• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pequenos Objectivos, Grandes Vitórias

Ricardo93

Active Member
Olá a todos,

O meu nome é Ricardo e tenho 20 anos. Sempre gostei de ciclismo, mas apenas este Verão o ciclismo passou a ser uma das minhas grandes paixões/obsessões. Tudo começou comigo a decidir vestir o velhinho equipamento do meu pai e a pegar na sua velhinha bicicleta (uma Rodaplana) e a fazer-me à aventura. Na verdade não foi lá grande aventura, durou 12.5 km e ainda tive tempo para vomitar lá pelo meio. Mas a verdade é que adorei! O vento na cara, a sensação de liberdade, o sentir o nosso corpo a reagir ao esforço! Contudo com o passar do tempo a Rodaplana que era do meu pai (o meu pai faleceu tinha eu 11 meses) foi-se tornando insuficiente para o meu crescente gosto, muito por culpa de problemas na transmissão (que decidiam saltar sempre nas subidas). E assim decidi comprar a minha primeira bicicleta, uma KTM Strada 4000.

Tudo ia de vento em poupa até que o Verão acaba e eu tenho de ir para a Universidade, o que implicava ficar longe de casa e consequentemente da bicicleta. Tenho que admitir que as primeiras semanas foram muito frustrantes, ficava a semana toda à espera que chegasse o fim-de-semana para poder andar mas mesmo isso começava a ser frustrante porque nunca conseguia estar em grande forma (devido a só praticar ao fim-de-semana). Ainda experimentei correr durante a semana, mas não era a mesma coisa. Foi assim que decidi comprar uns rolos, e utilizar a bicicleta antiga do meu pai para esse fim. Ou seja, neste momento, uso durante a semana a bicicleta antiga, e no fim de semana (e férias claro) a KTM. Posso dizer que noto enormes melhorias, quer na minha performance em cima da bicicleta quer no meu corpo.

Posto esta introdução, achei que era altura de deixar as minhas voltas de 30 ou 20 km, sempre nos mesmos sítios para me pôr à prova em distâncias e/ou altitudes maiores. Desta forma este tópico para além de retratar as minhas experiências, alegria e frustrações em cima da bicicleta, servirá para ir pondo pequenos objectivos a mim próprio que tentarei depois superar.

O primeiro objectivo, corresponde a passar um grande obstáculo para mim, um obstáculo que já por duas vezes tentei superar embora sem sucesso, trata-se de uma pequena serra, conhecida como "Serra de Ota" (quem fez o último Audace Nocturno em Ota conhecerá). Sei que para muitos de vós trata-se apenas de um ligeiro empeno, mas para mim é um verdadeiro obstáculo. Creio até que mais em termos psicológicos do que físicos, tendo em conta que esta será a 3ª vez que a vou tentar passar (embora nas primeiras vezes não tenha ido nas melhores condições). Para concretizar este objectivo tenho feito rolos durante toda a semana: Basicamente na segunda apenas rolei enquanto via uma série de 1h, na terça fiz parte de um treino do The Sufferfest (mais precisamente o "A Very Dark Place") e hoje fiz esse mesmo treino na integra. Como sinto os músculos muito presos hoje, amanhã vou apenas rolar para recuperar, e na sexta descanso.

Se o tempo deixar ataco a Serra este Sábado ou este Domingo. Depois virei cá colocar como correu. Fica aqui o trajecto que estou a pensar fazer: http://www.strava.com/routes/178345.


Entre os objectivos que tenho mas que ainda não estão programados estão: Subir o Montejunto por todos os lados possíveis (visto que moro aqui mesmo ao pé) e participar em Audaces, embora seja complicado porque ando sozinho e não conheço ninguém.

Para terminar vou apenas colocar umas fotos das minhas meninas:

IMG_20140218_165034_zps0efea20b.jpg



11500_10200987864090415_1544529387_n.jpg


Sintam-se à vontade para comentar e boas pedaladas!! :D
 

pratoni

Well-Known Member
antes de mais, agrada-me a tua descrição e o facto de não ficares parado durante a semana.

Isso a médio e longo prazo vai dar frutos, vais ver...

Agora tenta dar alguma consequência a esses treinos de rolos.

Ou seja, não é uma questão de apenas colocar horas mas sim na qualidade dos treinos.

Na net e/ou livros, tens várias fontes onde podes aprender a treinar, por exemplo, pelas pulsações e elaborares treinos mais ou menos com alguma qualidade.
 

grouk

Active Member
em relaçao ao treino sim o pratoni tem razao, quando começei a treinar saia rolava 40km todos os dias e nao via grande evoluçao, ate que criei um plano de treino na altura ate foi do training peaks e começei a treinar de uma maneira mais acertiva e os resultados começaram a surgir, e alem disso crias um maior conhecimento do corpo das zonas de potencia etc...
 

Ricardo93

Active Member
Em primeiro lugar, obrigado aos dois pelo apoio.

Devo dizer que treino de duas formas, a primeira: o que eu chamo rolar, isto é nas resistências mais baixas e com mudanças leves, vou rolando enquanto vejo um filme ou o que seja, faço isto durante 1 hora, mais ou menos. Por norma faço este tipo de treino depois de um período sem andar ou para recuperar depois de uma semana a andar com alguma intensidade. O outro tipo de treino, basicamente é a ver os vídeos do "The Sufferfest", escolho o vídeo dependendo daquilo que pretendo alcançar e vou fazendo. Para ser sincero, gosto bastante desses vídeos porque criam uma atmosfera que ajuda a passar muito bem o tempo.

Como o rolo que tenho é dos mais básicos, e a minha bicicleta apenas dispõe de um ciclo-computador básico, não consigo informação como a frequência cardíaca. O que me obriga a ter que conhecer melhor o meu corpo, o mesmo se aplica a saber se faço um treino pesado no Sufferfest ou se vou rolar dependendo de como sinta os músculos.
 

pratoni

Well-Known Member
Um cardio frequencimetro arranjas a 30€ ou até menos na decathlon (ou mesmo no lidl, já tive um de lá e dava muito bem para o que queria) e, caso tenhas já um plano definido, serve muito bem para veres se estás a seguir com o previsto ou não.

Não é necesário algo com gps, gravação p/ pc, com gráficos, etc e tal....

Assim percebes se, ao rolares estás a fazer o esforço que deves e, nos casos em que vÊs os videos do sufferfest também saberás se está a passar dos limites, ou não...
 

eletric0

Member
Há pouco tempo houve isso no Lidl!!

Ou até arranjas alguns baratos ai pela net da Polar..
Quanto aos treinos é precisamente o que referiram em cima. Qualidade e não quantidade. Por vezes ve-se pessoas a fazerem 3 horas de rolo, podendo fazer 1 e meia com o mesmo proveito.. Claro que há objectivos e propositos diferentes.

Mas eu também me ando a descobrir nesta area e conhecer melhor os meus limites e treinar dentro deles.
 

Ricardo93

Active Member
Boa noite a todos,

Tal como tinha prometido hoje lá fui eu tentar subir a serra de Ota, e foi uma aventura em cheio. Bem, vamos começar pelo início.

Acordei eram 9h30, como a serra não é longe não valia a pena estar a ir mais cedo. Tomei o pequeno almoço, pus as coisas a jeito, equipei-me e lá vou eu. Isto aí por volta das 10h30, porque entretanto ainda ameaçou chover e quis certificar-me que não passava de um ameaço.

No caminho para a serra evitei as estradas mais movimentadas preferi ir por estradas secundárias, que para além de serem muito menos movimentadas, ainda acrescentavam uns km às pernas antes de chegarmos à hora da verdade. Este trajeto foi feito sempre a um ritmo muito lento, preferi ir desfrutando da paisagem (que nem é assim nada de mais, mas sabe bem ir a ver os campos verdes).

Já na aproximação a Ota, decidi ir por dentro de Ota porque tinha de parar, para tirar as luvas pois já sabia que me iam fazer calor durante a subida, o que se veio a concretizar. Após a rápida paragem, lá sigo viagem. Ao chegar à rotunda que antecede a subida, o meu coração dispara: estava claramente nervoso. O que veio a ser prejudicial, pois não consegui controlar bem o ritmo e a certa altura já estava sem ar. Resultado: Paragem a meio da serra. Assim que parei passou um grupo de ciclistas por mim que me perguntaram se precisava de alguma coisa, respondi que não, e comecei a subir a pé. De repente vem-me à cabeça um pensamento: "Já que estou aqui, tenho que subir isto!" Dou meia volta, monto e começo a descer a serra.

Já la em baixo parei junto a uns apartamentos novos logo à entrada de Ota, aproveitei essa paragem para comer uma barra energética, beber água, e para retomar o fôlego. Aproveitei ainda para tirar a sweat-shirt que levava por baixo do equipamento, a qual levei atada ao quadro da bicicleta durante a subida. Agora, bem mais fresquinho, e já recomposto, fecho os olhos, ganho coragem e lá vou eu!

Agora sabia, que para subir teria que ir a um ritmo muito mais lento (sempre que olhava para o computador, ia sempre entre os 9 e os 11 km/h, por vezes ia aos 14 km/h ehehe), controlando sempre a respiração e intercalando períodos sentado no selim com períodos em pé. Antes de partir tinha estipulado que a regra era não desmontar ou seguir a pé, por isso planeei parar a meio junto da placa para o parque de merendas, porque após esta placa seguia a parte da subida mais dura.

Fiquei bastante contente por ter chegado a esta placa, pois na primeira tentativa não tinha conseguido chegar a este ponto. Assim que alcancei este ponto, parei bebi água, ganhei fôlego e volto a seguir viagem, logo após passar mais um grupo de ciclistas.

A última subida foi sem dúvida alguma a mais dolorosa, pois parecia que nunca mais acabava, principalmente na aproximação à última curva que estava a ver que nunca mais lá chegava, após esta curva, pude respirar fundo, pois já sabia que tinha conseguido cumprir o meu objectivo, pois a partir daqui apesar de ser a subir, a inclinação é bastante mais amigável.

Ao chegar ao topo, e como tinha demorado muito tempo e estava quase na hora de almoço, decidi atalhar caminho e seguir em direção a casa, em vez de ir direito a Alenquer, como tinha planeado inicialmente.

Aqui fica a foto já após ter alcançado o objectivo (peço desculpa pelos filtros da foto, mas o tllm tirou-a com um tom azulado e tentei disfarçar pondo um filtro do instagram).

1926781_10201125498091179_531685577_n.jpg


Aproveito também para deixar aqui o registo do strava:

http://www.strava.com/activities/115256159/segments/2541400162

No geral, apesar de muito doloroso o balanço foi muito positivo, pois consegui passar uma barreira que já há algum tempo que andava para a passar. Agora, após superado este obstáculo, é continuar a treinar para fazer estas voltinhas ao fim-de-semana, e sem dúvida que planeio subir a serra de Ota muitas mais vezes. Como se costuma dizer, só custa a primeira vez xD.

Apenas uma pequena nota: eu já não andava à bastante tempo, sendo que apenas tenho feito rolos (o que quer queiramos quer não, é sempre diferente), por isso para mim é uma vitória ainda maior.

Abraço a todos e sintam-se à vontade para comentar.
 

pratoni

Well-Known Member
No geral, apesar de muito doloroso o balanço foi muito positivo, pois consegui passar uma barreira que já há algum tempo que andava para a passar. Agora, após superado este obstáculo, é continuar a treinar para fazer estas voltinhas ao fim-de-semana, e sem dúvida que planeio subir a serra de Ota muitas mais vezes. Como se costuma dizer, só custa a primeira vez xD.

Parabéns pelo objectivo alcançado. Este é que é o espírito que deves ter e força com isso...
 

TigasPT

New Member
Parabéns Ricardo93, já fiz essa subida, e já tinhamos falado anteriormente sobre a mesma...
Quando a fiz nem a conhecia, foi por brincadeira, e de facto é uma subida engraçada :)
 

Ricardo93

Active Member
Ora boa noite a todos,

Antes de mais, é importante dizer que não me esqueci deste tópico, simplesmente tenho tido pouco tempo para andar ao fim de semana. Sendo que apenas tenho andado durante a semana nos rolos. O que não significa que me tenha desleixado, tenho feito principalmente dois treinos o The Hunted e o Fight Club, ambos do The Sufferfest. O The Hunted é um treino de subida, e o Fight Club é um misto, tem TT, subida e muitas variações de tempo. Este ultimo treino, tem sido muito importante porque da ultima vez que subi a Serra, a principal dificuldade que notei foi não conseguir controlar bem a respiração. Assim é isso mesmo que tenho vindo a melhorar.

Assim, sem mais conversa surge aqui o próxima objectivo: Subir a Serra de Ota (outra vez) e depois subir uma colina que segundo o Strava tem inclinação máxima de 20%, mas eu desconfio que se aproximará mais dos 30% (talvez 25, não sei bem). Para tirarmos as dúvidas vou levar a câmara de filmar e assim podem ver a subida em questão, isto porque como é uma estrada sem saída não há Street View do Google Maps.

Deixo aqui a link do segmento da subida (que fui eu que criei): http://www.strava.com/segments/6175907

Deixando a subida para segundo plano, as coisas estão planeadas para ser da seguinte forma: Sairei de casa em direcção a Ota (mais ou menos 12km) subo a serra, depois aqui se me sentir bem vou em direcção a Alenquer, corto no Olhalvo em direcção a Abrigada e aí faço a subida. Ou se me sentir menos bem, ao chegar ao topo da Serra, viro logo para a direita, faço a descida do Bairro em direcção à Subida.

Bom a ver vamos como corre! Agora seguem os treinos com o Sufferfest durante a semana.
 

eletric0

Member
não, só sei que aquilo custa que se farta. Mas sim talvez o Strava esteja correcto ;)

Os profissionais chegam a desmontar-se nessas subidas não sei se sera os 30% como dizes lol agora os 20% pelo que vi no link do strava que meteste ai já acredito mais :p e já os 20% são o que são quanto mais 30% loool

Acima de tudo é preciso é força de vontade e "garra" cerrar os dentes e força nas canetas!

Força nisso:cool:
 

Ricardo93

Active Member
No fim de semana, mostro-vos. Aquilo é uma subida curta que tem aí uns 200 metros com os tais 20% e depois o resto vai subindo mais tranquilamente. É uma subida que me dá muito prazer fazer porque, como passam lá poucos carros, é muito sossegado.
 

eletric0

Member
Entra soft e se conseguires vai aumentando gradualmente o ritmo ou mantem o inicial! Ainda agora a uns dias fiz uma pequena rampa também ali para os lados de Viana do Alentejo, tinha partes de 18% se não estou em erro.. Só de olhar ao longe para ela até metia medo! Vá lá que eu uso um misero prato 34! eheh

Daqui a uns tempos das por ti a subir e descer isso varias vezes para fazer series xD
 
Top