• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[Arquivo] La vélo Duchene: As crónicas de André Carvalho

Status
Not open for further replies.
olá

grande volta transmitiste na perfeição s sensações que a volta te proporcionou...

estou a ler às 20h45 prestes a ir jantar.... mas só me deu vontade de agarrar na minha dama de ferro e ir andar... apenas e por aí...

Tenho estado parado há mais ou menos um mês e acho que isto me anda a fazer mal à alma.

obrigado pela partilha.

boas pedaladas
 

osicran

New Member
E felizardo quem lê as tuas crónicas!... Tomaram muitos que andam aí a vender literatura de viagens... Magníficas, André, a aventura e a descrição!
 
Caraças André isto é meia hora de boa leitura como eu gosto. Com tanta foto e descrição promenorizada fizeste mesmo com que estivessemos a pedalar!
Com este relato voltas a fazer jus ao teu nome e "fama" de bom escritor.

Um bem haja para ti e guarda bem isto para um dia o teu mais novo lêr isto com cuidado e respeito!

Um abraço e cumprimentos ao Montemuro...
 

Bruso

Well-Known Member
Fantástico!! A escolha sempre certa das palavras faz deste diário uma autêntica obra de literatura e consegue transmitir grande parte das sensações. A maneira como descreveste aquele trecho de estrada até ao cume é fantástica.

Parabéns pela grande conquista e sou mais um que fica à espera de mais relatos emocionantes!!!

Desejos de um Bom Natal!!
 

paradawt

Moderador
duchene,

A entrada para o parque geodésico fica junto à estação de serviço na R321? Quem vem de Cinfães à esquerda?

Grande relato! Li cada parte nas calmas.

O facto de estar a trabalhar hoje e não se fazer nada deu perfeitamente para absorver cada expressão deste relato.

Parabéns!
 

Marcos200

Member
Duchene,

Estava eu a ficar preocupado com a falta das crónicas do duchene, e de repente recebo esta prenda pelo natal, que maravilha meu caro!

Boas festas, Parabéns e obrigado!
 

Lyp

Active Member
Se a escrita está enferrujada, eu não notei :D Meu Deus, tu escreves muito muito bem, fotografas ao mesmo nível, e depois misturas tudo de uma forma sublime.

A aventura, essa... Está ao teu nível... BRUTAL!

Felizardo tu... E todos os que têm oportunidade de se deliciarem com tamanhos relatos.

Obrigado pela tua partilha :)
 

jocarreira

Well-Known Member
Um relato fantástico, parabéns!
E essas fotos fazem-me lembrar os jogos FPS (First-person shooter) que neste caso seria FPC (First-person cyclist), deixam qualquer um a imaginar-se nesses lugares, muito bom :)
 

pratoni

Well-Known Member
Nem tenho palavras para descrever o que acabei de ler e ver... :)

Muito obrigado pela partilha André e bom Natal!!!
 

Paulo V.

New Member
Bem se dizes que estás sem rodagem para fazeres relatos das tuas voltas e te sais com um relato desta qualidade eu nem quero imaginar se estivesses em forma ;)

Acho também que estás perdoado por não nos teres dado nenhum relato durante muito tempo, mas quando o fizeste agora foi mesmo em grande, por mim podes estar mais uns meses sem nada relatares desde que depois venhas com esta qualidade outra vez.

Todos nós aqui nos sentimos previligiados por ler aquilo que escreves, tens duas qualidades fantasticas que não é facil encontrar em quem escreve, primeiro ler os teus relatos transporta-nos também para a estrada dado a tua capacidade de escrita e segundo tens uma sensibilidade artistica para captar fotografias e mostrar aquele momento ou paisagem especial.
 

duchene

Well-Known Member
É de facto extraordinária a unanimidade e satisfação patente nas últimas três páginas, recompensa que agradeço honesta e sinceramente e que obviamente faz valer ainda mais todo o tempo investido a preparar e publicar a crónica.

Agradecendo assim, calorosamente, a todos de uma forma geral e saudando algumas caras que já não via por cá à uns tempos bem como algumas novas, permitam-me particularizar algumas respostas:

Ângela,
Já tinha escrito umas linhas acerca da forma como encarava o "treino" e dado, nessa altura, uma visão global da minha postura nisto do ciclismo de estrada. Pode ser relembrada AQUI e, mesmo lida à distância de quase três anos continua a reflectir na totalidade o que sinto e explana na perfeição a filosofia que me orienta.

Naturalmente que a ausência de regularidade se nota na condição física, dinâmica essencial para a nossa progressão no terreno. Tento, por isso, adaptar as aventuras à minha força de pernas do momento mas isso, acima de tudo, chama-se responsabilidade. Com o devido crescendo, voltarão certamente as aventuras mais longas ainda e sempre com aquele toque de excentricidade que me vai caracterizando.

Mas, seja com mais ou menos preparação física, tento pautar-me por um paradigma mais próximo ao randonneur com barbas brancas do que propriamente ao vencedor do tour lá do bairro...

Dito isto, e porque existe inspiração recíproca numa mulher de fibra como tu, à boleia de um dos desafios pessoais que tenho para o próximo ano conto que nos possamos encontrar e partilhar quilómetros algures num dos 3 brevets que decorrerão por estas bandas em 2014 e, quiçá, num dos "brevets para crescidos", aí mais a sul.

Filipe,
A questão da escrita ferrugenta é como um iceberg. Pode não se notar muito na superfície, mas é um problema de dimensão subaquática considerável. Ou seja, a ferrugem que falo vem muito do facto de não estar tão desenvolto como noutros tempos o que prolonga o processo criativo. A escrita é feita em blocos: hoje um bocado, amanhã outro... tornando o resultado final menos homogéneo do que o desejável.

Basicamente o que se deteriorou foi a ligação directa que existia entre a minha memória e a rápida construção frásica. Essa ligação permitia que, em casa e ao desfiar o filme do dia conseguisse, quase de imediato, transpor para o teclado a parte descritiva, opinativa e contemplativa da volta. Fazia-o praticamente à primeira já com as expressões e riqueza de linguagem que eram apanágio das minhas crónicas. Uma revisão final para ajustes e no dia seguinte à aventura, a crónica estava pronta!

Ora o processo agora é muito mais lento. Tenho de parar para pensar mais vezes, fazer mais revisões de continuidade e socorrer-me das fotos para tentar não esquecer pormenores interessantes e laterais que dão volume e colorido à história... E depois de não deixar escapar as coisas importantes ainda tenho de lhes dar lógica, sequência e corpo. E o processo de polimento da versão final, porque noto precisamente a tal falta de homogeneidade, demora agora muito mais tempo. No final, pode não se notar, mas sei que há pontos a melhorar.

Espero, ainda assim, conseguir recuperar alguma dessa agilidade criativa na escrita e completar as crónicas que tenho aqui pendentes e que julgo que também poderão ser interessantes de partilhar.

Armando,
Tenho vontade de organizar um novo PIF/PIF*U em 2014, em linha com outras aventuras que já estão a ser preparadas aqui no fórum. Caso tal convívio seja tal uma realidade e se proporcione em termos de agenda, obviamente que terei todo o gosto em te ter por cá a percorrer as estradas desertas e fascinantes aqui do nosso quintal, um convite extensível, como não poderia deixar de ser, a todos quantos acompanham a nossa comunidade. Mas até lá ainda há que deixar apurar o cozinhado...

Wilson,
A entrada é precisamente aí, logo após a capela. É o único asfalto lateral que encontrarás nessa zona. Até ao vértice geodésico são cerca de 500 metros asfaltados e 2000 metros numa coisa a que vamos chamar de... estradão.

--

Para rematar, e porque não pude vir cá escrever antes, agradeço à posteriori os votos e espero que o vosso Natal tenha sido pleno de felicidade e em família como o meu.
 

Skyforger

Active Member
André, acho que já tudo foi dito em relação à excelência dos relatos que nos ofereces, mas não poderia deixar de passar para reforçar a ideia e felicitar-te não só pela soberba, apaixonante e inspiradora qualidade do texto e das fotos, bem como pelo trajecto que lhes serviu de base, criteriosamente delineado e de fazer crescer água na boca, mercê daquele sentido épico tão característico com que condimentas as tuas aventuras. Revejo-me totalmente na tua forma de encarar o ciclismo e a paixão pelas bicicletas, sendo que à pergunta da praxe do "tens treinado muito?" normalmente respondo "Não, tendo andado de bicicleta!".

Abraço e não nos prives destes teus relatos e da partilha desta tua paixão!
 

paradawt

Moderador
duchene,

Quando lá fui ainda olhei para essa entrada, mas como estava pela primeira vez no Montemuro decidi não arriscar. Talvez tenha perdido a melhor parte do Montemuro.
 

duchene

Well-Known Member
Termina hoje um ano que para mim foi extremamente atípico. Se por um lado se rodeou de sucesso pessoal e profissional, por outro foi extremamente estéril em oportunidades para pedalar. Pedalei apenas um terço da distância que normalmente faria, pese embora tenha feito valer esses escassos quilómetros com um punhado de aventuras verdadeiramente memoráveis. Ainda assim, soube-me a pouco... a muito pouco!

E não podendo fechar 2013 com chave de ouro — pela primeira vez em 3 anos será impossível pedalar no último dia do ano — poli o latão do baú o melhor que pude, e fiz uma selecção de doze fotografias que retratam outros tantos momentos importantes ao longo do ano. Não serão as melhores, essas provavelmente são as que estão coladas ao longo dos posts respectivos neste tópico, mas ainda assim são imagens que ainda não tinha publicado e que certamente merecem o seu lugar neste último post do ano:

ac_2013_02.jpg


ALTO DO VELÃO — A planura, depois da conquista de mais uma vertente da Serra do Marão, desta vez no lado Norte.

--

ac_2013_07.jpg


MONDIM DE BASTO — O choque de titãs: Alvão e Marão esperam por mim.

--

ac_2013_11.jpg


MINA DO FOJO, PEJÃO — Não quis deixar de dar a honra, à bicicleta helvética, de conquistar este pequeno tesouro há muito prometido .

--

ac_2013_10.jpg


IGREJA DE SÃO MIGUEL DE ENTRE OS RIOS — Visitas a pequenos paraísos, antecipam a despedida...

--

ac_2013_09.jpg


CENTRAL ELÉCTRICA DE VILA NOVA, MONTALEGRE — Uma questão de pura escala, na despedida de uma enorme companheira de aventuras.

--

ac_2013_06.jpg


SERRA DE ALTURAS DO BARROSO — Um rebanho de cabras faz questão de sublinhar que a estrada é uma mera intrusa no quotidiano rural da serra. Estes seriam os derradeiros 160 quilómetros da BMC.

--

ac_2013_03.jpg


BANCADA DE TRABALHO — Revisão dos 15.000km aos cubos Chris King. Novos como no primeiro dia...

--

ac_2013_05.jpg


PLANALTO DA SERRA DE MONTEMURO — Estreia oficial da Lynskey, feita em muito boa companhia e logo com uma tripla ascensão ao Montemuro.

--

ac_2013_01.jpg


ESTRADA BRUFE > BARRAGEM DE VILARINHO DAS FURNAS — Provavelmente a mais incrível paisagem de todas!

--

ac_2013_08.jpg


ESTRADÃO DA MATA DE ALBERGARIA, NO PARQUE NACIONAL PENEDA GERÊS — Fazendo valer as credenciais ao longo de 8Km de ímpar beleza natural.

--

ac_2013_04.jpg


VÉRTICE GEODÉSICO DA SERRA DO MARÃO — O privilégio contemplar a paisagem a 1415m de altitude.

--

ac_2013_12.jpg


A PONTE DO SILÊNCIO — Em rota para descobrir o lado lunar da Serra da Freita

--

Alinhem-se então os planetas, as agendas e a meteorologia e 2014 será certamente melhor! A todos os que vão acompanhando este tópico, os votos de um excelente 2014 e que nos possamos encontrar algures, numa dessas estradas desertas e fascinantes espalhadas pelo nosso belo Portugal.

per ardua ad astra!
 
Obrigado pela partilha André.

Felicidades para o novo ano!

Espero que em breve comecem a fervilhar as ideias de novo para novas rotas...

Um abraço
 

jpacheco

Well-Known Member
Excelentes fotos André... retratam bem a qualidade das voltas que deste ;) desejo de boas pedaladas para 2014. Espero poder enfrentar alguns dos desafios que aqui postastes. São um conjunto de boas voltas que inspiram qualquer iniciante em ciclo turismo ;)
 

fogueteiro

Active Member
André,

todas, ou quase todas, essas fotos me causam muita nostalgia.

Faço um auto-retrato nas tuas palavras. Tinha pensado que as coisas, em 2013, fossem mais pacíficas mas revelaram-se o contrário.

Mas já prometi a mim próprio que 2014 tentarei recuperar o perdido, e meter-me naquelas aventuras malucas que tanto aprecio... assim como tu.

Parabéns pela tua colaboração, que está soberba, apesar da pouca quantidade de relatos (mas ainda assim me vences).

Pode ser que uma dessas aventuras seja acompanhado por ti e por mais utilizadores deste espaço... vamos lá ver.

Um bom ano para ti, em todos os aspetos.
 

pedro30

Well-Known Member
viva amigo André :)
em poucas palavras resumo:este teu cantinho é daquelas coisas,que nos dão vida,nós todos que gostamos destas aventuras,quando lemos e vemos estes teus deliçiosos relatos,alimentam a nossa alma, fazem-nos vagear pelo mais belo do nosso pais e cada vez mais nos dá força para querer sempre mais e mais ir mais além.
bem haja amigo,continua assim que temos "sede" destes incentivos,pois a bike é para todos nós um alimento para a nossa alma combater,todo o mál que por vezes nos vem a "mona".
bem haja amigo,contribuis em muito para a feliçidade de todos nós,pois quando venho ler os teus relatos,é como os putos quando vão aquele hiprmercado dos brinquedos toys...us :eek:, entramos em transe amigo.
um abraço bom 2014.
 

Ricardu

New Member
Viva André,

Já foi quase tudo dito. Sou mais um que segue habitualmente as tuas empreitadas coroadas pelas prosas fabulosas e registos fotográficos cuidados.

Esperemos que em 2014 continues a surpreender-nos com mais umas porções de estrada "desertas e fascinantes". ;)

Grande Abraço e Bom 2014!
 
Status
Not open for further replies.
Top