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Bicicleta de Ciclismo de Estrada - Sugestões

Carolina

Well-Known Member
os sapatos convém pelo menos experimentares antes de comprar. os tamanhos às vezes têm de ser 1 ou 2 números acima, consoante a marca.

capacete podes comprar na decathlon. eles também vendem capacetes da Bell e da Giro. deves encontrar algumas opções a rondar os 30€. aproveitas e compras o material que falta: câmaras de ar, bomba, desmontas, bolsa po selim, etc.
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
OFF-TOPIC

Eric, tenho um bicho desses em casa… Posso-te dar algum feedback se estiveres interessado!

De qualquer forma uma fat bike é principalmente orientada para um uso em determinados pisos: areia, neve, etc… É o caso?

Abraço
Exato, é pra isso mesmo e para servir de brinquedo, para não deixar evadir a criança que ainda há em mim!!!

Passeatas junto à praia e idas ao pão também não ponho de parte.

Mas como pouca gente as tem (as lojas só mesmo para venda e as marcas para revenda), e se trata de uma vertente das biclas muito peculiar e com características igualmente singulares, não dá para pedir ao vizinho emprestada um fim de semana e testar no(s) terreno(s) como assim se exige tendo em conta uma futura compra. É que também não estamos a falar de um modelo barato e que se possa vender caso não satisfaça plenamente...

O Pedro ainda não me aniquilou (respondeu) com palavras - queres ver que está a tirar fotografias na garagem ou foi à loja comprar uma? Malandro...

Acho que um capacete não se deve mandar vir da net com o risco depois de não gostarmos de nos ver com ele ao espelho. Das poucas coisas que compraria sempre numa loja.

os sapatos convém pelo menos experimentares antes de comprar. os tamanhos às vezes têm de ser 1 ou 2 números acima, consoante a marca...

Nem mais, coerência e bom gosto a isso mesmo obriga. E quanto aos sapatos, para o seu caso, aconselho SHIMANO devido às formas mais "normais" e porque está, praticamente, a iniciar-se o conforto nos pés é muitíssimo importante, mas nada melhor que experimentar duas ou três marcas.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Resumo da história:
1- Bicla Focus ou Cannondale, tentar experimentar as duas marcas e decidir tendo em conta se algum dos vendedores que conseguir preços similares aos dois sites que me recomendam.
2- Quanto a pedais falta o feedback do Alberto sobre o que foi dito.
3- Quanto a roupa toca a medir-me e a escolhar.
4- Quanto a capacete nada como em loja (percebo).
5- Quanto a sapatilhas? Em loja?

Grande abraço a todos.
Ah e não se esqueçam (particularmente Alberto) já escrevi atrás o feedback da loja :D.
Diz que já tá a fazer desconto e que para mim é 54, sem dúvida :D

Zebitor... Nao pesquisar Por pedais...

Pesquisa Por power meter...

Na minha opiniao... Para o teu caso, considerando aquilo que pretendes e so a coisa mais importante que esta ai, mais ate do que a bicicleta, Porque bicicletas e Como chapeus....

Chapeus ha muitos...

Pernas para pedalar Isso e outra historia...

Nao e facil e e preciso aprender a treinar... Se fosse so comprar uma bicicleta eramos todos corredores, e estavamos todos em forma... InfeliZmente nao e Bem Assim....

Se o teu ingles for bom, pesquisa Por power meter...

O que E?

Quais as vantagens?

Que tipos existem? Quanto custam e para que precos?

O que vai mudar na tua forma de treinar?

Que influencia Isso te vai trazer, na tua forma de estar na modalidade, tempo vs quantidade de Treino, qualidade, a forma Como vais rentabilizar o teu potencial com 90 150 Ou 59 kilos, o que te vai ensinar a nivel de conhecer o teu corpo? As Tuas proprias capacidades a e desafia-las etc...etc...etc...

A alimentacao e extremamente importante...

Mas quem sabe treinar a serio numa bicicleta pode perder muito peso.. A comer normalmente....

Agora saber treinar e outra historia e Tem muito que Se lhe diga...

Vai e faz pesquisa...Tem calma... Perceber O que Isso e ... E pondera Bem...

Grande abraco...
 

zebitor

Member
Percebo que mais do que andar de bicicleta tu defendes uma ciência de como andar e tornar isso uma forma de vivermos o exercicio físico.
Eu percebi isso quando defendeste esses pedais, que de facto são um show. E gostei disso.
Vou tentar experimentar uma focus como referiste, mas a cannondale que o Mig recomendou que te parece?
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Exato, é pra isso mesmo e para servir de brinquedo, para não deixar evadir a criança que ainda há em mim!!!

Passeatas junto à praia e idas ao pão também não ponho de parte.

Mas como pouca gente as tem (as lojas só mesmo para venda e as marcas para revenda), e se trata de uma vertente das biclas muito peculiar e com características igualmente singulares, não dá para pedir ao vizinho emprestada um fim de semana e testar no(s) terreno(s) como assim se exige tendo em conta uma futura compra. É que também não estamos a falar de um modelo barato e que se possa vender caso não satisfaça plenamente...

O Pedro ainda não me aniquilou (respondeu) com palavras - queres ver que está a tirar fotografias na garagem ou foi à loja comprar uma? Malandro...





Nem mais, coerência e bom gosto a isso mesmo obriga. E quanto aos sapatos, para o seu caso, aconselho SHIMANO devido às formas mais "normais" e porque está, praticamente, a iniciar-se o conforto nos pés é muitíssimo importante, mas nada melhor que experimentar duas ou três marcas.

Montanha tenho, Claro... 26 e 29...

Mas fat bike Por acaso nao tenho....

Mas arranjo a experimentar...

Qual e que queres experimentar? Sworks fatboy? ;) so Dai para cima...lol

(Brincadeira) agora mais a serio...

Isso Por ca arranja-Se a experimentar facilmente... Quer a sworks Ou outra qualquer...

Ate Ja Se arranja a experimentar Roda 36 se quiseres...lol

Grande abraco...
 
Scalatore, só te digo uma coisa… “alloy is back e veio para ficar!” ;)

Eu entendo o teu raciocínio que já explicaste noutro tópico… e que tem a haver com o valor de venda em 2ªmão e com o facto de achares que as bicicletas de alumínio novas serem caras…

Mas aqui sou mais da opinião do Alberto, para um orçamento de 1500€ tens boas bicicletas de alumínio… algumas que ficam a dever pouco às bicicletas de carbono de entrada de gama de certas marcas.

O outro dia estava a ver um video, salvo erro da da bike radar, em que falavam das tendências da industria e do facto de se estar a ver certas marcas a “apostarem” no desenvolvimento dos quadros de alumínio e diziam uma coisa que é bem verdade… O alumínio foi dos materiais dos quadros que teve menos evolução, em grande parte porque foi usado durante relativamente poucos anos em competição… Veio substituir o aço e pouco tempo depois foi substituído pelo carbono. Com isto o que quero dizer que é possivelmente não vimos nem viremos a ver (se calhar) o full potential do alumínio.

Eu posso falar à vontade porque tenho quadros em ambos os materiais… e digo sem problemas que gosto do alumínio e não entendo o “estigma” que existe à volta deste material… No entanto o aço já é considerado “retro”, “old school”, “hipster”, ou o que lhe quiserem chamar! E portanto tá na moda e é cool… já ninguém olha de lado… Atenção não tenho nada contra o aço, aliás confesso que até já me passou pela cabeça dar um pulo à Bélgica para me tirarem as medidas na Jaegher…

Abraço

Olá Mig!

Gosto destas diatribas e gosto picar o Alberto:))).

Sabes porqué algumas marcas apostam no alluminio??:)), é muito simple: custos, mas isso não é topic para ir a falar deste assunto. Em minha opinião o composito com fibra de carbono é e será sempre superior a o alluminio em varios aspectos. Alluminio serie 6000 e 7000 é bom só na nautica--barcos!...agora uma boa alternativa, mas ninguém se calhar conhece é o Scandio...onde é que foi este material o melhor este elemento?? Sabem o que é? é um elemento que quando ligado ao Al ( logo lega de serie 7*** SC...bem agora parece que vou ser um sabichão!!!) dá a possibilitade de ter uma alluminio mais resistente a fatiga e ao envelhecimento; Colnago, Scapin , Opera, Olympia utilizaron isso:) ( eu tinha uma Scapin de aço 18Mcdv etc etc..nos anos 90 era o non plus ultra do aço Mig espessura tripla e tubos elitticos)...este material poderia ser uma alternativa ao alluminio porqué é possivel construir tubos de diametro inferior muito parecido ao aço...e olha que diametro de um tubo tem grande influencia na rigidez do quadro!!!;-))...
Eu tambem tinha btts em alluminio mas é outra coisa em quanto estamos a falar de bike com forqueta idraulica, pneus de 2.1 e logo são bons filtros para as vibrações:). Eu gosto muito dos materiais compositos porqué praticamente não há limites de forma e podemos jogar com diferentes tipologias de fibras e resinas e criar produtos com diferentes caracteristicas. Em todos os casos estou da ideia que com 1500 euros de certeça que cumpravo bike de carbono, sem duvida....agora já é tarde mas há uns meses com 1100 se encontravam ofertas com quadro totalmente em carbono com bom grupo.....ok, mas o nosso amigo já parece que já escolheu:)))...

não me resta que dizer: Boas pedaladas e não liguem muito a estas discussões de bar:)).

ciao
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Percebo que mais do que andar de bicicleta tu defendes uma ciência de como andar e tornar isso uma forma de vivermos o exercicio físico.
Eu percebi isso quando defendeste esses pedais, que de facto são um show. E gostei disso.
Vou tentar experimentar uma focus como referiste, mas a cannondale que o Mig recomendou que te parece?

Sim... Sem duvida... Uma boa opcao... Zebitor sou dos que defendo que desde que tenha uma transmissao a funcionar em condicoes uma cranck compact e um quadro "jeitoso", para poderes pedalar em seguranca Assim Como te espetar ai contra um pinheiro em seguranca, sim, Porque lembra-te que tambem vai correr mal Por vezes e e precisamente quando as coisas correm mal que testamos realmente o material, qualquer bicicleta serve... Desde que o preco praticado seja justo, nao essas sugestoes da Loja...

Aquela cannondale vai ainda ser mais confortavel que a focus... A focus Tem uma geometria mais mista... Sem compromisso... A cannondale synapse e mais confortavel... E uma boa sugestao...podia-mos estar aqui a falar de milhares de bicicletas... Mas na minha opiniao e chover no molhado...

A focus e so um exemplo... Ha milhares.... Acho que no geral deves escolher aquela de que esteticamente gostes mais e que te sintas melhor no tamanho e geometria adequado, (so experimentando) Experimenta e Experimenta... Nao te canses de experimentar.... LEVA O TEU TEMPO...

Quanto ao power meter... Acho que qualquer Pessoa que Quer andar de bicicleta com o objectivo de evoluir... Deve ter um...

Para passear e uma coisa...

Para treinar e evoluir e outra...

Tu falas-te em perder peso... Para mim eu Levo Isso a serio... "Palavra Chave"...

Nao vamos confundir Meu amigo... Estas "estao" a falar comigo... Estava na barriga da minha Mae e Ja sai de la a pedalar...

E temos que perceber uma coisa...

Perder peso a fazer o que mais gostamos, e das melhores coisas que pode Haver... Neste caso a pedalar...

Mas nao vamos confundir...

Porque... Zebitor...

Ninguem perde peso "a passear"!!!!

Perder peso a pedalar sim, Mas e preciso pedalar e treinar... E para treinar e preciso "aprender"... E existem ferramentas que Sao indispensaveis Quer em questoes de acompanhamento Como analise e Isso tambem serve muito de motivacao...

Agora a bicicleta Como o material equipamento... E so uma sugestao... Para veres e perceberes Como eu me baseio...

Agora quem me conhece Bem... Sabe muito Bem que eu nao compro para mim Esse material... Compro melhor e mais caro.... Mas e para mim...

E sei me colocar no lugar dos outros...neste caso no teu lugar optaria Por ai...

Grande abraco...
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Abusando do off topic, agradeço a amabilidade mas, finalmente, acho que consegui algo muito similar para testar no terreno.

ZEBITOR:

5- Quanto a sapatilhas? Em loja?

Experimentar vários modelos e tamanhos, claro que sim, sem dúvida!

Já a compra, reserve-se no direito de optar por onde estiverem ao melhor preço (loja ou websites). Atenção que preço mais barato não significa melhor negócio, pois podem demorar a ter em stock, a entregar ou cobrarem os olhos da cara pelos portes de envio. Diria que uma diferença de até 15€, não justifica online, mas isso sou eu que assim decido.

Quando tiver apurado o modelo que melhor lhe apraz, chute aqui que não faltarão conselhos onde os adquirir mais favoravelmente.
 

zebitor

Member
Sim, eu vou fazer disto o meu Big brother e não vou escolher nada sem antes vos informar primeiro, até para que este forum seja um mito do ciclismo :).
Scalatore, força aí com a sugestão, porque acima de tudo está o experimentar :) e experimentar como diz o Alberto.
 
No BTT, LAPIERRE PRO RACE 400, já usei com essa liga.


E que bomba e gozo me proporcionou na altura!!! (c/ guiadores de 580mm, que loucura, tendo em conta que hoje em dia menos que 700mm é suicídio montanha a baixo...).


Espetaculo!!

eu sempre costumo por os meus gostos/esigencias a frente dos "hoje em dias":))...guiador largo tinha no enduro ( mota )!! na btt guiador de 54cm max e sempre a abrir a descer se haver pernas eheh....nem imagino o que é andar com um 700mm...mas são gostos como ovvio.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Olá Mig!

Gosto destas diatribas e gosto picar o Alberto:))).

Sabes porqué algumas marcas apostam no alluminio??:)), é muito simple: custos, mas isso não é topic para ir a falar deste assunto. Em minha opinião o composito com fibra de carbono é e será sempre superior a o alluminio em varios aspectos. Alluminio serie 6000 e 7000 é bom só na nautica--barcos!...agora uma boa alternativa, mas ninguém se calhar conhece é o Scandio...onde é que foi este material o melhor este elemento?? Sabem o que é? é um elemento que quando ligado ao Al ( logo lega de serie 7*** SC...bem agora parece que vou ser um sabichão!!!) dá a possibilitade de ter uma alluminio mais resistente a fatiga e ao envelhecimento; Colnago, Scapin , Opera, Olympia utilizaron isso:) ( eu tinha uma Scapin de aço 18Mcdv etc etc..nos anos 90 era o non plus ultra do aço Mig espessura tripla e tubos elitticos)...este material poderia ser uma alternativa ao alluminio porqué é possivel construir tubos de diametro inferior muito parecido ao aço...e olha que diametro de um tubo tem grande influencia na rigidez do quadro!!!;-))...
Eu tambem tinha btts em alluminio mas é outra coisa em quanto estamos a falar de bike com forqueta idraulica, pneus de 2.1 e logo são bons filtros para as vibrações:). Eu gosto muito dos materiais compositos porqué praticamente não há limites de forma e podemos jogar com diferentes tipologias de fibras e resinas e criar produtos com diferentes caracteristicas. Em todos os casos estou da ideia que com 1500 euros de certeça que cumpravo bike de carbono, sem duvida....agora já é tarde mas há uns meses com 1100 se encontravam ofertas com quadro totalmente em carbono com bom grupo.....ok, mas o nosso amigo já parece que já escolheu:)))...

não me resta que dizer: Boas pedaladas e não liguem muito a estas discussões de bar:)).

ciao

Lol... Ninguem conhece o scandium? Mas achas que Estas a falar com os teus amigos comunistas Ou que? Lol

Gostas de me Picar Mas eu tambem gosto de Picar...

Scalatore vou-te fazer uma pergunta muito basica... Nao so a ti, Mas a quem me quiser responder... Porque o correr sem saber andar ha muita gente...

Vamos la a pergunta...

Diz-me qual e a maior diferenca de um quadro em carbono para um quadro em aco, nao no papel...Nem no peso, etc... Mas de quem sabe realmente na pratica... O que e pedalar num quadro em carbono e o que e pedalar um quadro em aco... Ambos de alta gama...

Ou seja... Olhos vendados... E a pedalar... O que e o feeling de carbono vs o feeling de aco...

Tu e quem quiser pode responder...

Vamos ver quem da a resposta mais plausivel... E aprender uns com os outros...

Comecamos pelo mais basico... A Aprender... Carbono vs aco... Diferencas? Ha... Sim muitas... Mas comecamos pelo mais facil de distinguir... Neste caso carbono vs aco... Depois passamos ao mais complicado... Nao vamos correr sem saber andar...

Vamos la carbono vs aco??? Em cima dela a pedalar??.

Grande abraco...
 
A diiferencia??

Nehuma!!!!....o 99% vendado estou certo que não sabe reconhecer o material do quadro!!!:))....simple as that!!.

Ps: mas se calhar a longo prazo entre alluminio e carbonio as costas dizem qualquer coisa;-)..ehehe
 

MigC77

Well-Known Member
Abusando do off topic, agradeço a amabilidade mas, finalmente, acho que consegui algo muito similar para testar no terreno.

ZEBITOR:

5- Quanto a sapatilhas? Em loja?

Experimentar vários modelos e tamanhos, claro que sim, sem dúvida!

Já a compra, reserve-se no direito de optar por onde estiverem ao melhor preço (loja ou websites). Atenção que preço mais barato não significa melhor negócio, pois podem demorar a ter em stock, a entregar ou cobrarem os olhos da cara pelos portes de envio. Diria que uma diferença de até 15€, não justifica online, mas isso sou eu que assim decido.

Quando tiver apurado o modelo que melhor lhe apraz, chute aqui que não faltarão conselhos onde os adquirir mais favoravelmente.

Se queres uma "gorducha" para brincar... Do meu ponto de vista são melhores opções:

Em alloy https://www.specialized.com/pt/pt/bikes/mountain/trail/stumpjumper-fsr-comp-6fattie/107081
Em carbono https://www.specialized.com/pt/pt/bikes/mountain/trail/stumpjumper-fsr-comp-carbon-6fattie/107331

A minha Fatboy foi-me oferecida e foi mesmo surpresa... de outra forma não a tinha comprado nem tinha "deixado" que me comprassem essa bicicleta... Não a vendo porque me foi oferecida há menos de 1 ano. É tipicamente a bicicleta N+1 quando o N é elevado.

É engraçado dar uma voltas com ela mas não passa disso... Racionalmente não acho que para maioria das pessoas faça sentido comprar uma bicicleta destas... sobretudo quando se calhar é mais uma extravagância do que uma bike que vá dar resposta a uma necessidade real.

Abraço
 

albertosemcontador

Well-Known Member
A diiferencia??

Nehuma!!!!....o 99% vendado estou certo que não sabe reconhecer o material do quadro!!!:))....simple as that!!.

Enganas-te!!!!!

Eu tenho bicicletas de todos os materiais...

E sei ver Bem a diferenca...;) sim...vendado... Sei o que e o aco e sei o que e o carbono, de forma verdadeira... E nao com viciozinhos de estilo e modas e tendencias... Ponho-te aqui Preto no Branco...

Sabes qual e?

Esta na pedalada!!!

No embale...

Um quadro em carbono, gosta de ser pisado!!!!

Um quadro em aco, gosta de ser embalado....com gentileza!!!

Um quadro em carbono gosta de levar com forca, explosao...

Um quadro em aco gosta de levar com mestria, pressistencia de pedalada e experiencia em embalar... E com pressistencia nao e com bullying....

Ja um quadro em carbono e ao contrario...

Um nao e melhor que o outro... Sao completamente diferentes...

E preciso e saber domar um e domar o outro... Cada um ao seu estilo...

Quando Se sabe, leva-Se cada um deles aonde Se Quer... Quando nao Se sabe e Se pedala com carbono a pensar que Por ser mais leve e melhor

Ou Entao com aco

Porque Se pedala com mais "charme"

Nao funciona... Sao outras razoes, mais evidentes do que essas de modas e tendencias...

Isto para obter performance de um e de outro material da forma devida...

Agora Se for para passear apenas tanto da um Como o outro...

Scalatore e preciso saber!!! :) Aprende amigo!!! ;)

Ate aqui um power meter e importante... Ensina-nos a pedalar em aco e em carbono da forma correcta...

Para quem quiser!!! Atencao!!! Para quem quiser!!! Para quem nao quiser e quiser continuar a acreditar em reviews da internet e revistas e na carochinha e outra historia...

Grande abraco...
 
@Alberto

Bem mas eu sendo um Avg Joe intendo passear e na minha modestia estou certo que não sei reconhecer um material do outro...mas se calhar depois 4-5 horas a pedalar algumas dores nas costas podiam sugerir qual o material;-).
Eu aprendo sempre e gostu aprender e tenho cabeça a 360º...mas não esquecer que as tuas são opiniões!! e se calhar há quem pensa diversamente por isso todo é relativo. Vou repetir, o 99% estou certo que não consegue identificar o material! Agora se tu entendes riders de uma determinada tipologia é outro assuntos mas que percentagem há destes??;-)

ciao
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
...na btt guiador de 54cm max e sempre a abrir a descer se haver pernas eheh....nem imagino o que é andar com um 700mm...mas são gostos como ovvio.
Em roda 29", um guiador com menos de 700mm, não favorece em nenhum terreno, é quase uma obrigação! Imagine manobrar isto
renault-magnum-redbull-2_111485433.jpg

com isto
renault-clio-gt-volante.jpg

Com suspensão de 150mm, fora de questão!!! Se já desço de olhos vendados e a rezar aos Santinhos todos, com esse curso todo até me federava no DH e o POMBO que se cuidasse!!!

Que tropa de elite que para aqui vai a poluir o tópico, mas tá animado, SIGGGAAA!!!

[video=youtube_share;LjB68QX5Tu0]https://youtu.be/LjB68QX5Tu0?t=9[/video]
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Para apimentar a coisa, quem de vós usa power meter e como contribuiu para melhorar os vossos treinos?
Abraço.

Pergunta offtopic...lol...

Topico errado!!! ;) por aqui esta cheio de "comunistas"...;) pedalar a ultramar!!! Camisa Vitor Emmanuel aberta, calca de ganga,Cabelo do peito ao vento e faca nos dentes..Lol.. E Tu tambem deves ser meio, Estas a chamar de camarada a quem? ;) lol...

Brincadeira...

Agora a serio...

Da uma olhada neste topico...

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?11987-potencia-perfis-e-treinos/page33

Ha ai quem saiba muito Bem do que fala...

Eu nao comento Por ai.. Opcao pessoal... Mas o topico Tem bom conteudo...

Para ti que Estas a comecar... Chega e sobra....

Grande abraco...
 

Kongas

Active Member
Ora bem, nem de propósito este tópico.

Ainda esta manhã fui dar uma volta com a minha vintage, quadro de aço, depois de umas semanas a andar só com carbono. A diferença é como o Alberto diz, não teria arranjado palavras para dizer melhor, o carbono responde mais depressa, é mais brusco, o aço é mais de embalar. Mal comparado, é como se o carbono fosse um veiculo a 2 tempos e o aço a 4 tempos.

Claro que para além do quadro há muito mais aspectos a ter em conta, e que influenciam o comportamento da bicicleta e o conforto. No meu caso particular o quadro de aço é incomparavelmente mais confortável, mas também ajuda o selim, que é um Turbo da Selle Italia (supostamente era o que os pros dos anos 80/90 usavam, meti-o quando fiz o restauro da bicicleta porque era igual ao original e acabou por ser o selim mais confortável que usei até hoje). No entanto, acredito que com selins iguais o aço continuaria a levar larga vantagem (por acaso é um teste que hei-de fazer).

Agora voltando ao assunto do tópico, se fosse hoje comprar uma bicicleta de estrada, como os anos já pesam, abria um pouco os cordões à bolsa e ia para um quadro custom em titânio. Cada vez mais me convenço que mais importante que o peso do quadro ou a gama dos componentes é ter um bom ajuste da bicicleta à nossa fisionomia, além que que um quadro desses dura uma vida, e pode-se sempre ir fazendo upgrades dos componentes conforme o gosto (e o bolso).

Claro que se o orçamento referido é fixo, então acho que já foi tudo dito, dá para um quadro de alumínio com componentes gama alta ou um de carbono com componentes 105, por exemplo (que já são bastante bons), mas acima de tudo, o meu conselho é comprar algo que esteja bem ajustado à fisionomia, experimentar várias soluções, fazer ajustes, testar, só comprar quando se tiver a certeza que as dimensões são as correctas (e não confiar nas tabelas dos fabricantes, ou no meu caso particular andaria com um ou dois tamanhos acima do que me assenta bem).
 
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