comecei a melhorar alimentação e noto melhorias a nível de resistência desde que comecei. Eu sei que Roma não se fez num dia e sei que tenho muitos outros pormenores para melhorar. Comecei por me preocupar com a cadência porque era notoriamente algo que, quando comparado com outra malta, era mais baixa.


Novamente, obrigado a todos pelo vosso tempo. Sou um membro recente deste fórum mas já aprendi muito com vocês.
Deixo-vos com uma foto com dúzia e meia de ovelhas irlandesas daquelas de focinho escuro, pacatamente a pastar numa (rara) manhã soalheira da periferia de Dublin.
ViBTW0FlIDF5T4fJgR5BPEPqWABoR4Ofkeu0sr95AX8-2048x1152.jpg
 

Mr. T

Active Member
Olá Mr. T,

Prometo que vou tentar ser o mais sucinto possível de forma a evitar a “demonstração excessiva de conhecimento” caso contrário ainda alguém me vem chamar a atenção ou passar-me uma multa! LOLOLOLOL ;)

Agora a sério. Pouco tenho a acrescentar ao que foi dito pelo Scalatore e os outros users que deram o seu contributo. Atenção que não sou nenhum expert no que toca ao treino especifico de ciclismo. As dicas que te vou dar são sobretudo conselhos gerais para uma pessoa que quer iniciar-se ou evoluir numa modalidade partindo de uma condição física “pobre”..........


MigC77, muito obrigado pelo nivel de detalhe... sim eu não tenho muito tempo de "fininha", o meu treino é relativamente pouco, e tinha uma vida super sedentária até a dois anos atras . Vou seguir as tuas dicas. Muito muito muito obrigado!
 

DMA

Well-Known Member
T, ainda bem que tiveste uma experiência positiva. Tentaste e conseguiste um resultado positivo. Maravilha!
Agora é ir com calma. Dá tempo ao corpo e a mente para adaptarem-se a esse ritmo nos 70s altos/80s baixos. E gradualmente tentas ir subindo.
Mas por exemplo as 80 rpm que fizeste ontem já não são problema.

Bons treinos :)
 

gfrmartins

Well-Known Member
Boas sei que este tópico já deve ter morrido à um tempo mas fez-me lembrar um treino que fiz ontem onde me preocupei em manter uma cadencia alta mas estável durante 30m

O objectivo era manter as 100rpm durante 30m mas sem altos e baixos o objectivo era mesmo focar-me na cadencia e em termos de potencia não ser assim tão baixo mas não muito alto.

cadencia.jpg
 
Top