Olá Mig!
Gosto destas diatribas e gosto picar o Alberto
)).
Sabes porqué algumas marcas apostam no alluminio??
), é muito simple: custos, mas isso não é topic para ir a falar deste assunto. Em minha opinião o composito com fibra de carbono é e será sempre superior a o alluminio em varios aspectos. Alluminio serie 6000 e 7000 é bom só na nautica--barcos!...agora uma boa alternativa, mas ninguém se calhar conhece é o Scandio...onde é que foi este material o melhor este elemento?? Sabem o que é? é um elemento que quando ligado ao Al ( logo lega de serie 7*** SC...bem agora parece que vou ser um sabichão!!!) dá a possibilitade de ter uma alluminio mais resistente a fatiga e ao envelhecimento; Colnago, Scapin , Opera, Olympia utilizaron isso
( eu tinha uma Scapin de aço 18Mcdv etc etc..nos anos 90 era o non plus ultra do aço Mig espessura tripla e tubos elitticos)...este material poderia ser uma alternativa ao alluminio porqué é possivel construir tubos de diametro inferior muito parecido ao aço...e olha que diametro de um tubo tem grande influencia na rigidez do quadro!!!;-))...
Eu tambem tinha btts em alluminio mas é outra coisa em quanto estamos a falar de bike com forqueta idraulica, pneus de 2.1 e logo são bons filtros para as vibrações
. Eu gosto muito dos materiais compositos porqué praticamente não há limites de forma e podemos jogar com diferentes tipologias de fibras e resinas e criar produtos com diferentes caracteristicas. Em todos os casos estou da ideia que com 1500 euros de certeça que cumpravo bike de carbono, sem duvida....agora já é tarde mas há uns meses com 1100 se encontravam ofertas com quadro totalmente em carbono com bom grupo.....ok, mas o nosso amigo já parece que já escolheu
))...
não me resta que dizer: Boas pedaladas e não liguem muito a estas discussões de bar
).
ciao