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Substituição da corrente

Morg

Well-Known Member
Daqui a 2 dias faz 1 ano que parti o desviador, corrente, dropout e até a cassete ficou empenada.
Um arame na estrada que ficou bastante caro.
Levou tudo Ultegra 6700 e já tem 6200km.

Tenho uma KMC à espera, por indicação o ivan, mas pelo medidor da BBB ainda não está no limite.
 

carrixo

New Member
Malta, só uma questão,
Em transmissão campagnolo 10v posso colocar uma qualquer corrente desde que seja de 10v tipo sram/shimano/kmc/etc...??
 

Lyp

Active Member
A minha corrente (Shimano 105) estará a pedir a reforma não há de faltar muito.

Vejo por aqui a malta a falar muitos das KMC, que deixam a transmissão mais suave, e tal... Eu não me queixo da suavidade, sinceramente... Mas fiquei curioso.

A minha transmissão é full 105... Qual a corrente KMC indicada, e de onde se manda vir isso a preço catita? Estive a ver na Bike discount, mas há lá mais que uma variante para 10v...

Já agora, tenciono ser eu a mudar a corrente, e já andei a pesquisar por aqui como tirar as medidas à corrente. Até aqui sempre foi o mecânico que o fez, e sempre colocou elo rápido... Vocês costumam usar elo rápido, ou é de alguma forma menos seguro? Eu nunca tive problemas até hoje.

Quando se fala por aqui em "cortar" a corrente, é apenas tirar elos tirando o veio que os une, certo? Ao recolocar o veio que unirá os elos quando a corrente estiver na medida, é necessário crava-lo de alguma forma, ou é só coloca-lo no sítio com a devida ferramenta?

Grato a quem possa ajudar :)
 

klaser

Well-Known Member
Para cortar é só medir ou contar os elos da corrente velha,abrir com a chave própria só de um lado no sítio próprio para encaixar o elo rápido,que nunca tive problemas com estes...As KMC trazem o elo incluído...super simples e rápido..
 

johny32

Member
Alguém consegue encontrar a KMC X10 SL a um preço de amigo?
Pois na bikediscount está ao que parece esgotada e nos restantes sites que conheço está um bocado (muito) mais cara.
 

OTALEM

Member
A minha corrente (Shimano 105) estará a pedir a reforma não há de faltar muito.

Vejo por aqui a malta a falar muitos das KMC, que deixam a transmissão mais suave, e tal... Eu não me queixo da suavidade, sinceramente... Mas fiquei curioso.

A minha transmissão é full 105... Qual a corrente KMC indicada, e de onde se manda vir isso a preço catita? Estive a ver na Bike discount, mas há lá mais que uma variante para 10v...

Já agora, tenciono ser eu a mudar a corrente, e já andei a pesquisar por aqui como tirar as medidas à corrente. Até aqui sempre foi o mecânico que o fez, e sempre colocou elo rápido... Vocês costumam usar elo rápido, ou é de alguma forma menos seguro? Eu nunca tive problemas até hoje.

Quando se fala por aqui em "cortar" a corrente, é apenas tirar elos tirando o veio que os une, certo? Ao recolocar o veio que unirá os elos quando a corrente estiver na medida, é necessário crava-lo de alguma forma, ou é só coloca-lo no sítio com a devida ferramenta?

Grato a quem possa ajudar :)

http://www.youtube.com/watch?v=p88f5Ci2EyM
 

Lyp

Active Member
Obrigado pelas respostas.

Quer dizer então que a corrente para mim, é a que coloquei no link, certo? Não é estranho ser compativel com Shimano e Campy, tendo em conta que as tolerâncias são diferentes? Realmente está esgotada, e nem tinha reparado...

Deixo aqui mais um vídeo... O gajo é pro ;) http://www.youtube.com/watch?v=uirUIGh9fyc
 

klaser

Well-Known Member
Não,a diferença é que uma é destinada a linha de montagem e vem num saquinho plástico e a outra é fornecida com uma embalagem (caixa) mais elaborada,tipo o que acontece com "bulk" e "retail".....A corrente é a mesma,eu sempre compro assembly packed...
 

ajaneiro

New Member
Era mesmo isso que precisava de saber! Quase 6€ pela embalagem? Tá bem, tá... eheh Fiquem lá com o cartão que eu fico com a corrente!

Obrigado
 

pasteleiro

New Member
olá amigos,

quero aqui deixar uma dúvida,

pelo que li todos têm uma boa utilização das vossas correntes, a média de 5000 kms, outros mais e outros menos.

no meu caso é menos, bem menos, passo a explicar:

comprei recentemente uma bicicleta de estrada, para trocar a velhinha que tinha, comprei também pela net um medidor de corrente, para andar mais atento ao seu desgaste e evitar assim o desgaste prematuro de cassette e pratos pedaleiros, mas para minha surpresa ao fazer a medição da corrente ela apresenta já um valor em que devo trocar a corrente, coisa que já fiz, o problema aqui são os (apenas) 1400 kms que ela tem.

a corrente em causa é uma kmc, não sei ao certo o modelo, já vinha na bicicleta, coloquei agora uma SRAM pc951, igual á que vem de origem na minha de bicicleta de btt, na minha de btt esta sram tem cerca de 800 kms e tem já um desgaste a precisar de ser mudada, entretanto já encomendei uma corrente.

poderá isto estar relacionado com o meu peso, cerca de 100 kgs, de certo que isso deve ter bastante a ver com a situação, eu mantenho a corrente lubrificada e limpa, uso um óleo da decathlon em spray.

o medidor em causa é um da icetoolz:

62C3-360.jpg


o que poderá aqui estar mal, erro meu, descuido??
 

iMiguel

Active Member
Nao terás ja a cassete e pedaleiro já gastos demias? Isso pode desgastar mais a corrente o que te leva a trocar com "poucos" km's.

Acho que o desgaste de uma corrente de BTT é diferente de uma de estrada. Em BTT a corrente sofre muito mais agressões do que em estrada
 

pasteleiro

New Member
Nao terás ja a cassete e pedaleiro já gastos demias? Isso pode desgastar mais a corrente o que te leva a trocar com "poucos" km's.

Acho que o desgaste de uma corrente de BTT é diferente de uma de estrada. Em BTT a corrente sofre muito mais agressões do que em estrada

iMiguel, a bicicleta de estrada é nova, os kms (1400) são o que ela tem, daí duvido que seja desgaste da cassete e pratos.

no btt o desgaste é bem diferente, eu agora comprei o medidor por causa disso mesmo, ao fim de 3200 kms tive que trocar a corrente, a cassette e 2 pratos do pedaleiro por desgaste, isto foi na bicicleta de btt.

tenho lido a maneira do pessoal trocar as correntes, conforme o seu desgaste, assim a cassette e os pratos duram mais, pelo que li acima nos posts há pessoal a fazer 18000 kms com as cassettes e pratos, sendo que á terceira muda de corrente mudam tudo, mas estou a ver que eu não consigo fazer isso.
 

Morg

Well-Known Member
Tive uma kmc 10s8 que me durou menos que as 105 e ultegra que costumo usar mas mesmo assim deve ter feito o triplo desses kms.

Utilizo o medidor BBB BTL51.

Costumo mudar quando chega aos .75, mas às vezes descuido-me e chega aos 1.0.
Podes estar a medir mal.
 

SeteGu

Member
Boa Noite

Já li (aqui no forum BTT) que a partir de 0,25 já é aconselhável mudar de corrente e que os pratos da pedaleira e cassete se começam a desgastar devido ao alongamento da mesma... o que faz sentido.

Ora... agora que vou mudar de transmissão a minha ideia é usar 3 correntes e ir rodando entre elas para que o alongamento de cada uma seja mais progressivo a fim de evitar mudar a cassete e os pratos da pedaleira tão cedo.

Conto fazer mais ou menos o seguinte (a titulo de exemplo):
1º corrente: 0.000 - 1.000 | 3.000 - 4.000 | 6.000 - 7.000 km
2º corrente: 1.000 - 2.000 | 4.000 - 5.000 | 7.000 - 8.000 km
3º corrente: 2.000 - 3.000 | 5.000 - 6.000 | 8.000 - 9.000 km

O problema é que todos os medidores de desgaste de corrente que tenho encontrado à venda só medem para 0,75 e 1,0 o que me leva a questionar se vale a pena comprar um. Receio que 0,75 já seja demasiado para quem quer andar a rodar com várias correntes mantendo a cassete e a pedaleira.
Encontrei um da Parktool que já dá o alongamento de 0,25 em 0,25 mas custa 40€ o que é bastante dinheiro para o uso que lhe irei dar.

Se costumam controlar o alongamento e ir rodando as correntes para que valores costumam substitui-la na primeira muda?
Não será 0,75 já um pouco tarde querendo ainda manter toda a restante transmissão por tanto tempo?

Obrigado!
 
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