Acho que o que se está a passar aqui é o mesmo que em qualquer discussão com o pessoal do lobby dos enlatados: os ciclistas pedem que os automobilistas circulem mais devagar e tenham mais cuidado (distância e velocidade) nas manobras de ultrapassagem e o pessoal dos carros responde coisas como "mas há ciclistas que passam vermelhos", "deviam era pagar IUC", "devia era ser obrigatório o capacete", "devia era ser obrigatório o seguro" e por ai....basta ir aos comentários do facebook para ver o ódio chega ao ponto de os gajos vão a par então merece levar com um espelho ou pelo menos uma razia para aprender.
Não digo que os ciclistas não tem muito que melhorar no seu comportamento na estrada, agora é preciso distinguir as coisas que uma pessoa pode fazer para aumentar a sua segurança - usar capacete, joelheiras, luzes, colete refletor, ter seguro, buzina, parar nos cruzamentos e sinais e sempre que vê situações perigosas, andar no meio da via ou o mais á direita, etc etc etc - e as coisas que não dependem do próprio, onde se inclui de forma BEM destacada os automóveis, ou melhor dizendo o automobilista.
É obvio que tudo na vida tem risco, mas acho que o ponto chave aqui é diminuir o risco e aumentar a segurança para quem circula de bicicleta na estrada.
Já não falando dos feridos, infelizmente já morreram demasiados ciclistas atropelados por carros em excesso de velocidade ou ultrapassagens mal calculadas. Quantos de nós não apanhámos já sustos sérios??!!
É por isto que eu digo que as figuras publicas do meio, organizadores de eventos cicloturisticos, FPC, FPCUB, grupos de facebook, stravas, amigos etc etc deveríamos TODOS e em CONJUNTO lutar pelo aumento da segurança. Mais que não seja pela colocação de outdoors a sensibilizar os automobilistas e sinais/placas avisadoras da presença de ciclistas e maior limitação/controlo de velocidade em algumas vias.