• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bruso às voltas

Bruso

Well-Known Member
amarelo84

obrigado. Depende muito das sensações e dos kms que já percorri. Mas penso que tás falando da Vereda das Regadinhas certo?? Se sim, já a fiz com um 42-25. Mas foi só uma vez. Já agora aquela subida penso que não chega a 17%. Porque na realidade não existe aquela descida antes, portanto não deverá ser tão inclinado. Deve andar por volta dos 13%.
Quanto à 2ªpergunta digo-te que sim. Aqui é um sobe e desce constante. É dificil encontrar zonas planas com mais de 1km.

Mariosimas
Podes crer. O problema dos ciclistas madeirenses é mesmo esse. São apenas trepadores e não conseguem fazer a transição para provas com perfis planos. É outro tipo de fadiga e só por isso é que não vês ciclistas madeirenses em equipas profissionais. Necessitam de grande período de adaptação.
Excelente. Não sabia disso do Pico do Areeiro. Ontem andei lá perto. Mas penso que a subida que eles falam aí é a que sai do funchal, sobe pelo Monte, Terreiro da Luta, Poiso e Pico do Areeiro. Essa era o percurso que tava a fazer em sentido descendente quando furei o pneu. Eles nesse mapa não apresentam o percurso que fiz. E ainda existe um que talvez seja pior que os apresentados no site Que é subir pelo Ribeiro Frio.
Já agora, esse site é excelente. Obrigado pela partilha.
 
Last edited:

Bruso

Well-Known Member
mas não é a mesma coisa. Quando vão para uma volta a Portugal, que tem de fazer mais de 150kms torna-se muito dificil. Antes ainda iam ciclistas madeirenses à Volta mas agora (também por motivos financeiros) não vai nenhum.
 

Bruso

Well-Known Member
Aqui fica o meu 1º vídeo gravado em cima de uma bicicleta!!
Sei que a música vai causar polémica mas tinha que ser :D (há sempre a opção sem som).

[video=youtube_share;r49_JwjgeHo]http://youtu.be/r49_JwjgeHo[/video]

Boas pedaladas!!
 

Bruso

Well-Known Member
Vou ali ao Funchal e já venho

Hoje a volta não tem fotos, porque foram poucos os lugares de interesse fotográfico.

Foi uma volta com pouco acumulado mas com umas picadas que me levaram a pensar se conseguia fazer a volta planeada. Consegui e ainda consegui fazer bons tempos. Conquistei um 10º lugar numa das subidas mais percorridas da Madeira.
A subida da Conde Carvalhal. Chamo a esta subida, uma subida para continentais. São 5,5 km com declive médio a rondar os 6%. O perfil dado pelo STRAVA não tá certo pois apresenta uma zona com declive negativo de 101,7% (impossivel claro), portanto o declive médio deve ser superior aos 5,6% apresentados pelo programa.
Fiz a subida a uma velocidade média de 17,3%.

Também consegui conquistar o KOM da outra subida perto da minha casa. Agora tenho o KOM de ambos os caminhos que ficam a caminho de casa.
Subida de 1km a 9,1% de declive médio, feito a uma velocidade média 12,7 km/h. Strava

Resumo da Volta: 40,2 km
Acumulado: 1952m
Tempo a pedalar: 1h52min
Tempo da volta: 2h
Velocidade média: 21,4 km/h
STRAVA

Boas Pedaladas Camaradas
 

Bruso

Well-Known Member
ahahah que é isso pah?
o meu GPS é o meu Samsung Galaxy Ace.

Mas o problema não parece ser só meu pois o perfil que falo é na página do segmento. Não é no registo do meu.

Aquela estrada corta uma encosta muito ingreme. Só para teres ideia vê a foto a seguir. Se o google maps não tiver feito uma correta geo-referenciação da estrada e tiver colocado a esta 2 metros ao lado da sua real posição na cartografia, significa grandes declives. Que eu saiba que o Strava usa o google maps certo?
O GPSIES dá um perfil igual ao da strava, com declives de 100%.

3272170.jpg


Já agora tive a curiosidade de ir ver o perfil da estrada no google Earth:
eez8.png


O problema é mesmo da google.
 

Bruso

Well-Known Member
Hoje venho aqui relatar novamente uma ida ao Poiso, que é ponto de paragem obrigatório numa ida ao Pico do Areeiro. Existem 4 estradas regionais que vão lá dar. A 1ªfiz na semana passada, e começa no Santo da Serra. A 2ª foi a que fiz hoje e começa na Camacha, com passagem pelo Montado do Pereiro. As outras duas deverão ser realizadas brevemente. E são muito mais difícis.
O objetivo destas subidas ao Poiso é a preparação da rota de subida até o Pico do Areeiro.Das 4 irei escolher duas para fazer o percurso ascendente e descendente.

Passando agora a descrever o percurso de hoje:
O perfil do percurso é este:
elevation_profile


full.png


O percurso até à Camacha já é repetido e já aqui relatei esta estrada que começa no Caniço.
Da Camacha para cima é que estava a grande novidade. Demorei uma hora a chegar à Camacha e por isso fiz uma pausa para comer uma barrinha porque sabia que tinha uma subida muito dura pela frente.
Após 5 minutos de pausa lá arranquei rumo ao Poiso.
A semana passada passei na estrada que iria subir e sabia de antemão que o alcatrão estava muito degradado e os pontos com maior declive. Isto é: ia com o percurso bem planeado.
Antes de começar a subir uma paragem para foto:
PA050010_zpsf29d34c9.jpg


Nos ínico da subida o alcatrão até estava em bom estado o que permitia um bom andamento, mas apartir do1ºkm o estado do alcatrão era sempre pior que isto:
PA050012_zps58e29e7d.jpg


Tentei esquecer o estado do alcatrão e concentrar-me apenas em pedalar. Algumas picadas tornavam dificil manter o ritmo.
Lá cheguei a um "falso" plano que me permitiu recuperar forças. A consequencia deste plano foi que após passar aquela casa tinha uma picada muito mas mesmo muito inclinada que custou imenso. Teve de ser sempre em pé e num 30-25.
PA050014_zps9d859f95.jpg


Mais uns km's sempre a subir e lá cheguei a restaurante Abrigo do Pastor (dos mais famosos da região), e apanhei novamente um plano que permitiu recuperar as forças. Fiz umas paragens curtas para tirar algumas fotos:
PA050016_zps78f338e1.jpg


À entrada do Montado do Pereiro:
PA050020_zpsfc48ace3.jpg


PA050022_zps65c83edc.jpg


PA050024_zps7a760508.jpg


PA050025_zpsdbe6e668.jpg


Com as forças recuperadas, lá parti para o que restava da subida (3kms).
Novamente umas picadas que até assustavam, mas nada que me fizesse sair de cima da bicicleta. A beleza da paisagem que me rodeava também fazia divagar um pouco no pensamento.
Lá cheguei ao Poiso, e até cumpri o horário estabelecido.
O que tinha ficada para trás era isto:
ejsd.png


Nova pausa para abastecer o corpo e lá segui o meu caminho. Agora esperava-me um grande descida (onde furei a semana passada), com alguns buracos na estrada e zonas com lodo. A atenção tinha de ser redobrada para não ir ao chão.
Luvas postas, óculos na cara, jersey fechado, verificação dos travões e pneus e lá vou eu.

Pelo meio fiz uma pequenas paragens, que permitiam-me tirar umas fotos e arrefecer as rodas.
PA050035_zpsf1c9f16d.jpg


PA050038_zps7447f24d.jpg


PA050045_zps4db52952.jpg


PA050043_zpscb54484b.jpg


Chegado ao Terreiro da Luta, o objetivo era percorrer o Caminho dos Pretos de modo a chegar novamente à Camacha.
Este caminho dos Pretos é qualquer coisa magnifica de se fazer de bicicleta. Pouco movimento, declive negativo, e paisagens fantásticas.
btdo.png


PA050055_zpsba4cdfcd.jpg


Terminado o Caminho dos Preto foi subir novamente até à Camacha, não foram muitos km's mas custou imenso e depois ir da Camacha até casa, percurso já aqui relatado.

Resumo da Volta: 55,9km
Acumulado: >2000 metros
Tempo da volta: 3h27min
Tempo a pedalar: 3h03min
STRAVA
O acumulado indicado no Strava não é fiável. O RideWithGPS deu-me isto, mas tanto o GPSIES como o BikeRouteToaster deram-me um acumulado na ordem dos 2000 metros.


Deixo agora o perfil da subida feita desde o Porto Novo até ao Poiso. No Strava é um HC:
daoo.png


Para os mais curiosos deixo aqui um vídeo do percurso. Só para terem ideia do percurso percorrido
[video=youtube_share;HNBKkq5t0GQ]http://youtu.be/HNBKkq5t0GQ[/video]
 

Bruso

Well-Known Member
Pois é. Gosto muito de percorrer estas estradas. A de hoje conheço muito bem mas subir e descer de bicicleta é outra coisa. Fica-se com uma ideia completamente diferente do que nos rodeia.
 

Bruso

Well-Known Member
Hoje finalmente tive tempo para uma volta de bicicleta. As saudades já eram muitas e nem o cansaço do treino de futebol de ontem me fez ficar em casa.
Pus o alarme para mais tarde porque a volta que tinha planeado era mais pequenas que o normal (para tirar a ferrugem).

A ideia era ir até Machico. Pelo meio, na passagem por Santa Cruz fiz um desvio para uma zona semi-plana para rolar um pedaço.
Dei a volta e segui para Machico, subindo pela reta do aeroporto (bati o meu PR). Chegado a Machico aproveitei novamente a zona mais plana (embora sempre com declive), para rolar e tirar a ferrugem ás pernas.

Depois foi voltar para Santa Cruz. Desta vez optei por fazer um percurso nunca feito (Rampa da Estrada do Seixo). Normalmente passo por esta estrada sempre em descida. Desta vez fiz uma subida assombrosa. São uns 500 metros a mais de 20% picando a certa altura nos 30%. Foi um teste que passei melhor do que estava à espera. Subi sempre em pé numa relação 30-25. As pernas nem reclamaram.

Desci a reta do aeroporto e novamente em Santa Cruz fiz o mesmo desvio para rolar, fazendo um género de circuito (dei 2 voltas).
Depois disso foi subir para casa. A ideia que levava na cabeça era fazer um circuito perto de casa com cerca de 7km. Mas na primeira subida as pernas já estavam a reclamar e desisti da ideia.

Hoje não houve fotos. já aqui coloquei fotos deste percurso portanto achei desnecessário levar mais peso.

Resumo da volta: 38km
Acumulado: 1628m
Tempo da volta: 1h43min
Velocidade média: 22,1km/h
Strava

Boas pedaladas!!


SigImage.php
 

jpacheco

Well-Known Member
No abrigo do Pastor tens fotos muito bonitas mesmo com a tua bike, tens que tirar mais lá. Estive para ai 1h a ler as tuas jornadas... grande maluco :D deve ser muito bom pedalar na Madeira... a ver se arranjo uns percursos porreiros por Coimbra para relatar. Já tenho alguns em mente... preciso tranformar banha em musculo e depois começo com as reportagens também :D

O "Ativo Traing" já indica que a bike está em andamento para chegar a Protugal :D a verdinha está a chegar! D:

Verdd fiz um follow no strava para acompanhar as tuas pedaladas :p
 

Bruso

Well-Known Member
Obrigado :). O que importa é se divertir :D Eu por mim tirava muito mais fotos mas não quero estar sempre a parar.

Podes fazer reportagens enquanto perdes a banha hehehe. Não precisas fazer tempo à Rui Costa. O importante é dar a conhecer a tua região.

Desejo-te toda a sorte com a tua verdinha. Vais ver que ela é ainda mais bonita ao vivo. E depois quando começares a pedalar não queres mais nada.
 

Bruso

Well-Known Member
Desde quarta que tinha a volta de ontem planeada. Era uma subida até o Santo da Serra, por uma via que nunca tinha feito. Estava no escritório quando começa a chover torrencialmente com trovões e relampagos e tudo. Mas foi ver o WindGuru e estava previsto que a chuva acabava às 16 (ora que saia). E foi mesmo isso que aconteceu. Olhei para cima e vi que no Santo da Serra estava nevoeiro. Mas os planos são para cumprir. Calças e impermeavel e lá fui eu estrada fora.

Depois de chegar a Santa Cruz sabia que era a subir até o Santo da Serra. Para além disso sabia que a subida era duríssima (5 km com pendente média de 12%). Infelizmente o GPS do meu telemovel ficou marado e gravou-me o percurso uns metros ao lado da estrada, não ficando com o registo no segmento. Mesmo assim pelas minhas contas fiz o 4ºmelhor tempo.

view_route_elevation


Depois desta subida brutal apanhei apenas algumas rampas curtas que desgastam e cansam as pernas mas que não custaram muito.

Peço desculpa, mas como havia ameaça de chuva não levei Camara fotográfica.

Resumo da Volta: 34,7km
Acumulado: 1779m
Tempo da volta: 1:54
Strava

Boas Pedaladas

PS: Amanha devo fazer uma volta muito maior. Prometo fotos espetaculares :D
 

Bruso

Well-Known Member
Aqui é assim :D

O percurso de hoje foi anulado. O cansaço acumulado é muito por isso preferi descansar hoje. Pré-época de futebol tem sido puxada, deixando-me pouco tempo e força para uma volta maior!!

Fica adiado para a próxima semana!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Isso de ainda jogares futebol dá-te um pulmãozito melhor do que qualquer estreante...parei de jogar quando tinha 18 depois de 12 anos de bola federado. ainda joguei futebul salão durante 2 anos, umas corridas esporádicas de 15, 20m.. básicamente já estou parado à uns 6 anos. O meu principal factor de comprar a bike é mesmo de por o coração a bater... claro que o gosto pelo ciclismo é para matar dois coelhos de uma cajadada só. Ainda tenho que fazer um post sobre ciclistas fumadores :D Se calhar na secção da saude.
 
Top