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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

Martins

Well-Known Member
A minha participação neste assunto ou algo semelhante terminou aqui, que aqui o "pato bravo" têm mais que fazer...

Se o pato bravo acha que pelo facto de não parar num semáforo de velocidade accionado por um acelera que venha em modo race, fica imediatamente protegido de levar com o dito acelera nas costas, então o pato bravo precisa de reler as leis da física. Porque não há fisica que te safe numa situação dessas.

Carro vem a cento e tal km/h, o pato bravo vai a 30 km/h (na estrada) logo nenhuma lei da física consegue parar o carro antes de deitar o pato bravo abaixo.

A menos que... tcharam... o pato bravo vá encostado à direita e o carro dê um jeitinho no guiador para a esquerda! Safou-se o patinho

MAS... se o pato parar no semáforo encostado à direita e o carro não quiser parar nada o obriga a mandar o patinho para os anjinhos, pelos mesmos motivos do parágrafo anterior.

Abraço
 

Carolina

Well-Known Member
Pois mas se fores por aí facilmente deixas de ter argumento jurídico/moral porque é que num sítio é obrigatório e noutro não.

Ou seja, num sítio é perigoso ter uma queda e no outro não?...

num sitio a probabilidade de teres um acidente grave é muito mais elevada do que no outro.
 

Martins

Well-Known Member
num sitio a probabilidade de teres um acidente grave é muito mais elevada do que no outro.

Carolina,

Todos os acidentes de bicicleta por natureza são graves. A probabilidade de a cabeça bater no chão numa queda por mais simples que seja é bastante elevada.

Vê o video da queda do Contador este ano do Tour, frame a frame e repara na cabeçada que o gajo espeta no alcatrão. Se não fosse o capacete... não era da perna nem do ombro que ele se queixava

Abraço
 

Jusko

New Member
Quando é o Sistema Nacional de Saúde (portanto, nós!) a suportar os custos decorrentes dos acidentes com bicicletas, acho muito bem que o estado obrigue ao seu uso.
 

Gandartista

Well-Known Member
Mas também digo já, pessoas que vão para a estrada andar de bicicleta e não levam capacete e luvas...estamos conversados.

Hum...essa das "luvas"...lol.....não uso luvas...estou conversado.

ps1. por outro lado, cumpro as regras de trânsito e uso capacete...estou conversado.
ps2.Federações e empresas que organizam os fondos etc a gastar dinheiro em campanhas? eles querem é amealhar €€€€.
 

pratoni

Well-Known Member
...Tens várias vantagens, como por exemplo a visibilidade, é muito mais fácil identificares quando um carro se aproxima porque detectas logo as luzes, e mesmo em curvas cegas é fácil veres que vem um carro de frente, o que não acontece de dia.

Isto até a andar de carro se nota. Prefiro conduzir à noite exactamente por causa disto...
 

fernandes_85

Well-Known Member
Por essa ordem de ideias, proíba-se desde já o tabaco. Esta provado que provoca N doenças e é o SNS que suporta os custos.

Eu acho que nestes assuntos não há necessidade de grandes inovações. Basta ver o que se passa no resto do mundo civilizado que usa bicicleta ou em que a utilização da bicicleta como meio transporte/lazer/desporto está a crescer.
 

pratoni

Well-Known Member
Por essa ordem de ideias, proíba-se desde já o tabaco. Esta provado que provoca N doenças e é o SNS que suporta os custos.

Eu acho que nestes assuntos não há necessidade de grandes inovações. Basta ver o que se passa no resto do mundo civilizado que usa bicicleta ou em que a utilização da bicicleta como meio transporte/lazer/desporto está a crescer.

x2........
 

Carolina

Well-Known Member
Carolina,

Todos os acidentes de bicicleta por natureza são graves. A probabilidade de a cabeça bater no chão numa queda por mais simples que seja é bastante elevada.

Vê o video da queda do Contador este ano do Tour, frame a frame e repara na cabeçada que o gajo espeta no alcatrão. Se não fosse o capacete... não era da perna nem do ombro que ele se queixava

Abraço

eu não disse que haviam uns mais graves que outros, eu disse que na estrada a probabilidade de ter um acidente grave era maior. cair e bater com a cabeça é grave, mas na ciclovia nunca andas às mesmas velocidades que na estrada e não tens carros a passar por ti a alta velocidade.

a probabilidade de ter um acidente é muito superior quando vais na estrada.
 

Jusko

New Member
por esse prisma...mais facilmente esfolas um joelho numa queda....por aí toca a meter umas joelheiras.


:rolleyes:

Ok vamos então seguir o teu prisma já que o meu parece estranho.

Então, seguindo a tua teoria primeiro esfolas o joelho, ok tudo bem.
E a seguir esfolas o quê? Se calhar as mãos? Ou vão os cotovelos primeiro?
Seja como for, as mãos, seja em primeiro, segundo ou terceiro, vão também! Com as luvas, evitas mais estes possíveis ferimentos, a não ser que também não se use capacete! e ai já tanto faz, e que "Deus" os proteja...

Eu falei das luvas, porque é um equipamento de segurança que está disponível, e que para alem disso até ajudam ao conforto (claro que vais haver sempre alguém a dizer o contrário). Contrariamente às joelheira, que por rasões obvias ninguém usa, e lançar esse argumento parece-me despropositado.

Atenção, eu não pretendo que digam que eu é que estou certo, façam como entenderem, mas se forem ao chão e se esfolarem nas mãos, depois não digam que tiveram azar.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Acho que o que se está a passar aqui é o mesmo que em qualquer discussão com o pessoal do lobby dos enlatados: os ciclistas pedem que os automobilistas circulem mais devagar e tenham mais cuidado (distância e velocidade) nas manobras de ultrapassagem e o pessoal dos carros responde coisas como "mas há ciclistas que passam vermelhos", "deviam era pagar IUC", "devia era ser obrigatório o capacete", "devia era ser obrigatório o seguro" e por ai....basta ir aos comentários do facebook para ver o ódio chega ao ponto de os gajos vão a par então merece levar com um espelho ou pelo menos uma razia para aprender.

Não digo que os ciclistas não tem muito que melhorar no seu comportamento na estrada, agora é preciso distinguir as coisas que uma pessoa pode fazer para aumentar a sua segurança - usar capacete, joelheiras, luzes, colete refletor, ter seguro, buzina, parar nos cruzamentos e sinais e sempre que vê situações perigosas, andar no meio da via ou o mais á direita, etc etc etc - e as coisas que não dependem do próprio, onde se inclui de forma BEM destacada os automóveis, ou melhor dizendo o automobilista.
É obvio que tudo na vida tem risco, mas acho que o ponto chave aqui é diminuir o risco e aumentar a segurança para quem circula de bicicleta na estrada.

Já não falando dos feridos, infelizmente já morreram demasiados ciclistas atropelados por carros em excesso de velocidade ou ultrapassagens mal calculadas. Quantos de nós não apanhámos já sustos sérios??!!
É por isto que eu digo que as figuras publicas do meio, organizadores de eventos cicloturisticos, FPC, FPCUB, grupos de facebook, stravas, amigos etc etc deveríamos TODOS e em CONJUNTO lutar pelo aumento da segurança. Mais que não seja pela colocação de outdoors a sensibilizar os automobilistas e sinais/placas avisadoras da presença de ciclistas e maior limitação/controlo de velocidade em algumas vias.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
....e sinais/placas avisadoras da presença de ciclistas....

Noutros países, já vi sinais como este:

CIMG0665-630x420.jpg


Não se perdia muito em espalhar alguns em zonas mais sensíveis.
 

Jusko

New Member
É obvio que tudo na vida tem risco, mas acho que o ponto chave aqui é diminuir o risco e aumentar a segurança para quem circula de bicicleta na estrada.

Concordo em absoluto!

Quanto aos conflitos que existem na estrada, acho que passam muito por questões culturais, de valores (ou falta deles), educação e respeito.
Combater isto, passará muito por campanhas de sensibilização logo nas escolas primarias, e isto vale para as questões das bicicletas como muitas outras da nossa sociedade.
Podem haver todas as regras do mundo, mas se as pessoas não forem sensíveis a elas, ficará tudo na mesma ou pouco se alterará.
 

jocarreira

Well-Known Member
Mais uma notícia triste: http://www.jn.pt/local/noticias/bra...sta-morre-atropealdo-por-ligeiro-5317984.html

Um ciclista morreu, esta terça-feira, na EN 205, em Barcelinhos, Barcelos, depois de ter sido abalroado por um veículo ligeiro.

O ciclista, de 65 anos, acabou por não resistir aos ferimentos e o óbito foi declarado no local.

O acidente aconteceu na estrada que liga Barcelos à Póvoa de Varzim, pouco depois das 10 horas.

O ciclista foi abalroado por um veículo ligeiro que seguia no mesmo sentido e acabou por cair inanimado na berma. A vítima, residente em Abade de Neiva, Barcelos, teve morte imediata.

No local, estiveram elementos da corporação de Barcelinhos e a VMER de Barcelos.

A GNR tomou conta da ocorrência.

ng7411106.JPG

ng7411341.JPG

ng7411141.jpg

ng7411142.jpg


Não conheço o local nem as circunstâncias em que se deu o acidente, mas olhando para as fotos é quase impossível não pensar em como terá acontecido... Roda traseira da bicicleta desfeita, impacto do ciclista no pára-brisas, local com traço contínuo. Enfim... :(
 

fernandes_85

Well-Known Member
Será que há marcas de travagem? imagino a que velocidade o carro terá embatido neste desgraçado.... Ou se calhar já temos de estar agradecidos por não ter fugido, enfim...
achei curioso o facto de este fds ter havido 4 vitimas mortais nas estradas portuguesas, sendo que dessas 3 delas forão peões atropelados (confesso que desconheço as circunstâncias de cada um dos casos)...
 
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