@Bianchi eu li e tenho lido com atenção o que aqui escreves, tal como leio o que os restantes escrevem. Há espaço para a opinião de todos.
Posso não entender tudo pois experiências de vida diferentes levam a posturas e entendimento das coisas diferentes.
Ponderei não responder por receio em incendiar mais o que me parece que já está incendiado e essa nunca foi a minha intenção. A minha intenção com este tópico sempre foi a discussão construtiva acerca de uma praga que tem proliferado e que aparentemente não tem qualquer regulação: as ciclovias, dando como exemplo o que se está a passar numa estrada nacional(!!!).
Mas não consegui. Não consegui porque me parece que não estás a ser ponderado. Não sei se porque passas uma grande parte do dia em deslocações pela cidade e vez mais do que eu alguma vez vi, se por causa dessas deslocações vês-te condicionado por obras mal feitas, ou por peões a passearem-se fora das passadeiras, ou por apanhar trotinetas a usarem do espaço público - estradas, passeios e ciclovias - conforme lhes dá mais jeito...
Certamente não vives em Lisboa...
Só por cá vivo há 20 anos. E trabalho. Já trabalhei fora de Lisboa, no centro... Já me desloquei de carro, transportes públicos, a pé e de moto (falta a bicicleta... grande falha a minha).
Agora se lá tiver de me deslocar e infelizmente só tiver um carro antigo... nesse caso, que vá a pé ou de trotinete...
Estás a misturar assuntos.
Melhoria de transportes públicos? Mas já tens o resto do pais a pagar o passe dos lisboetas e portuenses...
Lembro-me que enquanto adolescente tinha na "terrinha" 4 autocarros por dia para cada lado para poder ir até à cidade mais próxima a 6km. Hoje existem 10 por dia.
Transferir automobilistas para cicilstas? Boa. Estou a ver o IC19, a Ponte e 2 circular com trânsito de bicicletas de pessoas que têm de se deslocar mais de 60 km só para entrar e sair de Lisboa.
Parece-me que te estás a esquecer da parte em que refiro melhoria de transportes públicos. Onde pode - por exemplo - ser complementada com a criação de estacionamentos periféricos à zona à cidade, como existe por exemplo em Odivelas que tanto quanto sei é insuficiente.
A grande maioria de autocarro e metro... porque não existem lugares de estacionamento suficientes e cstam 15 a 20 euros ao dia...
Se a grande maioria anda de transportes públicos, o problema que colocaste (o de não haver estacionamento para as bicis) na verdade não o é. A não ser que todas essas pessoas deixassem de usar os transportes públicos para usar a bicicleta - coisa que podia acontecer e que era bom para a saúde pública, mas que não era o caso em discussão.
Então mas deixas o carro na rua... e não deixavas a bicicleta?
Não. Não conheço ninguém que consiga levantar com a sua própria força o meu carro e o leve. Já levar uma bicicleta... Quero com isto dizer que não é comparável, apesar de já me ter passado mais que uma vez pela cabeça ter uma bici de 100 paus apenas para commuting. Mas arranjo sempre desculpas.
Com estas respostas pretendo mostrar que as coisas não são tão más quanto as pintas. Podem existir soluções e as minhas certamente não serão nem as únicas nem as melhores. Mas acho que não é a dizer que não é possível, que é impraticável ou apenas a apontar problemas a todas as tentativas de solução que se se encontra um solução.
As boas soluções vêm da colaboração e da complementação de ideias que possam ter alguma - mesmo que ínfima - viabilidade. Caso contrário ficaremos apenas com problemas. E eu faço por fazer parte da solução e não do problema.