• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pequenos Objectivos, Grandes Vitórias

Morg

Well-Known Member
Obrigado pela parte que me toca, já ganhei o dia.

Por acaso hoje também é dia de paragem para mim mas por falta disponibilidade.

Se tiveres mesmo muita vontade de andar e não queres acumular fadiga podes fazer uma volta curta, menos de 1H, em ritmo recuperação e sem forçar os músculos. Segundo os expert acelera a recuperação do corpo. Recuperação activa.
 

Ricardo93

Active Member
Sim eu por norma nesta fase, ainda não tenho bem definido o que é recuperação activa ou volta para ganhar ritmo, basicamente faço esse tipo de volta toda a semana, excepto ao Sábado que é para a volta maior. Como hoje é dia para ir de Lisboa para Alenquer, opto mesmo por parar. Amanhã volto à carga!
 

Ricardo93

Active Member
Boa noite a todos,

O Garmin Edge 800 já cá mora! Fui experimentá-lo hoje à tarde, e na verdade ainda estou a aprender, porque aquilo é um mundo. O que fiz para não me preocupar muito foi editar a página de treino, e coloquei com a Velocidade Instantânea, a Velocidade média, a cadência, a frequência cardíaca, a zona cardíaca, a hora do dia, a altitude a que estou e a percentagem de inclinação, bem acho que foi "só" isso. Felizmente vejo bem, e não me faz diferença ver número pequenos.

Agora o que pude notar foi que, a minha cadência normal é as 80 rpm, acham que é pouco? Acham que devia usar mais cadência e menos força? Eu pessoalmente sinto-me confortável nessa cadência, por vezes faço mais, por vezes faço menos, mas no fim tenderá sempre para as 80 rpm. Em segundo lugar, e mais preocupante, eu notei que dificilmente consigo ir em zona 1 ou 2. Em plano ainda consigo ir na zona 2, agora a subir (no percurso que fiz, só tem subidas ou curtas, ou longas mas com pouca inclinação) vou sempre em zona 3 e 4, mas o mais estranho é que eu não me sinto minimamente cansado, aliás, pelo que li, na zona 4 é necessário controlar mais a respiração, mas eu não tenho essa necessidade.

Agora possíveis soluções, eu tinha a fita muito apertada (estava com medo que caísse) agora já desapertei um bocado, e também é possível que a fc max não esteja correcta. No que toca a fc max, eu para experimentar fiz um sprint numa subida curta, e deu-me 185 (que curiosamente era o que eu tinha assinalado inicialmente no garmin como fc max) mas como senti que podia ter dado mais decidi alterar a fc max no garmin de 185 para 195...

O que acham?

Já agora deixo aí o registo do strava:

http://www.strava.com/activities/202823636/overview

Ah, amanhã é dia de volta grande, depois venho cá dizer quais foram as sensações
 

Ricardo93

Active Member
Bem vai um bocado tarde mas venho aqui fazer o meu resumo semanal. Segunda, terça e quarta foi dia de treino de uma hora (1h30 na segunda), tudo sem problemas, basicamente rodar as pernas e dar ritmo ao corpo. Esta foi a primeira semana em que senti o efeito da fadiga, pelo que decidi parar na quinta-feira. Completamente recuperado após o descanso, sexta fui comprar o Garmin Edge 800, que neste momento ainda estou a descobrir, e que se tem revelado uma ferramenta bastante útil. Para ver até onde conseguia levar os meus bpm, fiz um sprint numa subida, e acreditem, nunca me senti tão bem a subir, era uma rampa curta mas íngreme, que eu já por diversas vezes tinha feito, mas nunca subi aquilo tão rápido e com tanto prazer. O que sinto, é como se estivesse a fazer um bolo e estivesse naquela ânsia de ver se ficou bom ou não, eu cá sinto que estou a fazer um óptimo bolo, pelo menos para as minhas capacidades, e mal posso esperar para o provar. :)

Sábado era para dar a volta "grande", mas acordei já com pouco tempo pelo que fiz só 1h30.

Tendo em conta que tinha falhado no Sábado, Domingo não podia falhar, e lá fui eu. Bem parece que a minha volta "grande" está destinada a condições climatéricas adversas, se da outra vez foi um dilúvio monumental, desta vez foi um vendaval que nem vos digo nem vos conto, mas pronto já sabem que eu e o vento não somos de todo os melhores amigos. Resultado, demorei mais uns 5 minutos que da última vez, no entanto as sensações foram muito boas. Às vezes dou por mim a ter que me concentrar para não me levantar nas subidas e acelerar o ritmo, ou seja as subidas tenho-as feito em passo de caracol, agora imaginem fazer 65 km, com uma primeira parte, antes de chegar ao Sobral, sempre a subir num ritmo de velhota que vai às compras. Por isso estou a planear uma nova "volta grande", que será de 85km, e ir-me-à levar até Santa Cruz, temo é que seja cedo de mais para pôr mais 20km à volta (mas na próxima semana verei), a vantagem é que acho que é um terreno mais plano que o que tenho feito.

Deixo aqui a volta do passado domingo: http://www.strava.com/activities/203875897

Se quiserem, vão até ao meu perfil (do Strava) e reparem na diferença das duas últimas semanas para o resto das minhas outras semanas, nunca tinha andado tanto e tanto tempo desde que comecei a andar de bicicleta (1 ano e tal atrás), para já tudo corre bem, sinto-me motivado e mal posso esperar para começar a fazer treino específico.

Abraço a todos e sintam-se na liberdade para comentar! :D
 

Schwarz

New Member
Há uns anos atrás, com 16 anitos e numa bicicleta de 10 contos do Continente fazia essas subidas todas na região do Sobral (Runa!!!! mázinha!!), Alenquer, Arruda. Saudades de andar por aí. Abraço.
 

Ricardo93

Active Member
Esta zona aqui à volta é rica em subidas. Se quero subidas curtas basta-me ir dar uma volta praticamente aleatória que o terreno é muito acidentado por aqui. Se quero subidas mais longas tenho a serro do Montejunto e a Serra de Ota, onde eu costumo treinar. Actualmente o meu problema é mesmo em arranjar terrenos planos só para rolar.
 
arrancas direito ao Cartaxo (se bem que a nacional é lixada por causa dos camiões, mas cedo ao fim de semana não é tão mau) atravessas a ponte em muge ou em santarém e fazes a nacional direito a salvaterra e atravessas em vila franca.

é plano mas confesso que já deixei de andar por aí há muito por causa do transito. só dá muito muito cedo ao fds
 

Ricardo93

Active Member
Por acaso já fiz um plano para esse lado no Strava, mas o problema que encontrei foi justamente as pontes, não há muitas que sejam transitáveis em bicicleta, pelo menos segundo o strava...
 

Carolina

Well-Known Member
no outro dia descobri a minha frequência máxima de forma inesperada. no relógio tinha a FC máxima como 220 - idade, o que dá 195. mas pus-me a fazer passadeira em HIIT e cheguei aos 199.

experimenta fazer o mesmo, (também pode ser na bicicleta, mas se calhar a correr será melhor, isto supondo que não costumas correr): 20 minutos de corrida sendo que fazes 2 minutos a andar rápido e 3 minutos a correr o máximo possível. quando acabares, vê qual foi a frequência máxima que te deu.
 

Ricardo93

Active Member
Estive a olhar melhor para o percurso que tinha desenhado (e que afinal foi no garmin connect e não no strava) e consegui arranjar uma forma de conseguir fazer isto sem passar o rio.

Passo a explicar, ao início tinha planeado 200 km, para treinar para o Tróia-Sagres, mas agora pus-me a pensar e para já não há necessidade de fazer 200km, pus-me lá a desenhar e para já deu-me quase 100km. Aqui fica o traçado:

http://www.strava.com/routes/1042524

Fica aqui a que actualmente ando a fazer:

http://www.strava.com/routes/591569

A do Cartaxo tem mais km e ligeiramente menos acumulado, a outra tem menos km e mais um bocado de acumulado (874m). Para esta fase o que me recomendam?

Recordo, que nesta fase estou a apenas a rolar, tentando manter os batimentos baixos, acham que são muitos km para já? Digo, desde já que o máximo que fiz foi cerca de 70km.

Abraços e boas pedaladas!

PS: Digam-me se conseguem ver os traçados que pus, pois eles estão como privados, pelo que não sei se são só privados para quem procura ou se são mesmo privados mesmo tendo o link.
 

Carolina

Well-Known Member
sim, eu vi que tinhas feito o sprint, mas ao fazeres de forma intervalada e durante um período maior (3 minutos) é possível que consigas uma frequência mais elevada. como só há 2 minutos de descanso antes de voltares a acelerar a frequência não tem tempo suficiente para voltar ao normal.

eu só atingi as 199 pulsações quando ia nos 18 minutos (3º sprint que fiz).
 

Ricardo93

Active Member
Boa noite amigos! Hoje foi um dia como eu gosto: sem vento, pouco calor e aqui e ali alguma chuva. Como estava no plano, hoje era dia de cerca de 1h30 em estrada, e foi o que fiz, até porque já não podia ver Rolos à minha frente.

Enfim, a volta correu como previsto, saída da minha terra, Paúla, ida até Alenquer direito ao Olhalvo e regresso por Ota. Hoje foi dos dias em que me senti fisicamente melhor, de tal forma que consegui baixar o ritmo cardíaco médio, de 144 (última volta) para 135, parece pouco, mas para mim conta muita, para isso tive de me concentrar para arranjar um ritmo confortável durante as subidas, e onde antes andava em zona 4 ou 5, desta vez consegui ir em zona 3.

Para não dizerem que não tiro fotografias, aproveitei a parte final do percurso para tirar uma foto a mim próprio, visto que paisagem também não era muita.

1527122_10202376890255201_8197308925842887683_n.jpg


Abraço a todos!
 

Ricardo93

Active Member
Boa tarde a todos,

Vou agora fazer a minha volta do dia, que será com o mesmo percurso que a volta de ontem. No entanto gostaria de deixar antes de ir uma pergunta a todos os que lêem este tópico: Acham adequado o método que tenho usado para descrever os meus treinos, isto é, digo a volta que dei mas também como me correram os treinos ao longo da semana, ou acham mais aconselhável se fizesse só um resumo das voltas maiores com mais pormenores?

Vantagens e desvantagens que vejo nos dois: O primeiro método (o que tenho utilizado) tem a vantagem de ser como que um diário de bordo do que me vai acontecendo, o que permite a quem lê ir acompanhando a minha evolução, mas tem como desvantagem eu poder incorrer em repetição e tornar o tópico aborrecido. Quanto ao segundo método, tem a vantagem de ser mais estimulante, mas a desvantagem de só vir cá muito esporadicamente.

Posto isto, gostaria que dissessem qual é o método que preferem, e consoante a vossa resposta eu adapto o tópico a essa mesma resposta.

Abraço a todos!
 

Ricardo93

Active Member
Bom dia a todos,

Esta semana foi mesmo para esquecer. Sexta fui andar e tudo estava a correr bem, a volta foi a normal de 1h30 (cerca de 35 km até Alenquer e voltar para casa). Tudo estava a correr bem, estava a sentir-me óptimo, os batimentos cardíacos continuavam a baixar em relação às voltas anteriores, até que na localidade de Porto da Luz, quase a chegar a Alenquer, ao mudar de prato grande para prato pequeno ouço um estalo na transmissão, olhei, não se passava nada, continuei a pedalar como se nada fosse... Mais à frente, voltei para prato grande, e num certo ponto da volta da pedalada senti algo a roçar no prato, era o desviador da frente... Pus no prato pequeno e continuei a andar até à Rbikes em Ota, visto que não estava muito longe, de modo a que eles me pudessem ver isto, resultado: Tinha o desviador torto, ou seja com uma amolgadela, o Miguel da Rbikes perguntou-me se tinha levado alguma pancada ali, eu disse que não, pelo que pusemos a hipótese de ter sido uma pedra ou algo assim. Ele endireitou-me aquilo e lá segui, contudo ele apenas endireitou o desviador, no entanto a tal pancada deve ter desalinhado o desviador e este ficou a fazer contacto com a corrente quando usava mudanças mais altas, em casa alinhei aquilo, mas por azar devo ter mexido em qualquer coisa e as mudanças a trás ficaram todas desalinhadas (sim eu não percebo muito de mecânica).

Sábado fiquei de olhar para aquilo mas rapidamente percebi que não tinha capacidades suficientes para fazer aquilo, pelo que telefonei para a loja, como já estava quase na hora do fecho da loja, já não conseguia lá ir sábado, como estão fechados ao domingo, teria que passar o fim-de-semana sem andar, e assim foi, fiquei chateado comigo próprio e como todo o azar que tive, mas enfim há azares bem piores e tudo o que peço é que todo os azares que tenha sejam deste tipo.

Hoje, Segunda-feira, lá fui logo pela manhã à loja e eles puseram-me aquilo tudo à maneira, infelizmente está a chover a potes lá fora, espero que haja alguma aberta da parte da tarde para poder ir dar uma volta.

Espero que a próxima semana me corra melhor!

Fiquem bem e boas pedaladas!
 

Morg

Well-Known Member
Faz parte do ofício.
Pode servir para te motivar ainda mais.
Por esse motivo é que a maioria aprende a desenrascar.
 
Top Bottom