• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Um alentejano... perdido no ciclismo

Bruso

Well-Known Member
Também vou tentar bater. Só tou à espera da estradista hehe.

Não conheço. Mas se gostas de subir vais adorar a Madeira ahahaha
 

FDurao

New Member
O meu tambem nao deve durar mt tempo. tive outro KOM, passado 1 dia e meio ja tinha sido batido. Mas o tipo nao se ficou a rir que passado uns meses, consegui bate-lo :p Agora não sei como esta.

Por acaso, um amigo meu da madeira ja me convidou varias vezes pra ir la. Quiçá se nao vou numa destas ferias ;) O rapaz faz parapente. Deve ser fácil de saber quem é

Reza para que eu tão cedo não vá para os lados da Mina :p ;)
 

FDurao

New Member
Pior que o troço que fiz hoje entre Aljustrel e Castro Verde não deve estar. Cheguei á conclusão que as estradas interiores aqui do concelho até são das melhorzinhas que existem :cool:
 

torui

Well-Known Member
Sim, conheço o Luis Morais. Quando tiveres com ele manda-lhe um abraço meu. E um dia que ele venha cá para estas bandas pedalar podes vir com ele também que com toda certeza que vais ser bem recebido. No grupo de Ourique apesar de alguns dos seus elementos andarem nas horas, nas suas tiradas acabam sempre por esperar por os mais lentos; o lema é de que ninguém fica para trás. Podes perguntar ao Luís que ele confirma-te isto...
 

iMiguel

Active Member
Na 4ª feira (se nao estou em erro) fomos dar uma voltinha aqui nestes lados, até à Corte Pinto (Mina S. Domingos). Estou também pensando em ir ao cicloturismo em Santa Vitoria
 

iMiguel

Active Member
#5 Tour de Mértola - Etapa 1​


Nada como estar de férias e pedalar por estas estradas fora.
O título é mais uma brincadeira após o termino da mítica "Tour de France". Aqui o meu concelho é propício a grandes voltas, e porque não dividir essas voltas e considerar como etapas de um tour fictício? Foi a partir desta ideia que vos trago o inicio de uma saga... Não sei ao certo quantas "etapas" terá, o que sei é que vai permitir um gozo tremendo pedalar, acumular km's e km's nestas férias de verão.

Saí de casa já um pouco tarde, não por não me ter apetecido levantar mais cedo, mas sim para dar um beijinho de parabéns à minha avó pelas 86 primaveras completas. Sai de casa já perto das 9, com a rota bem definida. os km's iniciais foram mais do mesmo, foram ligeiramente mais lentos que a volta de ontem, pois sabia que tinha gerir o esforço (ou tentar gerir o mais possível :p ). Paragem para as habituais fotos às placas das localidades (colocarei o link no final do relato) e siga caminho. O dia apresentava-se bastante cinzento, com algum vento frio ora por vezes se tornava incomodo ora vinha a calhar para refrescar o corpo.

Chegada à localidade dos "Corvos" primeira pausa para um abastecimento. Nesta paragem tinha só 25km's e cerca de 1h de pedalada. Pode ser muito tempo para pouco km, mas como ia na calma, o tempo é mais que suficiente :) . Nunca uma sandes de marmelada e umas bolachas Maria (também com marmelada) souberam tão bem eheh. Terminado o abastecimento, siga o rumo.

Dos "Corvos" até Mértola, foi num instante, vento a favor, era meter mudanças e dar ao pedal. Já conseguia ver algum movimento de trânsito (pouco habitual), vi 2 ciclistas que cumprimentei e recebi o retorno (momento ainda mais raro do que o transito a esta hora no profundo Alentejo).

Segunda parte do trajecto tive a companhia do vento de frente e com o dia a aquecer um pouco mais. Encontrei alguns carros (deve ser dia de festa, pela quantidade de carros que encontrei a circular a estas horas num domingo) no sentido inverso, presumo que estão a caminhar para as suas benditas ferias no Algarve. Chegando ao destino da segunda parte da volta, falo da localidade "Amendoeira da Serra", pausa para a tradicional foto e segundo abastecimento do dia. O abastecimento para não variar muito, marchou a segunda sandocha de marmelada e uma peça de fruta. Como se costuma dizer, "soube que nem ginjas!" :D Tempo de trocar os bidons da agua e preparar o regresso.

Antes de começar a pedalar olhei ao relógio e o dito marcava 11:50. Pensei para mim "tenho que estar em casa antes das 12:30h", no entanto estava a 15km's de casa, mas o terreno era quase sempre a sunir fiquei um pouco desmoralizado, mas nada que não se fizesse. Não sei se foi da sande, ou da peça de fruta, mas o caminho de regresso pareceu-me te-lo feito feito rápido, pois quando me apercebi estava quase a chegar a vila. Ainda houve um condutor ou outro que dentro do seu veiculo ainda me incentivava a pedalar. Chegada à vila, deu ainda tempo para ir espreitar o rio e fazer as subidas até casa com outro ânimo. Devo dizer que cheguei a casa antes do previsto, era 12:25h quando parei a bike frente à porta de casa.

De referir que esta volta foi toda feita no prato maior. Agora percebo o porquê de ver algumas médias no strava. Percebi, também, o porque de alguém aqui do forum dizer que quando se treina no prato maior, o panorama muda completamente... Completamente de acordo!
Hoje foram 77.7km (maior distancia que percorri até hoje na bike de estrada) em3h17min. Mais detalhes, deixo o link da volta. Ahh e tal como disse, abaixo está também o album com as fotos das localidades que tenho percorrido de bike.

Volta: http://connect.garmin.com/activity/349457273
Fotos: http://www.flickr.com/photos/miguelnuno/sets/72157634684717249/with/9310827399/





Até à próxima.
Miguel



--------------------------------
Resumo das crónicas:
#1 Apresentação
#2 Volta de Batismo da bicicleta (estradista alentejana)
#3 Volta da "Peregrinação"
#4 Volta solitárias por Terras Algarvias"
 

Bruso

Well-Known Member
Parabéns pelo excelente relato. A ideia do Tour é muito bem pensada.

Tu levas mantimentos para abastecer uma freguesia hehehe.
Tens de organizar as fotos por etapa.

Fico à espera da próxima etapa...Eurosport internacional ou eurosport 2?? :D
 

iMiguel

Active Member
Antes sobrar que faltar ehehe

A ideia surgiu do nada. Nestas férias, enquanto houver pernas, há etapas. Quando terminarem as férias, termina o tour, daí não saber ao certo quantas etapas tem. Quanto as fotos, eu bem queria tirar mais, mas não tenho máquina, só com o telemóvel... Na falta de melhor tenho que o utilizar.

A próxima etapa será amanhã ou depois :D


btw, eurosport2, com resumo alargado na rtp2 :cool:
 

iMiguel

Active Member
Se conduzires, vens ver a família num fim de semana, e trazes a bike :p

Eu dizia sempre que nunca havia de ter uma bicicleta de estrada, e hoje em dia estou "viciado" nisto. Posso não saber muito da área, mas consigo sentir o gozo em pedalar numa bike destas (coisa impensável à cerca de 2~3 anos atrás)
 

jocarreira

Well-Known Member
Nunca tinha visto uma bicicleta de estrada com um guiador tão elevado, isso deve-se reflectir bastante no conforto para melhor, não?
 

iMiguel

Active Member
Sim, tem um bom conforto. Para já vou deixar assim, primeira bike de estrada, embora já esteja meio ambientado à coisa, é preciso ganhar um pouco mais de calo. Daqui a mais uns tempos logo faço um upgrade à dita (o selim está na calha).
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Hoje a volta quase que chegava aos 3 dígitos, mas fiquei-me pelos 91km :p Durante o dia de hoje sai o respectivo comentário à volta.
 
Top