• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

João Marinho dado como desaparecido nos Picos da Europa — Espanha

duchene

Well-Known Member
Não há ainda novidades.

Os helicópteros não conseguiram ainda voar hoje devido às condições atmosféricas e portanto a busca está a ser exclusivamente feita pelas equipas a pé.

Tem havido vários contactos no sentido de perceber se alguns dos aparelhos electrónicos que o João levava consigo poderiam dar uma ajuda na localização. O relógio Suunto é unidireccional e portanto não serviu de muito. A esperança residia na triangulação do último contacto feito pelo telefone com as torres de comunicações para tentar obter uma localização, ainda que grosseira. Foi feito o pedido à Vodafone ao mais alto nível mas não sei como ficou a situação.

Apesar do natural acreditar e pensamento positivo, começam a surgir os primeiros sinais de que o desfecho possa ser mais complexo do que o esperado. Passa mais de uma semana desde o último contacto, com nevões intensos pelo meio. Mesmo hidratado, o João precisaria de se alimentar. Viajava ligeiro, embora se desconheça a qualidade térmica dos materiais que levava consigo. Sabe-se que deveria ter a manta térmica de emergência mas, mesmo essa, não é um meio permanente de conforto.

Acalenta-se que possa estar resguardado num refúgio e é nessa possibilidade que as equipas estão a trabalhar...
 
Obrigado pelo update da situação. Encontro mais info aqui do que nos meios de comunicação social.
O status é mau, não há como negar.
Espero é desejo tudo de bom ao João, mas a zona onde está é muitíssimo agreste, nem os melhores se aventuram por lá nesta altura do ano.
Agora o João não é uma pessoa vulgar. É um atleta de enormíssima qualidades e recursos nomeadamente no que toca à sobrevivência e socorrismo.
Poderá ser isso que o salv....
 

klaser

Well-Known Member
Resultado da triangulação do sinal do telemóvel parece não ter ajudado muito,pois o último sinal detectado veio da onde eles já sabiam que tinha sido feito o último contato...O interessante seria saber de quem percebe disso,qual o procedimento padrão,digamos,q eu estou a fazer um trail sozinho,aleijo-me,parto uma perna,para ter mais sucesso em sobreviver e ser resgatado,o quê devo fazer,procurar abrigo,deixar sinais para a equipa de resgate,etc...Existe algum "padrão" para estas situações,como é..gostaria de saber de quem tem experiência de como deve ou deveria se proceder numa situação destas
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Espero sinceramente que se estiver consciente use todos os recursos que a natureza lhe oferece... Mas ao final de 10 dias, e pela experiência que tenho.... Muito dificilmente......
 

Figueiredo

Active Member
Curioso ao consultar a sua página a última noticia dá conta de um curso de "socorrismo" e "sobrevivencia" não será certamente por falta de conhecimento sobre o que fazer oxalá dê frutos e esteja algures a lutar até ser encontrado...
 

Skyforger

Active Member
Curioso ao consultar a sua página a última noticia dá conta de um curso de "socorrismo" e "sobrevivencia" não será certamente por falta de conhecimento sobre o que fazer oxalá dê frutos e esteja algures a lutar até ser encontrado...

Já me tinha dado conta disso. É, no mínimo, irónico! Vamos torcer deste lado para que ele se agarre à vida com toda a força e determinação que lhe é conhecida e que possa ainda vir contar a história...
 

duchene

Well-Known Member
A situação é complicada, o desespero é mesmo muito mas, por outro lado, percebo de certa forma a relutância das autoridades espanholas em facilitar que qualquer pessoa se possa juntar ao esforço da busca.

Quem certifica a aptidão dos voluntários? Quem garante que a missão de busca de uma pessoa não se torna na missão de busca de uma pessoa e mais umas quantas que estavam a ajudar?

Os Picos da Europa são um terreno muito agreste, incomparável a qualquer sistema montanhoso que temos cá em Portugal. Temos muita gente que já por lá passou, tem experiência de montanha mas que eventualmente poderá não estar preparada para integrar um esforço de busca como este. E depois levanta-se outra questão. Quem coordena tudo isso? Como se espera que o comando espanhol faça a gestão de múltiplas equipas no terreno e seja responsável por elas. E caso não sejam eles a coordenar, quem coordena e como se evitam repetições de terreno já batido? São questões complexas que obviamente deverão ser ponderadas.

--

Infelizmente penso que estará na altura de se começar a aceitar o que a frieza dos dias vai ditando. Hoje seria um dia chave para obter novidades. O fim-de-semana será muito complicado, com muita neve, vento muito forte e temperaturas ainda mais baixas. As buscas estarão de sobremaneira dificultadas, por muito experientes que sejam os meios no terreno, e que o são. Para o João, pudesse ainda estar refugiado em algum abrigo, esta poderia ser uma espera longa demais.

Resta no entanto, para todos, a incerteza do que realmente terá acontecido.
 

GMQ

Well-Known Member
A esperança é sempre a última a morrer. De facto, temos que admitir a realidade dos factos, os dias continuam a passar e nada, a rudeza da zona e a época do ano em nada ajudam. Se ele tiver mantimentos sempre se pode manter por alguns dias. Se ele tiver uma fonte de água e estiver bem agassalhado consegue aguentar-se. Enfim... aguardemos.
 

PachecoTD5

Well-Known Member
A esperança é sempre a última a morrer. De facto, temos que admitir a realidade dos factos, os dias continuam a passar e nada, a rudeza da zona e a época do ano em nada ajudam. Se ele tiver mantimentos sempre se pode manter por alguns dias. Se ele tiver uma fonte de água e estiver bem agassalhado consegue aguentar-se. Enfim... aguardemos.

Agua nao lhe falta....

Comida sera mais dificil, porque ele ia aliviado .... é como digo, se ele tiver consciente e abrigado tem que usar muito bem os recursos que a natureza lhe esta a dar !!!
 

RTC

Moderador
Staff member
Pois, só que a água precisa de ser purificada. Normalmente os montanhistas levam pastilhas para purificar mas duvido que o João tenha levado.
 

zanetti

New Member
Tenho acompanhado infelizmente esta historia triste , conheço o Joao Marinho ha muitos anos , as minhas preces estao com ele , mas teremos de ser realistas , a probabilidade de estar vivo sera diminuta . perdoem me a frieza .
 

duchene

Well-Known Member
Continuamos sem novidades, apesar do número de elementos no terreno ter efectivamente aumentado, sob coordenação das equipas espanholas. O GIPS também já está nos Picos da Europa para colaborar com as operações de busca. No entanto o cenário que encontraram é o pior possível. Isto porque, conforme previsto, as condições climatéricas pioraram substancialmente ao longo do dia.

O vídeo do link seguinte julgo que diz tudo... [video]https://www.facebook.com/video.php?v=859998657367011[/video]
 

sickflick

Well-Known Member
Haja esperança... a ver se corre tudo pelo melhor.
A questão da "agua não lhe falta" sopondo que estão a referir ao gelo, não aconselham a "comer" gelo, pois pode hidratar mas também provocar queimaduras e baixar a temperatura corporal.

As condições de Montanha são mesmo adversas em que o tempo pode mudar de uma hora para outra..
Aquando soube da noticia lembrei-me que é nestas alturas que um "gadget" destes daria jeito. Um localizador.
Exemplo:
http://www.ciclonatur.pt/gps/index....ategory_id=39&option=com_virtuemart&Itemid=53
 

RTC

Moderador
Staff member
Pelo que a comunicação social referiu nas reportagens de ontem, hoje é o dia decisivo para encontrar o João.
A partir de logo à noite as condições atmosféricas vão piorar de novo e vão começar a reduzir os efectivos nas buscas.
 

mariosimas

Well-Known Member
ouvi agora na rádio q as autoridades espanholas vão terminar as buscas devido ao mau tempo
e q a brigada de buscas da gnr iria regressar a Portugal.
 

Fonseca

New Member
Não sou amigo do João, mas cruzei-me com ele em várias maratonas de BTT.

Lamentavelmente as esperanças de encontrar o João com vida são quase nulas. :(

Se este desaparecimento tivesse acontecido numa altura do ano em que não existisse neve, aí sim, a esperança ainda se manteria, neste caso só espero que o encontrem e que o tragam para o local onde ele pertence.

Não conheço os Picos da Europa "por dentro", como o João se propôs a fazer, mas lá sentimo-nos pequeninos, dada a imponente e gigantesca imagem da mãe natureza.

Só resta alguma esperança de encontrar o João com vida àqueles que não conhecem a dureza da alta montanha, principalmente no Inverno.

Na minha opinião o João poderá vir a ser encontrado quando o tempo aquecer e a neve desaparecer. Provavelmente as equipas de busca até estiveram ao lado dele, mas debaixo de 5 metros de neve é impossível descobrir alguma coisa, inclusive com cães de busca e salvamento. De salientar que serão necessárias novas buscas, semelhantes às actuais, quando não existir neve.

Esta é uma aventura que NUNCA mas NUNCA deveria ter sido feita em Novembro e MUITO MENOS A SOLO!!!

Se ainda tenho esperança... tenho... 1%... :(

Para terminar... FICAREI MUITO FELIZ SE ESTIVER ENGANADO!
 
Top