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Finalmente hora de fazer um sério upgrade!

GabKoost

Active Member
No primeiro post que fizeste referiste que não querias travões de disco. Ora não querer travões de disco é a pior decisão que podes tomar se querer valorizar a tua compra. :D

Sim, parece ser o consenso aqui da malta mais experiente.

A minha perspectiva vem de alguém que pensa não precisar de travões de disco para nada e que ao evitá-los não só ganha uns bons 400gr a menos como poupa umas centenas de Euros que poderia investir noutra coisa qualquer.

Mas já vi que a malta partilha da opinião de que isso seria limitar a durabilidade da bicicleta ao longo do tempo dado a convergência dos fabricantes neste sentido dentro da gama 105 para cima.

Não tenho problemas em aceitar opiniões consensuais de pessoas que sabem mais do que eu. A malta com quem ando é que está sempre dividida. Os que tem travões tradicionais dizem que é um desperdício e os que tem de disco acham que é perda de tempo lutar contra a evolução das coisas.

Agora já estou mais inclinado para o Disco por causa da tal longevidade da bicicleta.
 

cou7inho

Well-Known Member
Sim, parece ser o consenso aqui da malta mais experiente.

A minha perspectiva vem de alguém que pensa não precisar de travões de disco para nada e que ao evitá-los não só ganha uns bons 400gr a menos como poupa umas centenas de Euros que poderia investir noutra coisa qualquer.

Mas já vi que a malta partilha da opinião de que isso seria limitar a durabilidade da bicicleta ao longo do tempo dado a convergência dos fabricantes neste sentido dentro da gama 105 para cima.

Não tenho problemas em aceitar opiniões consensuais de pessoas que sabem mais do que eu. A malta com quem ando é que está sempre dividida. Os que tem travões tradicionais dizem que é um desperdício e os que tem de disco acham que é perda de tempo lutar contra a evolução das coisas.

Agora já estou mais inclinado para o Disco por causa da tal longevidade da bicicleta.
Acima de tudo ouve opiniões e percebe se a forma como essas opiniões são dadas é baseada em argumentos concretos.
A industria já aceitou a mil por cento os discos, isso nem se discute.
Pessoalmente também percebo o teu argumento do peso. Hoje em dia tornou-se "banal" ter bicicletas de 4000€ a pesar uns sólidos 8kg e picos. "No tempo das pinças" por 4 mil euros compravas uma folha de papel - dá para perceber a ideia.
Mas vou-te por aqui as vantagens e desvantagens dos dois lados. Isto são argumentos que tenho vindo a recolher ao longo do tempo.
Vantagens do disco:
Travagem constante quer à chuva quer em tempo seco
O uso de eixos passantes traz mais rigidez à bicicleta
Permite o desenvolvimento de rodas, nomeadamente, ter uma largura interna maior o que permite andar com pressões mais baixas, ter mais conforto e mais aderência
Não há perigo de derreter aros de carbono ou desgastar aros de aluminio
Desvantagens do disco:
Peso
Preço
Vantagens das pinças
Peso
Preço
Desvantagens das pinças
À chuva não travam - abrandam e, às vezes, é preciso rezar para que abrande em condições
O desenvolvimento de rodas fica limitado porque o aro é a superfície de travagem
Sobreaquecimento de rodas de carbono pode levar à morte das mesmas

Certamente haverão mais argumentos para colocar na balança, mas deixo aqui alguns para que possas refletir e tirar as tuas conclusões. E por amor de deus não caias naquele típico argumento "os discos não valem a pena porque os pneus são tão finos que não vais conseguir travar mais só porque tens discos".
 

elchocollat

Well-Known Member
Fogo, estão a discutir peso quando a bicicleta é para um amador!?
Para mim, a vantagem é a fiabilidade.
Do que tenho entendido são ambos fiáveis, à exceção na chuva que os discos são muito maos fiáveis.

Com o tempo mudei a minha ideia e quando comprar nem penso 2x.
Disco.
 

Mendas

Well-Known Member
Boa opção esta.
Peso de 7.2kg no meu tamanho é impressionante.
A versão com travões de disco 7.7kg. Pena é ser vermelha (nada a ver com clubite, só não gosto de dar nas vistas assim tanto lol).
Obrigado pela dica. Estou a considerar!
Ter em atenção que a triban e esta Van ryserl teem geometrias diferentes
 

joseruivo

Well-Known Member
Acima de tudo ouve opiniões e percebe se a forma como essas opiniões são dadas é baseada em argumentos concretos.
A industria já aceitou a mil por cento os discos, isso nem se discute.
Pessoalmente também percebo o teu argumento do peso. Hoje em dia tornou-se "banal" ter bicicletas de 4000€ a pesar uns sólidos 8kg e picos. "No tempo das pinças" por 4 mil euros compravas uma folha de papel - dá para perceber a ideia.
Mas vou-te por aqui as vantagens e desvantagens dos dois lados. Isto são argumentos que tenho vindo a recolher ao longo do tempo.
Vantagens do disco:
Travagem constante quer à chuva quer em tempo seco
O uso de eixos passantes traz mais rigidez à bicicleta
Permite o desenvolvimento de rodas, nomeadamente, ter uma largura interna maior o que permite andar com pressões mais baixas, ter mais conforto e mais aderência
Não há perigo de derreter aros de carbono ou desgastar aros de aluminio
Desvantagens do disco:
Peso
Preço
Vantagens das pinças
Peso
Preço
Desvantagens das pinças
À chuva não travam - abrandam e, às vezes, é preciso rezar para que abrande em condições
O desenvolvimento de rodas fica limitado porque o aro é a superfície de travagem
Sobreaquecimento de rodas de carbono pode levar à morte das mesmas

Certamente haverão mais argumentos para colocar na balança, mas deixo aqui alguns para que possas refletir e tirar as tuas conclusões. E por amor de deus não caias naquele típico argumento "os discos não valem a pena porque os pneus são tão finos que não vais conseguir travar mais só porque tens discos".
Ninguém gosta da ideia de ter uma bici mais pesada 1/2 kg, mas interrogo-me se alguém dá realmente pela diferença de meio quilo a subir.
Além disso, as rodas para discos começam a aparecer com pesos inferiores aos habituais, perdendo peso exatamente no sítio onde importa mais para a inércia, na extremidade exterior do aro. Talvez a diferença de peso total não seja tão quanto era no início das primeiras bicis com discos.
 

Velhadas

Well-Known Member
No primeiro post que fizeste referiste que não querias travões de disco. Ora não querer travões de disco é a pior decisão que podes tomar se querer valorizar a tua compra. :D

sei que vou um bocado contra a maré mas nao consigo entender o porquê de tanta coisa com os travões de disco. Sinceramente nunca senti falta de potência de travagem nos rim brakes e parece que so acrescetam peso as bikes. No caso dos profissionais ainda entendo porque eles andam em pelotões com tudo ao molho e fazem descidas de 10% a dar tudo por tudo, sem falar que o limite de peso de 6.8 kg permite fácilmente por uns discos sem o peso passar dos 6.8. Mas mesmo assim temos equipas como a Ineos que nao usa. E ciclistas que vieram dessa equipa a queixar-se d eter de usar

mas para o comum dos mortais vale a pena? nao sera apenas uma moda?

o que me entristece é que se eu quiser comprar uma bike com Di2 e com umas rodas de 50 de perfil praticamente não tenho escolha e tenho de levar com os discos e os seus meio kg a mais
 

cou7inho

Well-Known Member
sei que vou um bocado contra a maré mas nao consigo entender o porquê de tanta coisa com os travões de disco. Sinceramente nunca senti falta de potência de travagem nos rim brakes e parece que so acrescetam peso as bikes. No caso dos profissionais ainda entendo porque eles andam em pelotões com tudo ao molho e fazem descidas de 10% a dar tudo por tudo, sem falar que o limite de peso de 6.8 kg permite fácilmente por uns discos sem o peso passar dos 6.8. Mas mesmo assim temos equipas como a Ineos que nao usa. E ciclistas que vieram dessa equipa a queixar-se d eter de usar

mas para o comum dos mortais vale a pena? nao sera apenas uma moda?

o que me entristece é que se eu quiser comprar uma bike com Di2 e com umas rodas de 50 de perfil praticamente não tenho escolha e tenho de levar com os discos e os seus meio kg a mais
eu acho que os profissionais são quem menos precisa dos discos. eles sabem bem como andar de bicicleta seja em que situação for.
os poucos que não usam, nomeadamente, os vencedores das grandes voltas do ano passado acredito que usem pela questão dos furos. embora na minha opinião trocar uma roda com disco nao seja assim tão mais demorada a verdade é que às vezes os mecânicos nas provas parecem que congelam o cérebro :D
fico admirado como nunca sentiste falta de poder de travagem com pinças. em dias de chuva isso é o prato do dia nas minhas voltas. se for uma chuva miudinha não é grande stress, mas se for chuva a serio está bem está. travão a fundo e a bicicleta continua a andar quase como se nada fosse. e com os calços em bom estado.
eu já referi atrás que percebo a questão do peso. há quem diga "somos amadores isso pouco importa". é verdade. mas não vou negar que me faz confusão paagar 5 mil euros por uma bike que pesa mais de 8 kg. mas depois mete-se do outro lado da balança todos os argumentos a favor dos discos. poder e consistência de travagem, aros mais largos, maior rigidez... e no final das contas o que é que nos vai fazer ter uma melhor experiencia na bicicleta? menos 400g ou mais rigidez, mais conforto, mais aderência, mais segurança...?
mas isto é só a minha opinião. sou um simples amador.:p
 

Velhadas

Well-Known Member
fico admirado como nunca sentiste falta de poder de travagem com pinças. em dias de chuva isso é o prato do dia nas minhas voltas. se for uma chuva miudinha não é grande stress, mas se for chuva a serio está bem está. travão a fundo e a bicicleta continua a andar quase como se nada fosse. e com os calços em bom estado.

nunca senti. e olha que vivo no país da chuva
 

Mafioso

Well-Known Member
:oops: Podes inumerar algumas razões de preferires os V-brakes aos discos, cada um é livre da sua opinião, mas dizeres isto
nunca senti. e olha que vivo no país da chuva
Ou não andas o sufeciente (horas) á chuva/ piso molhado ou andas muito devagar, ou queres apenas ser "do contra". Uma afirmação dessas só pode ser derivado a esses fatores. Faz agora algum sentido o porquê num outro tópico estares a meter duvidas da preferencia de GPS ou telemóvel :rolleyes: Desculpa a frontalidade.
 

jcca

Well-Known Member
Os que têm travões tradicionais acham que é um desperdício porque nunca andaram com disco...
Tu sentes isso e para ti, para o que andas e desces isso é uma verdade.
Para mim que já andei com disco em chuva e seco digo-te não é a ultima coca cola no deserto o custo benefício para mim não vale, que tu digas que se quiser trocar de rodas de disco daqui a 2 anos consigo comprar qualquer gama e de travões de aro só gama alta ou gama baixa sim é verdade.
 

Velhadas

Well-Known Member
:oops: Podes inumerar algumas razões de preferires os V-brakes aos discos, cada um é livre da sua opinião, mas dizeres isto Ou não andas o sufeciente (horas) á chuva/ piso molhado ou andas muito devagar, ou queres apenas ser "do contra". Uma afirmação dessas só pode ser derivado a esses fatores. Faz agora algum sentido o porquê num outro tópico estares a meter duvidas da preferencia de GPS ou telemóvel :rolleyes: Desculpa a frontalidade.

ok, portanto se nao concordo contigo sou do contra.
 

pamoreira

Well-Known Member
Discos ou travões de aro, a consideração principal que eu teria era mesmo o tipo de rodas que quereria ter.
  • Rodas em carbono - discos, sem dúvida. As pistas de travagem em rodas de carbono trazem sempre uma série de compromissos e desvantagens que para mim não justificam.
  • Rodas sem ser em carbono, é uma questão de budget, peso, preferência pessoal, preço, etc - aqui cada um é que sabe os fatores que mais pesam na sua análise.
Relativamente ao que aqui falaram de esperar pelo 12v da Shimano, não tenham grandes expectativas. Este ano, o que for anunciado, vai ser só em gamas altas (Dura-Ace e eventualmente Ultegra) e apenas disponível ao grande público para o ano que vem. A indústria toda, e a Shimano em particular, está com grandes dificuldades de supply chain que não se vão resolver tão cedo e que afetam a disponibilidade dos produtos.
 

Velhadas

Well-Known Member
  • Rodas em carbono - discos, sem dúvida. As pistas de travagem em rodas de carbono trazem sempre uma série de compromissos e desvantagens que para mim não justificam.
certo, nunca tive rodas de carbono nao sei como é a reação delas em travagem pinças no molhado. Mas no caso das rodas que eu tenho, que sao as MAvic Ksyrium Elite a travagem com uns bons calcos é mais do que suficiente para eu nunca ter apanhado nenhum susto.

se calhar experimentando uns bons travões de disco mudava de ideia. A unica experiencia que tenho de travões de disco é de bike de BTT
 

bullspot

Well-Known Member
@GabKoost Se encontrares um modelo que gostes dentro do teu orçamento e que seja de disco compra. Não fiques preso por isso. Mas se encontrares de ferradura compra também. Não fiques preso com a decisão de ser ou não de disco. Ficas bem servido nas duas situações.
Basicamente é isto. Para uma utilização amadora qualquer uma das opções é válida na minha opinião.
Para o mercado amador acho que o grande factor de decisão entre travão de disco ou aro é a perspectiva de venda no futuro. Da mesma forma que possivelmente se encontram melhores negócios agora com travão de aro, também no futuro vai ser muito mais complicado para vender. Se a ideia é manter a bicicleta uns bons anos, qualquer uma das opções é válida. Se por outro lado és daqueles que troca de bicicleta com alguma frequência, disco é um investimento mais seguro.
Outro aspecto que pode ser relevante é a questão das rodas. Se o objectivo passa por investir em rodas de qualidade (para cima de 500€) é preferível optar já por um modelo com disco, é um investimento muito mais seguro e no futuro podes até trocar de bicicleta mantendo as rodas.
 

newb

Well-Known Member
Tive a ver e com €2500 eu comprava a TCR Advanced Pro 1 Disc (2700). Ando a ver e acho-a gira.

O disco julgo que faz falta a descer picadas de 15%, os meus travões 105 não são nada eficazes ai ( se arrebentar um cabo por ex e ficar só com 1 é impossível travar e é queda certa).

Aliás até travam, mas é preciso fazer muita força e isso numa descida assim longa aleija nas mãos.
 

petrix

Well-Known Member
Tive a ver e com €2500 eu comprava a TCR Advanced Pro 1 Disc (2700). Ando a ver e acho-a gira.

O disco julgo que faz falta a descer picadas de 15%, os meus travões 105 não são nada eficazes ai ( se arrebentar um cabo por ex e ficar só com 1 é impossível travar e é queda certa).

Aliás até travam, mas é preciso fazer muita força e isso numa descida assim longa aleija nas mãos.
Pois, isso foi uma coisa que não se falou aqui, fazer uma descida acentuada e longa com frio... façam com travões convencionais e depois com disco...
 

newb

Well-Known Member
Pois, isso foi uma coisa que não se falou aqui, fazer uma descida acentuada e longa com frio... façam com travões convencionais e depois com disco...
Eu tenho normais, nunca tive disco, mas claro que é super dificil descer assim, mesmo sem frio, tem que se fazer muita força e doi nas mãos. Se um cabo arrebenta é a morte do artista, um travão só não chega. Isto falo do 105 que tenho (a bike nunca para , só abranda e para isso é preciso ter as mãos a doer), menos que esta gama é até mesmo para esquecer ( já tive).
Há outra questão - as jantes gastam-se, os calços vão comendo o aluminio ( já tive umas assim).
Com água tb não trava grande coisa.
 
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