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105 Di2 ou Rodas de Carbono?

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Olá a todos.

Venho fazer uma pergunta para saber o que valorizariam mais.

Tendo duas bicicletas em que tudo o resto seria semelhante ou com diferença irrelevante, inclusive o preço, o que prefeririam, tendo como contexto uma bicicleta de estrada de endurance?

De um lado uma transmissão 105 12 velocidades mecânica 50-34 e 11-34 e umas rodas de carbono, 1450 grs, perfil 33mm, largura exterior de 28mm e interior de 21mm e tubeless ready.

Do outro lado uma transmissão eletrónica 105 Di2 12 velocidades 50-34 11-34 e uma rodas oem de alumínio de 28 raios, perfil 25mm, largura interior 23mm e tubeless ready também.

Se fosse para vocês o que prefeririam e porquê?
 

nmt

Well-Known Member
Olá a todos.

Venho fazer uma pergunta para saber o que valorizariam mais.

Tendo duas bicicletas em que tudo o resto seria semelhante ou com diferença irrelevante, inclusive o preço, o que prefeririam, tendo como contexto uma bicicleta de estrada de endurance?

De um lado uma transmissão 105 12 velocidades mecânica 50-34 e 11-34 e umas rodas de carbono, 1450 grs, perfil 33mm, largura exterior de 28mm e interior de 21mm e tubeless ready.

Do outro lado uma transmissão eletrónica 105 Di2 12 velocidades 50-34 11-34 e uma rodas oem de alumínio de 28 raios, perfil 25mm, largura interior 23mm e tubeless ready também.

Se fosse para vocês o que prefeririam e porquê?
Sem qualquer dúvida as rodas de carbono (foi essa a opção que fiz). O funcionamento da transmissão Shimano 105 tem sido gabada em toda a comunicação social e posso confirmar o seu excelente desempenho. Prefiro um sistema mecânico pela fiabilidade, facilidade de manutenção e muito inferior custo de substituição em caso de necessidade.
Não vejo que exista melhoria de performance ou de peso(ou até de agradabilidade de funcionamento relevante) entre um sistema eletrónico ou mecânico.
Já no que toca às rodas, aí sim. Apesar de não ser indicado seguramente que as rodas de alumínio terão uma diferença de peso de umas boas centenas de gramas. Para além disso os olhos também comem e seguramente que a bicicleta ficará bem mais apelativa com as rodas de carbono, ainda por cima com um perfil mais elevado.
 

jcca

Well-Known Member
Olá a todos.

Venho fazer uma pergunta para saber o que valorizariam mais.

Tendo duas bicicletas em que tudo o resto seria semelhante ou com diferença irrelevante, inclusive o preço, o que prefeririam, tendo como contexto uma bicicleta de estrada de endurance?

De um lado uma transmissão 105 12 velocidades mecânica 50-34 e 11-34 e umas rodas de carbono, 1450 grs, perfil 33mm, largura exterior de 28mm e interior de 21mm e tubeless ready.

Do outro lado uma transmissão eletrónica 105 Di2 12 velocidades 50-34 11-34 e uma rodas oem de alumínio de 28 raios, perfil 25mm, largura interior 23mm e tubeless ready também.

Se fosse para vocês o que prefeririam e porquê?
Uma pergunta com mil hipóteses de resposta e 2 mil variáveis
Para mim e para perceberes as razões: Se for uma KTM com as mavic de carbono ou a KTM com as fulcrum 3 prefiro as fulcrum 3......
Ou seja depende mt das rodas que são, existem rodas de carbonos leves que não valem grande coisa a não ser a vista, existem rodas de alumínio perfil baixo que são top, depende do que é o OEM de onde vem, assim como as de carbono....
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Olá a todos.

Venho fazer uma pergunta para saber o que valorizariam mais.

Tendo duas bicicletas em que tudo o resto seria semelhante ou com diferença irrelevante, inclusive o preço, o que prefeririam, tendo como contexto uma bicicleta de estrada de endurance?

De um lado uma transmissão 105 12 velocidades mecânica 50-34 e 11-34 e umas rodas de carbono, 1450 grs, perfil 33mm, largura exterior de 28mm e interior de 21mm e tubeless ready.

Do outro lado uma transmissão eletrónica 105 Di2 12 velocidades 50-34 11-34 e uma rodas oem de alumínio de 28 raios, perfil 25mm, largura interior 23mm e tubeless ready também.

Se fosse para vocês o que prefeririam e porquê?
Fácil, umas boas rodas (e pneus) fazem mais diferença que o DI2.
 

JBG

Well-Known Member
Olá a todos.

Venho fazer uma pergunta para saber o que valorizariam mais.

Tendo duas bicicletas em que tudo o resto seria semelhante ou com diferença irrelevante, inclusive o preço, o que prefeririam, tendo como contexto uma bicicleta de estrada de endurance?

De um lado uma transmissão 105 12 velocidades mecânica 50-34 e 11-34 e umas rodas de carbono, 1450 grs, perfil 33mm, largura exterior de 28mm e interior de 21mm e tubeless ready.

Do outro lado uma transmissão eletrónica 105 Di2 12 velocidades 50-34 11-34 e uma rodas oem de alumínio de 28 raios, perfil 25mm, largura interior 23mm e tubeless ready também.

Se fosse para vocês o que prefeririam e porquê?

Escolhe a CUBE!
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Uma pergunta com mil hipóteses de resposta e 2 mil variáveis
Para mim e para perceberes as razões: Se for uma KTM com as mavic de carbono ou a KTM com as fulcrum 3 prefiro as fulcrum 3......
Ou seja depende mt das rodas que são, existem rodas de carbonos leves que não valem grande coisa a não ser a vista, existem rodas de alumínio perfil baixo que são top, depende do que é o OEM de onde vem, assim como as de carbono....
Posso não ter sido explícito mas, em ambos os casos, tratam-se de rodas oem, ou melhor, da mesma marca de componentes do fabricante da bicicleta.

Os dados que coloquei relativos às rodas foi o que consegui descobrir, com a excepção da marca/modelo, que aí iriam descobrir que bicicletas se tratavam, o que não era o objectivo inicial do tópico.
 

jcca

Well-Known Member
Posso não ter sido explícito mas, em ambos os casos, tratam-se de rodas oem, ou melhor, da mesma marca de componentes do fabricante da bicicleta.

Os dados que coloquei relativos às rodas foi o que consegui descobrir, com a excepção da marca/modelo, que aí iriam descobrir que bicicletas se tratavam, o que não era o objectivo inicial do tópico.
A resposta é a mesma depende das rodas que são, rolamentos, equilíbrio do conjunto.....existem mtas rodas de alumínio que são mt "redondinhas" no rolar......
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Já agora, pode-se saber quais são os modelos em questão?

Não queria muito revelar quais as bicicletas por trás das opções para não distrair da questão inicial do topico mas posso revelar só por questões "científicas"... :p

Na opção 1 temos esta:
YTB5DI2K_7.jpg



Quanto à opção 2 foi baseada nesta, embora hajam mais opções no mercado que pudessem estar nesta lista:
SCULTURA_ENDURANCE_6000_redblk_MY24.tif
 

jcca

Well-Known Member
Não queria muito revelar quais as bicicletas por trás das opções para não distrair da questão inicial do topico mas posso revelar só por questões "científicas"... :p

Na opção 1 temos esta:
YTB5DI2K_7.jpg



Quanto à opção 2 foi baseada nesta, embora hajam mais opções no mercado que pudessem estar nesta lista:
SCULTURA_ENDURANCE_6000_redblk_MY24.tif
Independentemente das marcas das burras....as rodas são estas referidas?.....eu ficava com as 2:1 (sou fã, não são a minha 1ª escolha de rodas mas são a 2ª, 1⁰ Zipp, 2⁰ Fulcrum/Vision) seguimento das rodas fulcrum e campagnolo ( as que estão na bianchi) e até são as de carbono e leves(a confirmar)......
Agora 700€ de diferença é mt guito e eu com 700€ fico com DI2 e umas Zipp/fulcrum/vision/campagnolo e as rodas de origem para o inverno molhado.....
Ficaste baralhado? É o que já escrevi mil e uma opiniões e 2mil variáveis....
Por estes valores seria sempre mt importante testar os quadros há marcas que não valem um caracol e a pedalada desaparece no quadro.......(não posso falar de nenhuma deles)
 

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
As rodas da Bianchi são Veloman, OEM da marca, que basicamente são rebranding de componentes da italiana Miche. Nessa gama "cumprem" mas não devem deslumbrar...

Essa Mérida está um estrondo nessa cor :p
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Independentemente das marcas das burras....as rodas são estas referidas?.....eu ficava com as 2:1 (sou fã, não são a minha 1ª escolha de rodas mas são a 2ª, 1⁰ Zipp, 2⁰ Fulcrum/Vision) seguimento das rodas fulcrum e campagnolo ( as que estão na bianchi) e até são as de carbono e leves(a confirmar)......
Agora 700€ de diferença é mt guito e eu com 700€ fico com DI2 e umas Zipp/fulcrum/vision/campagnolo e as rodas de origem para o inverno molhado.....
Ficaste baralhado? É o que já escrevi mil e uma opiniões e 2mil variáveis....
Por estes valores seria sempre mt importante testar os quadros há marcas que não valem um caracol e a pedalada desaparece no quadro.......(não posso falar de nenhuma deles)
O preço da Bianchi em Portugal é bastante mais baixo, arredondando, fica nos 3000€ +-.

A Merida não cheguei a ver o preço em loja cá em Portugal.
 

Jacc

Active Member
Olá a todos.

Venho fazer uma pergunta para saber o que valorizariam mais.

Tendo duas bicicletas em que tudo o resto seria semelhante ou com diferença irrelevante, inclusive o preço, o que prefeririam, tendo como contexto uma bicicleta de estrada de endurance?

De um lado uma transmissão 105 12 velocidades mecânica 50-34 e 11-34 e umas rodas de carbono, 1450 grs, perfil 33mm, largura exterior de 28mm e interior de 21mm e tubeless ready.

Do outro lado uma transmissão eletrónica 105 Di2 12 velocidades 50-34 11-34 e uma rodas oem de alumínio de 28 raios, perfil 25mm, largura interior 23mm e tubeless ready também.

Se fosse para vocês o que prefeririam e porquê?
Olá.

Nunca experimentei di2, mas sem dúvida nenhuma que preferia umas rodas boas do que um grupo mais caro ou eletrónico.
O 105 normal cumpre muito bem, já ter umas rodas boas ou umas que apenas cumprem, é bem diferente.
 

jcca

Well-Known Member
O preço da Bianchi em Portugal é bastante mais baixo, arredondando, fica nos 3000€ +-.

A Merida não cheguei a ver o preço em loja cá em Portugal.
Pronto devido ao IVA, não é 700 é 600. de diferença.....
Se procurares com calma encontras promoções e outras situações de rodas mais baratas que isso.
(as minhas 303 e não são S, as minhas fulcrum 400, as vision SC60 de alguém ,foram todas menos que os 600€) algumas podem podem ser mais pesadas mas são belas rodas e melhores que algumas mais leves.....
Só mais uma nota
.........
Tendo duas bicicletas em que tudo o resto seria semelhante ou com diferença irrelevante, inclusive o preço, o que prefeririam, tendo como contexto uma bicicleta de estrada de endurance?
........
600€ náo é irrelevante.......
 

nmt

Well-Known Member
Bom, face aos modelos apresentados iria seguramente para a Bianchi, não só pelas rodas mas também pela mítica da marca.
 

cconst

Well-Known Member
SOIGNEUR
E pronts. Mostraram-se as bikes e as respostas passaram logo a fugir à questão inicial.

Se o dinheiro não fosse um problema - que foi retirado da equação inicialmente - eu escolheria o 105 Di2. Mesmo não morrendo de amores por sistemas eletrónicos, mas fico com a ideia que é mais future proof do que a versão de cabos. E se for numa ótica de manter a bicicleta durante largos anos, então aí ainda mais inclinado para o grupo eletrónico fico. Daqui por uns 4 ou 5 anos, encontrar desviadores (p.e.) na gama do 105 não eletrónicos será complicado e substituir um partido ou fazer upgrade do desviador tornar-se-á mais complicado e mais caro.

Rodas?! Serão sempre na mesma ordem de grandeza. E pode até aparecer uma promo interessante numa altura mais para a frente e fica-se com uma bicicleta nova outra vez.

(Posto isto - e para me contradizer - não sei se conseguia resistir à Bianchi... mesmo sem Di2).
 

JBG

Well-Known Member
Não queria muito revelar quais as bicicletas por trás das opções para não distrair da questão inicial do topico mas posso revelar só por questões "científicas"... :p

Na opção 1 temos esta:


Quanto à opção 2 foi baseada nesta, embora hajam mais opções no mercado que pudessem estar nesta lista:

Eu vi logo que as duas juntas não faziam 1.

CUBE Agree

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826300_S_00.jpg


Cube_Agree-C-62-Race-carbon-n-black_778200_-1.jpg


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CUBE Attain

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