• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Testes biomecânicos

Gact

Member
Viva
No site em Sérgio Ribeiro vi que mudar de bicicleta que ele fez uns testes biomecânicos para se adaptar a sua nova bicicleta à pessoa. Este tipo de testes não será uma boa forma de evitar érnias,tendinites,dormencias impontencias,etc... Alguém já fez este tipo de testes?

Cumprimentos
 

Burning Dogma

New Member
Regra geral, os profissionais fazem sempre esses testes pois o corpo de cada um tem características únicas e convém adaptar a bicicleta consoante as mesmas para evitar lesões e maximizar o rendimento.

Para nós, ciclistas de fim de semana, esses testes são caros, mas muitas vezes era preferível gastar dinheiro neles do que andar a estoirar dinheiro em componentes mais leves a pensar que se vai andar mais rápido.
 

Gact

Member
Pois aí está a razão! Eu partilho dessa opinião! E é com a bicicleta perfeitamente ajustada q evitas as lesões e consegues tirar o máximo de rendimento! Sabia q existiam estes testes em outros desportos mas nunca tinha descoberto neste. Por vezes se o tempo deixar ando 5 dias por semana cerca de 50klm cada e no 4o ou 5o dia já começa a doer os joelhos a próstata começa a queixar-se, e os Prós q andam quase todos os dias e centenas de klm...?! Para mim o ciclismo e o futebol são 1 vício e começo a desanimar com ciclismo por causa das destas mazelas q aparecem... Tenho q experimentar 1 teste destes se não resultar encosto a bicicleta!
 

SBRDYDY

Well-Known Member
no obidos place em s. domingos de rana. os sabidos fazem esse mesmo teste e não levam muito. e ja la fui e toda vez que troco de bike ele da uma olhada as medidas pra ver se esta tudo bem.
tem muito a ver com a geometrias dos quadros, as vezes tem que se fazer ajustes mesmo sendo do mesmo tamanho.
 

gokamen

New Member
Boas...

Eu realizei um teste biométrico na Bike Zone de braga (antes de comprar a bike), para saber se o quadro estaria "ajustado" para mim...
Foram-me medidas a altura, medida entre-perna, comprimento de braço, altura do tronco e depois introduziram esses dados num programa em que medei as medidas certas para mim na bike, nomeadamente: tamanho do quadro, altura do selim, recuo do selim, distancia entre centro do guiador e selim, altura do guiador em relação ao selim...

Posso dizer que esses dados são importantes e consegue-se regular a bike do modo mais adequado para cada pessoa, tirando assim os melhores beneficios da bike!!
 

Gact

Member
O q vi no youtube na realização desses testes,são colocados sensores nos pés,joelhos,ancas,etc e o teste é realizado com a pessoa andar no rolo e e computador está a analisar os movimentos da pessoa e aquilo é corrigido até ao infimo pormenor.
Aparece tb no youtube a specialized a realizar o teste ao Cancelar e à equipa saxobank.
 

gokamen

New Member
Gact, então devo dizer que não sei onde se pode realizar esse tipo de testes... Acho que nesses teste que referem fazem um estudo da motricidade do ciclista, conseguindo corrigir desde aspectos de postura, pedalada, etc... Acho que é algo que só deve estar mesmo ao alcance do "prós"!!!:eek:
 

duchene

Well-Known Member
Sinceramente, apesar dos apitos e lasers e do design bonito dos aparelhos, não me parece que estes body fit apresentem resultados bastante distantes de uma medição caseira com recurso a 2 pessoas e algum tempo.

Não poderei avaliar a qualidade de quem propõe no final os ajustes, mas não sei se em todas as lojas haverá um técnico qualificado para ser autónomo na apresentação da solução ou se seguem algum tipo de tabela do género "se a medida X for inferior à distância Y, recuar o selim Z cm". E sempre são 100 euros (preço bikezone) para o processo.

Pelo que tenho lido, "o" fit demora um dia inteiro, engloba pelo menos 2 profissionais diferentes, entrevistas, medições, berços de teste quem em nada se assemelham a uma bicicleta, câmaras de video e algum software por computador.


Podem ver aqui um video de um bom processo de fitting:

http://www.youtube.com/watch?v=FsJYRaq-3sk
 

RichieValens

New Member
@ Duchene:

Sim, o BG Fit pressupõe que o técnico seja qualificado.

Fizeram vários cursos até poderem ter o diploma de BG Fit Professor.
Por isso apenas estão disponíveis em algumas lojas Specialized.

Nem todas as lojas fizeram o investimento pelo que nem todas o podem fazer.

O sistema BG Fit é mais complexo que possas imaginar e não é chegar, medir e toma lá estas medidas. É estudar as tuas medidas e, para além disso, a posição natural do teu corpo e dos teus movimentos (muito importante).

Como sabes, se o posicionamento das pernas ao longo do selim até aos pedais for o mais direito possível, a força transmitida aos pedais será mais coerente e maior. Contudo, se a posição natural do teu corpo não for certa, eles aplicam várias correcções (como sejam calços nos sapatos, por exemplo) de forma a optimizar a bicicleta ao teu corpo, ao teu movimento.

Isto só para dar uma ideia do que é.

Abraço,
Richie
 

SBRDYDY

Well-Known Member
um amigo meu pro foi lá fazer o body fit na motovedras de mafra com o andre (uns dos melhores a fazer em portugal), e quando foi no outro dia teve que desfazer tudo pos parecia que ia"num triciclo de criança" tão incomodas eram as medidas.
 

SBRDYDY

Well-Known Member
e eu tambem...
não to a falar do sem trabalho nesse sentido nada a apontar sempre 5 estrelas para mim o melhor mecanico da spcialized.
so que se estamos acostumados com uma certa medida na bike não a fits que nos faça trocar essa posição.
era isso que queria dizer e um abraço ao andre e ao team m&m.
 

Gact

Member
Comprei a bike numa loja de to suposto ciclista,má experiência,vendeu-me uma bike para um gajo com + 10 cm que eu.
Esse artista falava mal da decathlon curiosamente experimentei uma 56 notei uma diferença abismal para melhor a minha é uma Massi Elite master tamanho 54,tenho 1.75 m.

Fui a outra casa tiraram-me as medidas inseriram as medidas no computador e saiu aparentemente o quadro ideal(não consigo colocara ficha no post). Foi-me dito q com as minhas medidas seria melhor fazer um quadro por encomenda. Gostava de colocar a ficha no post mas não consigo

Nesse aspecto concordo com o post do Duchene e em que é dito no youtube. Mas também concordo com o RichieValens a Specialized sendo uma das empresas deste campo não iria facilitar com uma coisa destas.

Conclusão tenho uma bicicleta desconfortável. O q fariam na minha situação arriscariam um teste destes,para tentar remediar um erro? Até agora descobri q a Goka é a q tem os quadros com as medidas mais parecidas com a ficha atrás referida.

Obrigado pelas dicas

Abraço

Gabriel
 

SBRDYDY

Well-Known Member
gabriel não vale a pena insistir num quadro que não é a sua medida.
o melhor e tentar trocar por um mais ao seu tamanho.
não existe normalmente um quadro perfeito mas ai jogas com avanço , selim etc... para ter ela na sua medida.
e é o que vai fazer por enquanto. ate trocar de quadro tenta por essa o melhor possivel.
ps. eu tenho 175cm certos e nunca usaria um 56. o tamanho é mesmo o 54 e ate gosto de um 52 com um avanço de 130mm. nesse caso o errado é voçe loll
 
Last edited:

RichieValens

New Member
e eu tambem...
não to a falar do sem trabalho nesse sentido nada a apontar sempre 5 estrelas para mim o melhor mecanico da spcialized.
so que se estamos acostumados com uma certa medida na bike não a fits que nos faça trocar essa posição.
era isso que queria dizer e um abraço ao andre e ao team m&m.

@ SBRYDY

Sem te querer criticar, mas, pelo que dizes, se estás habituado a uma má posição na bike mas, é tua posição, não deves alterar para uma boa posição?

Basta ires para a estrada e veres ciclistas com más posições em cima da bicicleta. PAra eles, até pode estar óptimo, pois sentem-se confortáveis e andam muita bem. Mas, com o passar dos anos, podem desenvolver problemas de saúde por muitas horas passadas em cima da bicicleta.

Não estou a dizer que o BG Fit te resolve todos os problemas do mundo. Não! Mas, é uma das tentativas de melhorar a postura do ciclista em cima da bike. Contudo, o seu aparecimento não se deve a essa postura mas, em ajustar a bike ao ciclista, e não o ciclista à bike.

POr vezes, e consoante os indíviduos e as bicicletas, a diferença entre o BG Fit ou o não BG Fit pode ser insignificante, enorme, ou grandiosa.

Por vezes, basta uma ligeira mudança em qualquer componente e mudas radicalmente. Eu tinha um avanço de 110 na minha bike (tamanho 54). E ao fim de duas horas, sentia um enorme peso nos ombros. Coloquei um avanço de 90 e desapareceu tudo. Porque o avanço era demasiado grande e colocava demasiado esforço nos braços/ombros.

Outra coisa, conheço bem o André e isso de o teu amigo ter de desfazer as afinações, é estranho. Os "fitadores" (chamemos-lhe assim) têm linhas de conduta em que ligam para os "fitados" a perguntarem como se sentem no espaço de uma semana. No caso de se sentirem mal ou não estarem adaptados, são aconselhados a voltar à loja e a perceberem o porquê.
E, também, no final do BG Fit (que é feito com a bicicleta do cliente), o cliente dá uma volta de bike a averiguar a sua postura. Logo, ele não se apercebeu dessa situação?? (Só estou a perguntar, não quero duvidar de ti, não me leves a mal, por favor!!! :cool:)

Quanto ao Gabriel, concordo plenamente com o SBRDYDY. Troca de quadro... Não há muito que possas fazer. Na minha opinião, troca de quadro, para um do teu tamanho.

Abraço.
Richie
 

Gact

Member
Então aproveito para perguntar se alguém está mas mesmas circunstâncias que eu e q tenha um quadro ao qual não se adapte 52 ou 54 recente e equivalente ao meu que queira trocar sendo o meu de 2009 e tem umas mazelas de principiante.:D visto q não há dinheiro para comprar outro quadro.
:D

Para vocês verem o selim fica a pouco + 5 cm em quadro sendo o tubo horizontal e ao nível entre pernas 697,6 em centro do celim ao guiador tronco a ficha pede 722,5 ao guiador.

Gostava de colocar ficha em quadro que seria ideal,segundo as medidas q me foram tiradas tb gostava de ver a vossa opinião sobre o assunto mas não estou a conseguir e se para além da Goka existirá alguma coisa + parecida com a ficha

Abraço
Gabriel
 

alpha

New Member
Estou a pensar ir a um bom biomecânico.
Sei que existem os Fit's da Specialized. Existirão mais do género?
 

J.P.

New Member
Sim, existem. Na zona de Aveiro, por exemplo, há uma empresa que tb faz. O ano passado levavam +- 180 €, este ano e depois da passagem da troika;) não sei quanto levam.
 
Top