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Finalmente hora de fazer um sério upgrade!

newb

Well-Known Member
Não leves a mal dois reparos existem pessoas que compram bicicletas porque querem aquela bicicleta ou porque gostam de andar de bicicleta (lembraste da orbea que disseste que não valia grande coisa e afinal o desviador de trás só valia mais que tu achavas por tudo). nem todos compram hoje para vender o trocar para o ano,
A van ryzel perde porquê (nunca andei com nenhuma sei de alguém que comprou uma da decathlon para tirar componentes e cometeu o erro de andar nela antes, ela ficou a e que tinha de uma marca cara e boa foi despachada) os componentes têm o seu valor as rodas são fulcrum zero (800€), o quadro não sei mas se é mais barato à partida vai valer menos no mercado de 2ª mão.
O que te digo a ti e a todos é experimentem bem comparem bem não é voltinha no parque de estacionamento da loja,
Tu dizes que são boas (mas a swift atack tem mavic ksirium 180€ vez uma parte da diferença) eu não sei, o que te posso dizer é, testa mesmo e compara, pois o que é bonito pode não ser tão bom e dp de gasto os euros.
Sim. Entendo, mas eu ando sempre com bikes baratas e faço milhares de KLM. A van rysel perde value porque as pessoas dão mais por uma trek por ex. É/ foi o marketing. Vendi/comprei uma trek de 2007 por £300 se fosse decatlon não davam 50. É exemplo. Eu tenho uma rsyel 105 full. É ok, mas pesadona. Claro que uma de um amigo KTM carbon noto logo a diferença, mas tudo tem um preço. Falamos de um kilo.. Custo benefício é boa a van rysel. Eu julgo essa Giant porreira. Vi várias reviews e achei interessante e deprecia menos. Claro que podes vender as peças e deitas o quadro fora. A ván rysel tem problema de fazerem bikes feias e o branding é estúpido.
Tu falas de pessoas que conheco com bikes de 5k que só andam 100 KLM por ano e isso é desperdício, eu ia dar o mesmo uso a uma de 3k ou 10 e ia desfrutar. As diferenças notam -se e eu sei porque vim das piores sucatas possíveis e ainda ando em sucata.
 

petrix

Well-Known Member
Uma coisa é saber ler outra é sofrer de iliteracia, e quem não quer ver........
pela ultima vez para ti é, para mim não é, as tuas mãos precisam as minhas não.
no post 11 faço a ressalva do que acho de comprar o que ele quer por causa da direção que o mercado leva agora se ele toma a decisão em consciência eu não vou fazer como tu que fazes afirmações do alto não sei do quê que sabes mais pois se não gostam ou não acham fundamental não usaram, aprende a respeitar a opinião dos outros e a ajudar quem pede ajuda sem atirares grandes postas de pescada sem justificares a não ser pelo que achas da tua condução que não passa disso para ti é assim aceita e respeita que para outros pode não ser.
Mas eu posso dar a minha opinião com base na experiência de quem já usou os dois sistemas e tentei passei essa informação a quem vai comprar uma bicicleta nova, já tu baseias-te no marketing...
 

mussulo

Well-Known Member
Eu aquilo que noto, e não só neste caso, mas acontece muita vez, é a malta colocar bikes da decathlon de lado, só porque, é da decathlon e quando for vender, vai desvalorizar muito...
eu penso.. epah FDX ainda não compraste a bike já estás a pensar vender? alguma coisa está errada...

Um dos meus melhores amigos andava à procura de uma bike de btt, apontei-o 1001x para um modelo da decathlon, super bem equipada e acho que o valor eram 1600€ (+/-), começou logo a levantar problemas pq dizia rockrider, e pq quando vendesse ia perder dinheiro e isto e aquilo... acabou por comprar uma Vitoria, pior equipada por 2000€...

Pensem menos na marca e pensem mais nos componentes que tem, naquilo que vão usar...

Vale a pena gastar mais 50€/100€/200€/1000€ porque diz Trek/Scott/QQ outra marca? e é pior equipada, mas quando venderem conseguem sacar mais algum do que se fosse a do "supermercado" ?
 

Velhadas

Well-Known Member
Eu aquilo que noto, e não só neste caso, mas acontece muita vez, é a malta colocar bikes da decathlon de lado, só porque, é da decathlon e quando for vender, vai desvalorizar muito...
eu penso.. epah FDX ainda não compraste a bike já estás a pensar vender? alguma coisa está errada...

Um dos meus melhores amigos andava à procura de uma bike de btt, apontei-o 1001x para um modelo da decathlon, super bem equipada e acho que o valor eram 1600€ (+/-), começou logo a levantar problemas pq dizia rockrider, e pq quando vendesse ia perder dinheiro e isto e aquilo... acabou por comprar uma Vitoria, pior equipada por 2000€...

Pensem menos na marca e pensem mais nos componentes que tem, naquilo que vão usar...

Vale a pena gastar mais 50€/100€/200€/1000€ porque diz Trek/Scott/QQ outra marca? e é pior equipada, mas quando venderem conseguem sacar mais algum do que se fosse a do "supermercado" ?

o mesmo aconteceu quando eu comprei a minha Rose de estrada em 2012. Foi por acaso uma sugestão de alguem aqui no forum mas outros atacaram logo porque era uma Rose e nao havia nenhuma equipa World tour que a usasse e que nada em garantia que o quadro nao quebrava e etc.

passados 9 anos ainda não senti necessidade de mudar de bike e a única coisa que começa a dar alguns sinais de cansaço são as manetes que eram acima de qq suspeita sendo SRAM Force.

Na época tive pessoas a dizer-me que uma specialized allez de aluminio com tiagra era melhor que a Rose com Sram Force. Alem da specialized ser mais cara era 3 kg mais pesada e com componentes que nem eram do mesmo campeonato.

O marketing tem muito peso nas escolhas de muita gente
 

joseruivo

Well-Known Member
Tive a ler por alto. Não faz muito sentido comprar uma bike de €2500 em 2021 sem discos.
Não faz também sentido comprar a bike da decatlon por 2500€ ultegra.
Tem pouco ou nenhum valor de revenda.
O melhor julgo que é uma GIANT advanced tcr 1 disk pro ou a bike da swift carbon de 2500€ ultegra.
É preciso ver se tens corpo e treino para a postura de uma Giant TCR...
 

petrix

Well-Known Member
Uma coisa é saber ler outra é sofrer de iliteracia, e quem não quer ver........
pela ultima vez para ti é, para mim não é, as tuas mãos precisam as minhas não.
no post 11 faço a ressalva do que acho de comprar o que ele quer por causa da direção que o mercado leva agora se ele toma a decisão em consciência eu não vou fazer como tu que fazes afirmações do alto não sei do quê que sabes mais pois se não gostam ou não acham fundamental não usaram, aprende a respeitar a opinião dos outros e a ajudar quem pede ajuda sem atirares grandes postas de pescada sem justificares a não ser pelo que achas da tua condução que não passa disso para ti é assim aceita e respeita que para outros pode não ser.
Acho engraçado a malta quando não tem argumentos passar para o ataque pessoal... é a educação que temos hoje em dia... ou infelizmente a falta dela.
 

cou7inho

Well-Known Member
Tive a ler por alto. Não faz muito sentido comprar uma bike de €2500 em 2021 sem discos.
Não faz também sentido comprar a bike da decatlon por 2500€ ultegra.
Tem pouco ou nenhum valor de revenda.

O melhor julgo que é uma GIANT advanced tcr 1 disk pro ou a bike da swift carbon de 2500€ ultegra.
Não tinha lido este comentário. Discordo totalmente.
Pode não fazer sentido para alguém que quer trocar de bicicleta de 3 em 3 anos, mais ou menos, e o valor de revenda seja importante.
Mas se a ideia do user que veio pedir ajuda for comprar a bicicleta e ficar com ela durante uns bons anos acho que uma bicicleta da decathlon com ultegra e discos parece-me muito bem.
Agora se o user disser "quero uma bicicleta de uma marca mais conceituada". Tudo bem, sem problemas, mas isso já é uma questão de preferencia pessoal. Agora assumir desde logo que só porque é da Decathlon e custa 2500€ não vale a pena comprar...
 

JBG

Well-Known Member
Depois de uma leitura do que se tem dito aqui, não acredito que, em 2021, ainda se duvide que os travões de disco são melhores.

Comprei o meu Trambolho Com Rodas (ultegra) em 2018, e comprei com travão tradicional pq já tinha umas rodas, umas zonda. Curiosamente, acabaram por encostar por desgaste das pistas de travagem, mtos kms debaixo de chuva, especialmente qd vivia no UK.

Agora tenho umas rodas fulcrum em carbono. Aquilo a descer a serra em molhado são travões miranda, não para, mas abranda!
Aliás, descer qq serra os discos vão ser sempre melhores, especialmente em molhado evidentemente. A questão do peso é psicológica, portanto nem vale a pena alongar-me aqui.

Não tenho nenhum carinho especial pelos travões de disco, confesso ser um pouco conservador e gostar dos travões tradicionais, mas os de disco são melhores, isto não é uma questão de opinião, é um facto.
 

bullspot

Well-Known Member
Mas isto ainda dura? o_O
Eu não defendo uma coisa nem outra mas para mim há dois factos indiscutíveis:

1) travão de disco hidráulico será sempre mais eficiente, sobretudo para quem pedala sob chuva.
2) para quem só pedala em seco, qualquer um serve desde que sejam travões minimamente de qualidade.

Eu tenho pinças 105 da última geração (R7000) com calços da shimano e posso dizer-vos que aquilo trava à séria; para quem tem problemas de travagem, experimentem meter uns calços de qualidade (ex: shimano) e limpem as pistas de travagem.
 

andr000ide

Active Member
Depois de uma leitura do que se tem dito aqui, não acredito que, em 2021, ainda se duvide que os travões de disco são melhores.

Comprei o meu Trambolho Com Rodas (ultegra) em 2018, e comprei com travão tradicional pq já tinha umas rodas, umas zonda. Curiosamente, acabaram por encostar por desgaste das pistas de travagem, mtos kms debaixo de chuva, especialmente qd vivia no UK.

Agora tenho umas rodas fulcrum em carbono. Aquilo a descer a serra em molhado são travões miranda, não para, mas abranda!
Aliás, descer qq serra os discos vão ser sempre melhores, especialmente em molhado evidentemente. A questão do peso é psicológica, portanto nem vale a pena alongar-me aqui.

Não tenho nenhum carinho especial pelos travões de disco, confesso ser um pouco conservador e gostar dos travões tradicionais, mas os de disco são melhores, isto não é uma questão de opinião, é um facto.

Eu só não sei é como é que o pessoal fala tanto por causa de mais 500 gramas/ 1kg. Como se estivesse toda a gente aqui em super forma física e essas 500 gramas fossem fazer diferença.

Eu não tenho travões de disco, mas se eventualmente comprar uma bicicleta nova, irei comprar com disco.
 

jocarreira

Well-Known Member
Eu tenho é pena o user que veio aqui pedir ajuda para uma coisa, o tópico já vai com 5 páginas, e só vejo discussão sobre travões de disco.

Faço o quote do post inicial (o negrito é da minha parte):
Pergunto-vos o que comprariam dentro destas condições:

- Orçamento: Até 2500€
- Groupset: Shimano 105 (não vejo diferença de performance nenhuma para os outros e prefiro gastar o dinheiro no quadro ou rodas)
- Material quadro: Carbono
- Travões: NÃO QUERO DISCO (Inútil para mim, mais pesados e mais exigentes de manutenção. Mais uma vez acho o dinheiro mais bem investido no resto).

Podemos ter as nossas opiniões e partilhá-las claro, mas tendo em conta que ele até escreveu em CAPS LOCK que não quer travões de disco, qual é a dúvida?
 

jocarreira

Well-Known Member
Respondendo ao tópico inicial, eu não sei que tipo de geometria procuras nem estou por dentro dos preços das bicicletas agora (não estou a pensar em comprar nenhuma, por isso essas coisas passam-me ao lado) mas olhando para o link da Canyon que colocaste (endurance), dá uma vista de olhos na Scott Addict (sem ser modelo RC).
Visualmente também gosto de ver as Giant TCR, mas aí acho que já é uma geometria mais agressiva. De qualquer maneira, há uns tempos atrás as Giant tinham uma boa relação qualidade-preço, agora não sei como anda essa relação.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Eu tenho é pena o user que veio aqui pedir ajuda para uma coisa, o tópico já vai com 5 páginas, e só vejo discussão sobre travões de disco.

Faço o quote do post inicial (o negrito é da minha parte):


Podemos ter as nossas opiniões e partilhá-las claro, mas tendo em conta que ele até escreveu em CAPS LOCK que não quer travões de disco, qual é a dúvida?
Mas atenção que ele depois deu uma razão para não querer que não é verdade (mais exigentes de manutenção).
E acho que partiu daí a discussão.
 

jocarreira

Well-Known Member
Mas atenção que ele depois deu uma razão para não querer que não é verdade (mais exigentes de manutenção).
E acho que partiu daí a discussão.
Mas eu aí concordo com ele. Eu antes de ter bicicleta com travões de disco comprava os cabos, espirais e calços e trocava em casa. Easy.
Agora com travões de disco e kits de sangramento e fluído e mais não sei o quê, vou ter que levar a bicicleta ao mecânico e pagar o material e mão de obra.

Só comentei porque me está a fazer impressão esta discussão a voltar sempre à baila em todos os tópicos onde alguém mencione "travões de disco".
 

el-solitario

Well-Known Member
O pessoal aqui a falar em bikes de carbono de 4000€ com 9kg e eu com a minha b´twin de aluminio full ultegra, pedais e saddle bag anda na casa dos 9-9,2kg, e nem 1000€ custou nova eheheh (rim brakes) :p

Agora fora a brincadeira, ela esta a ser bem esmifrada e vai continuar a ser nos próximos tempos até as marcas só tiverem a opção de discos, e os preços normalizarem (as marcas estão a aproveitar para meter mais 500€ nas bikes só porque sim pelo upgrade de pinças para discos). Imagino que, daqui a 2 anos já só haja opção a discos. É mais ou menos por essa altura que conto passar para carbono/discos, até lá juntar os trocos necessários :p

Já agora que a discussão anda nos travões, vou trocar em breve as pastilhas e tenho duas opções, manter as shimanos de origem R55C3 ou vou para as azuis da swissstop com o composto BXP que alegam ser muuuuuuuuuito melhores que as "originais" (imagino que se referem as shimano). Alguém já experimentou estas de swisstop ou recomenda alguma coisa boa. De preferência que trave no molhado :p
 

JBG

Well-Known Member
Podemos ter as nossas opiniões e partilhá-las claro, mas tendo em conta que ele até escreveu em CAPS LOCK que não quer travões de disco, qual é a dúvida?

Pode não querer, e a decisão final será sempre dele. No entanto, não invalida que faça uma compra informada e com os factos. Até acho que o melhor era o user experimentar uma bicicleta de estrada com discos e tirar daí as conclusões dele.

Comprar uma bicicleta com grupo 105 e quadro de carbono, não é um upgrade tão a sério como sugere o título do tópico em relação ao que ele tem actualmente!


Agora com travões de disco e kits de sangramento e fluído e mais não sei o quê, vou ter que levar a bicicleta ao mecânico e pagar o material e mão de obra.

Quem ler isto pode ficar que é preciso sangrar os travões todos os anos. Tenho uns Shimano Deore com mais de 10 anos e nunca foram sangrados, e funcionam! Agora mtos quadros actuais mesmo de travões tradicionais, com cabos internos, já não é para todos fazer a manutenção.


O pessoal aqui a falar em bikes de carbono de 4000€ com 9kg e eu com a minha b´twin de aluminio full ultegra, pedais e saddle bag anda na casa dos 9-9,2kg, e nem 1000€ custou nova eheheh (rim brakes) :p

Tenho uma com SORA, mais barata e mais leve, e esta hein?! (8,9kg, tamanho 58 - CUBE) :p




PS: Esta boca não é para ninguém em particular, mas acho irónico, comprarem-se bicicletas de 2, 3, 4, 5.000€ ou até mais e virem chorar umas patacas que pagam aos mecânicos por pequenas manutenções. Tb me dá uma vontade de rir qd vejo rodas de milhares de euros com pneus de 15€.
 

joseruivo

Well-Known Member
Eu aquilo que noto, e não só neste caso, mas acontece muita vez, é a malta colocar bikes da decathlon de lado, só porque, é da decathlon e quando for vender, vai desvalorizar muito...
eu penso.. epah FDX ainda não compraste a bike já estás a pensar vender? alguma coisa está errada...

Um dos meus melhores amigos andava à procura de uma bike de btt, apontei-o 1001x para um modelo da decathlon, super bem equipada e acho que o valor eram 1600€ (+/-), começou logo a levantar problemas pq dizia rockrider, e pq quando vendesse ia perder dinheiro e isto e aquilo... acabou por comprar uma Vitoria, pior equipada por 2000€...

Pensem menos na marca e pensem mais nos componentes que tem, naquilo que vão usar...

Vale a pena gastar mais 50€/100€/200€/1000€ porque diz Trek/Scott/QQ outra marca? e é pior equipada, mas quando venderem conseguem sacar mais algum do que se fosse a do "supermercado" ?
Elas valem menos em usadas, mas em novas foram mais baratas - logo por aí já justifica terem menos valor em usadas - e vêm melhor equipadas! Uma marca mais conceituada com equipamento igual custa muito mais.
 

joseruivo

Well-Known Member
Mas eu aí concordo com ele. Eu antes de ter bicicleta com travões de disco comprava os cabos, espirais e calços e trocava em casa. Easy.
Agora com travões de disco e kits de sangramento e fluído e mais não sei o quê, vou ter que levar a bicicleta ao mecânico e pagar o material e mão de obra.

Só comentei porque me está a fazer impressão esta discussão a voltar sempre à baila em todos os tópicos onde alguém mencione "travões de disco".
Quando começaste a andar de bici, já sabias trocas cabos e calços? Eu não sabia, entretanto aprendi - sendo que ainda não sei trocar cabos que passam por dentro do quadro, fica para quando trocar os atuais de calços, vou procurar ao youtube ou pergunto aqui à malta, ou as duas coisas.

Se/quando tiveres bici com travões hidráulicos vais aprender da mesma maneira que aprendeste a mexer nos de cabo - digo-te já que trocar pastilhas é facílimo, já faço na minha de btt. Um dia destes vou aprender a sangrar o sistema - é Sram (Avid), já sei que é mais chato do que Shimano, mas ou aprendo no youtube + aqui, ou como é tão raro precisar de sangrar deixo o mecânico fazer. Não é por aí.
 

joseruivo

Well-Known Member
Já agora que a discussão anda nos travões, vou trocar em breve as pastilhas e tenho duas opções, manter as shimanos de origem R55C3 ou vou para as azuis da swissstop com o composto BXP que alegam ser muuuuuuuuuito melhores que as "originais" (imagino que se referem as shimano). Alguém já experimentou estas de swisstop ou recomenda alguma coisa boa. De preferência que trave no molhado :p
Já usei swissstop azul, fazia barulho para caraças, e não achei que travassem nada de especial. Agora uso Kool Stop salmão, e adoro, tanto em seco como molhado, altura em que tenho de ter cuidado para não bloquear as rodas devido à pior aderência dos pneus.
 
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