• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Arquivo] La vélo Duchene: As crónicas de André Carvalho

Status
Not open for further replies.

jpacheco

Well-Known Member
O amigo Duchene é um artista Alberto :p Estou curioso pelo restante registo... como a volta foi maior deve haver mais material para mostrar :D
 

duchene

Well-Known Member
Obrigado João.

Nesta fase não ando com grande cabeça para escrever crónicas e, como tal, o que surgirá aqui no tópico será apenas o registo fotográfico do dia, com um mero par de linhas de comentário a acompanhar.

Conto colocar isso ainda hoje...

José
Curiosamente a shortlist de escolhas fotográficas revela um padrão interessante. Apesar de ter sido alcançado sem qualquer cálculo, o número de fotos que escolhi respeita aproximadamente o rácio de fotos a cada 200km que tenho vindo a apresentar...

É um pormenor curioso e apenas isso. Não meço os registos "a metro".
 

Figueiredo

Active Member
+1 a aguardar pelas fotos :)

Não se proporcionou grandes conversas, desculpa André eu pirei-me com mais 2 companheiros que habitualmente me acompanham nestas andanças... espero que tenhas gostado e muito obrigado pelo bolinho com o qual fomos brindados no final vim a saber cortesia da tua parte.
 

duchene

Well-Known Member
Figueiredo
Não tens nada que pedir desculpas. Estas coisas são para se fazer ao ritmo de cada um. Oportunidades não faltarão para por a conversa em dia!

Quanto aos biscoitos, são especialidade da centenária Fábrica de Biscoitos Paupério, um ex-libris aqui da cidade de Valongo.

--

Já agora... daqui a pouco haverá novidades fotográficas para os mais curiosos! :eek:
 

duchene

Well-Known Member
ac_brm400_37b.jpg


Navegando as doiradas ondas do Alentejo interior. (Parte 1)
9 de Maio de 2015 // 411Km // 2820m AC+

//

O dia que tinha tudo para ser perfeito. E foi...

Este brevet de randonneurs mondiaux foi absolutamente memorável. Não tenho aliás problemas em classifica-lo como sendo a mais completa e complexa experiência que já tive em cima de uma bicicleta.

Curiosamente, a distância total foi o feito que menos me entusiasmou neste dia. É até com relativa naturalidade com que hoje encaro o facto de ter pedalado uns absurdos quatrocentos e onze mil metros.

Para mim o memorável neste dia foi mesmo a complexidade, a riqueza e a satisfação que totalidade da experiência me proporcionou. Desde pedalar durante longas horas cortando a noite, num contexto rodoviário e geográfico completamente desconhecido para mim enquanto ciclista, até à necessidade da gestão alargada dos recursos alimentares, monetários, materiais e electrónicos. Apesar de já ter alguma experiência nas médias distâncias, nunca tinha experienciado todas estas variáveis em concorrência de uma só vez. E, sem dúvida, gostei! E também gostei de o fazer com tranquilidade, aproveitando ao máximo todo o tempo disponível, sobretudo durante o primeiro bloco nocturno e depois nas longas horas diurnas. Até para a incontornável sesta Alentejana houve tempo!

O Alentejo, aliás, apadrinhou de forma sublime esta jornada. Hoje apenas consigo partilhar convosco os registos visuais das paisagens que por lá encontrei. Mas, para mim, o aspecto mais marcante do Alentejo, aquele que me trouxe muitas e boas memórias foi, inquestionavelmente, o seu característico e inconfundível aroma. O aroma da terra, dos campos de cereais, dos animais e, no seu conjunto, da natureza em si. Esse sim, é o grande tesouro que guardo deste brevet.

Mas 411Km não se fazem só de experiências sensoriais. Fazem-se também de muito auto-controlo, de gestão racional, de aplicação de conhecimentos e, como sempre, de muita e muita aprendizagem. E se sozinhos aprendemos muito, em grupo aprendemos sempre algo mais.

Felizmente que boa companhia não faltou pelas estradas Alentejanas. Não podia, obviamente, deixar de agradecer a todos os amigos com quem partilhei quilómetros mas, em especial, ao Luís, ao Valter e ao Vitor que me aturaram praticamente desde o arranque e, sem os quais, o brevet teria sido bem mais aborrecido.

Uma palavra em especial também para todos os voluntários dos Randonneurs Portugal que tornam estes brevets possíveis e nomeadamente à Ângela por assegurar o PC final. Desculpa estar pouco conversador. Gostaria de ter ficado mais uma boa meia hora na cavaqueira mas o forcing final na Recta do Cabo e a paragem súbita lá em cima deixaram-me a descompensar. Estava mesmo a precisar de reiniciar o meu sistema com 5 minutos de repouso e um bom banho... Contudo, dado o balanço positivo da experiência a Sul, não faltarão oportunidades para por a conversa em dia.

E pronto, esta aventura já está. Outras diferentes se seguirão. Per ardua ad astra!

ac_brm400_01.jpg


ac_brm400_02.jpg


ac_brm400_03.jpg


ac_brm400_04.jpg


ac_brm400_05.jpg


ac_brm400_06.jpg


ac_brm400_07.jpg


ac_brm400_08.jpg


ac_brm400_09.jpg


ac_brm400_10.jpg


ac_brm400_11.jpg


ac_brm400_12.jpg


ac_brm400_13.jpg


ac_brm400_14.jpg


ac_brm400_15.jpg


ac_brm400_16.jpg


ac_brm400_17.jpg


ac_brm400_18.jpg


ac_brm400_19.jpg


ac_brm400_20.jpg


ac_brm400_21.jpg


ac_brm400_22.jpg


ac_brm400_23.jpg


ac_brm400_24.jpg


ac_brm400_25.jpg


ac_brm400_26.jpg


ac_brm400_27.jpg


ac_brm400_28.jpg


ac_brm400_29.jpg


ac_brm400_30.jpg


ac_brm400_31.jpg


ac_brm400_32.jpg


ac_brm400_33.jpg


ac_brm400_34.jpg


ac_brm400_35.jpg


ac_brm400_36.jpg


ac_brm400_37.jpg


ac_brm400_38.jpg


ac_brm400_39.jpg


ac_brm400_40.jpg


ac_brm400_41.jpg


ac_brm400_42.jpg


ac_brm400_43.jpg


ac_brm400_44.jpg


ac_brm400_45.jpg


ac_brm400_46.jpg


ac_brm400_47.jpg


ac_brm400_48.jpg


ac_brm400_49.jpg
 

Bernalve

Well-Known Member
Oh meu deus, que fotografias... Grandes momentos que passaste nessas quase 24 horas! Parabéns!

Também irei fazer este Verão uma experiência de 200 kms de Lisboa ao Crato, depois postarei num tópico que abrirei.
 

Skyforger

Active Member
André, desta vez vou passar a parte dos elogios ao talento e à audácia do ciclista/aventureiro/fotógrafo/cronista/viajante/sonhador/idealista...etc... e, após percorrer este avassalador lote de fotografias, ocorre-me dizer apenas uma coisa: somos uns privilegiados, temos um país maravilhoso!

E já agora...o Alentejo é particularmente inspirador...(aqui já é a minha costela a falar...:) )
 

Medroso#78

Active Member
Mas que maravilha! Pela experiência de pedalar toda a noite, já passei, é fantástico. 24h ainda não. Quem sabe um dia destes. As fotos nunca nos mostram tudo, é verdade mas.... temos a certeza que foi uma aventura "daquelas". :)

Muito obrigado pela partilha. ;)

Abraço
 

angel@

Member
Obrigada pela partilha. Uma excelente reportagem fotográfica.
É curioso como fotos tiradas dos mesmo lugares, por pessoas diferentes conseguem refletir a alma de quem lá passa, bem como o "andar da carruagem". Os quilómetros devidamente apreciados nos mais pequenos detalhes e registados através de uma lente curiosa. Pode-se sentir a ansiedade da primeira pedalada ao baterem as zero horas e o ar fresco noturno quando se mergulha na total escuridão, no desconhecido e no inesperado, bem como a cordial cumplicidade do grupo que decidiu ir junto até ao fim. O glorioso nascer do sol alentejano praticamente no mesmo sítio e à mesma hora em que passei, quase dá para ouvir os galos a cantarem. O arrepio quando se avista o grande lago é algo muito pessoal e subitamente as pernas esquecem que já pedalaram 170kms. Nestes dias escaldantes de maio, entre Moura e Viana do Alentejo lá estão elas, as belas árvores com sombras tão convidativas como traiçoeiras :D
É por isso que gosto tanto deste brevet que reúne o pacote completo de emoções: permite pedalar longas horas noturnas e diurnas, gerir o tempo entre postos de controlo que são bastante espaçados, comer, manter grandes conversas e longos silêncios, dormir, resolver coisas estranhas, gerir os estados de alma que sofrem todo o tipo de transição, até porque 400kms é muito quilómetro onde muita coisa pode acontecer e, ainda assim, chegar a tempo.
O Alentejo é lindo ... parece que não se passa nada naquela paisagem dourada e ondulante, mas se as cegonhas falassem teriam muito que contar.
Não tens nada que pedir desculpas, pois temos de perceber rapidamente em que estado chegam os participantes, se precisam de ajuda e dar-lhes tempo para regressar à terra. Esperamos ver-te mais vezes cá em baixo.
 

afonsobtt

Well-Known Member
boas

Esta na hora de mudares o nome do tópico para pedalar e fotografar....:)
Depois de ver estas fotos já me apetece novamente voltar ao Alqueva.
ultra-abraço
 

Armando

New Member
Aprecio imenso a forma como te divertes em cima da bike, assim como o gesto que tens para com a comunidade em "postar" todos os locais por onde passas e, dessa forma inspirar uma quantidade enorme de amantes da modalidade a percorrerem esses magníficos locais.

Quem mostra o que faz e dá os seus conhecimentos em troca de nada, só pode sentir-se orgulhoso da pessoa que é!

Continua a divertir-te e a fazer "babar" quem por aqui passa apreciar estas belezas.
 

duchene

Well-Known Member
Bernardo
Obrigado. Força nesses planos. Nada como planear e cumprir! É satisfação garantida.

Ricardo
De facto, e por muito que suspire pelas maravilhosas paisagens estrangeiras, a verdade é que, querendo, conseguimos encontrar fantásticas visões naturais também aqui no nosso rectângulo.

Por isso é que antes de começar a pensar em qualquer internacionalização, quero sobretudo descobrir o meu quintal. E ainda há tantas e tantas estradas desertas e fascinantes para descobrir!

Fernando
Obrigado. Foi certamente uma aventura inesquecível e uma enorme fonte de inspiração para continuar a fazer coisas diferentes.

Ângela
Este ano deverá ter sido o último brevet em que participei enquanto randonneur. Queria dar uma ajuda pelo menos no BRM600 e BRM200 do Douro. Para o ano certamente que farei por participar em mais brevets a sul e, nessa altura, espero já te ver por lá equipada a rigor para pedalar!

Afonso
Acredita que sou o primeiro a sentir-me inspirado a voltar a peladar, sempre que revejo as maravilhosas paisagens onde já tive o privilégio de me perder. Por outro lado cada conquista espicaça ainda mais a minha curiosidade e a vontade de conhecer ainda mais e melhor.

Mário
Como sempre, desde que a viagem seja motivadora, os números são apenas isso. Números.

Armando
O espírito é esse, fazer aquilo que mais gosto com a bicicleta e, pelo caminho, coleccionar as melhores memórias possíveis. Muitas nunca chegam a ser fotografia nem a surgir neste tópico, mas todas acabam por ser importantes e especiais, pequenos tijolos na construção da minha individualidade.

Jorge
De nada. É sempre um prazer partilhar estas aventuras.
 

duchene

Well-Known Member
ac_aboboreira_promo.jpg


Este Sábado foi dia fazer um passeio de recuperação. Recuperar da planície e voltar a pedalar nas montanhas do coração! :eek:

Ao longo de 183Km e 3200m AC+ revi algumas estradas que não visitava há anos, pedalei por velhas conhecidas e descobri a excepcional rota de sterrato pelo coração da Serra da Aboboreira, via única de acesso ao Vértice Geodésico implantado a 971m de altitude e que proporciona vistas únicas sobre os maciços montanhosos envolventes, nomeadamente a Serra do Marão, a Serra das Meadas e a Serra de Montemuro.

Em dia da melhor Primavera possível, este passeio foi um regalo para os sentidos. Depois mostro-vos como correu!
 

petrix

Well-Known Member
Podes não andar com grande cabeça para escrever crónicas, mas em compensação, as fotos estão cada vez melhores. :)
Tenho andado numa onda mais "racing", mas confesso que também já tenho saudades de dar umas voltas tipo "pedalar para longe" e em estradas "desertas e fascinantes" ... esse realmente é o verdadeiro prazer de pedalar.
Obg.
Abraço.
 

vhugocosta

Well-Known Member
Ora bem, reforçando o que já disse em outro "lugar", apesar de não ter concluido (e agora passados uns dias deixa um sabor amargo) foi o brevet mais divertido que fiz e isso só podia ter acontecido mesmo pelas companhias ao longo de todas aquelas horas.

Obrigado pela partilha e certamente vamo-nos encontrando por essas estradas, seja a sul, ou a Norte.

Abraço

Já agora, os planos são para manter? Outra vez, só para Setembro?
 

rm6

Member
Eu bem tentei aguentar a pressão de clicar no link do tópico, mas não consegui, foi forte demais...

Lá fui lendo e vendo as magnificas fotos que aqui partilhas!
E a sensação de que o fim de semana ainda está looonge, fica mais forte!!!
Muito obrigado, pelo tempo que "perdes" na partilha destas fantásticas aventuras e pela paixão com que demonstras as tuas pedaladas!

Sabendo o "trabalho" que dá, é de dar muito valor à pessoa que és, tirar algum do teu tempo, para que outros, fiquem também maravilhados!

André muito boa semana e obrigado mais uma vez pela maravilhosa e valiosa partilha!
 
Status
Not open for further replies.
Top