Bicicleta Van Rysel estrada EDR CF Disco Ultegra

#1
Boas!
Venho aqui pedir ajuda para o seguinte:
Tentando resumir - Finalmente comprei uma bike de carbono ao fim de alguns meses de busca. As dificuldades em encontrar máquina para mim prendem-se essencialmente com dois fatores: a minha altura (1,90m) e a crise de produção das fábricas em virtude da Pandemia. A conhecida empresa Decathlon foi das primeiras a (re)disponibilizar bikes de estrada novas, eu analisei e pareceu-me boa ideia investir na máquina que dá título a esta thread. Em termos de desempenho fiquei surpreendido pela positiva, pois venho de uma ALLEZ em alumínio de 2009 com grupo 105. Ganhei em conforto, em velocidade e segurança (travões de disco é outro patamar, apesar de discutível). O que não ganhei foi em silêncio de rolamento. De facto, a bike insiste em produzir ruídos de vibração, quase em regime constante, dependendo do estado do piso, que provêm do trem dianteiro. Pode ser caixa de direção, pode ser da roda, pode ser do guiador. No entanto, é praticamente impossível detetar pelos sentidos a proveniência exata. Inclusivamente, em alguns vídeos do Youtube, há testemunhos que relatam a existência desses ruídos, pelo que me dá ideia que o problema será de raiz, conceptual (mal nascida?). Confesso que, não sendo de todo uma situação grave, é algo que me desagrada e que não me parece normal numa bicicleta nova com este grau de qualidade. Alguém faz ideia do que poderá ser? Grato desde já!!:)
 

newb

Well-Known Member
#4
A minha é versão em ALU, do ano passado e não faz barulho nenhum, por isso não creio que uma versão do dobro do preço esteja "mal concebida". O que sei por experiencia é que pode vir barulho das bichas dos cabos internos, aperto da roda traseira etc.
É lubrificar mesmo onde entram as bichas, resulta. Apertar\ desapertar a roda de tras e lubrificar o eixo onde aperta / aperto.
 

torui

Well-Known Member
#9
Pode ser tanta coisa, tens que ir por exclusão de partes....entre o que já aqui foi referido tens ainda por exemplo aperto do espigão do selim, movimento pedaleiro, pedal com empenho, etc
 
#10
Que tipo de barulho é? Ranger, bater, "grilar" ? Normalmente da parte da frente só pode ser, bichas/cabos a bater no quadro, rolamentos da direcção ou a chaveta da roda.
É mais um "grilar" sim. É uma pena não poder experimentar já todas as sugestões aqui apresentadas, pois tenho a roda de trás no estaleiro (raio partido), assim que estiver operacional experimento. Grato!!
 

newb

Well-Known Member
#11
Os raios tb fazem barulho... podem fazer.
Há realmente uma serie de coisas que fazem barulho. Eu ja tive em varios sitios, tb nos raios a ranger. Selim, em baixo do selim, forqueta, pedais, eixo pedaleiro...
Desviador, plastico da cassete!? isso nao deves ter...
 
#12
Pedalar em pé e sentado e ver para eliminar as possibilidades relacionadas com selim, espigao, aperto.
Quanto ás bichas, se forem exteriores é pouco provável que façam barulhos, no entanto pode-se pedalar um pouco em prato grande/andamento grande para ver se com os cabos em tensão deixa de fazer ruído. Se as bichas forem internas, aí há fortes probabilidades de ruídos se não tiver internamente umas mangas de esponja.
Raios, roda, cepo, aperto, geralmente só faz ruído em pedalada pesada/forte.
 
#13
Pessoal, assunto resolvido!!
Quero agradecer a todos quantos ajudaram, todas as dicas foram importantes uma vez que integraram o processo de resolução. A casa do "grilo" residia na caixa central do avanço (acabei de inventar uma peça). Basicamente existe uma mola, uma anilha larga e uma estreita que são atravessadas por um parafuso comprido. Esse parafuso estava mal apertado, pelo que as vibrações que se ouviam provinham da folga entre os componentes referidos. Peço desculpa por não apresentar fotos mas ainda não sei como se faz isso aqui no forum.
Fiquei mesmo contente. Mais uma vez o meu sincero Obrigado!!
 
#14
Pessoal, assunto resolvido!!
Quero agradecer a todos quantos ajudaram, todas as dicas foram importantes uma vez que integraram o processo de resolução. A casa do "grilo" residia na caixa central do avanço (acabei de inventar uma peça). Basicamente existe uma mola, uma anilha larga e uma estreita que são atravessadas por um parafuso comprido. Esse parafuso estava mal apertado, pelo que as vibrações que se ouviam provinham da folga entre os componentes referidos. Peço desculpa por não apresentar fotos mas ainda não sei como se faz isso aqui no forum.
Aqui estão as fotos.
Fiquei mesmo contente. Mais uma vez o meu sincero Obrigado!!

 
#17
Quanto á cor não concordo, mas também não ando nela
Essa parte deve ser vista com alguma regularidade, as vezes cria uma folga, é só apertar e andar, apertar igual a tirar a folga, nada de apertar até cheirar a alho
Quanto a cor, podia ser..........................................AZUL
 
#18
Quanto á cor não concordo, mas também não ando nela
Essa parte deve ser vista com alguma regularidade, as vezes cria uma folga, é só apertar e andar, apertar igual a tirar a folga, nada de apertar até cheirar a alho
Quanto a cor, podia ser..........................................AZUL
Lá está, este modelo só é fabricado em duas cores, preto e vermelho. Para mim preto não dá, parece uma bicicleta funerária
 
#19
que bom, tinha que ser algo, nao é "ma construção", as bikes van rsysel sao bem top
Comprovado, amigo. Estou muito satisfeito até agora. Para ficar perfeita falta só um selim à minha medida e um par de rodas melhorzitas. Aos poucos vai lá. Mesmo assim, em termos dinâmicos ganhei, em termos gerais, de 3 a 6 km/h de média para os mesmos percursos, relativamente à de alumínio. Não fazia ideia.