• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

João Marinho dado como desaparecido nos Picos da Europa — Espanha

GMQ

Well-Known Member
Pois a área deve ser enorme e as caracteristicas da zona não ajudam. Estava na dúvida se seria o correcto ou não mas é isso levadas.

Quanto às buscas tens em mente deslocar-te ao local?

Vamos ver o que sucede nos proximos dias.
 

Fonseca

New Member
GMQ não sou entendido em buscas, mas tenho algumas noções de caminhada e BTT em montanha, pois sou um apaixonado pelo Geres.

Se fossem reunidas as condições para que um grupo, ou mais grupos, se deslocassem aos Picos da Europa eu estou disponível para ajudar claro. No entanto devemos ter sempre em mente os LIMITES e ser cuidadosos nas buscas, para evitar que mais alguém corra riscos. Como em tudo na vida devemos ter consciência do perigo.
 

GMQ

Well-Known Member
Sem dúvida é preciso termos noção da nossa fragilidade enquanto seres humanos. Os problemas surgem sempre quando não respeitamos as forças da natureza.
 

klaser

Well-Known Member
E aquela questão até já levantada por um colega anteriormente,de nestas aventuras solo levar-se um localizador via satélite ? Ninguém está livre de ter um acidente e,numa situação destas,mesmo que não desse para fazer nada nem a ajuda chegasse a tempo,pelo menos daria para localizar a pessoa,ou não ?
 

Fonseca

New Member
Digamos que por 160€ tudo isto seria muito mais fácil... :(

spotgen3200x250.jpg


[video=youtube;hS1GIxyXcFo]https://www.youtube.com/watch?v=hS1GIxyXcFo[/video]

Link: http://www.ciclonatur.pt/gps/index....l&product_id=444&Itemid=53&vmcchk=1&Itemid=53
 

Bernalve

Well-Known Member
Acho que toda a gente que gosta destas aventuras devia ter sempre na mente, que apesar de nós adorar-mos a natureza ela não quer nada connosco.

E todo o cuidado é pouco e neste tipo de aventuras não se deve ir sozinho.
 
A ver se percebo ...

Então ele andava por lá e enviava fotos ou postava selfies , seja o que for ; Utilizava a rede de um telemóvel , correcto ?

Alguem apresntou queixa no Ministério Público em Portugal ?

É assim , hoje me dia com a tecnologia utilizada consegue-se localizar uma agulha no palheiro , ele a pé não pode e nunca pode estar muito longe do último registo na rede utilizada na zona .

A não ser que tenha sido raptado , descupem mas ninguem some assim de repente .

Continuo a encontrar muitas incerezas numa área já velhinha que e´ a : http://veraoverdeorg.blogspot.pt/2007/12/o-avio-localizao-gsm-na-investigao_28.html
 

PachecoTD5

Well-Known Member
-Verde: zona onde acredito que possa ter acontecido o possível acidente...

Se repararem os lagos estão a norte da zona de buscas, ou seja, o João passou a zona onde centraram os esforços.

O percurso entre os lagos e o Canal de Trea é extremamente acessível e acredito que o João possa ter ficado no abrigo de Vega de Ario que fica a 1.5kms antes do inicio da descida do Canal de Trea.

Isto nao bate certo... Tive a analisar a tua analise ... Dizes que a zona verde é onde acreditas que possa ter acontecido o acidente, e ao mesmo tempo dizes que esta num abrigo antes da descida do Canal de Trea... Que é bem antes da zona verde !

Fiz me entender ??

Ja agora mais duas perguntas.. Ele começou o percurso em que sentido !? E quantos quilómetros tem este percurso ?!
 

Fonseca

New Member
O percurso tem 130kms.

Eu presumo que ele possa ter ficado abrigado ou pernoitado em Vega de Ario, não disse que ele estava lá. Até porque já foram visitados todos os abrigos pelas equipas de busca.

Acredito que o João fez o percurso no sentido original, ou seja, no sentido dos ponteiros do relógio.

Desconfio que o possível acidente possa ter acontecido na zona delineada a verde porque estou convencido que ela passou o canal de Trea e inclusive passou Bulnes. Baseio-me na foto abaixo.

Foto:https://www.dropbox.com/s/hxm6bvt3ney1st7/10419510_642912925819802_481020346360772511_n.jpg?dl=0

Para poder "confirmar" a minha teoria preciso de datar a foto em causa. Pois, caso esta foto tenha origem nesta aventura do João confirma a minha teoria. Esta placa só pode estar situada depois de Bulnes e para chegar a Bulnes teve de passar sem problemas o Canal de Trea.
 

Bruso

Well-Known Member
Acho que a descrição que o Duchene fez do João diz tudo. Uma pessoa com aquele espirito não quer saber de localizadores nem nada disso. O que ele quer é sentir-se livre e arriscar quando quiser sem justificar a ninguém.

Já agora deixo aqui uma pergunta: o João era casado ou tinha filhos?
 

Fonseca

New Member
Bruso até podemos ter espírito de aventura mas nunca nos devemos esquecer que existem pessoas que gostam de nós e às quais fazemos falta.

Devemos também fazer uso de uma coisa que se chama bom senso e neste caso não houve bom senso pela parte do João, pois como disse um pastor daquela zona aquilo em Novembro é complicado em termos de clima.

Seja que espírito que se tenha, numa aventura destas, não invalida que se faça acompanhar de um localizador de GPS como o que foi mostrado antes, mesmo que o leve sem pilhas e só o use em caso de necessidade extrema.

Não, o João nem era casado nem tinha filhos... tenho quase a certeza.
 

Bruso

Well-Known Member
Isso é a tua, a minha e a visão do assunto da maior parte das pessoas. Mas por alguma razão é o que o João era o atleta que era. Porque pensava de maneira diferente de todos e aventurava-se onde mais ninguem se aventurava. Só assim te tornas uma referência. A história que o Duchene contou mostra isso muito bem.

Na cabeça dele era mais uma aventura que ele ia fazer e que ninguém ia saber!!!
 

Fonseca

New Member
Bem, acabei agora mesmo de confirmar que a minha "teoria" não é válida, pois confirmaram-me que o João subiu o Canal de Trea em direcção aos Lagos vindo de Caín.

Pelo que consegui perceber o João afinal realizou o track "ao contrário" ou seja a zona de Pena de Santa Castilla já estava mesmo no final da aventura, daí as buscas se terem centrado nessa área de forma mais intensa. :( Faltava tão pouco! :(

Hoje as buscas continuam com 6 voluntários experientes em caminhada em alta montanha, aos quais se juntarão mais dois amanhã.
 

Skyforger

Active Member
Acho que a descrição que o Duchene fez do João diz tudo. Uma pessoa com aquele espirito não quer saber de localizadores nem nada disso. O que ele quer é sentir-se livre e arriscar quando quiser sem justificar a ninguém.

Já agora deixo aqui uma pergunta: o João era casado ou tinha filhos?

Precisamente! O João era (ou é, espero eu...) uma pessoa conscientemente imprudente. Acho que ele, melhor do que ninguém, sabe os riscos que corre ao entrar nesta e em outras tantas aventuras em que ele embarcou ao longo da vida, algumas até mais arriscadas. Quem o acompanha, ou quem quiser dedicar algum tempo a ler os fantásticos relatos com que ele nos ia brindando através do site, percebe rapidamente que é no trapézio sem rede que o João se sente bem, tendo consciência que está entregue a si próprio, à sua sorte e ao seu destino...É nessas circunstância que, segundo o mesmo afirmava, se sentia realmente livre e feliz. Claro que, perante esta forma de estar na vida, colocam-se questões de consciência, de prudência, de responsabilidade, etc....questões que não combinam com o espírito livre e verdadeiramente indomável do João! E será que devemos condená-lo por isso? Ou devemos simplesmente respeitá-lo na sua diferença?
 

Fonseca

New Member
Sem dúvida que o João é uma força da natureza! ADMIRO-O muito e, acima de tudo, INVEJO a sua valentia e capacidade de SUPERAÇÃO pessoal... algo que nele era nato.

Resta dizer que, se o João já não estiver entre nós, "partiu" onde se sentia bem... :(

Espero ansiosamente que este período "negro" se transforme, em breve, numa cronica daquelas a que o João se entregava e nos deliciava...

Se não aconteceu nada de grave ainda há esperança... vejam a noticia abaixo!

http://www.ptjornal.com/20130909181...rado-vivo-numa-montanha-remota-dos-andes.html
 

Fonseca

New Member
Bem... será que as autoridades se enganaram ao avaliar as localizações do João através das fotos??

Olhem o que disse um conhecedor da zona...

"Las tres últimas fotos corresponden a la zona de Collado Jermoso , y äliva las siguientes , y si el coche lo dejó en Posada de Valdeón , lo lógico es pensar que subió por la canal de Asotín y bajó hacia Áliva por la zona de Salgardas , en la zona de Fuente De . He visto en algún sitio que la gente piensa que la foto es de los alrededores del Lago de la Ercina , cuando está claro que es en Áliva , por la zona de Salgardas"

A foto em questão é esta:

10169324_300913876778004_1729019365988150051_n.jpg


Segundo consta as autoridades disseram que esta foto havia sido tirada junto ao Lago Ercina, mas segundo o comentario do montanhista é na zona de Ávila...
 

Fonseca

New Member
bike_evora a ultima foto do João é de Aliva!!!! As autoridades fizeram asneira!!! Disseram que a foto foi tirada perto dos Lagos de Covadonga!!!
 
Top