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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

fernandes_85

Well-Known Member
Não consigo ler o artigo. Podes-me a razão para "devíamos estar a pagar às pessoas por andarem a pé ou de bicicleta"? Há alguma ratoeira por trás desta frase ou é mesmo uma frase no seu sentido literal? Fiquei curioso.


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Em Portugal a mobilidade em bicicleta é um tema recente, e temos mais gente a pedalar nas cidades. Até que ponto os nossos números de sinistralidade em espaço urbano envolvendo utilizadores vulneráveis pode limitar o sucesso de tal meio de transporte?
Por todo o tipo de razões - sustentabilidade, saúde, etc. – aumentar o número de cidadãos activos, que andem pé ou a usar bicicleta, é muito importante. Mas se mantivermos constante o número de carros, sejam eles com motores de combustão ou eléctricos, e não tomarmos medidas, matematicamente vamos ter mais mortes na estrada. É só uma questão de tempo.

Ou seja, ou nós reduzimos a nossa dependência do automóvel – e isto seria, para mim, o preferível, nas cidades – ou, de outra forma, teremos de encontrar outras medidas de mitigação, como a redução da velocidade, a acalmia de tráfego, a criação de bairros com trânsito só para moradores, de maneira a mantermos seguros os nossos “preciosos” utilizadores vulneráveis, que Bronwen Thornton, administradora da Fundação Walk 21 prefere chamar “utilizadores valiosos”. Quando caminhamos na cidade, estamos a contribuir para ela. De alguma maneira, nós devíamos estar a pagar às pessoas, para que elas andem ou pedalem.
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Velhadas

Well-Known Member
Se for isso, já existe há bastante tempo.

Mas não se pode comprar uma bicla de estrada, ou BTT. Só citadinas, grande treta.

"Se comprar uma bicicleta, tem de apresentar, na fatura, uma declaração do vendedor em como o veículo é fabricado para uso citadino."

https://www.dinheirovivo.pt/empresa...aiba-como-pedir-ajuda-ao-estado-13421719.html

aqui podes comprar aqui que bem quiseres desde que de para ires para o trabalho montado nela. ate pode ser so equipamento, estilo capacete sapatos, luzes. Mas tem de ser numa compra só com limite taxável de 1250 e só de 4 em 4 anos.

eu tentei meter o rolo mas não deixaram hehehehe
 

fernandes_85

Well-Known Member
aqui podes comprar aqui que bem quiseres desde que de para ires para o trabalho montado nela. ate pode ser so equipamento, estilo capacete sapatos, luzes. Mas tem de ser numa compra só com limite taxável de 1250 e só de 4 em 4 anos.

eu tentei meter o rolo mas não deixaram hehehehe

E tens de provar que utilizas para esse fim a bicicleta? Se sim, como.
Aqui ainda nem uma coisa simples como deduzir em sede de IRS as despesas de manutenção da bicicleta é possível, à semelhança do que se faz com o carro, mota, passe dos transportes, cabeleiro, etc... Às vezes queremos inventar coisas xpto e o que já existe, mais simples e funciona esquecemos.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Se for isso, já existe há bastante tempo.

Mas não se pode comprar uma bicla de estrada, ou BTT. Só citadinas, grande treta.

"Se comprar uma bicicleta, tem de apresentar, na fatura, uma declaração do vendedor em como o veículo é fabricado para uso citadino."

https://www.dinheirovivo.pt/empresa...aiba-como-pedir-ajuda-ao-estado-13421719.html

time-alpes-dhuez-01-noir-sram-red.jpg

Como é que esta bicicleta não é uma citadina? Tirando a questão dos pedais não estou a ver o que uma citadina dê para fazer que esta não dê... Outra coisa é deixar-lha na rua. Jamais.
 

Jazz

Well-Known Member
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Como é que esta bicicleta não é uma citadina? Tirando a questão dos pedais não estou a ver o que uma citadina dê para fazer que esta não dê... Outra coisa é deixar-lha na rua. Jamais.
Eu também acho.

Mesmo as de BTT. Suspensão à frente, pneu largo, mudanças leves, pelo menos aqui na minha cidade, é o ideal.

Buracos, paralelos, carris dos eléctricos, etc.. É só obstáculos.


Mas não, só ajudam se for para comprar aqueles portões de 16kg com cesta à frente.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Um Ferrari não um citadino devido às dimensões que tem (dificultam as manobras) e à poluição que provoca. Não é o caso desta bicicleta. Tenho que pôr um volante reto para ser citadina? E Então as single speed da moda, são citadinas? É uma questão de grossura do pneu? Ou têm que ter roda pequenina e ser dobrável?

TSR22_Lrg.jpg


Acho que o critério é pouco acertado. Uma bicicleta gravel (do meu ponto de vista) é uma ótima bicicleta para a cidade (uma topstone de alumínio ou uma tribal) muito mais confortável que um portão desses...
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
O que tinha de ser, era o pessoal não se aproveitar da situação e secalhar esta conversa toda não tinha sentido, mas quando existe pessoal que nem que estejam a dar pedras eles levam, é gratuito leva-se
Eu não tenho nada contra ser de btt ou estrada ou lá o que seja, mas se não é para o que se pretende, não se tem direito
 

jocarreira

Well-Known Member
Vou fazer uma última tentativa. É óbvio que essa bicicleta Time não é citadina, é uma bicicleta desportiva. Não foi projectada para uma utilização tipicamente citadina: deslocações relativamente curtas, capacidade de transporte de pequenas cargas (sacos de compras, mochila), posição mais confortável para se pedalar com a roupa do dia-a-dia, etc.
Se me convinha que todas as bicicletas fossem consideradas citadinas? Óbvio, podia comprar uma Pinarello Dogma F12 com o apoio do Estado. Era brutal.
Se faz sentido? Não.
 

Velhadas

Well-Known Member
E tens de provar que utilizas para esse fim a bicicleta? Se sim, como.
Aqui ainda nem uma coisa simples como deduzir em sede de IRS as despesas de manutenção da bicicleta é possível, à semelhança do que se faz com o carro, mota, passe dos transportes, cabeleiro, etc... Às vezes queremos inventar coisas xpto e o que já existe, mais simples e funciona esquecemos.
Nepia. A fatura so tem de ser passada em nome da empresa que trabalhas.
Algumas empresas ate cobram ao funcionário em 12 prestaçoes a tirar do ordenado
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Vou fazer uma última tentativa. É óbvio que essa bicicleta Time não é citadina, é uma bicicleta desportiva. Não foi projectada para uma utilização tipicamente citadina: deslocações relativamente curtas, capacidade de transporte de pequenas cargas (sacos de compras, mochila), posição mais confortável para se pedalar com a roupa do dia-a-dia, etc.
Se me convinha que todas as bicicletas fossem consideradas citadinas? Óbvio, podia comprar uma Pinarello Dogma F12 com o apoio do Estado. Era brutal.
Se faz sentido? Não.

Certo. Eu faço commute com a minha Caad10. Quando vivia na cidade usava uma BTT Orbea. Vejo nas cidades muitas bicicletas iguais à minha Peugeot de aço. Muitas delas single speed. Conheço pessoas que para fazer as suas deslocações diárias de e para o trabalho compraram uma ebike ktm de Btt (nada especial não a punha a fazer trilhos mas era btt). Uma btt de decathlon é mais comoda e para certas situações mais prática que uma Dahon.

O meu ponto é que já que existe um limite de 1250euros qualquer bicicleta é válida desde que seja feita para andar uma estrada (track bike não). Ser ou não desportiva depende do utilizador mais do que a bicicleta. Já fui buscar o almoço com a caad, já levei a cadeirinha do miúdo na Peugeot (não foi grande ideia porque o top tube é muito alto), e se for para uma cidade irei usar uma bicicleta "desportiva" quase de certeza. Especialmente se a poder guardar no trabalho (dá quase sempre). Simplesmente porque são muito mais baratas que as dobráveis e mini velo. Tenta comprar uma Dahon com tiagra a ver quantos milhares de euros tens que gastar. Por outro lado, ter um bom range, uns pneus confortáveis e rápidos e um bom comportamento são coisas que obviamente são interessantes numa citadina mas que estão presentes numa "desportiva". Relativamente à posição confortável se uma bicicleta dá para fazer 100km também há de ser confortável em 20km. Digo eu. Os pedais sim têm que ser flats. Aproveito para colocar mais uma bicicletas "citadinas" que gosto muito :p:
tyrell_bike-fsx_2.jpg
Pocket-Rocket-small-3.jpg
cham_perfsp.jpg

fica a questão, são citadinas ou não? Será que a Strida é mais segura para andar na cidade?
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Jazz

Well-Known Member
Certo. Eu faço commute com a minha Caad10. Quando vivia na cidade usava uma BTT Orbea. Vejo nas cidades muitas bicicletas iguais à minha Peugeot de aço. Muitas delas single speed. Conheço pessoas que para fazer as suas deslocações diárias de e para o trabalho compraram uma ebike ktm de Btt (nada especial não a punha a fazer trilhos mas era btt). Uma btt de decathlon é mais comoda e para certas situações mais prática que uma Dahon.

O meu ponto é que já que existe um limite de 1250euros qualquer bicicleta é válida desde que seja feita para andar uma estrada (track bike não). Ser ou não desportiva depende do utilizador mais do que a bicicleta. Já fui buscar o almoço com a caad, já levei a cadeirinha do miúdo na Peugeot (não foi grande ideia porque o top tube é muito alto), e se for para uma cidade irei usar uma bicicleta "desportiva" quase de certeza. Especialmente se a poder guardar no trabalho (dá quase sempre). Simplesmente porque são muito mais baratas que as dobráveis e mini velo. Tenta comprar uma Dahon com tiagra a ver quantos milhares de euros tens que gastar. Por outro lado, ter um bom range, uns pneus confortáveis e rápidos e um bom comportamento são coisas que obviamente são interessantes numa citadina mas que estão presentes numa "desportiva". Relativamente à posição confortável se uma bicicleta dá para fazer 100km também há de ser confortável em 20km. Digo eu. Os pedais sim têm que ser flats. Aproveito para colocar mais uma bicicletas "citadinas" que gosto muito :p:
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Pocket-Rocket-small-3.jpg
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fica a questão, são citadinas ou não? Será que a Strida é mais segura para andar na cidade?
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Concordo.

Queria ver alguém a subir a Circunvalação num portão destes, todos os dias. Ou subir a Rua de Camões, dos Aliados ao Marquês. Boa sorte.

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Velhadas

Well-Known Member
time-alpes-dhuez-01-noir-sram-red.jpg

Como é que esta bicicleta não é uma citadina? Tirando a questão dos pedais não estou a ver o que uma citadina dê para fazer que esta não dê... Outra coisa é deixar-lha na rua. Jamais.
Por acaso a empresa tem uma gáiola onde podemos deixar as bikes. Agora que estou a viver fora de cork nao tenho ido de bike que ainda sao 50 km. Alias nao tenho ido de coisa nenhuma que desde março de 2020 que estou a trabalhar de casa.
Mas quando vivia em cork sempre que nao chovia lá ia eu
 

Velhadas

Well-Known Member
Um Ferrari não um citadino devido às dimensões que tem (dificultam as manobras) e à poluição que provoca. Não é o caso desta bicicleta. Tenho que pôr um volante reto para ser citadina? E Então as single speed da moda, são citadinas? É uma questão de grossura do pneu? Ou têm que ter roda pequenina e ser dobrável?

TSR22_Lrg.jpg


Acho que o critério é pouco acertado. Uma bicicleta gravel (do meu ponto de vista) é uma ótima bicicleta para a cidade (uma topstone de alumínio ou uma tribal) muito mais confortável que um portão desses...

cada um anda na cidade com a bicicleta que entender. Só tem de ter rodas e pedais. Evidentemente que o estado português não está interessado em promover o uso da bicicleta. devem ter posto a regra das citadinas só para estar de acordo com as normas europeias.

Provar que usas a bicicleta para ir para o trabalho é a mesma coisa que provar que só usas um carro da empresa para trabalhar. Uma idiotisse completa.

O simples facto da pessoa ter a bike em casa e sitio para a guardar no trabalho provoca que inevitavelmente vai comecar a usa-la. Nem que seja num dia bonito que esteja sem muita pressa
 

cconst

Well-Known Member
Eu tenho uma Orbita dos 80's e tenho a minha TCR. Podia fazer comute na TCR. Mas a orbita, para as voltinhas, para ir por as miúdas à escola, para me desviar de obstáculos, para a manobrar em zonas de menor velocidade é muito mais cómoda, mesmo com o peso acrescido e com a transmissão "à homem" que ela tem (pedaleira de 54/46).

E ainda consigo passar pela padaria e trazer pão (ou outras compras) :cool:

Por falar nisso, vou colocar as bicis à porta para ir acompanhar a minha filha à escola!
 

jocarreira

Well-Known Member
Sejamos pragmáticos, o público-alvo para esse incentivo à compra de bicicletas são as pessoas que ainda não têm bicicleta. Quem, como nós, já anda de bicicleta, não precisa do incentivo pois já tem bicicleta. Tem lógica?

Ao colocarem essa restrição de bicicletas citadinas/urbanas, parece-me clara a intenção do legislador de dificultar a compra de bicicletas que provavelmente serão usadas fora desse âmbito.

Por exemplo, o incentivo para a compra de veículos elétricos tem um limite máximo de 62.500€ para o custo total de aquisição. Não faço ideia quanto custa um Tesla, mas diria que este tecto máximo existe para evitar que o incentivo seja dado à compra de carros elétricos desportivos.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu tenho uma Orbita dos 80's e tenho a minha TCR. Podia fazer comute na TCR. Mas a orbita, para as voltinhas, para ir por as miúdas à escola, para me desviar de obstáculos, para a manobrar em zonas de menor velocidade é muito mais cómoda, mesmo com o peso acrescido e com a transmissão "à homem" que ela tem (pedaleira de 54/46).

E ainda consigo passar pela padaria e trazer pão (ou outras compras) :cool:

Por falar nisso, vou colocar as bicis à porta para ir acompanhar a minha filha à escola!
E os homens dessa altura até iam para o trabalho nelas e não se queixavam, agora já é preciso um motor auxiliar e não podem ser umas bicicletas qualquer
 

fernandes_85

Well-Known Member
A discussão da tipologia de bicicleta para o subsídio é a coisa mais estúpida que pode existir, é surreal. Então mas alguém para o subsídio ao carro elétrico, que só por acaso em valor absoluto é bem mais elevado, discute se o tesla de 60.000€ é para fazer casa-trabalho ou é para lazer? Ou vamos fazer igual e só atribuir o subsídio a ZOE's e afins...
Eu faço casa-trabalho desde 2011 e sempre utilizei bicicleta de estrada ou btt. Aliás neste momento tenho uma bike de btt "artilhada" com 2 cadeiras para os putos para o caminho casa-creche.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Acho bem o valor limite, o estado não está para subsidiar luxo. Mas dado o mercado atual 1250 euros é correto mas muito mais baixo que os 62500euros do carro. Quiçá seria mais justo uns 2000euros para bicicleta e uns 3000 para ebike. Já dá para comprar material em condições. Por outro lado não é logico subsidiar tanto um veiculo (carro elétrico) poluente e que causa tantos danos materiais e pessoais ao ano. A subsidiar é melhor faze-lo em veículos mais seguros, que promovem o desporto e a saúde. Uma bicicleta desportiva também tem um impacto mais positivo na sociedade (menos sedentarismo, obesidade, problemas cardíacos) que deve ser promovido.
 
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