• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

Wawando

Well-Known Member
Infelizmente o número de acidentes carros vs biclas vai sempre aumentar. Quanto mais carros e mais bicicletas, maior a probabilidade de colisao. É assim.
Tendo isto em mente, o que temos que fazer é tentar minimizar:
- Evitar estradas com muito transito/ir a horas com menos transito. Um caso gritante é a marginal Cascais-Lisboa.
- Maximizar a visibilidade: roupas e luzes bem visiveis. Evitar contra-luz, é quasr IMPOSSIVEL ver um ciclista quando o sol encandeia. Voltando à marginal: ir para Lisboa de manha ou para Cascais ao fim do dia é mesmo estar a arriscar a vida, por muito atentos que vao os condutores!
Nao sei as estatísticas mas eu diria que os condutores que embirram com os ciclistas até são um mal menor: em 99.9% dos casos provocam sustos porque como odeiam os ciclistas vao atentos :D
Já o telemovel, os domingueiros e os velhotes e velhotas sim, são um perigo à séria!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
O pessoal esquece que existe muita gente em cima de uma mota que já não sabia conduzir um carro e numa mota ainda é pior, não me esqueço de um filme que anda pela net a mostrar um individuo desses, não percebe nada de andar de moto, não sabe fazer curvas, já para não falar a quantidade de vezes que oiço que não se pode travar com o da frente, pois podem cair para a frente da moto, felizmente começa a existir muita moto que trava com o da frente sem o saberem, ABS, a coisa melhor que meteram nas motos, até parece que sabem travar
Eu nem quero imaginar a quantidade de pessoal que anda de BMW com aquelas malas que não servem para nada , se as motas tivessem os travões sem inteligência, a travarem com o travão de trás
 

pratoni

Well-Known Member
As coisas que eu vi hoje na nossa volta hoje... enfim.... é que nao se pode ir para zona de Sesimbra (zona do Meco/Alftarim) e principalmente para a Arrabida ao fim de semana... a arrabida parece o moto GP....ate mete nojo!!!!
Há zonas que só no inverno e em dias mais é que um gajo vai tranquilo quanto aos outros utilizadores da estrada, porque as mesmas estão vazias...
 

{the_crow}

Well-Known Member
Mas a malta das motas também anda em cima de nós!?

É so dares um saltinho a arrabida num fim de semana qqr com sol e 20º graus de temperatura... entre os varios mimos hj apanhei um com a mota atravessada na diagonal a ocupar a faixa de rodagem... ali na zona das praias... entre a praia de galapos e a figueirinha..... isto tudo para que? tirar uma fotooooooooooooooooo!! nao tinha sitio mais nenhum para por a moto... devia ser para tirar uma selfie com a moto atras....
 

{the_crow}

Well-Known Member
Há zonas que só no inverno e em dias mais é que um gajo vai tranquilo quanto aos outros utilizadores da estrada, porque as mesmas estão vazias...

Tens razao... mas infelizmente nao temos altenativas perto para treinar subida :X ate mesmo se quizer treinar a subir pra palmela...se apanha bastante transito...
 

fernandes_85

Well-Known Member
Infelizmente o número de acidentes carros vs biclas vai sempre aumentar. Quanto mais carros e mais bicicletas, maior a probabilidade de colisao. É assim.

Discordo. O Tweet que o @Jorge Salgueiro partilhou mostra isso, sendo certo que levar o número a 0 será sempre um pouco utópico.
No entanto baixar esse número é claramente possível. É preciso é muita cidadania e muito trabalho de lobby, 2 exemplos:
Implementação de zonas 30 em algumas cidades europeias reduziu bastante o nº de acidentes e a severidade.
Obrigatoriedade de sistemas de controlo de velocidade nos automóveis e anticolisão. Quando qualquer fiat punto tem ecrã touch e AC custa a acreditar a falta de desenvolvimento em tecnologia de segurança p/utilizadores vulneráveis.

Agora, basta ver os debates autárquicos ou qq conversa de café para perceber que o nível de discussão e atraso é assustador.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Já escrevi na conversa da treta, que alguém a semana passada disse, que quem sai do trabalho às 16 e vai de bicicleta é rico, com mentalidades destas não se vai a nenhum lado, quer dizer que quem sai às 16 é vai de carro é pobre, isto na ótica dele
Estamos a falar de alguém que concorre a liderança da presidência da câmara de Lisboa
 

rkixa

Well-Known Member
Cúmulo foi ontem num cruzamento uma carrinha parar atrás de mim e chamar-me para perguntar arrogante e ameaçadoramente o que queria dizer aquele abanar da mão lá atrás! Perguntam-me o que aconteceu, pois bem, fui eu que simplesmente sinalizei a saída de uma rotunda onde o senhor estava a chegar para entrar.
Limitei-me a dar os bons dias, explicar o que era o abanar de braço e terminei com a questão fazendo-me de burro se achava que era assim que se saía de uma rotunda e senhor ficou "Ah ah ah (mas são verdes apetecia dizer), despedi-me, arranquei e fiz sinal com o braço para onde ia cortar.
Isto para mim não é carro/bicicleta é gente sem educação e conflituosa de nascença, no local onde trabalho é o mesmo as pessoas só vêm à rua para arranjarem problemas e stresses.
 

Velhadas

Well-Known Member
Cúmulo foi ontem num cruzamento uma carrinha parar atrás de mim e chamar-me para perguntar arrogante e ameaçadoramente o que queria dizer aquele abanar da mão lá atrás! Perguntam-me o que aconteceu, pois bem, fui eu que simplesmente sinalizei a saída de uma rotunda onde o senhor estava a chegar para entrar.
Limitei-me a dar os bons dias, explicar o que era o abanar de braço e terminei com a questão fazendo-me de burro se achava que era assim que se saía de uma rotunda e senhor ficou "Ah ah ah (mas são verdes apetecia dizer), despedi-me, arranquei e fiz sinal com o braço para onde ia cortar.
Isto para mim não é carro/bicicleta é gente sem educação e conflituosa de nascença, no local onde trabalho é o mesmo as pessoas só vêm à rua para arranjarem problemas e stresses.

Nao sei se isso saio do código agora mas quando tirei a carta os condutores de veículos de duas rodas tinham de sinalizar assim as mudanças de direção se não tivessem piscas. Da vontade de perguntar ao bicho se ele tirou a carta. Mas de facto o melhor é ignorar
 

cou7inho

Well-Known Member
Imaginem dizer isto ao Isaltino Morais ou ao Moedas ou ao Nuno graciano....até devia ser possível ver o curto circuito no interior do espaço do cérebro...
https://www.publico.pt/2021/09/19/l...-pessoas-andarem-pe-bicicleta-cidades-1977872
Não consigo ler o artigo. Podes-me a razão para "devíamos estar a pagar às pessoas por andarem a pé ou de bicicleta"? Há alguma ratoeira por trás desta frase ou é mesmo uma frase no seu sentido literal? Fiquei curioso.
 

Velhadas

Well-Known Member
Não consigo ler o artigo. Podes-me a razão para "devíamos estar a pagar às pessoas por andarem a pé ou de bicicleta"? Há alguma ratoeira por trás desta frase ou é mesmo uma frase no seu sentido literal? Fiquei curioso.
A Irlanda já paga
Tens um esquema chamado Bike2Work que te te abate totalmente nos impostos o custo de uma bike até 1250 ou e-Bike até 1500
Se eu avançar para a compra da Cube o estado irlandes devolve-me 637 euros do valor da compra.

chama-se a isto pagar para as pessoas andarem de bicicleta
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Não consigo ler o artigo. Podes-me a razão para "devíamos estar a pagar às pessoas por andarem a pé ou de bicicleta"? Há alguma ratoeira por trás desta frase ou é mesmo uma frase no seu sentido literal? Fiquei curioso.

"No momento em que se assinala a 20.ª Semana Europeia da Mobilidade, sob o lema “Seguro e Saudável, com mobilidade sustentável”, o vice-director da DG Move, propõe que passemos a tratar os “utilizadores vulneráveis” do espaço público como “utilizadores valiosos”, que importa preservar, diminuindo a sinistralidade rodoviária nas cidades da Europa. O inglês que no início de Setembro esteve em Lisboa, na conferência Velo-city, depois de ter viajado de Bruxelas para a capital portuguesa em bicicleta, acredita no poder ético da Visão Zero que nos impele a deixar de olhar para as mortes na estrada como uma decorrência inevitável da forma como a nossa sociedade está organizada. “No plano urbano, poderíamos atingir esse objectivo mais cedo”, afirma."
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Quando se fala em pagar para andar, é no sentido de deixarem os carros e passarem a andar......., se não deixam de andar de carro estão a aproveitar-se da lei e a deturpar o sentido dela
Faz-me lembrar um amigo meu na Suécia, estavam a dar mochilas na rua, ele foi para a fila e recebeu uma, depois foi entregar a mochila ao amigo sueco e foi para a fila, o sueco só lhe perguntou para que é que queria outra se ja tinha uma e a outra podia fazer falta a outra pessoa, claro que nem toda a gente entende a ideia do sueco
 

Jazz

Well-Known Member
A Irlanda já paga
Tens um esquema chamado Bike2Work que te te abate totalmente nos impostos o custo de uma bike até 1250 ou e-Bike até 1500
Se eu avançar para a compra da Cube o estado irlandes devolve-me 637 euros do valor da compra.

chama-se a isto pagar para as pessoas andarem de bicicleta
Se for isso, já existe há bastante tempo.

Mas não se pode comprar uma bicla de estrada, ou BTT. Só citadinas, grande treta.

"Se comprar uma bicicleta, tem de apresentar, na fatura, uma declaração do vendedor em como o veículo é fabricado para uso citadino."

https://www.dinheirovivo.pt/empresa...aiba-como-pedir-ajuda-ao-estado-13421719.html
 
Top