Bem, se vamos entrar na eterna discussão das diferenças entre materiais, das vantagens, das desvantagens, das sensações, etc...nunca mais daqui saímos e, se algum dia sairmos, será sem ter chegado a qualquer conclusão. Atenção às comparações entre aço e carbono só porque sim. Não sei qual é a tua bicicleta em aço nem qual é a tua bicicleta em carbono, mas, a título de exemplo, não podemos comparar um Sworks de 2015 com uma Sirla de 1980. Há aço e aço, há carbono e carbono e depois há tanta mas tanta variável que entra aí pelo meio que torna a comparação impossível, mesmo se considerarmos dois quadros (um de cada material) de gamas idênticas. Eu acredito mais que carbono, aço, alumínio ou titânio não se comparam, complementam-se. Claro que as sensações são diferentes em cada quadro, mas assim pode advir não só do material, mas também dos componentes, da geometria e de uma série de factores que influenciam a nossa percepção. Mas sim, concordo que o aço não será tão explosivo como o carbono. Mas quando pego numa bicicleta com quadro em aço de boa qualidade e pego noutra com aço de menor qualidade, a primeira parece que voa...O mesmo vai aplicar-se ao carbono ou a qualquer outro material...
O Ricardo o teu amigo cumpravo e que comecou com essa discussao...
Evidentemente que materiais diferentes dentro das mesmas ligas Ou composites dao resultados diferentes...
No entanto, a diferenca geral e essa...
O aco derivado ao seu composto mineral Tem uma tendencia natural ao ser trabalhado... Esta na sua essencia...
Ja o carbono e algo mais instantaneo, que Por Ventura gosta de ser prensado...
No caso do aco... Nao Se age com forca... Caso contrario ele ganha sempre... Devido a forca do material e capacidade de resistencia... E arrebenta-te todo... No aco Tem que Haver persistencia...
Ja o carbono leva e pede mais... E diferente... Sao capacidades de resposta diferentes...
O aco obriga a cadencia... Ao sweet spot entre a cadencia certa, tempo em rpm e o power certo...e depois e mais confortavel a manter a velocidade... Se nao souberem explorar Isso ele nao responde e arrebenta um homem todo...
Ja o carbono, espetas-lhe duas abaixo Ou vais do Prato pequeno para o grande e calcas a maluco e ele dispara, Mas depois Se nao continuares a dar com a mesma forca ele nao mantem tao facilmente Como o aco... Morre logo...
Dai o Porque de um ser mais confortavel e longas distancias e o outro ter mais preferencia em curtas distancias Como time trial.... E precisamente Por Isso... A nivel de performance...
Agora Quanto a situacao de varios tipos Quer de um Quer de outro...
Isso ai Claro...Ja Se sabe... Tem que Haver de tudo... Para todos os gostos e todas as carteiras Quer no aco Quer no carbono....
O user so concordou com a minha afirmacao anterior...
Ninguem comparou aqui so Porque sim...
Foi comparado Porque foi falado anteriormente pelo nosso amigo "Scalatore" so Porque sim...
Quanto a situacao dos materiais diferentes nao Se compararem complementam-Se nao concordo...
Ate Porque tirando certos e determinadas exemplos... Eles nao Se combinam... Nao Se dao... Nada Se compara a um puro monocoque de qualidade Ou a um aco de grande qualidade com uma boa escolha e seleccao de tubos e construcao...
Sim ha marcas que gostam de os misturar... Mas honestamente Isso sim... E uma questao de puro marketing...Pois os resultados Sao pessimos em questoes de funcionabilidade e teste...
O user apenas concordou comigo...
Ou menos eu cheguei aqui e em poucas palavras separei o trigo do joio do que foi dito pelo Scalatore... Ele e que comecou com a comparacao....alias uM tipo de comparacao ainda mais complicado... Dai eu o ter desafiado, a ver Se ele pelo menos a base... Sabia daquilo que estava a falar...
Grande abraco...