Bicicleta acima do tamanho

jpacheco

Well-Known Member
#21
@antunesfilipee não há uma medida exacta de altura do selim. Há um intervalo recomendado, e nesse intervalo, há sempre margem para baixar ou subir ligeiramente. Ninguém está a dizer para andar sentado no chão, mas se por ventura estiver a perna muito esticada as costas agradecem a descida ligeira do selim, porque até ajuda a estabilizar a zona lombar o que pode estar agravar a dor de costas no caso de andar com o selim demasiado alto.

Mas o problema maior é encurtar o espaço do rabo ás mãos.
 
#22
A questão não é o uso que lhe dás, é as dores que ela te dá.

Alterar a altura do selim por causa de uma dor não me parece correto. A altura do selim é para basear no cavalo, ângulos dos joelhos ao pedalar e essas coisas... Acho que não depende do tamanho do quadro! Depois, se a bicicleta é comprida já é outra história. Já tens que cortar no avanço, guiador, etc.. (pouco etc porque não há muito mais a fazer...)

Tenho 1,73 e ando pelo S da maior parte das marcas... só tens 3cms a mais que eu e tens um L... Acho que também apostava no choradinho para a troca/devolução.
Troca já não vai dar, a bicicleta foi pintada
 
#23
@antunesfilipee não há uma medida exacta de altura do selim. Há um intervalo recomendado, e nesse intervalo, há sempre margem para baixar ou subir ligeiramente. Ninguém está a dizer para andar sentado no chão, mas se por ventura estiver a perna muito esticada as costas agradecem a descida ligeira do selim, porque até ajuda a estabilizar a zona lombar o que pode estar agravar a dor de costas no caso de andar com o selim demasiado alto.

Mas o problema maior é encurtar o espaço do rabo ás mãos.
Mas ninguém viu se a perna está demasiada esticada ou não. A única coisa que se sabe é que a bicicleta é muito grande.

Só estou a tentar dizer que o selim até pode estar no sítio certo (duvido mas pronto...) e, nesse caso, é errado andar a baixar por ter dores por causa do tamanho do quadro. Porque depois não é a lombar mas sim joelhos ou outra coisa qualquer...

Mas sim, sem ver fotos/vídeos são só suposições. A única coisa que parece ser certa é que a bicicleta é grande.
 

Carolina

Well-Known Member
#24
É impossível adivinhar a solução. Baixar o selim é só uma sugestão que lhe custa 0 euros e, tal como referi no meu post, ele deve experimentar cada alteração de forma independente e dar 2 ou 3 voltas. Como é óbvio, se não resolver nada ou se provocar dores noutro sitio, já sabe que pode voltar a colocar o selim na posição inicial.

É pouco provável que baixar o selim 1 ou 2 cms vá provocar algum problema grave, já para não falar que a tendência é as pessoas andarem com o selim demasiado alto e não o oposto.

@Gonçalo Amorim não sei de onde és, mas em Lx tens o bikefit na powerlab por 55€, salvo erro.
 
#25
É impossível adivinhar a solução. Baixar o selim é só uma sugestão que lhe custa 0 euros e, tal como referi no meu post, ele deve experimentar cada alteração de forma independente e dar 2 ou 3 voltas. Como é óbvio, se não resolver nada ou se provocar dores noutro sitio, já sabe que pode voltar a colocar o selim na posição inicial.

É pouco provável que baixar o selim 1 ou 2 cms vá provocar algum problema grave, já para não falar que a tendência é as pessoas andarem com o selim demasiado alto e não o oposto.

@Gonçalo Amorim não sei de onde és, mas em Lx tens o bikefit na powerlab por 55€, salvo erro.
Sou de Santa Maria da Feira, Porto
 

fcsaimon

Well-Known Member
#29
Tudo o que se disse que se pode fazer esta correto, mas faça o que fizer mesmo com o bike fit, não vão passar de remendos.

Por mim mais valia pegar nos 200€ (bike fit e peças a colocar) e com mais algum e comprava um quadro de tamanho adequado. Mudava os componentes para o novo quadro e voila.

Há por aí muitos quadros bons a partir de 300€...
 
#32
Tudo o que se disse que se pode fazer esta correto, mas faça o que fizer mesmo com o bike fit, não vão passar de remendos.

Por mim mais valia pegar nos 200€ (bike fit e peças a colocar) e com mais algum e comprava um quadro de tamanho adequado. Mudava os componentes para o novo quadro e voila.

Há por aí muitos quadros bons a partir de 300€...


https://www.wiggle.co.uk/brand-x-rd-01-road-bike-frameset
https://www.chainreactioncycles.com...road-frame-and-carbon-fork-2019/rp-prod130456





https://www.wiggle.co.uk/viper-rc3-road-frameset
https://www.chainreactioncycles.com/pt/pt/viper-rc3-db-road-frameset/rp-prod199034

 
#38
Há algo no mundo das bicicletas de estrada que até hoje ainda não entendi.. o tamanho do quadro que vemos (50/52/54 etc) refere-se ao Seat Tubr ou ao Top Tube? Ou não há um padrão e algumas referem-se a uma medida e outras a outra?
Têm falado comigo porque querem comprar uma bicicleta de estrada e até eu próprio nem sei o que dizer porque é uma confusão
 
#39
Ou não há um padrão e algumas referem-se a uma medida e outras a outra?
Isto.

Tens que ver sempre o gráfico das medidas (geometry chart).

As medidas mais correctas são o reach e o stack. Numa primeira aproximação o virtual toptube é muito jeitoso.

"Normalmente" as italianas é seat tube e as americanas é +/- toptube.

Uma italiana 50 pode ser igual a uma 54 que pode ser igual a uma S ou uma M dependendo da marca.

Antigamente as duas medidas eram iguais mas agora é tudo uma grande confusão porque as medidas e os angulos são todos diferentes.
 

Carolina

Well-Known Member
#40
Antigamente o tamanho referia-se ao seat tube, mas como as bicicletas passaram a ter slopping isso deixou de ser assim. Só vendo a geometria especifica da bicicleta. Aconselhar de forma genérica pode dar asneira.