Boas,
muito se tem discutido qual o tamanho correcto de um quadro para determinado indivíduo sendo que uns defendem a utilização de um quadro mais curto de forma a ser mais reactivo mas a obrigar a uma posição mais racing e outros a defenderem um tamanho mais folgado ou seja que permita mais conforto e condução cicloturistica mas em contrapartida o quadro é menos reactivo.
Eu até agora sempre preferi quadros mais curtos mesmo ouvindo várias vezes que o quadro era pequeno para mim.
Passo a explicar o meu caso:
Tenho uma BMC SLC01 tamanho 53 (tt 55cm) com avanço 110mm (posição positiva 6º) e sinto-me bem em todos os terrenos (inclinações) mas quando faço mais de 200~300 kms de seguida (no mesmo dia), tenho algumas dores no pescoço e nos ombros o que vai sempre acontecer (independentemente do tamanho e da geometria do quadro) mas pretendo adiar a chegada dessas dores o máximo possível ou mesmo minimizá-las.
Para o efeito comprei um quadro "all-rounder" Lynskey R240 onde poderei encaixar no 52 (ML tt55,7cm) ou no 54 (L tt57,3cm). Antes de comprei o quadro pedi uma opinião a um dos Lynskey (já não me lembro o nome próprio) que me aconselho o 54 tenho em conta as minhas medidas e assim o fiz, comprei o 54 mas posso trocá-lo desde que não apresente marcas de uso. O ideal era fazer um test-drive mas para isso tenho de montar o quadro e depois já não o posso trocar caso o queira fazer.
Outro aspecto importante é que na BMC uso um espigão com "seatback" 25mm e na Lynskey vou usar um espigão com "seatback" de 15mm, isto é, partindo do princípio que a posição do selim se mantém igual (centrada), aproximo-me 1cm em relação ao guiador.
Com as minhas medidas, alguns sites recomendam tamanhos entre o 58 e o 60.
Altura: 186cm
Entre pernas: 88cm
Peso: 87kg
Idade: 41
Atenção que pretendo uma posição cicloturistica (confortável) e não racing.