Texto do Antonio Malvar no Facebook..
Tendo em vista os comentários recebidos, decidi ser oportuno explicar as razões que me levaram a cancelar este evento. Não sem antes agradecer a todos os que mostraram preocupação para a possibilidade do cancelamento poder ser devido a um problema de saúde. Felizmente não é esse o motivo.
Fui recentemente contactado por um elemento da autoridade com o pelouro do trânsito, alertando-me para o impacto que o evento tem no trânsito no dia do evento e para o facto de o evento não ter seguido os tramites legais necessários à realização deste tipo de concentrações ou movimentações. Foi-me dito que independentemente de se tratar ou não de um evento organizado, ele carece de uma autorização especifica e pesa embora eu não esteja identificado com Organizador, serei sempre responsável, como mentor do evento, pelas "pre-sequências" e consequências que daí advanham, e incorrendo em multas e coimas avultadas. Ora, como é sabido, este evento nasceu de uma promessa que fiz em 1990, ir de bicicleta de Troia até Sagres todos anos perto do final do ano e até que a saúde mo permita. Tem por isso um cariz muito pessoal e nunca pretendi, não pretendo e nunca pretenderei tirar qualquer partido financeiro do evento à luz do sucesso que o mesmo veio a ter. Nunca quis ter qualquer envolvimento numa organização do mesmo e sempre agradeci do fundo do coração a todos os que nestes mais de 30 anos resolveram, duma forma descomprometida, fazer como eu, e pedalar até Sagres no mesmo dia que eu o faço. Obrigado a todos pela vossa empatia e voluntarismo.
Pelos vistos, segundo as autoridades, eu não posso dizer em que dia vou pedalar e não posso convidar amigos para me acompanharem, portanto, e face às consequências que isso pode aportar, vi-me forçado a comunicar a todos vós que o Tróia-Sagres, este ano, por minha indicação, NÃO se realizará. Uma vez mais os meus agradecimentos a todos os que me acompanharam em anos passados. Todos recordo com enorme afecto e abnegação.