• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Vuelta Pais Vasco 2014

Bruso

Well-Known Member
Que grande vitória do Swift. É como o undernardo diz...ninguem esperava que ele tivesse passado a montanha com o pelotão. O Nieve não passou...

O Valverde também teve um excelente final. Penso que garantiu hoje a camisola dos pontos. Amanha vai tentar conquistar a amarela.


O Tony Martin é que surpreendeu-me imenso nesta fase da época e nesta prova. Já ganhou uma etapa em fuga solitária e hoje passou todos os picos com o pelotão, assumindo a liderança várias vezes e no final ainda fez comboio para o Kwia.
 

undernardo

Active Member
Depois do trabalho de hoje penso que será mesmo o grande candidato.

Apesar de ele ser, digamos, um contra-relogista de fundo penso que o trabalho feito hoje deixa antever uma boa prestação amanhã. Tony Martin e contra-relógios com subidas não costumam combinar lá muito bem mas este aperitivo de hoje foi qualquer coisa.

A surpresa é mesmo o Ben Swift.. eu a contar com um sprint entre Valverde e Kwiatkowski e aparece aquela camisola da Sky do nada. eheh interessante
 

jpacheco

Well-Known Member
quilometros finais para quem quiser ver

[video=youtube;OMb7OuTeVZ0]https://www.youtube.com/watch?v=OMb7OuTeVZ0[/video]
 

plx

New Member
2014_vuelta_ciclista_al_pais_vasco_stage6_profile.png


O Kwiatkowski consegui fazer um melhor CR que o Tony Martin na Volta ao Algarve embora o percurso fosse mais favoravel ao alemao. Neste CR com as subidas as diferenças devem ser ainda maiores. Kwiatkowski é o favorito a vencer a par do Tejay.
 

plx

New Member
1 67 SWIFT, Ben SKY 03h 56′ 56″
2 1 VALVERDE, Alejandro MOV 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
3 154 KWIATKOWSKI, Michal OPQ 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
4 97 SLAGTER, Tom Jelte GRS 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
5 32 CUNEGO, Damiano LAM 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
6 133 GAUTIER, Cyril EUC 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
7 114 HIVERT, Jonathan BEL 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
8 12 PERAUD, Jean-Christophe ALM 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
9 21 CONTADOR, Alberto TCS 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
10 51 EVANS, Cadel BMC 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
11 74 JEANNESSON, Arnold FDJ 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
12 71 PINOT, Thibaut FDJ 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
13 142 MONFORT, Maxime LTB 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
14 128 TROFIMOV, Yury KAT 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
15 57 VAN GARDEREN, Tejay BMC 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
16 48 YATES, Simon OGE 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
17 155 POELS, Wouter OPQ 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
18 121 SPILAK, Simon KAT 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
19 53 SANCHEZ, Samuel BMC 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
20 84 KISERLOVSKI, Robert TFR 03h 56′ 56″ + 00′ 00″
...
48 2 HERRADA, Jose MOV 04h 08′ 59″ + 12′ 03″
49 7 PLAZA, Ruben MOV 04h 08′ 59″ + 12′ 03″
50 186 FRAILE, Omar CJR 04h 08′ 59″ + 12′ 03″
51 5 IZAGIRRE, Ion MOV 04h 09′ 19″ + 12′ 23″
52 38 VALLS, Rafael LAM 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
53 31 COSTA, Rui LAM 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
54 141 VAN DEN BROECK, Jurgen LTB 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
55 3 INTXAUSTI, Beñat MOV 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
56 116 NORDHAUG, Lars Petter BEL 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
57 131 ARASHIRO, Yukiya EUC 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
58 36 OLIVEIRA, Nelson LAM 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
59 41 ALBASINI, Michael OGE 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
60 28 SUTHERLAND, Rory TCS 04h 09′ 44″ + 12′ 48″
61 15 MONTAGUTI, Matteo ALM 04h 09′ 44″ + 12′ 48″

Mais uma etapa tranquila para Rui Costa sempre acompanhado pelos seus colegas e pela armada espanhola :p
 

Carolina

Well-Known Member
o tony martin só tem problema quando são TT muito inclinados, ou seja, crono-escalada. de resto é tranquilo. amanhã deve ganhar.

estes topos de hoje foram mesmo só isso: topos. não é nada assim tão agressivo que ele não consiga fazer um bom trabalho.
 

LUCAS

Well-Known Member
O Contador e o Valverde andaram a implicar um com o outro em vez de se juntar ...
Acho que amanha ainda vão ter um desgosto ...
 

tugatipster

New Member
Cadel Evans tem muito a ganhar, é perfeitamente possível ultrapassar Cunego e Valverde. Se Contador tiver algum problema mecânico pode ser o suficiente para Evans anular os 36 segundos. Espero um bom tempo de Evans.

Aposta para hoje
Cadel Evans @ 1.66 vs Maxime Monfort
 

Bruso

Well-Known Member
Coisa que nunca percebi:

bicicleta de André Cardoso para o CRI

10171889_772320649469562_5863907874034325217_n.jpg


Não sei se o André ainda está com ambiçoes na geral. Se estiver ok compreendo que faça o CRI neste avião. Mas acontece tantas vezes vermos por exemplo o Cavendish a fazer o CRI numa bike destas em ritmo quase de passeio. Qual é a necessidade? É obrigatório?
 

Carolina

Well-Known Member
se levas uma bicicleta para um ciclista, levas para todos. até ficaria mal para a marca só fornecer bicicletas para certos ciclistas da mesma equipa.
 

undernardo

Active Member
É tudo uma questão de aerodinâmica especialmente na parte das rodas. Gostava de poder explicar-te mas o meu background de física é 0 eheh

Na asa dos aviões, criadas para funcionar na horizontal, a superfície inferior é diferente da superfície superior para causar o efeito de sucção para cima. Na roda lenticular, que funciona como uma asa na vertical, não é possível causar esse efeito de sucção para um dos lados mediante a desigualdade das superfícies, sob pena de não se conseguir manter a bicicleta em linha recta. As superfícies são iguais, têm igual ângulo de ataque ao vento e criam o tal efeito de asa - de sucção simultânea para os dois lados, o que "empurra para a frente" - na parte de trás da roda. Por isso a roda vista na sua vertical, é estreita na periferia junto ao pneu (normalmente nem é pneu, é um tubular) e muito mais grossa na zona central junto ao seu eixo. Ou seja, do eixo da roda para trás, a roda não tem que penetrar o ar, por efeito da deflexão que a metade dianteira da roda já causou. E por isso a roda é "empurrada" para a frente.

Isso faz com que tenhas de aplicar menos potência na pedalada para atingir a mesma velocidade obtida com uma roda sem perfil. Ao andar em pelotão não se justifica muito pois acabas sempre por ir protegido ou ir na roda de alguém mas quando corres sozinho o facto de estares exposto ao vento afectará sempre o teu rendimento. A questão de não se justificar em pelotão também começa a ser questionada tendo como exemplo o caso da Lampre-Merida em que o quadro Scultura EVO foi descartado em função do (mais aero) Reacto EVO.

Para finalizar:

faster_ch4_poweroutputwind.jpg

Estas são algumas das vantagens de usar esses aviões em contra-relógios.. até podes ser o pior contra-relogista!
Seguramente que me esqueci de algo ou disse algo de forma pouco cientifica. Estão à vontade para me corrigir :p
 

Carolina

Well-Known Member
acho que a questão do bruso era mais sobre a necessidade de ciclistas que à partida não vão fazer o TT com o intuito de se esforçarem, usarem bicicletas de contra-relógio.
 

Bruso

Well-Known Member
É o que a Carolina disse.
Conheço as vantagens das bicicletas de TT a nível aerodinamico. Só que pôr um ciclista que vai para ali passear (novamente o exemplo do cavendish ou dos outros sprinters) numa posição tão agressiva como a do TT acho desnecessário.
 

Bruso

Well-Known Member
É o que a Carolina disse.
Conheço as vantagens das bicicletas de TT a nível aerodinamico. Só que pôr um ciclista que vai para ali passear (novamente o exemplo do cavendish ou dos outros sprinters) numa posição tão agressiva como a do TT acho desnecessário.
 

Carolina

Well-Known Member
o cavendish não é um bom exemplo, especialmente nos TTs pequenos. no algarve até acho que fez top 20, ou coisa que o valha.

não te esqueças que alguém tem de dar os tempos para o tony martin...
 
Bruso, a posição agressiva não quer dizer que seja desconfortável para um contra relógio. Os pros têm uma flexibilidade que a maioria dos amadores não têm, logo vão muito mais confortável. Um TT também não demora 4 a 6 horas.

Resistência ao vento e melhor penetração no ar serão as grandes vantagens, logo, menor esforço. Não tão desnecessário quanto isso, antes pelo contrário.

Em relação ao Cav, ir em ritmo de passeio é normal até porque é um ciclista que nunca luta pela geral.
 

Nuno98

New Member
É uma questão de marketing e não só. Quando vês Kittel's e Greipel's da vida a andar de bicicletas de TT é só mesmo para marketing. Eles não vão ali no CR para ganhar no entanto o marketing para a Cervélo e outras marcas é bastante importante até porque a P5 é uma enorme aposta da Cervélo para o triatlo e CR's
 
Top