Ajuda! câibras

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Well-Known Member
#41
neste caso o que aconselhariam tomar ?
Antes de mais nada acho que devias ir a um médico e explicar-lhe a situação. Ele poderá passar-te umas análises para perceber se tens défice de alguma coisa... Depois disso logo vês.

Entretanto um bikefit não te fazia mal nenhum.
 
#42
Continuo achar que essas "caibras" tem a ver com a mudança de posição. Que idade tens? quantos kms fazes por semana (horas?). É preciso algum volume de treino e uma falta de descuido fora da bicicleta no que se trata á hidratação para ter caibras provenientes da má hidratação.

De resto qualquer coisa que suplemente em magnesio, potassio, sodio, e vitaminas do completo b. Podes tentar meter uma banana na alimentação, e umas golusiemas salgadas ou comprar qualquer electrolitos de uma das marcas conhecidas. Tens em pastilha efervescente e em capsulas.
Tenho 23, antes com os pedais normais fazia 2 voltas por semana de 40/50 km cada uma, agora com os clips, faço umas 2 voltas com 20/25 kms no max.

Talvez experimente magnésio .
 
#43
Antes de mais nada acho que devias ir a um médico e explicar-lhe a situação. Ele poderá passar-te umas análises para perceber se tens défice de alguma coisa... Depois disso logo vês.

Entretanto um bikefit não te fazia mal nenhum.
Pois mas o estranho é que antes dos clips, nunca tinha tido cãibras e do so depois é que comecei a ter este problema.
 

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Well-Known Member
#44
Tenho 23, antes com os pedais normais fazia 2 voltas por semana de 40/50 km cada uma, agora com os clips, faço umas 2 voltas com 20/25 kms no max.

Talvez experimente magnésio .
Tiago, tenta responder-me a estas perguntas:

- Já praticaste algum desporto antes do ciclismo? Futebol, futsal, etc... Se sim, alguma vez tiveste problemas com caimbras?

- Essas voltas de 20/25km onde te aparecem as caimbras são que intensidade?

- Há quanto tempo praticavas antes de te aparecer o problema? Quantos quilómetros tinhas feito antes delas aparecerem?

- Que tipo de volta (altimetria) fazes quando te aparecem as caimbras?

- Quanto pesas?
 

jpacheco

Moderador
Staff member
#45
Acho que não precisas de suplementação nenhuma para os kms que fazes. A menos que esteja uma torra de calor. Tens bastantes dias de descanso para repor todo o balanço electrolito necessário.

Acho que devias rever as mudanças que fizeste na bike e andar mais vezes durante a semana. Um dos sintomas das caibras, para além dos já referida hidratação, é a fadiga muscular. Por ventura poderás estar abusar no ritmo, elevado de mais para ti, nessas voltas. Precisas de mais bicicleta, mais tempo e a ritmos mais suaves.
 
#46
Tiago, tenta responder-me a estas perguntas:

- Já praticaste algum desporto antes do ciclismo? Futebol, futsal, etc... Se sim, alguma vez tiveste problemas com caimbras?

- Essas voltas de 20/25km onde te aparecem as caimbras são que intensidade?

- Há quanto tempo praticavas antes de te aparecer o problema? Quantos quilómetros tinhas feito antes delas aparecerem?

- Que tipo de volta (altimetria) fazes quando te aparecem as caimbras?

- Quanto pesas?
- fiz algum tempo ginásio, mas nunca tive camibras.

- as voltas são numa intensidade "normal" ao que estava habituado ou mesmo mais leve, digo isto pq tenho conta no strava.

- praticava a cerca de 4/5 meses

- neste momento no faço 700 de acumulado, o normal seria 1000 de acumulado.

- 75kg.
 

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Well-Known Member
#48
- fiz algum tempo ginásio, mas nunca tive camibras.

- as voltas são numa intensidade "normal" ao que estava habituado ou mesmo mais leve, digo isto pq tenho conta no strava.

- praticava a cerca de 4/5 meses

- neste momento no faço 700 de acumulado, o normal seria 1000 de acumulado.

- 75kg.
Podes indicar a conta do strava para eu cuscar??

700 de acumulado numa volta de 20 ou 25km é um pastilha valente...

O peso para um adulto de estatura média está normal...
 

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Well-Known Member
#50
Numa análise muito rápida percebe-se que nas tuas voltas ou sobes ou desces. Se não estás numa forma razoável devias fazer umas voltas mais planas. Por mais que não queiras a subir há sempre intensidade.

Mesmo assim acho muito estranho o que te está a acontecer. O posicionamento na bicicleta tinha que ser muito mau mesmo para dar esse resultado mas acho que, tendo em conta as tuas voltas, começava por despistar os problemas no fit da bike!
 
#51
Numa análise muito rápida percebe-se que nas tuas voltas ou sobes ou desces. Se não estás numa forma razoável devias fazer umas voltas mais planas. Por mais que não queiras a subir há sempre intensidade.

Mesmo assim acho muito estranho o que te está a acontecer. O posicionamento na bicicleta tinha que ser muito mau mesmo para dar esse resultado mas acho que, tendo em conta as tuas voltas, começava por despistar os problemas no fit da bike!
pois por aqui o plano é muito escasso XD


foi antes, foi logo na primeira volta com clips fiz um percurso que já tinha feito varias vezes e a faltar uns 15km para chegar a casa tive umas caimbras horriveis. Tentei ajustar o selim e o posicionamento dos clips e nada, depois tive um tempo que só fazia btt com pedias normais mas com percursos pequenos, a cerca de um mes fiz o tal bike fit para a ver se melhorava mas não resultou em nada.
 

jpacheco

Moderador
Staff member
#52
pois por aqui o plano é muito escasso XD


foi antes, foi logo na primeira volta com clips fiz um percurso que já tinha feito varias vezes e a faltar uns 15km para chegar a casa tive umas caimbras horriveis. Tentei ajustar o selim e o posicionamento dos clips e nada, depois tive um tempo que só fazia btt com pedias normais mas com percursos pequenos, a cerca de um mes fiz o tal bike fit para a ver se melhorava mas não resultou em nada.
Continua a andar e tenta ajustar os cleats por alguém que perceba. Ou lê sobre isso que não falta info aqui. Cãibras não é doença ;) e a medida que andares mais isso passa vais ver.
 

Nuno

Active Member
#53
A causa principal do teu problema de cãbrias é evidente; um tipo saudavel de 23 anos, que da umas voltas de 50 kms e nunca tem cambrias, a seguir monta pedais de encaixe e a partir dessa altura sempre que faz 25 kms fica à rasca de dores. Acho que nao ha muitas duvidas que a causa sao os sapatos de encaixe, ou melhor os cleats que foram mal alinhados.
Dizes que a seguir fizeste um fit, mas se calhar quem o fez ainda percebe menos disso do que tu e o resultado é que nao te afinou os cleats e se calhar a bike toda, adequadamente.
Para mim a solucao é óbvia, descansa 1 semana para o corpo recuperar, partindo do principio que nao fizeste nenhuma lesao deve ser suficiente e a seguir faz um fit com alguem que realmente perceba do assunto.
E provavelmente com 100 -150 €, resolves definitivamente esse problema para a seguir disfrutares em vez de sofreres sempre que andas 30 ou 50 ou 100kms.
 

joseruivo

Well-Known Member
#54
As caibras são em que músculos da perna? Quadricepes ou gémeos? Se for gémeos ou lado de fora da perna, da anca até ao jolelho, estás claramente muito esticado (para cima ou para trás)

Em resposta a pergunta que fizeste noutra mensagem: pastilhas de eletrólitos antes (ou durante).
 
#55
Bom dia Tiago, a tua pedalada (intensidade) depois de usares os pedais de encaixe é semelhante à que tinhas antes? Ou seja a cadência é igual? não estarás a fazer mais força nos pedais, (cadência mais baixa) e te faça fazer um esforço muito maior nos joelhos?