• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tamanho do quadro

FUJI SST3

New Member
Depois de fazer nova medicao, com ajuda de um amigo ja com alguma experiencia

Altura 1.77
Entre pernas 81.5

o melhor tamanho sera o 54 correcto?

Ps: ha gente que ve muito mal


Então pk nao perguntas ao teu amigo k tem "alguma " experiencia? Ele concerteza k te vai aconselhar..

Sistema RETUL conheces?? Bike fit já ouviste falar?? Este sistema da-te as medidas exatas para comprares a nova bike..

Ps: "ha gente que ve muito mal" --> CORREÇÃO: Há gente mt mal agradecida..
Se quiseres indico t onde podes fazer o Bike Fit com este sistema..
 

AJMD

New Member
Ja perguntei, disse k seria o 54
(Ele tem alguma experiencia em comparacao comigo k nao tenho nenhuma)lol
Em ralacao a frase nao era para ninguem do forum , mas sim na bricadeira sobre a pessoa k me tirou as medidas, estamos a falar de uma diferenca de 3 cm na milha altura
 

joao_MLG

New Member
Boas pessoal... Comprei há 2 dias uma bike tamanho 53. Eu tenho 1.68 e de entre perna 79 o que da um tamanho 52 mas como a marca so tinha 50 ou 53 veio um 53 e o que noto nestas duas saídas que fiz é k me adormece as partes baixas e suponho que sera por andar demasiado esticado que me faz exercer demasiada pressão nessa zona. Acham que com mudar o avanço para um mais curto consigo resolver a situação ou se será mesmo disso.!??
 

joao_MLG

New Member
Pois o selim já tem a ponta a apontar bem para baixo.... Só se é grande demais para mim não sei sera? Eu faço BTT e agora comecei na estrada e no BTT as vezes também me acontece o mesmo mas só depois de passar algum tempo em cima dela e nesta ao fim de 15 ou 20min já começo a notar desconforto. E no BTT basta levantar um pouco e passa e na estrada não.. Porque o selim também noto que na parte do meio é macio e enterra um bocado ao sentar e depois a ponta é dura e fica ali a fazer pressão...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Joao_MLG Mete o selim novamente de nível. eventualmente ligeiramente para baixo, não mais de 2/3º.

Já utilizaste o simulador do link que postei? Depois tenta comparar com as medidas efectivas do teu quadro face as várias interrelações dimensionais ( altura do selim-cpedal, recuo do selim, distancia selim guiador, diferença selim/ guiador, etc...).
Compara também com algumas medidas da tuata bike de BTT, especialmente a altura selim ao eixo pedaleiro... Se utilizas sapatos/ pedais diferentes entre BTT / estrada, tens de compensar a altura. ( eu tenho igual em abas as versões - SPD para BTT, permite-me utilizar os mesmos sapatos)
 

joao_MLG

New Member
O quadro é um 53 e para mim seria um 52 tenho de entre perna 79.. A bike tem um avanço de 100 montado e vou trocar por um de 90 e isso já poe nas medidas +- ideais para mim... O selim esta ligeiramente para baixo.. Se assim não resolver so pode ser do selim... A marca da bike tem quadros 50, 53, 56 etc não me parece que tenha de comprar um 50.. E os quadros nunca são á medida para ninguém tem de haver sempre ajustes...
 

joao_MLG

New Member
No simulador da 51.35... Por este simulador estarei mais perto de um 50... Mas suponho que mudando o avanço já consigo chegar perto das minhas medidas.. A altura do espigão da sempre pra regular seja um quadro maior ou mais pequeno no meu caso como o quadro é ligeiramente maior que o meu ideal o espigão anda mais em baixo... 1cm no avanço não sera suficiente??
 

Carolina

Well-Known Member
o meu quadro também era grande para mim e mudei o avanço de 85 para 70mm. também tive de recuar o selim, por causa da posição dos joelhos em relação ao eixo dos pedais.

é difícil dizer se 1cm é suficiente. depende de muito das tuas medidas. já pensaste fazer um bikefit? ao menos dizem-te logo o que deves trocar e as medidas certas.
 

joao_MLG

New Member
A minha posição dos joelhos esta porreira... Mas também acho k as medidas k os simuladores dao não são totalmente as nossas ideais de conforto... No que estive a fazer agora ainda me da uma maior distancia entre a ponta do selim e o guiador do qua a que tenho atualmente pouco mais tenho de me deitar em cima da bike... E eu vou mudar o avanço para a tornar mais curta para ver se resolvo a situação do desconforto e adormecimento na entreperna. Entre tanto estive a por o banco de +- de nível para ver que tal e ate acho que me sinto ligeiramente melhor do que com ele com a ponta ligeiramente virada para baixo... Também pode ser problema do banco ou dos calções... Isto não é fácil lol
 

joao_MLG

New Member
Porque o tamanho da bike deveria influenciar mais em dores lombares ou cervicais e em relação a isso é praticamente impecável... Lombar impecável mesmo e ao fim de alguns km apenas o pescoço mas também deve ter a ver com a posição um gajo anda mais baixo e tem de olhar para a frente e faz algum esforço mas nada de especial, braços não doe pernas dores do desgaste dos km nada de dores parasitas é so mesmo o facto da dor da entre perna e faz adormecer tudo e provavelmente problemas k pode trazer..
 

joao_MLG

New Member
Alguns km são 20 ou 30... Mas é do selim... estive andar na de btt sem usar calções de ciclismo e não noto nada e o meu irmão tb andou na de estrada e nota um pouco o mesmo k eu....
 

Carolina

Well-Known Member
sim, mas dizes que não sentes dores no pescoço e nos joelhos. o que eu estou a dizer é que eu também não sentia dores. só quando passei dos 80 km é que as dores começavam.

para teres a certeza que estás mesmo confortável convém fazeres distâncias maiores.
 

joao_MLG

New Member
Fiz na terça 50 e ontem 60... E no pescoço sinto porque há k olhar para a frente e faz-se um pouco de força para manter a cabeça erguida devido a posição do ciclismo de estrada de resto não sinto em mais lado nenhum tirando a pressão que acho excessiva do selim.. Porque na bicicleta de btt noto que acento mais os osso do "cu" no selim e neste noto pressão mais á frente e acho k é por o selim ser mais mole e faz enterrar-me mais e a ponta do selim faz-me pressão nessa zona... E o de btt como deve ser mais duro ao sentar não deforma tanto e a pressão é mais atras... De qualquer das formas ao ter tempo vou trocar o conjunto de espigão e selim de btt para a de estrada e já tiro a duvida..
 

pratoni

Well-Known Member
atenção que a posição de estrada e de btt são diferentes logo, lá por o selim da btt ser bom não quer dizer que o seja na posição de estrada...
 

joao_MLG

New Member
Por isso mesmo vou testar na de estrada.... porque neste momento a bike esta +- com as minhas medidas ideais... e acredito k tenha de haver alguma habituação da minha parte mas parece-me estranho que ao fim de tao poucos km já sinta um desconforto grande...
 
Boas,
muito se tem discutido qual o tamanho correcto de um quadro para determinado indivíduo sendo que uns defendem a utilização de um quadro mais curto de forma a ser mais reactivo mas a obrigar a uma posição mais racing e outros a defenderem um tamanho mais folgado ou seja que permita mais conforto e condução cicloturistica mas em contrapartida o quadro é menos reactivo.
Eu até agora sempre preferi quadros mais curtos mesmo ouvindo várias vezes que o quadro era pequeno para mim.

Passo a explicar o meu caso:
Tenho uma BMC SLC01 tamanho 53 (tt 55cm) com avanço 110mm (posição positiva 6º) e sinto-me bem em todos os terrenos (inclinações) mas quando faço mais de 200~300 kms de seguida (no mesmo dia), tenho algumas dores no pescoço e nos ombros o que vai sempre acontecer (independentemente do tamanho e da geometria do quadro) mas pretendo adiar a chegada dessas dores o máximo possível ou mesmo minimizá-las.
Para o efeito comprei um quadro "all-rounder" Lynskey R240 onde poderei encaixar no 52 (ML tt55,7cm) ou no 54 (L tt57,3cm). Antes de comprei o quadro pedi uma opinião a um dos Lynskey (já não me lembro o nome próprio) que me aconselho o 54 tenho em conta as minhas medidas e assim o fiz, comprei o 54 mas posso trocá-lo desde que não apresente marcas de uso. O ideal era fazer um test-drive mas para isso tenho de montar o quadro e depois já não o posso trocar caso o queira fazer.

Outro aspecto importante é que na BMC uso um espigão com "seatback" 25mm e na Lynskey vou usar um espigão com "seatback" de 15mm, isto é, partindo do princípio que a posição do selim se mantém igual (centrada), aproximo-me 1cm em relação ao guiador.

Com as minhas medidas, alguns sites recomendam tamanhos entre o 58 e o 60.
Altura: 186cm
Entre pernas: 88cm
Peso: 87kg
Idade: 41

Atenção que pretendo uma posição cicloturistica (confortável) e não racing.
 

jpacheco

Well-Known Member
Tens uma perna longa em relação ao restante corpo pelo que dá a entender!? Quando menor for a distância do Reach (Rabo > Mãos) terás uma posição mais erecta e menos "racing" e consequentemente uma posição mais confortável, pois não irás andar tão estendido na bicicleta.

O angulo do pescoço será menor para olhares em frente e a posição dos braços/ombros suportarão menos peso. Teoricamente é assim. Na prática terás que ter uma testa mais alta possível, corte forqueta com anéis por baixo.

Não sei qual é a tua dimensão de braços em relação ao tronco... para visualizar nada melhor que ver montado. No entanto em termos teóricos eu diria que é mais ou menos isto.

Se baixares um bocadinho a altura do selim, poderás sacrificar uma certa eficiência de pedalada, para ganhar outro conforto em cima da bike.

Bem... mas há pessoas mais entendidas por aqui que te darão outras e mais importantes dicas.
 
Top