Ajuda! câibras

#1
Boas! A cerca de um ano mais ou menos comecei a pedalar, vim aumentando aos poucos os KM,s até que na altura de Dezembro andava a fazer uma media de 40/50 km,s com a 1000, 1200 de acumulado, tudo ia bem até que decidi comprar uns pedais de "clip" logo na primeira volta com eles tive cãibras horríveis nos músculos junto ao joelho principalmente o "vasto medial", comecei a fazer menos km e so em terreno plano a ver se a coisa melhorava mas n conseguia passar dos 30 km´s, hoje nem com pedais normais consigo pedalar mais de 30 km´s sem começar a ter cãibras nesses músculos, o pior é que quando aparecem é impossível pedalar mais ou seja o resto caminho tenho de o fazer a pé a grande custo, já fiz um bike fit 2D que não resolveu nada, também ja tentei fazer alguns exercícios localizados para fortalecer os músculos mas nada, o estranho é quando comecei a andar nunca tive nenhum cãibra.
Agradeço qualquer ajuda!
Obrigado
 

jpacheco

Moderador
Staff member
#8
até que decidi comprar uns pedais de "clip" logo na primeira volta com eles tive cãibras horríveis nos músculos junto ao joelho principalmente o "vasto medial",
Acho que sabes onde está o problema?! Volta a andar sem Clip até passar. Ao meteres as travessas e colocares os pés fixos nos pedais começas-te a trabalhar esses musculos especificamente. O mais certo é teres as travessas mal colocadas ou simplesmente precisas de tempo a andar nessa nova posição, o que precisa de ser calmo e progressivo.

Não apontava para hidratação porque claramente houve uma mudança de posição a pedalar e o mais certo é o problema estar ai.
 
#11
sim bebo a quantidade de agua que bebia antes e faço menos Km
Mas em Dezembro se calhar não transpiravas o que transpiras agora.
Não estou a dizer que seja disso, atenção. Mas esta semana fui fazer um bike fit e, depois de pedalar uns minutos, estava a escorrer por todo o lado. O fitter disse-me logo: "Epa a transpirar dessa maneira tens que beber mesmo muita água e ingerir sais. Não está assim tanto calor para transpirar tanto... ".
E a verdade é que tenho câimbras muitas vezes. É quando chego perto dos 60/70Kms. Entretanto vou tentar consumir mais água e sais a ver se noto diferença.
 
#12
Acho que sabes onde está o problema?! Volta a andar sem Clip até passar. Ao meteres as travessas e colocares os pés fixos nos pedais começas-te a trabalhar esses musculos especificamente. O mais certo é teres as travessas mal colocadas ou simplesmente precisas de tempo a andar nessa nova posição, o que precisa de ser calmo e progressivo.

Não apontava para hidratação porque claramente houve uma mudança de posição a pedalar e o mais certo é o problema estar ai.
pois vou começar a andar novamente com pedais de "plataforma" ...quanto a adpatação dos clip eu tentei durante 2/3 meses e nada.
 

gfrmartins

Well-Known Member
#13
foi na zona do fundão, acho melhor n dizer especificamente onde, istoporque podem n ter culpa.
Ok, mas na minha opinião isso parece um bike fit mal feito para ti mas também pode ser hidratação, se bebes apenas agua pode não ser suficiente para ti, eu apostava em magnesio e uma hidratação de qualidade com bons ISOs e aos poucos ir vendo se melhorava
 
#14
Mas em Dezembro se calhar não transpiravas o que transpiras agora.
Não estou a dizer que seja disso, atenção. Mas esta semana fui fazer um bike fit e, depois de pedalar uns minutos, estava a escorrer por todo o lado. O fitter disse-me logo: "Epa a transpirar dessa maneira tens que beber mesmo muita água e ingerir sais. Não está assim tanto calor para transpirar tanto... ".
E a verdade é que tenho câimbras muitas vezes. É quando chego perto dos 60/70Kms. Entretanto vou tentar consumir mais água e sais a ver se noto diferença.
Sim eu percebo o teu ponto, mas eu nem transpiro muito e notei que com os clips esses musculos junto ao joelho ficavam cansados muito rapidamente.
 
#16
Ok, mas na minha opinião isso parece um bike fit mal feito para ti mas também pode ser hidratação, se bebes apenas agua pode não ser suficiente para ti, eu apostava em magnesio e uma hidratação de qualidade com bons ISOs e aos poucos ir vendo se melhorava
Poderá ser, a minha é se valerá a penar pagar cento e tal euros para um bike fit "proficional", isto porque tenho receio que não resolva nada.
 

Carolina

Well-Known Member
#17
Também me parece que é um problema de colocação de cleats/bike fit.

O que queres dizer com bike fit 2D? Explica melhor isso.
Há muitas lojas a fazer "bike fits" por aí...
 

gfrmartins

Well-Known Member
#18
Poderá ser, a minha é se valerá a penar pagar cento e tal euros para um bike fit "proficional", isto porque tenho receio que não resolva nada.
Pois mas só por aí se vê que o que fizeste deve ter sido num qualquer vão de escada (sem desprimor mas é o que é) que provavelmente te fez pior que bem, e agora estás a pagar os erros durante um tempo.

O meu conselho é: Procura um bom bike fit, depois disso começa com calma a andar novamente e com hidratação de qualidade, poucos klms de cada vez sem carga para o corpo se ir ajustando e vais aumentando aos poucos

Não uses só agua (principalmente com este tempo) usa uns sais com qualidade. Se quiseres fala com o teu medico em relação a suplementos de magnesio para experimentares e veres se funciona para ti
 
#19
Também me parece que é um problema de colocação de cleats/bike fit.

O que queres dizer com bike fit 2D? Explica melhor isso.
Há muitas lojas a fazer "bike fits" por aí...
Não são muito poucas a que fazem, o "2d" basicamente é sem o ausilio de laizer, tirou me as medidas ao corpo, pernas, braços etc e ajustou a bike ao minha medida.
 

gfrmartins

Well-Known Member
#20
Não são muito poucas a que fazem, o "2d" basicamente é sem o ausilio de laizer, tirou me as medidas ao corpo, pernas, braços etc e ajustou a bike ao minha medida.
Esse "bike fit" teve em conta o tipo de pedais que ias usar? Ajuste dos Cleats? Float dos pedais?