O ângulo do Seat tube não influencia o ETT, mas não foi isso que quis dizer, peço desculpa se foi o que passou. Onde quero chegar é que influencia o reach, uma bicicleta com um ETT maior e um ângulo de ST menor pode ter um reach menor do que uma bicicleta com ETT menor um ângulo de ST maior.
E se não gostares de efectuar concessões a nivel da relação selim/BB então o reach acaba por
E sim Martins, concordo contigo, na prática mais vale olhar para o ETT do que para qualquer outra coisa, até porque a maior parte do pessoal não tem pachorra nem conhecimentos para andar a fazer cálculos/desenhos geométricos.
No entanto se não estiveres na disposição de efectuar concessões a nivel da relação selim/BB então o reach acaba por mais importante, pois uma bicicleta com um angulo de ST maior vais ter que ter o selim mais para trás em relação a uma bicicleta com o angulo de ST menor.
Ao colocares o selim mais para trás estás efectivamente a aumentar a tua distancia em relação ao guiador o que faz com que uma bicicleta com um ETT maior (aqui estamos a falar de diferenças minimas) possa ser efectivamente mais pequena ( na distancia de um ciclista para o guiador) do que uma bicicleta com um ETT menor.
Provavelmente não me estou a explicar bem, se eu encontrar um programa online que permita fazer uns desenhos geométricos dá para ver isto mais facilmente. Já fiz em papel mas aí está sempre sujeitos a erros de desenho, quero ver se encontro algo mais fidedigno.