Bicicleta acima do tamanho

#1
Boa noite,
Dou umas voltas de bicicleta ocasionais numa bike de estrada (Btwin Triban 540), mas ultimamente dói-me bastante o fundo das costas. Tenho 1,76 porém a minha bicicleta é um quadro L, com um avanço 110 (tudo errado). A minha questão é : que avanço devo colocar para minimizar os danos? 60 ou 80 mm? Ou outro?
Obrigado pela ajuda
 

francisco

Active Member
#2
o melhor será mesmo procurar um bikefit talvez, senão vais andar a comprar peças à sorte e a seguir à dor nas costas vem uma dormência num sitio qualquer ou outra dor. Agora se conseguires experimentar um avanço de 80 sem pagares experimenta e vê.
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
#3
Boas

Pode ter que mexer no avanço ou recuo do selim também. (no fundo é encurtar a bicicleta movendo o selim para a frente e colocando um avanço mais curto ao mesmo tempo)
Um bike fit é jogar pela certa é sempre um investimento e não um gasto nestes casos mais problemáticos..
 

Carolina

Well-Known Member
#4
É impossível advinhar. Até pode ser só uma questão de teres o selim muito alto. O ideal é fazeres um bikefit e ficas logo a saber como é que a bicicleta deve ficar ajustada.
 

Carolina

Well-Known Member
#7
Podes colocar foto em cima da bicicleta?

Mas podes experimentar várias coisas:
- baixar o selim 1 ou 2 cms
- subir o avanço
- diminuir o tamanho do avanço, mas não colocaria menos de 90-100mm. Vê se conheces alguém que te empreste

Experimenta primeiro cada coisa em separado e não te esqueças que podes precisar de 2 ou 3 voltas para o corpo se habituar à nova posição.

Nota: o bikefit continua a ser a melhor opção.
 

jpacheco

Well-Known Member
#9
Tens a perna grande... é como dizes @Gonçalo Amorim deves estar um pouco esticado na bicla. Como só andas ocasionalmente e porventura não tens grande flexibilidade?! Custa-te mais um bocado. Tens mesmo que encurtar o espaço entre o rabo e as mãos.

Primeiro. Se a bike estiver na garantia fala com decathlon! Um choradinho pode ser que te troquem o quadro. Dizes que não consegues andar e que andas muito esticado.

Se não for possivel a primeira tenta as dicas do pessoal. Eu arriscaria até 80mm de avanço (sendo que vais perder alguma estabilidade no guiador mas por vezes é preciso perder nuns sitios para ganhar noutros). Tenta ver até onde pode o carril do selim chegar para a frente?!
 

jpacheco

Well-Known Member
#10
De que forma é que isso alivia a dor na lombar?
Ajuda a ficar com as costas mais direitas (sendo que o angulo curvatura das costas será menor) em contrapartida podes vir a sofrer nos joelhos, pelo anglo flexão ser maior. Mas nestas situações é preciso experimentar e adaptar.
 

EL PISTOLERO

Well-Known Member
#12
com 84 cm de altura de pernas (cavalo) para um 1,76 parece-me que o @Gonçalo Amorim é um individuo de "pernas longas" por isso, provavelmente baixar o selim pode vir a ser uma má opção.
salvo se realmente estiver demasiado subido para o recomendável.
Não conhecendo bem a geometria da bicicketa, apostaria que um L andaria num 56cm de "top tube".
para 84 cm de cavalo o recomendado seria na volta dos 54 por aí..
isto depois também entram ao barulho outras medidas da bicicleta naturalmente...

como a @Carolina disse, o melhor seria colocar umas fotos em cima da bicicleta...
 

joseruivo

Well-Known Member
#15
Ajuda a ficar com as costas mais direitas (sendo que o angulo curvatura das costas será menor) em contrapartida podes vir a sofrer nos joelhos, pelo anglo flexão ser maior. Mas nestas situações é preciso experimentar e adaptar.
Obrigado também.
Se o selim mais baixo der cabo dos joelhos, avanço mais curto pode ser boa solução.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
#16
Vê aqui:
https://www.mantel.com/blog/en/how-to-determine-the-correct-saddle-height

A altura do selim é a primeira coisa que deves ter correcta. Do teu cavalo parece que a tua bicicleta é grande demais mas nada que não se possa resolver.

Eu pessoalmente gosto desta folha de calculo: tenta adaptar as medidas da tua bike às medidas que saem da folha sem gastar dinheiro. Se vais comprar componentes faz um BOM bike fit primeiro, são 150euros que valem muito.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
#18
Podes encurtar a bicicleta:

- Com um volante mais curto
- com um avanço mais curto (até 90mm)
- Com um espigão recto (tem cuidado com a sobreposição do joelho sobre o eixo do pedal na posição horizontal da pedalada, vê o link que te enviei da mantel)
 
#20


É esta a bicicleta. Obrigado pelas respostas de todos malta, mas acho que primeiro vou fazendo experiências. Acho muito dinheiro um bike fit para o uso que lhe dou
A questão não é o uso que lhe dás, é as dores que ela te dá.

Alterar a altura do selim por causa de uma dor não me parece correto. A altura do selim é para basear no cavalo, ângulos dos joelhos ao pedalar e essas coisas... Acho que não depende do tamanho do quadro! Depois, se a bicicleta é comprida já é outra história. Já tens que cortar no avanço, guiador, etc.. (pouco etc porque não há muito mais a fazer...)

Tenho 1,73 e ando pelo S da maior parte das marcas... só tens 3cms a mais que eu e tens um L... Acho que também apostava no choradinho para a troca/devolução.