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[Arquivo] La vélo Duchene: As crónicas de André Carvalho

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afonsobtt

Well-Known Member
Parabéns...
Cá estaremos à espera de mais mil...
Com tantos carregamentos e carregadores e baterias, espero que não te esqueças de carregar o mais importante as pernas.. hihihi..

Até sexta-feira
Abraço
 

Morg

Well-Known Member
Parabéns e cá estamos para consumir com muita satisfação.

Têm previsão para a passagem pelo 2º posto controlo em Mourão?
 

duchene

Well-Known Member
Filipe
A X100 é qualquer coisa de muito especial. Acho que nunca uma máquina fotográfica me entusiasmou tanto nos últimos anos. Por mim podia ter uma longevidade como a das máquinas de filme dos anos 80 que ainda hoje funcionam perfeitamente. Infelizmente é certo que nos próximos anos, sejam 5 ou 10, alguma coisa electrónica deixará de funcionar e lá se vai esta pequena pérola.

É uma máquina muito temperamental, lenta como o raio quando temos miúdos pequenos em constante movimento mas que, quando acerta, produz imagens absolutamente fantásticas e únicas. A objectiva é fixa, 23mm em APS-C, bastante luminosa e de grande qualidade óptica. O resto é o bipolarismo japonês a funcionar: tão prático numas coisas e tão desnecessariamente rebuscado noutras. A X100T veio corrigir muitas dessas irritantes peculiaridades e aproxima-se agora de um estado de maturação exemplar.

Apesar de ser infinitamente mais portátil do que uma SLR, não é uma máquina que se leve para todas as voltas. Mas, como não tenho um daqueles fotógrafos da Rapha sempre atrás de mim ou 2km acima na encosta a captar grandes planos do pequeno ciclista que se esforça lá em baixo, tenho de ser flexível para conseguir trazer memórias fotográficas interessantes das minhas aventuras.

Por isso, em ocasiões muito especiais, a X100 já me acompanhou. Não consigo extrair o melhor dela quando fotografo "à pressa" no meio das voltas, mas não se tem portado mal e sempre me obriga a pensar um pouco mais na hora de disparar...

--

Quanto à nutrição desportiva....

Cada vez mais a minha alimentação na estrada passa por comida "normal". Coisas a que o nosso corpo está habituado, com o intuito de manter a produção de energia constante e regular. O ciclismo não competitivo de longa distância é caracterizado pela regularidade e, como é óbvio, pela duração do esforço. E, como tal, há que gerir o aporte energético em conformidade.

É claro que poderão existir mil e um produtos "técnicos" adequados a esta situação, mas as dificuldades também se vencem com o palato e já não dá para mim andar um dia inteiro a comer comida processada e enfiada dentro de um invólucro prateado.

Pegando no exemplo do último brevet de 300km. Na Barley levava: 1 banana, 1 sandes de pão de sementes com requeijão e marmelada, 2 donuts, uma barrinha endurance, um nougat e uma saqueta de mel. Durante o caminho comi apenas metade da barrinha de endurance e todos os outros itens, à exepção do mel. Nos postos de controlo comi de tudo um pouco, desde bolos a bife com batatas fritas, passando pela obrigatória sopa. É evidente a desproporção positiva entre comida e alimentação desportiva. O certo é que nunca andei enjoado nem descompensado. No fundo é a tal ideia de ser um dia quase normal, com alguns excessos calóricos próprios da lambarice, mas em que mantive o estômago a trabalhar com normalidade.

Um exemplo visto por um outro prisma:

Na última saída a solo, para 15h na estrada e 210Km, gastei 9.40€ em alimentação fora da bicicleta. De pão e bolos a sopa e omolete com muitos líquidos à mistura.

Monetariamente isto equivale, grosso modo a:
2 refeições de fast food
1 refeição de fast food, duas barrinhas e um gel da moda
duas barrinhas, um gel, um shake pré qualquer coisa, um fast recovery e um BCBCAA/ProtoUei da moda, mais as 6 horas gastas a ler fichas técnicas desses produtos online.​

No próximo brevet manterei a fórmula dos 300Km acima, juntando ao saco uma salada com massa, tomate, requeijão, milho, atum e cogumelos. Assim fica garantida a boa alimentação nas horas nocturnas em que não se encontra nada aberto.

Portanto, não há grande segredo. Para mim a alimentação é uma componente mais psicológica do que fisiológica, no sentido de que se me der prazer alimentar-me, com mais facilidade o farei e, portanto, mais facilmente irei manter a energia em níveis positivos.

No meu caso é assim que funciona. Naturalmente há quem possa preferir uma abordagem mais científica e estruturada. Cada estômago, cada cabeça e cada carteira com sua sentença.

O conselho que te posso dar é para não inventares com coisas novas porque se tiveres um estômago sensível ele pode não gostar. As experiências fazem-se nas voltas ao quarteirão. Por outro lado usa a velha máxima: come antes de ter fome e bebe antes de ter sede. No final, usa as calorias gastas para justificar uma jantarada à maneira. É isto que levamos da vida.

E claro, acima de tudo que seja uma boa aventura!

Afonso
As pernas são o que são, isso não há como alterar. Vão é carregadas com vontade, isso é certo!

Sexta-feira, tainada!

Nuno
Por mim, não há previsão. Nunca pedalei neste tipo de terreno, portanto não faço ideia do ritmo da progressão. :D

Vou com a ideia de me divertir e de "devorar" paisagem, sem olhar para o relógio a não ser para garantir que ando dentro das janelas de tempo dos controlos. Se, no meio disto tudo, fizer o percurso em menos de 24h, melhor. Dará uma história mais empolgante ainda para contar!
 

vhugocosta

Well-Known Member
@Morg

vou colocar no tópico Randonneurs o meu planeamento para o Alqueva. Isto apesar de eu não ser nenhum exemplo, sou eu e o meu ritmo..ainda assim aponto para as 9h00 da manhã.
 

Morg

Well-Known Member
Se estiver disponibilidade vou tentar fazer Mourão-Reguengos, em sentido contrário ao vosso para ver se me cruzo convosco.
Mourão -> Póvoa gosto muito mas depois da Póvoa-Moura nem por isso.
 
lendo a tua última mensagem fiquei "ansioso" pelo fim de semana... a labuta diária não me tem dado muita disponibilidade mental para pensar no que aí vem....
vai ser a primeira vez que me vou aventurar nos 400k, estou com aquele nervoso miudinho, mas confiante.

Mas os 200k e os 300k servem entre outras coisas para treinar a mente e o corpo para andanças maiores, e esses "já cá cantam" este ano.
Daquilo que fui aprendedo empíricamente a alimentação dita desportiva neste contexto faz pouco sentido, para mim claro.
Comecei com "toda a gente" barras géis e afins, mas a realidade é que isso satisfaz pouco quando o objectivo é passar por exemplo 18h a pedalar.
Hoje em dia também sou apologista da alimentação normal, claro que aproveito para uns excessos nas pastelarias eheheh, mas como dizes... cada barriga cada sentença :)
 

GMQ

Well-Known Member
A alimentação dita desportiva serve para preencher os espaços entre paragens. Das duas uma ou estas sempre a parar, e prorrogas e muito a tua viagem, ou ao não te alimentares nesses intervalos podes estar a arriscar um pouco a tua saúde. Eu sou apologista de ir sempre mastigando qualquer coisa, mesmo que depois faça uma dessas paragens de pastelaria. Mas confesso que isto são as sensações do meu corpo em distancias bem mais pequenas.
 

jpacheco

Well-Known Member
Josemota 18h de bicicleta é preciso canja da boa. Não se pode misturar as coisas... terás uns açucares para emergências. Mas não é a mesma violência, curta e grossa, de quem entra em provas e precisa que a energia chegue a tempo e horas a corrente sanguinea para provas de 4horas.

No caso do long endurance é muito importante ter o estomago bem aconchegado e saudável. Eu depois de 5h em cima da bicla a mamar alguns açucares, para aguentar mais 1, 2 horas sabe muito bem meter um paozinho e ou uma canginha para compor :D
 
bom não queria invadir o tópico do duchene ....
mas vou apenas esclarecer uns pontos...

1. também como a andar especialmente fruta, umas barras caseiras de frutos secos que faço e sandes, costumo fazer umas tamanho mini que se comem em 2 ou 3 dentadas. barriguinha vazia é que não... :)
2. a alimentação adequa-se ao tipo de esforço, penso eu mas sou muito leigo no assunto, um esforço intensivo (tipo 100km num Audace) em que se vai sempre no máximo exige certamente comida mais energética e imediata, num esforço mais lento de resistencia a necessidade energética não será tão imediata.
3. Apenas falei da minha experiencia e do que funciona comigo, não quero de forma alguma dizer que é o correcto ou o ideal. Já fiz voltas só com barras e isotonicos etc e neste contexto para mim é insuficiente. nada como uma bifanazinha, uma sopa etc para aconchegar a barriga.

jpacheco concordo contigo!
mas só tenho experiencia no dito "endurance", de cenas explosivas não sei nada, mas compreendo perfeitamente que as necessidades são diferentes..
 

duchene

Well-Known Member
Como é óbvio, o que está aqui em discussão é a alimentação no contexto "randonneur/turístico/assim devagar também eu".

Os companheiros aqui do fórum que entram em provas a sério — e que não serão tantos como isso — lá terão os seus mecanismos próprios de nutrição, suplementação e afins.

Para o caso concreto aplica-se o facto do nosso corpo ser uma máquina altamente eficiente e económica, se o que dela for exigido seja razoável. Nesse contexto, não é problemático pedalar 30 ou 40Km com duas dentadas de barrinha desde que não se ande a fazer picardias com outro colega de alforges ou mala de selim nas subidas da Serra do Barroso.

Exemplo prático: Na última grande volta, parei para comer "a pagar" aos kms 50, 80, 120 e 170. De entremeio comi a meia barrinha que sobrou dos 300km, uma barra de gelatina, uma sandes de marmelada e um donuts. Cheguei ao final feliz e contente, sem desmaiar.

Se isto resultaria num granfondo feito em ritmo vivaço? Talvez não. Mas também não é esse o meu objectivo na bicicleta.
 

Lyp

Active Member
André, parabéns pela milena :)

Quanto à X100, é deliciosa. Um sensor decente, f2 com boa optica e aquele aspecto retro... Ui! :)

Obrigado pelas dicas acerca da alimentação. Já tive algumas (poucas) experiências de pedalar mais horas do que o que pedalo habitualmente, e também fico enjoado com as comuns barritas. Acho que vou optar por comida dita mais "normal" desta vez.

E que venham mais mil :)
 

Paulo V.

New Member
Uns dias sem cá vir e isto tem aqui material do bom :)
Faço minhas as palavras do Lyp sobre a tua forma de encarar isto :)
Parabéns pela milena e venham mais com a mesma qualidade.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,
....mas, como é possível?!?! Já ando por cá há "N" tempo, e só hoje descobri esta pérola?!?! Parece "impossíbel". :D

De qualquer forma, ainda chego a tempo de ver, apreciar, e aprender, sim, também se aprende muito com este tipo de tópicos.

André, muito obrigado pela partilha. Venha de lá o rescaldo (ainda falta taaaanto lol) da próxima aventura (Alqueva 400). ;)

Abraço
 

duchene

Well-Known Member
ac_brm400_alqueva.jpg


Partir, pedalar, admirar, absorver, aprender, gerir, enfrentar, descobrir, solucionar, descansar, apreciar, viajar, conversar e regressar.

411Km da mais longa e completa experiência que já tive em cima da bicicleta. E não me importei nada que fosse o Alentejo a apadrinha-la...

Depois conto como correu!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
ac_brm400_alqueva.jpg


Partir, pedalar, admirar, absorver, aprender, gerir, enfrentar, descobrir, solucionar, descansar, apreciar, viajar, conversar e regressar.

411Km da mais longa e completa experiência que já tive em cima da bicicleta. E não me importei nada que fosse o Alentejo a apadrinha-la...

Depois conto como correu!

Esta foto... E um cartao postal.... do mais lindo, bonito, bem a portuguesa...
Era de imprimir em cartao postal...Era bem merecido, tal e qual assim como esta, a dizer laveloduchene , sem tirar nem por, pois o autor pela maneira como corre e retrata o pais, duvido que os servicos CTT fizessem chegar um cartao postal tao bonito, assim tao depressa e tao rapido como o Autor nos faz chegar a nos...

Parabens Andre...

Agora se me das licensa, vou fazer copiar e colar esta foto no painel do meu computador...Como imagem de fundo...Pois tenho tido saudades de coisas bonitas de Portugal,
O que e Nacional e bom e o resto sao historias...
Grande abraco...
 

duchene

Well-Known Member
Alberto e Afonso
Obrigado. Já que temos tantas coisas bonitas, ao menos trago alguns regalos comigo para mais tarde recordar.

Quanto à rua, foi uma questão de tempo e curiosidade... :eek:
 

Joaopaula9

Active Member
A foto está fantástica. Parabéns pela foto e pela jornada velocipédica! Deixa adivinhar já uma boa prosa em torno dessa aventura de 400 e tal kms, daquelas que nos deixa agarrados a ler.
 
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