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Tubeless

petrix

Well-Known Member
Só se pode colocar até 5 bares?! Bem...mas isso não significa perda de "velocidade", uma vez que existe mais atrito? Por outro lado, temos mais conforto seguramente...
Usas Tubless? Já experimentaste usar 5bares?
Eu uso 4,5bares á frente e 5bares atrás... um pneu tubless usa sempre menos pressão do que o pneu tradicional com camara de ar.
 

NDG

Active Member
Usas Tubless? Já experimentaste usar 5bares?
Eu uso 4,5bares á frente e 5bares atrás... um pneu tubless usa sempre menos pressão do que o pneu tradicional com camara de ar.

Sim uso Tubless, por norma coloco 6 bares à frente e 6.5 à atrás.

Ok, então vou experimentar colocar menos para ver se noto diferença no rolar, se assim for, ganha-se bastante em conforto :)
 

card0so

Well-Known Member
Eu tenho andado com ~3.4 bar/50 PSI à frente (26mm) e 3.1 bar / 45 PSI atrás (29mm).
Peso cerca de 67kgs.
Cheguei a esses valores utilizando uma calculadora online.
 
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NDG

Active Member
Eu tenho andado com ~3.4 bar/50 PSI à frente (26mm) e 3.1 bar / 45 PSI atrás (29mm).
Peso cerca de 67kgs.
Cheguei a esses valores utilizando uma calculadora online.

E não notas nenhuma diferença em relação a usar mais pressão? Para além do conforto...já agora, se te recordares do site coloca aí sff :)
 

card0so

Well-Known Member
E não notas nenhuma diferença em relação a usar mais pressão? Para além do conforto...já agora, se te recordares do site coloca aí sff :)
Tendo em conta o meu nível de forma, a única diferença que noto é maior conforto :D
A calculadora foi esta da SRAM: https://axs.sram.com/guides/tire/pressure
Mas devo ter experimentado outras calculadoras também, porque utilizando essa dá-me 4.32 bar / 4.15 bar frente/trás
 
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RTC

Moderador
Staff member
Existem pressões recomendadas para precaver problemas... isto com os Continental GP5000 S TR.

215960161810de03ae444.41736655.jpg
Esta imagem foi retirada da página da Continental?
 

jppina

Well-Known Member
Dúvida:

Não há qualquer problema de incompatibilidade em usar pneus recomendados para aros hookless em aros tubeless "normais", digamos assim.
Por exemplo não tem sido aconselhado os GP5000 TL em aros hookless.
Então e usar os 5000 TR S em aros normais?
Qual é a vossa opinião?

Quando dizes aros normais queres dizer aros sem ser hookless, mas tubeless, certo? Se sim não vejo que possa haver problema. Se por aros normais te referes a aros que não são tubeless ready já é outra conversa e não me parece de todo possível/aconselhável.

Já agora, na página da Zipp, tem lá os pneus de várias marcas compatíveis com as várias rodas deles (https://www.sram.com/en/zipp/campaigns/hookless-tire-compatibility). É engraçado que as novas 303 firecrest, que têm 25mm de largura interna, não são compatíveis com pneus de 25, ou 26, só de 28mm para cima. Já as mais baratas e básicas 303 S, que "só" têm 23mm de largura interna, já são compatíveis com pneus de 25mm, mas não de todas as marcas/modelos.
 

nunokas

Well-Known Member
Já viram o novo líquido anti furo da Silca? Parece que faz milagres.

Acredito que seja eficaz com tanto "detrito" na mistura...nem dá para acrescentar pela válvula :D

Quanto ao hookless, vai ser standard dentro de pouco tempo.

Eu uso as Zipp com Pirelli race tlr, 55/50 psi para 65kg sem algum problema. Gosto muito deste setup e vejo-me a repetir quando queimar estes pneus.
 

RTC

Moderador
Staff member
Quando dizes aros normais queres dizer aros sem ser hookless, mas tubeless, certo? Se sim não vejo que possa haver problema. Se por aros normais te referes a aros que não são tubeless ready já é outra conversa e não me parece de todo possível/aconselhável.

Já agora, na página da Zipp, tem lá os pneus de várias marcas compatíveis com as várias rodas deles (https://www.sram.com/en/zipp/campaigns/hookless-tire-compatibility). É engraçado que as novas 303 firecrest, que têm 25mm de largura interna, não são compatíveis com pneus de 25, ou 26, só de 28mm para cima. Já as mais baratas e básicas 303 S, que "só" têm 23mm de largura interna, já são compatíveis com pneus de 25mm, mas não de todas as marcas/modelos.
Sim, aros tubeless. Não me exprimi bem.
Eu tenho uns 5000 tr numas zipp 303s mas queria comprar outro par para montar numas bontrager aeolus, que não são hookless.
Daí a minha pergunta/dúvida. :)
 

nunokas

Well-Known Member
Sim, aros tubeless. Não me exprimi bem.
Eu tenho uns 5000 tr numas zipp 303s mas queria comprar outro par para montar numas bontrager aeolus, que não são hookless.
Daí a minha pergunta/dúvida. :)

Os TR servem em todos os aros com ou sem câmaras. Os anteriores é que não são compatíveis com aros hookless...em teoria... porque há quem tenha experimentado sem nenhum problema.
 

petrix

Well-Known Member
Esta imagem foi retirada da página da Continental?
Estava na Alltricks ao selecionar os GP5000 S TR na parte dos detalhes...

Já agora, para quem já experimentou os novos GP5000 S TR, o que acharam?
Eu achei-os mais confortáveis em relação aos "velhos" 5000TL, rolam bem suave... e claro poupa-se 100g de peso no par... :cool:
 
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NDG

Active Member
E quantos km menos vão fazer à conta dessa poupança de peso?

Sim bem visto...e quantos kms por norma costumam fazer? No meu ver, sendo eu um mero amador e curioso, 100 gr a menos, não iria fazer qualquer diferença, aliás, até me preocupo mais com o meu próprio peso, do que com o peso da bicicleta.

Desde janeiro até agora, já perdi 2 kg, se me perguntarem se noto diferença na bicicleta, sim e muita :p tenho 1.73 m com atualmente 73,5 kg
 

jppina

Well-Known Member
Acho que não percebeste o que eu quis dizer... não é a tirar 100g ao teu peso que vais fazer os mesmo km que fazias com os antigos 5000. Eles pesam menos porque têm menos borracha, com menos borracha fazem menos km...
 

petrix

Well-Known Member
Acho que não percebeste o que eu quis dizer... não é a tirar 100g ao teu peso que vais fazer os mesmo km que fazias com os antigos 5000. Eles pesam menos porque têm menos borracha, com menos borracha fazem menos km...

Ok, em relação a isso só posso dizer daqui a uns 10000kms... :cool:... mas menos peso não quer dizer que seja menos borracha somente no piso, até porque a concepção do pneu também é diferente, estes já estão preparados para aros Hookless... inclusive o próprio tipo de borracha tem influencia.
Por exemplo no mesmo tipo de pneu se for com a parede em castanho geralmente são mais leves que a versão tradicional em borracha preta.
 
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jppina

Well-Known Member
Pode não ser bem assim.

Não é so de borracha que um pneu é feito. E até digo mais: mais borracha pode durar menos que um pneu com menos borracha!

Concordo e sem dúvida! O vídeo já tinha visto. Um bom exemplo para a tua última frase é falar duns pneus que tive há uns valentes anos, os melhores que já tive em termos de grip, uns Vittoria Diamante Pro Radial. Ao fim de 1600km o traseiro estava bom para o lixo. A borracha era muito macia, e por isso agarrava bem ao alcatrão (era um prazer descer da Torre para a Covilhã com aqueles pneus!), e a consequência disso foi que se gastou num ápice.

mas menos peso não quer dizer que seja menos borracha somente no piso, até porque a concepção do pneu também é diferente, estes já estão preparados para aros Hookless... inclusive o próprio tipo de borracha tem influencia.
Por exemplo no mesmo tipo de pneu se for com a parede em castanho geralmente são mais leves que a versão tradicional em borracha preta.

Também concordo com isto, embora tenha ideia de que os com parede castanha são mais pesados que os pretos (pelo menos os Vittoria Corsa que tive eram), mas estamos a falar de diferenças mínimas. Todas essas diferenças não permitem ir diminuir os 50g por pneu alcançado... para chegar a esse valor, só diminuindo a espessura da borracha...

Por curiosidade fui ver ao site da rolling resistance e temos menos 0,5mm de altura duma versão para a outra... 2,8mm para o TL e 2,3mm para o novo S TR.

Ok, em relação a isso só posso dizer daqui a uns 10000kms... :cool:...
Ou menos, se a minha teoria se confirmar ;)

Mas o que interessa é que estejas satisfeito com os pneus, na prática o que poderá acontecer é que estes ao durarem menos tornam-se mais caros... haja dinheiro para comprar pneus e problema resolvido :p
 

petrix

Well-Known Member
Os 5000 TL aguentam bem os 10000km, quanto aos 5000 S TR daqui a meio ano já dou feedback...:p... não posso comparar com outras marcas pois sempre usei Continental, antes os 4000 e agora os 5000... em 10 anos de uso nunca me deixaram mal, e nestes anos todos não devo ter tido uma mão cheia de furos ... e claro comecei também com a medida 23mm e agora só uso 28mm... viva o conforto e segurança... :)
 
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