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Bicicleta de Ciclismo de Estrada - Sugestões

zebitor

Member
Para contrariar o Alberto agora uso o termo COMPANHEIROS.
COMPANHEIROS, percebo o que dizem quanto a tamanhos.
Por exemplo o fulano da loja diz que é 54, vocês falam em testar 50/52 e um dos fabricantes no site recomendava-me 56 pelas dimensões que dei....
Por isso tá tudo dito...
 

Skyforger

Active Member
Ora bem, nem de propósito este tópico.

Ainda esta manhã fui dar uma volta com a minha vintage, quadro de aço, depois de umas semanas a andar só com carbono. A diferença é como o Alberto diz, não teria arranjado palavras para dizer melhor, o carbono responde mais depressa, é mais brusco, o aço é mais de embalar. Mal comparado, é como se o carbono fosse um veiculo a 2 tempos e o aço a 4 tempos.

Claro que para além do quadro há muito mais aspectos a ter em conta, e que influenciam o comportamento da bicicleta e o conforto. No meu caso particular o quadro de aço é incomparavelmente mais confortável, mas também ajuda o selim, que é um Turbo da Selle Italia (supostamente era o que os pros dos anos 80/90 usavam, meti-o quando fiz o restauro da bicicleta porque era igual ao original e acabou por ser o selim mais confortável que usei até hoje). No entanto, acredito que com selins iguais o aço continuaria a levar larga vantagem (por acaso é um teste que hei-de fazer).

Agora voltando ao assunto do tópico, se fosse hoje comprar uma bicicleta de estrada, como os anos já pesam, abria um pouco os cordões à bolsa e ia para um quadro custom em titânio. Cada vez mais me convenço que mais importante que o peso do quadro ou a gama dos componentes é ter um bom ajuste da bicicleta à nossa fisionomia, além que que um quadro desses dura uma vida, e pode-se sempre ir fazendo upgrades dos componentes conforme o gosto (e o bolso).

Claro que se o orçamento referido é fixo, então acho que já foi tudo dito, dá para um quadro de alumínio com componentes gama alta ou um de carbono com componentes 105, por exemplo (que já são bastante bons), mas acima de tudo, o meu conselho é comprar algo que esteja bem ajustado à fisionomia, experimentar várias soluções, fazer ajustes, testar, só comprar quando se tiver a certeza que as dimensões são as correctas (e não confiar nas tabelas dos fabricantes, ou no meu caso particular andaria com um ou dois tamanhos acima do que me assenta bem).

Bem, se vamos entrar na eterna discussão das diferenças entre materiais, das vantagens, das desvantagens, das sensações, etc...nunca mais daqui saímos e, se algum dia sairmos, será sem ter chegado a qualquer conclusão. Atenção às comparações entre aço e carbono só porque sim. Não sei qual é a tua bicicleta em aço nem qual é a tua bicicleta em carbono, mas, a título de exemplo, não podemos comparar um Sworks de 2015 com uma Sirla de 1980. Há aço e aço, há carbono e carbono e depois há tanta mas tanta variável que entra aí pelo meio que torna a comparação impossível, mesmo se considerarmos dois quadros (um de cada material) de gamas idênticas. Eu acredito mais que carbono, aço, alumínio ou titânio não se comparam, complementam-se. Claro que as sensações são diferentes em cada quadro, mas assim pode advir não só do material, mas também dos componentes, da geometria e de uma série de factores que influenciam a nossa percepção. Mas sim, concordo que o aço não será tão explosivo como o carbono. Mas quando pego numa bicicleta com quadro em aço de boa qualidade e pego noutra com aço de menor qualidade, a primeira parece que voa...O mesmo vai aplicar-se ao carbono ou a qualquer outro material...
 

cutkiller

Well-Known Member
Para contrariar o Alberto agora uso o termo COMPANHEIROS.
COMPANHEIROS, percebo o que dizem quanto a tamanhos.
Por exemplo o fulano da loja diz que é 54, vocês falam em testar 50/52 e um dos fabricantes no site recomendava-me 56 pelas dimensões que dei....
Por isso tá tudo dito...

Eu continuo na minha... Tens a mesma altura que eu...... Eu uso o 53 (na tabela da Orbea).. Já te pus o link aí algures...

O 50 é pequeno... Experimentei uma BH de tamanho S/M e era pequena... Portanto nem penses no 50...

Para ti é 52 - 54... Esquece o 50 e o 56......
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Bem, se vamos entrar na eterna discussão das diferenças entre materiais, das vantagens, das desvantagens, das sensações, etc...nunca mais daqui saímos e, se algum dia sairmos, será sem ter chegado a qualquer conclusão. Atenção às comparações entre aço e carbono só porque sim. Não sei qual é a tua bicicleta em aço nem qual é a tua bicicleta em carbono, mas, a título de exemplo, não podemos comparar um Sworks de 2015 com uma Sirla de 1980. Há aço e aço, há carbono e carbono e depois há tanta mas tanta variável que entra aí pelo meio que torna a comparação impossível, mesmo se considerarmos dois quadros (um de cada material) de gamas idênticas. Eu acredito mais que carbono, aço, alumínio ou titânio não se comparam, complementam-se. Claro que as sensações são diferentes em cada quadro, mas assim pode advir não só do material, mas também dos componentes, da geometria e de uma série de factores que influenciam a nossa percepção. Mas sim, concordo que o aço não será tão explosivo como o carbono. Mas quando pego numa bicicleta com quadro em aço de boa qualidade e pego noutra com aço de menor qualidade, a primeira parece que voa...O mesmo vai aplicar-se ao carbono ou a qualquer outro material...

O Ricardo o teu amigo cumpravo e que comecou com essa discussao...

Evidentemente que materiais diferentes dentro das mesmas ligas Ou composites dao resultados diferentes...

No entanto, a diferenca geral e essa...

O aco derivado ao seu composto mineral Tem uma tendencia natural ao ser trabalhado... Esta na sua essencia...

Ja o carbono e algo mais instantaneo, que Por Ventura gosta de ser prensado...

No caso do aco... Nao Se age com forca... Caso contrario ele ganha sempre... Devido a forca do material e capacidade de resistencia... E arrebenta-te todo... No aco Tem que Haver persistencia...

Ja o carbono leva e pede mais... E diferente... Sao capacidades de resposta diferentes...

O aco obriga a cadencia... Ao sweet spot entre a cadencia certa, tempo em rpm e o power certo...e depois e mais confortavel a manter a velocidade... Se nao souberem explorar Isso ele nao responde e arrebenta um homem todo...

Ja o carbono, espetas-lhe duas abaixo Ou vais do Prato pequeno para o grande e calcas a maluco e ele dispara, Mas depois Se nao continuares a dar com a mesma forca ele nao mantem tao facilmente Como o aco... Morre logo...

Dai o Porque de um ser mais confortavel e longas distancias e o outro ter mais preferencia em curtas distancias Como time trial.... E precisamente Por Isso... A nivel de performance...

Agora Quanto a situacao de varios tipos Quer de um Quer de outro...

Isso ai Claro...Ja Se sabe... Tem que Haver de tudo... Para todos os gostos e todas as carteiras Quer no aco Quer no carbono....

O user so concordou com a minha afirmacao anterior...

Ninguem comparou aqui so Porque sim...

Foi comparado Porque foi falado anteriormente pelo nosso amigo "Scalatore" so Porque sim...

Quanto a situacao dos materiais diferentes nao Se compararem complementam-Se nao concordo...

Ate Porque tirando certos e determinadas exemplos... Eles nao Se combinam... Nao Se dao... Nada Se compara a um puro monocoque de qualidade Ou a um aco de grande qualidade com uma boa escolha e seleccao de tubos e construcao...

Sim ha marcas que gostam de os misturar... Mas honestamente Isso sim... E uma questao de puro marketing...Pois os resultados Sao pessimos em questoes de funcionabilidade e teste...

O user apenas concordou comigo...

Ou menos eu cheguei aqui e em poucas palavras separei o trigo do joio do que foi dito pelo Scalatore... Ele e que comecou com a comparacao....alias uM tipo de comparacao ainda mais complicado... Dai eu o ter desafiado, a ver Se ele pelo menos a base... Sabia daquilo que estava a falar...

Grande abraco...
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Eu continuo na minha... Tens a mesma altura que eu...... Eu uso o 53 (na tabela da Orbea).. Já te pus o link aí algures...

O 50 é pequeno... Experimentei uma BH de tamanho S/M e era pequena... Portanto nem penses no 50...

Para ti é 52 - 54... Esquece o 50 e o 56......

Qual e a tua bicicleta e modelo?

Que medida de avanco e que tens?

Grande abraco...
 

MigC77

Well-Known Member
Já dei isso tudo aí atrás :p

É uma Orbea tamanho 53.
https://www.orbea.com/us-en/bicycles/avant-m30/

Tens mais abaixo na página os tamanhos e as geometrias..

E disse inclusivé que na Focus usava um M (54), e que nesta Orbea me sinto melhor.

Grande Abraço :p

Eu com 1,77m teria experimentado o 49 e 51… mas se tivesse que comprar sem poder experimentar, compraria o 49.

Por acaso até meti as minhas medidas na calculadora do site da Orbea e indicou-me o tamanho 51... Bem não anda muito longe ;)

O 53 com um top tube de quase 55cm parece muito grande. Mas tu lá sabes o importante é que te sintas bem e não tenhas dores.

Repara que tem havido aqui muita gente mais ou menos com a tua estatura a queixar de dores nos lombares… ;)

Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Já dei isso tudo aí atrás :p

É uma Orbea tamanho 53.
https://www.orbea.com/us-en/bicycles/avant-m30/

Tens mais abaixo na página os tamanhos e as geometrias..

E disse inclusivé que na Focus usava um M (54), e que nesta Orbea me sinto melhor.

Grande Abraço :p

Esse top tube nessa orbea de 53 e quase de 55 cm... Exactamente de 54.9 E e de efectivo, nem Tem nada a ver com a inclinacao...

No caso da focus em 54 ainda e maior... Sao Exactamente 55.2 e com uma geometria muito mais agressiva...

Portanto dito isto Tem toda a logica que te sintas melhor na orbea, nao pela diferenca de top tube que apesar Ser minima influencia, Mas mais pela geometria da orbea ser muito mais relaxada...

A questao aqui E, e o que eu pergunto e, experimentaste Por Ventura alguma Orbea avant no tamanho 51 Ou ate 49 ? As orbea Tem medidas esquesitas.. Eu sei...E aqui mesmo... Nao Estou a falar so Por falar...

Como outro da outra vez disse o mesmo da cannyon... Nao Acho verdade, ate Acho que a cannyon Tem e corre medidas normais... As tabelas e que nao estao certas... Mas Isso nao estao nenhumas...

Agora no caso das Orbea e das BH sim... Sao medidas completamente diferentes da maior parte do mercado....

E vamos esquecer a focus que e mais que evidente que para ti 54 e grande ....

E na minha opiniao no caso da orbea eras entre o 48 Ou o 51...

As medidas da orbea Sao completamente diferentes da maior parte das outras marcas...

As orbea correm numeros muito grandes...

Grande abraco...
 

pratoni

Well-Known Member
...
No caso do aco... Nao Se age com forca... Caso contrario ele ganha sempre... Devido a forca do material e capacidade de resistencia... E arrebenta-te todo... No aco Tem que Haver persistencia...

(...)

O aco obriga a cadencia... Ao sweet spot entre a cadencia certa, tempo em rpm e o power certo...e depois e mais confortavel a manter a velocidade... Se nao souberem explorar Isso ele nao responde e arrebenta um homem todo...

(...)

Dai o Porque de um ser mais confortavel e longas distancias e o outro ter mais preferencia em curtas distancias Como time trial.... E precisamente Por Isso... A nivel de performance...

Este fim de semana tive a oportunidade de andar uns (bons) kms com uma Lynskey de titânio de um amigo e acho que não descreveria melhor as sensações como tu descreveste a experiência do aço.

Eu sei que aço e titânio não são a mesma coisa mas realmente a sensação que tive foi a mesma. Há que ser "dócil" com ela senão ficava todo rebentado. Mas, se andasse em cadência, dava a sensação que podia pedalar indefinidamente que o que ela queria era kms até mais não....
 

mBTT

New Member
Quando fui comprar a minha 1ª bicicleta de estrada, uma KTM 'Rebolation' 2016 como diz aí o Alberto aqui há uns meses, optei por pelo 55 com 54.7 TT e avanço de 100 mm p/ 1.84m; um amigo meu com 1.78 m levou o 52. Tanto eu como ele ficamos bem e não precisamos de mudar nada ; neste momento já fizemos tiradas de 100-150 kms sem qualquer desconforto. :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Este fim de semana tive a oportunidade de andar uns (bons) kms com uma Lynskey de titânio de um amigo e acho que não descreveria melhor as sensações como tu descreveste a experiência do aço.

Eu sei que aço e titânio não são a mesma coisa mas realmente a sensação que tive foi a mesma. Há que ser "dócil" com ela senão ficava todo rebentado. Mas, se andasse em cadência, dava a sensação que podia pedalar indefinidamente que o que ela queria era kms até mais não....

Exactamente...

De titanium ainda nao falamos...

O titanium e uma liga especial, uma especie de evolucao do aco... O aco e uma forma mais virgem face Ao titanium....

A caracteristica neste aspecto que pode separar o aco do titanium e so uma... A rigidez e maior no aco... O titanio Tem um pouco mais de conforto que o aco, a nivel de absorcao de impacto, Mas a forma de o pedalar e bastante identica...Mas Evidentemente,.. No caso do titanium ainda e preciso muito mais cuidado e investimento a nivel de construcao do que propriamente no aco...

A escolha de tubos e aqui, muito mais importante, a grossura dos mesmos Tem muito impacto no titanium, e muito cuidado... A diferenca esta tambem na qualidade da construcao do titanium o titanium deve ser soldado Varias vezes umas Por cima das outras e com tecnica especial... Porque caso nao seja o quadro vai partir...e no caso do titanium parte pelas soldas...

Um quadro em aco seja ele barato Ou caro dura muito tempo... Independente da qualidade dos tubos e sensacoes boas Ou Mas que va a transmitir...

Um quadro em titanium Se nao for investido em qualidade e Claro a qualidade custa dinheiro, Ja nao vai Durar tanto... Porque parte pelas soldas...

No caso da lynskey, para titanium, seja que modelo for, Estas em boas maos... Essa casa sabe o que e fazer quadros em titanium...

Mas eu em titanium sou Como o carbono... Ou e para gastar mais de 3000 euros so num quadro, Ou Entao Estou quietinho, no caso de carbono... No caso de titanium menos de 2000 euros nao compro....

Em titanium tenho uma so... Nao e linskey embora gostasse Mas nao Calhou... E uma crisp, gosto muito dela, Mas tenho ai uma proxima em titanium vai ser uma Moots, o motivo S&S couplers.... Para viajar desmonto-a e cabe dentro de uma Mala Rimowa Ou samsonite ate vai no meio da roupa, rodas e tudo... E Claro sera a Routt 45... Por causa da Liberdade em pneus... Vamos ver... Quando vai ser...

Grande abraco...
 
@Alberto
Papelada completamente OT amigo Alberto.......eu foi escrever que não se recomenda uma quadro de alluminio com um budget de 1500/1700 e estou fiel a minha opinião.
Agora todo o resto a respeito do filing que alguns materiais trasmittem nã tem nada a ver com o topic......eu falai de material em relação a capacidade de absorver vibrações e estou certo que o Alluminio é o pior...sem tirar em campo as rodas,pneus etc etc. Ok mas é melhor parar aquí e peço desculpa ao nosso amigo que criou o topic para esta "peixerada" amigavel naturalmente:)...ah ia esquecer...se há um comunista es tu amigo Alberto mas aposto que es comunista quando a pagar são os outros e se calhar conservador a receber...ehehehe....

ciao

Ps: mas qual titanio é que tu falas?...aquilo atras do muro de Berlin ou o yankee?? Há diferencia não sabes?..estou brincar;-)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
ah ia esquecer...se há um comunista es tu amigo Alberto mas aposto que es comunista quando a pagar são os outros e se calhar conservador a receber...ehehehe....

ciao

Ps: mas qual titanio é que tu falas?...aquilo atras do muro de Berlin ou o yankee?? Há diferencia não sabes?..estou brincar;-)

Aqui e que Tu disses-te tudo!!,;) essa do comunista Sao palavras sabias!! ;) agora gostei e nao Estou a brincar! Estou a falar a serio!!!;) Assim vale a Pena ler...

O titanium tambem nao Estas longe...lol o crisp e um Yankee a Viver em italia!! ;)

Passa Por ca para me picares mais vezes...;) que eu de ti nao Levo a mal...;) nos os dois entendendo-nos Bem!!;)

Eu gosto e quando Tu dizes "cumpravo" hehehehhehehehe ;)

Grande abraco...
 
Aqui e que Tu disses-te tudo!!,;) essa do comunista Sao palavras sabias!! ;) agora gostei e nao Estou a brincar! Estou a falar a serio!!!;) Assim vale a Pena ler...

O titanium tambem nao Estas longe...lol o crisp e um Yankee a Viver em italia!! ;)

Passa Por ca para me picares mais vezes...;) que eu de ti nao Levo a mal...;) nos os dois entendendo-nos Bem!!;)

Eu gosto e quando Tu dizes "cumpravo" hehehehhehehehe ;)

Grande abraco...

Epá assim não vale!!!..tu gozas acima dos meus handicaps ligados ao idioma portugués:)).eu sei eu sei que é terrivel ( onde é que devo por accento?)..ok então será cumprava? lol...bolas isso da cabo de um gajo, pensar em italiano e não encontrar as palavras certas!!

ciao

Ps: Crisp!!! outros mundos...mas tambem Legend não é mal
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Epá assim não vale!!!..tu gozas acima dos meus handicaps ligados ao idioma portugués:)).eu sei eu sei que é terrivel ( onde é que devo por accento?)..ok então será cumprava? lol...bolas isso da cabo de um gajo, pensar em italiano e não encontrar as palavras certas!!

ciao

Ps: Crisp!!! outros mundos...mas tambem Legend não é mal

Nao Gozo nada...;) Estou a brincar contigo....

Sei muito Bem o que e ser emigrante e as vezes ate a nossa lingua Mae esquecemos....

Tiro-te o chapeu e tenho-te respeito, esforcaste Por escrever em portugues e eu gosto disso...;) E nao precisa de ser perfeito... Entendo-te melhor a ti do que a muitos que tentam escrever Por aqui, Como Se tivessem um diploma de literaturas modernas....

E so um forum... E informal... Assim e que e giro e Tem piada...;)

Nao ha acento... Tu dizes eu Cumpravo e fica Assim... E eu cumpravo... Eu tambem do dizer cumpravo a eu comprar vai uma diferenca grande...heheheh ;)

Un baccio piccolino!!! Primo mio... Sto andando a baciare el tette di TITZIANA di luca, la toscana!!!;) heheheheh

Grande abraco...
 

daniel_mb1

Active Member
Bolas, andei o dia todo a pensar nesta bicicleta

cayo105grey.jpg

12593124.jpg

12593125.jpg


Muito bonita nesta cor, e com 105!

Esta geometria não é tão confortável para longas distancias, como um quadro slooping, pois não?
 

Skyforger

Active Member
Bem, sem querer exagerar no off topic em relação às diferenças de materiais, acho que no fundo estamos todos de acordo em relação à maior flexibilidade do aço vs. a maior rigidez do carbono...isto de uma forma geral. O que posso dizer baseado na experiência de quem já experimentou os dois mundos, e aqui vai ao encontro do que o pratoni sentiu com o titânio, é que chegava muito mais partido a casa com 70 km na bicicleta de carbono do que com 100 km na de aço. Se é só por uma questão de diferença de material do quadro? Não sei, mas certamente terá a sua influência.

Voltando ao tópico, zebitor, uma vez que estás perto de Leiria, já tentaste a Leiribike? Não encontras na região (e se calhar fora dela) maior oferta de modelos e tamanhos. Representam a Trek, Cube e Merida.
 

jocarreira

Well-Known Member
Posso dar uma sugestão? :)
E por que não ir até à Decathlon? Acaba por ter a solução "chave-na-mão".
Pedir para experimentar uma bicicleta (por exemplo Triban 540) ao abrigo daquele empréstimo de 48h e escolher o tamanho mais adequado.
Quanto à roupa, também têm roupa porreira a bons preços e dá para experimentar tudo antes de comprar. E têm também os restantes acessórios (câmaras de ar, bomba, desmontas,...)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Posso dar uma sugestão? :)
E por que não ir até à Decathlon? Acaba por ter a solução "chave-na-mão".
Pedir para experimentar uma bicicleta (por exemplo Triban 540) ao abrigo daquele empréstimo de 48h e escolher o tamanho mais adequado.
Quanto à roupa, também têm roupa porreira a bons preços e dá para experimentar tudo antes de comprar. E têm também os restantes acessórios (câmaras de ar, bomba, desmontas,...)

Boa sugestao!!!

Grande abraco...
 
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