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105 Di2 ou Rodas de Carbono?

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Olá.

Nunca experimentei di2, mas sem dúvida nenhuma que preferia umas rodas boas do que um grupo mais caro ou eletrónico.
O 105 normal cumpre muito bem, já ter umas rodas boas ou umas que apenas cumprem, é bem diferente.
Pois a minha duvida vai exatamente nesse sentido. Como nunca usei transmissão eletrónica, não sei se estou a perder alguma coisa de relevante ou não.

No meu raciocínio penso que optasse pelo 105 di2 e as rodas oem de alumínio, ficaria sempre com a pulga atrás para, mais cedo ou mais tarde, fazer o upgrade para umas rodas mais leves (não têm de ser necessariamente em carbono).

Agora se optasse pelo 105 mecânico e as rodas leves de carbono penso que não iria ficar a pensar em fazer o upgrade para eletrónico...

Tirando a questão do "future proof" referida pelo @cconst não estou a ver grandes argumentos tipo "game changer" para ir para o di2.

Mas isso é por nunca ter usado...
 

Aslume

Well-Known Member
SOIGNEUR
' I l ''.

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Pois a minha duvida vai exatamente nesse sentido. Como nunca usei transmissão eletrónica, não sei se estou a perder alguma coisa de relevante ou não.

No meu raciocínio penso que optasse pelo 105 di2 e as rodas oem de alumínio, ficaria sempre com a pulga atrás para, mais cedo ou mais tarde, fazer o upgrade para umas rodas mais leves (não têm de ser necessariamente em carbono).

Agora se optasse pelo 105 mecânico e as rodas leves de carbono penso que não iria ficar a pensar em fazer o upgrade para eletrónico...

Tirando a questão do "future proof" referida pelo @cconst não estou a ver grandes argumentos tipo "game changer" para ir para o di2.

Mas isso é por nunca ter usado...
,Vê se consegues fazer um teste numa loja com o sistema electrónico., visto que o investimento é significativo. O que disse o Constant é o velho dilema entre a emoção e a racionalidade. E o pior que pode acontecer e escolhermos uma variável e mais tarde chegarmos há conclusão que talvez não foi . a escolha mais acertada, mas isso são os chamados “ossos do ofício”
 

Ajmg

Active Member
SOIGNEUR
Boas, eu não tenho grupo eletrônico, não experimentei, e não está nos meus planos ter em breve. Mas tenho alguns amigos que têm e a opinião é unanime que uma vez experimentado não voltas atrás. Facilidade de afinação e prazer/simplicidade na utilização. É mais fácil comprares mais tarde umas rodas melhores do que substituíres o grupo :cool:
 

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
Pois a minha duvida vai exatamente nesse sentido. Como nunca usei transmissão eletrónica, não sei se estou a perder alguma coisa de relevante ou não.

No meu raciocínio penso que optasse pelo 105 di2 e as rodas oem de alumínio, ficaria sempre com a pulga atrás para, mais cedo ou mais tarde, fazer o upgrade para umas rodas mais leves (não têm de ser necessariamente em carbono).

Agora se optasse pelo 105 mecânico e as rodas leves de carbono penso que não iria ficar a pensar em fazer o upgrade para eletrónico...

Tirando a questão do "future proof" referida pelo @cconst não estou a ver grandes argumentos tipo "game changer" para ir para o di2.

Mas isso é por nunca ter usado...

Não estás a perder nada digamos assim. Se nunca tiveres um grupo eletrónico não perdes nada, pois o 105 mecânico funciona perfeitamente.
Agora, depois de experimentares um eletrónico pode é acontecer-te não quereres voltar a usar mecânico, que foi o que me aconteceu.

O meu conselho é ires para o 105 mecânico e pelas rodas melhores. Nesta fase é o que faz mais sentido para ti e vai-te acrescentar um conforto imenso à bicicleta.
 

cconst

Well-Known Member
SOIGNEUR
105 mecânico funciona perfeitamente.
Podia dizer-se o mesmo das rodas. Qualquer uma das duas funciona perfeitamente.
vai-te acrescentar um conforto imenso à bicicleta.
Pois. Talvez.

Contas de merceeiro:
rodas boas: 1000 paus (??? não sei mesmo... não faço ideia do preço das rodas de carbono que equipam a outra bici), troca-se em casa sem chatear ninguém;
Upgrade para Di2: Shifters: 380; desviadores: 180+100 = 660 mais a mão de obra... 750 eur? (os preços foram os primeiros que me apareceram numa pesquisa rápida do google).

Assim feito, até fica mais em conta ir pela que tem melhores rodas... já que o resto se troca depois mais em conta que umas rodas... não sei.
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
Não estás a perder nada digamos assim. Se nunca tiveres um grupo eletrónico não perdes nada, pois o 105 mecânico funciona perfeitamente.
Agora, depois de experimentares um eletrónico pode é acontecer-te não quereres voltar a usar mecânico, que foi o que me aconteceu.

O meu conselho é ires para o 105 mecânico e pelas rodas melhores. Nesta fase é o que faz mais sentido para ti e vai-te acrescentar um conforto imenso à bicicleta.

Sou da mesma opinião.

Mas sim, quando experimentas eletrônico já não voltas atrás :p
 

s0me0ne

Well-Known Member
SOIGNEUR
Podia dizer-se o mesmo das rodas. Qualquer uma das duas funciona perfeitamente.
A diferença entre transmissão eletrónica/mecânica é muito maior em relação a rodas de carbono/alumínio.

Se trocares de rodas de alumínio para carbono vais notar alguma diferença, mas se trocares para transmissão eletrónica vais notar bastante diferença. Então naqueles dias de 3/4 horas em percurso de muitas passagens de velocidades...

Como já disseram, se poderes tenta testar transmissão eletrónica. É daquelas coisas que não sentes falta até experimentar.
 

Reis

Well-Known Member
SOIGNEUR
Não tenho transmissão eletrónica por isso não posso dar uma opinião válida sobre o funcionamento, mas quando trocar irei sem dúvida para eletrónica. Actualmente acho que não faz muito sentido ir para mecânica. Vai acontecer o mesmo como aconteceu com os travões de discos.
 

m.r.f.

New Member
@pratoni também nunca experimentei um grupo eletronico, mas como o @Reis mencionou e bem, hoje em dia comprar uma bike nova (ainda por cima cerca de 3 mil €) tem que ser com grupo eletronico e de travões de disco.

Como disseste que não querias colocar as bikes em questão para não desviar do tópico, pois agora é inevitável.
A cube que o @Cláudio colocou tem ultrega di2 e rodas em carbono.
Eu que penso comprar bike para o próximo ano, essa cube já entra para a lista.
 

TorPedlo90

Member
SOIGNEUR
Ótimo dilema, pessoalmente acho que preferia 105 Di2 porque a transmissão tende a ser algo que não se volta a trocar. No futuro conforme promoções, oportunidades ou disponibilidade financeira pessoal penso que o upgrade de rodas acaba por acontecer.
 
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