• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

FMO

Active Member
SOIGNEUR
Enviei um email para a GNR/ANSR/Clubes de ciclismo/Lojas/LisboaParaPessoas etc acerca das sinistralidades que os ciclistas têm sofrido ultimamente. Ainda ninguém respondeu mas espero que seja um despertar de consciências e que entre a comunidade nos possamos unir para fazer mais pressão, mais acções educativas e diminuir a celeuma que existe entre condutores e ciclistas.

Como sempre, vejo por aqui (e noutros lados, de carro ou noutro veiculo, sempre depois de uma sinistralidade) palavras de conformismo que são em maior quantidade que as acções.
 

Ajmg

Well-Known Member
SOIGNEUR
Enviei um email para a GNR/ANSR/Clubes de ciclismo/Lojas/LisboaParaPessoas etc acerca das sinistralidades que os ciclistas têm sofrido ultimamente. Ainda ninguém respondeu mas espero que seja um despertar de consciências e que entre a comunidade nos possamos unir para fazer mais pressão, mais acções educativas e diminuir a celeuma que existe entre condutores e ciclistas.

Como sempre, vejo por aqui (e noutros lados, de carro ou noutro veiculo, sempre depois de uma sinistralidade) palavras de conformismo que são em maior quantidade que as acções.
uma das hipoteses é enviar para os grupos parlamentares na Assembleia da Republica. Normalmente acolhem estes assuntos ...uns mais do que outros.
 

FMO

Active Member
SOIGNEUR
Acho que deveriamos mobilizar primeiro a comunidade e só depois avançar propostas na Assembleia. No entanto, acredito que a mudança passe mais na mentalidade do que a passar leis.
 

nmt

Well-Known Member
A mobilização existe principalmente por parte dos ciclistas urbanos, de quem usa a bicicleta como meio de transporte. Por parte de praticantes desportistas há muito pouca mobilização, seja a nível federativo, seja de clubes, seja de grupos mais ou menos formais. Engraçado que para um Granfondo aparecem facilmente uns milhares, para uma manifestação como as que ocorreram este mês no Porto e em Lisboa (organizadas pela MUBI) e profusamente publicitadas nas redes sociais apareceram meio milhar em Lisboa e menos de uma centena no Porto...
 

FMO

Active Member
SOIGNEUR
A mobilização existe principalmente por parte dos ciclistas urbanos, de quem usa a bicicleta como meio de transporte. Por parte de praticantes desportistas há muito pouca mobilização, seja a nível federativo, seja de clubes, seja de grupos mais ou menos formais. Engraçado que para um Granfondo aparecem facilmente uns milhares, para uma manifestação como as que ocorreram este mês no Porto e em Lisboa (organizadas pela MUBI) e profusamente publicitadas nas redes sociais apareceram meio milhar em Lisboa e menos de uma centena no Porto...

Dar ter incluindo nesse email a BikeService e a CabreiraSolutions no sentido de poderem ter acções pedagógicas nos seus eventos. Estão presentes bastantes pessoas, não só ciclistas e ter acções deste tipo daria bastante visisbilidade e a incutir mais consciência.
 

rodrigoferreira

Well-Known Member
Qualquer dia (já não deve faltar muito) serão os carros a enviar os dados de condução e serem passadas as multas automáticamente

Cada vez mais todos os carros guardam ou têm acesso a todas as telemetrias, posições de GPS, leitura de sinais de transito, câmaras por todo o lado, etc

Proximo passo é serem obrigados a disponibilizar esses dados às autoridades e estes serem usados para fiscalização e multas

Utopia para uns, se calhar não assim tão longe para outros

Hoje em dia os carros novos, todos têm sistemas de leitura da estrada, ou seja facilmente conseguem identificar a velocidade máxima permitida naquele local
Colocar um carro a limitar a velocidade baseando-se nessa informação é muito simples... Agora se os construtores querem isso...
De que vale andarem a produzir carros com 200cv (ou bem mais) se depois não podem passar dos 120km/h? :D
 

ernez

Member
Hoje em dia os carros novos, todos possuem sistemas de leitura da estrada, ou seja facilmente possível identificar a velocidade máxima permitida naquele local
Colocar um carro a limitar a velocidade baseando-se nessa informação é muito simples... Agora se os construtores querem isso...
De que vale a pena andarem a produzir carros com 200cv (ou bem mais) se depois não puderem passar dos 120km/h?:D
Simples, se primeiro para pistas, o sistema deteta e desbloqueia o veículo e depois é só darem ao "pedal", mas se esses sistemas começam a limitar os veículos, acabam as multas e coimas por excesso de velocidade e depois como é?:D
 

cconst

Well-Known Member
SOIGNEUR
Se mandares para o Chega e colocares, por exemplo, a comparação da carroça dos ciganos, vais ver que te vão responder e a salivar de raive... :D
Pois... mas populismos não é bem a minha onda....

Engraçado que para um Granfondo aparecem facilmente uns milhares, para uma manifestação como as que ocorreram este mês no Porto e em Lisboa (organizadas pela MUBI) e profusamente publicitadas nas redes sociais apareceram meio milhar em Lisboa e menos de uma centena no Porto...
Se fosse uma manifestação a apagar com uma jersey, talvez existisse mais participação.

De que vale andarem a produzir carros com 200cv (ou bem mais) se depois não podem passar dos 120km/h? :D
Boma.. Aqui... Devo dizer que ter potencia disponível pode safar a malta de um aperto ou outro... Mas sim... com velocidades limitadas não faz muito sentido mega potências... Eu tenho (agora) um com potencia a mais e com 50 avisos de velocidade e deteção de sinais e isso tudo.... E apesar de dar para desligar, não o faço. Até me parece uma intrusão útil
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
O ter 200cv e depois como é, vai para a pista que aí pode se f todo que em princípio f sozinho
Eu já tive o meu carro de sonho, tinha perto de 200, era v8 e nunca apanhei multas de velocidade, sim também dava umas gasadas, á minha responsabilidade, geralmente em subidas e retas, mas coisa de pouco tempo, muito raramente
A questão de nunca ter apanhado multas de velocidade, é porque é daquelas que só apanha quem quer e eu gosto pouco de dar dinheiro para esses fins, mesmo de mota nunca fui muito parvo
Santos e telemóveis já cumpria antes de ser obrigatório, não é por nada, ele custa a ganhar e o pelo é meu, quem fez este já não fabrica mais nada
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR

cconst

Well-Known Member
SOIGNEUR
"He colided with a car"
Enquanto está retórica não mudar, nada vai mudar na estrada.
A "retórica" como lhe chamas não vai mudar nunca... Já li algumas coisas por essa net fora e também já me foi falado por um profissional de psicologia: o ser Humano tende a ser complacente com os seus semelhantes quanto mais não seja para se justificar a si próprio. Isto para tentar dizer que pelo facto de todos estarmos mais que habituados a termos na nossa vida carros, quem não tem outra forma (moto ou bicicleta) não tem uma empatia natural com esses outros. E mais: tipicamente aceita mais facilmente erros de semelhantes, já que consegue - mesmo que apenas no seu subconsciente - colocar-se na pele desse seu semelhante. Da mesma forma que nós aqui no forum somos muito mais empáticos com os ciclistas porque partilhamos "as dores" daqueles que infelizmente sofrem na pele um acidente do qual não têm culpa e são o elo mais fraco.

O jornalista que escreveu a noticia provavelmente nem teve consciência que o que escreveu poderia ser visto com uma forma de desculpabilizar o automobilista.

Posto isto... é triste ler mais uma notícia destas. Especialmente sobre alguém tão jovem perde a vida cedo demais (se é que se pode perder a vida num acidente tarde demais...)
 

gfrmartins

Well-Known Member
SOIGNEUR
Mais um que perdeu a luta contra o automóvel

 

tuga

O plano? Morrer jovem, o mais tarde possível ;)
SOIGNEUR
Mais um que perdeu a luta contra o automóvel

...por um camião (!). Passo por ali algumas vezes por ano, quando de férias vou visitar o meu irmão em Montargil e sei do estilo de condução de alguns carroceiros. Na época do tomate então, é um safe-se quem puder. Os meus sentimentos pelo sinistrado mas naquele trajeto, sem qq infraestrutura etc. andar ali de bike é o mais parecido que eu conheço ao modo hara-kiri.
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Eu também sou condutor, estamos sempre sujeitos a ter algum problema, mas claramente é pouco para quem vai alcoolizado.
 
Top Bottom