• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Treino especifico para rolos???

salpicão

Member
Boas pessoal,
eu juntamente com os meus comparças das bikes, compramos rolos para treinar durante o inverno. Tenho um armazém, que infelizmente esta desocupado, e vamo-nos juntar lá todos para tratar do cabedal...
Gostava saber se existe algum treino especifico que se deva fazer, ou algo que não se deva fazer, etc...
Peço a ajuda do pessoal já batido nestas andanças, pois sou leigo na matéria... Ontem fomos fazer uma aula de cycling, tem alguma coisa de que se possa trazer para o treino nos rolos? reparei que eles, professores, fazem tipo séries de alguns minutos em pé, sentado, etc...
Como devo treinar???
Abraço.
 

salpicão

Member
Boas,
começamos a andar em março/abril de 2010, ainda hoje fizemos 85km bravos com subidas bastante duras, queremos não perder o comboio e melhorar as nossas capacidades...
 

dekeriel

Member
Cuidado com os treinos que se vê por ai em muitos sites, pois destinam-se na sua maioria a profissionais ou pessoas com muita preparação e podem trazer lesões e problemas musculares, esqueleticas e até de coração a quem não tem preparação suficiente. No vosso o ideal é em dias de sol sair para a rua e seguir um plano de treinos estabelecido previamente (é muito importante) nos restantes dias consoante disponibilidade então fazer rolos apenas para não perder forma. Para não complicar, na minha opinião para o vosso caso deves fazer treinos dia sim dia não (rolos ou rua), mas fazer rolos só se não poderem ir para estrada.

Nos dias de rolos, basta fazer o suficiente para manter a forma e 40 a 60min é mais que suficiente, Costumo fazer assim:

5min de alongamentos fora da bicicleta,
10min de aquecimento ja na bicicleta,
5min a 70% fc max
5min 60~65% fc max
5min a 80% fc max
10min 60~65 fc max
2min a acima dos 90% fc max
se acabar por aqui faço 10min de ritmo lento para descomprimir, senão faço outra vez 10min a 60~65% fc max e mais 2 min acima dos 90% depois então 10 min de descompressão.
alongamentos no final.

Não fazer disto um sistema rigido de treino pois se resentirem cansaço, espalmado, dores musculares ou até sensação de falta de força, é melhor até apenas fazer rolos a rolar sem sair dos 65% fc max, ou esticar apenas uma vez, desta forma dão tempo para o corpo recuperar.

O importante é lembrarem-se que são amadores, e não abusarem, os que fazem treinos muito pesados devem ser acompanhados por medicos, nutricionistas, massagistas etc, porque um passo errado e acabam com problemas para o resto da vida e com a bike encostada a um canto.
 

Morg

Well-Known Member
Fiz o via simples há 2 anos e estou a fazer outra vez agora.
Da 1ª vez fiz a primeira fase de 10 semanas numa bike estática.

Para mim o único problema dos rolos é a transpiração, não me aborreço em treinos de mais de 1H.
Há quem aconselhe treinos mais curtos e com mais alterações para quebrar a monotonia dos rolos.

Antigamente quando andava estava a ver TV, este ano comprei um Tacx i-magic e tenho os vídeos.
 

salpicão

Member
boas,
obrigado pelas vossas ajudas. Estou a tirar algumas dicas... não sou nem serei profissional, custumava treinar 3ª, 5ª sábado e domingo, pretendo continuar a andar quando for possivel de bicicleta e quando isso não for possivel andar com nos rolos. O plano do Dekeriel parece encaixar naquilo que pretendo por agora.
Mais ajudas serão bem vindas.
Abraço.
 
Top